Caderno Metodológico II Educação Integral e Redes Solidárias de Alimentação

Page 65

romper com esse conceito, compreendendo que a vida no campo, como agricultores familiares, assume valores muito diferentes do empreendedorismo. No empreendedorismo os principais valores defendidos são: individualismo, competição, competitividade, eficiência, capacidade de inserção competitiva no mercado, etc. Centra-se no processo de produção, sem olhar para a vida. Prega a especialização e a monocultura como formas de inserção competitiva no mercado. A agricultura familiar sofreu muitas influências do processo de modernização conservadora (Revolução Verde) que coloca a modernização do processo produtivo da agricultura como único caminho para a sustentabilidade das propriedades. As famílias romperam com sua cultura, assumiram a tecnologia de ponta para produzir, desconsideraram as questões mais elementares da qualidade de vida, tornaram-se dependentes do mercado para quase tudo, com a intenção de melhorar sua vida. No entanto, os últimos quarenta anos mostraram que a modernização serviu para excluir milhares de famílias do campo, jogando-as para a cidade. Nossos valores devem ser diferentes: solidariedade, cooperação, mútua ajuda produção sem agressão do espaço natural, sem provocar a desestruturação do solo e do ambiente, a construção da máxima autonomia e do conhecimento, os agricultores familiares como sujeitos do desenvolvimento em sua unidade de produção e vida familiar, em suas comunidades, em suas entidades e em seu território. O foco não está na terra como espaço privado, mas como espaço de socialização e cooperação.

Texto 3 ECONOMIA SOLIDÁRIA: A CONSTRUÇÃO DE UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL A economia solidária é uma outra maneira de produzir e vender sem o individualismo e a exploração entre os homens e mulheres. Dentre os princípios gerais, temos a valorização social do trabalho humano; a compreensão da atividade econômica como uma forma de satisfazer plenamente as necessidades básicas de tod@s; a cooperação e a solidariedade; a relação respeitosa com a natureza e o reconhecimento do papel das mulheres como fundamental nesse como modelo econômico. Como se organiza a Economia Solidária? Existem diversos modelos de empreendimentos solidários (cooperativas, empreendimentos populares auto-geridos, associativismo, etc.) Como criar um empreendimento solidário? Primeiro é preciso ter, pelo menos um grupo de pessoas que solidariamente estejam dispostas e tenham alguns conhecimentos para a produção de algum produto possível de gerar renda; É necessário estudar a viabilidade local e regional analisando os equipamentos e espaços disponíveis para verificar o que é necessário para implementar um empreendimento; Analisar o impacto do produto na comunidade e na região;

65


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.