Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia - nº 82 - Medicina de Felinos

Page 104

tro uretral, e os castrados devido à redução da atividade física, à tendência à obesidade e às mudanças metabólicas (Norsworthy,2004; Horta, 2006; Kaufmann, 2009).

Neurofisiologia

ção parassimpática, de modo que, logo que a vesícula alcança certo grau de distensão, impulsos são liberados e inibem as atividades simpáticas, promovendo a contração do músculo detrusor e o relaxamento uretral e do colo e, assim, o esvaziamento vesical (Souza, 2003). A neurofisiologia possibilita diferenciar causas obstrutivas e patologias que atingem o sistema nervoso (Souza, 2003; Almeida, 2009).

Para que ocorra micção, é necessário o relaxamento dos esfíncteres uretrais externo e interno e a contração do músculo detrusor (Souza, 2003). A inervação simpática da vesícula urinária e da uretra é Etiologia efetuada pelo nervo hipogástrico, já A etiologia das doenças do trato a inervação parassimpática colinér- urinário inferior dos felinos pode ser gica é realizada pelo nervo pélvico multifatorial, complexa e muitas vee atua sobre o músculo detrusor es- zes indeterminada (Kaufmann, 2009; timulando a contração vesical. O Giovaninni, 2010). nervo pudendo é responsável pela A obstrução do lúmen uretral pode inervação somática da ocorrer de forma meuretra e pela inervação A micção é controlada cânica, anatômica ou do esfíncter uretral pela inervação funcional, seja por meio externo (Souza, parassimpática, de debris no sítio de 2003; Almeida, 2009; ...promovendo obstrução, denominada Giovaninni, 2010). a contração do obstrução intramural, A continência urimúsculo detrusor e o seja por lesão no sítio nária é denominada fase relaxamento uretral de obstrução, podene do colo e, assim, o simpática e ocorre pelo do ser mural ou extraesvaziamento vesical relaxamento do múscumural, seja por oclusão (Souza, 2003). lo detrusor devido ao funcional (Souza, 2003; aumento da atividade Almeida, 2009; Martin, β-adrenérgica, ao con2011). trole do esfíncter uretral interno pela Dentre as principais causas intrainfluência α-adrenérgica e do esfíncter murais, têm-se os urólitos, as neoplauretral externo pelo nervo pudendo sias e os tampões uretrais, também no(Souza, 2003). meados “plugs” (Souza, 2003; Galvão, A micção é controlada pela inerva- 2010; Rosa, 2011). As causas murais 104

Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia, nº 82 - dezembro de 2016


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.