Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia - nº 69 - Neurologia em Cães e Gatos

Page 15

panhada por hipermetria³. Vale lembrar que a hipermetria de NMS, caracterizada por aumento da amplitude da passada, é diferente da hipermetria cerebelar, em que se observa aumento da flexão dos membros durante a movimentação. Dependendo de quais membros estão acometidos a paresia ou paralisia podem ser ainda definidas como: • Tetraparesia/paralisia: alteração na função motora dos quatro membros associada à lesão cranial ao segmento medular T3 ou a uma desordem generalizada de NMI. • Paraparesia/plegia: alteração na função motora dos membros pélvicos associada à lesão caudal ao segmento medular T2. • Monoparesia/plegia: alteração na função motora de um membro, geralmente, associada à lesão de NMI local ou a lesões lateralizadas caudais no plexo braquial ou lombosacro. • Hemiparesia: alteração na função motora dos membros de um lado do corpo devido à lesão lateralizada cranial a T2. Quando a lesão encontra-se entre a porção caudal do tronco encefálico e o segmento espinhal T2, a alteração da função motora é ipsilateral à lesão. Porém, se a lesão situar-se rostralmente ao tronco encefálico e no prosencéfalo, a alteração torna-se contralateral à lesão. Se o animal apresentar uma paresia, mas ainda for capaz de deambular, a mesma pode ser classificada em ambula-

torial. No entanto, se for observado uma paresia em que o animal é incapaz de deambular, classifica-se como não ambulatorial. Nesses casos, o ideal é suportar o peso desses animais durante a marcha, para diferenciar uma paralisia de uma paresia não ambulatorial³. Durante a marcha pode-se ainda observar se o animal apresenta claudicação, a qual pode ser de origem ortopédica ou devido à compressão de raiz nervosa ou andar em círculos, que é uma alteração comportamental associada a lesões prosencefálicas ou no sistema vestibular. Geralmente, o círculo é realizado ipsilateralmente à lesão.

Movimentos involuntários Animais com alterações neurológicas podem apresentar diversos tipos de movimentos involuntários que, apesar de possuírem etiologias distintas, são muito parecidos na apresentação inicial. Em um paciente neuropata estes movimentos involuntários são identificados como: tremores (de ação, repouso e de intenção), miotonias, desordens de movimento (discinesias, distonias, coréia, balismo, atetose), mioclonia, catalepsia, crises epilépticas, “head bobbing”5 e serão abordados nos próximos volumes deste caderno.

Reações posturais As reações posturais são respostas complexas que envolvem a participação de quase todos componentes

Exame neurológico em pequenos animais

15


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.