Em 1961 nasceu a Avibrás criada por um grupo de iteanos (Aloysio Gerson Ferrette Garcia de Figueiredo (T60), João Verdi de Carvalho Leite (T58), José Carlos de Souza Reis (T57) e Olympio Sambatti (T58)), que desenvolveram os pequenos aviões monomotores ‘Alvorada’ e ‘Falcão’, utilizados pela FAB para treinamento e para suas ligações operacionais. Francisco Galvão (T59) conta que, sob a liderança dos professores René Marie Vandaele e Guido Pessotti (T60), sugiram os projetos e protótipos desenhados e construídos por alunos do ITA, como o avião rebocador Panelinha e o planador Urupema, que viria a se tornar a primeira aeronave a ser produzida em série pela Embraer. Pessotti propôs o projeto do Urupema como Trabalho de Graduação (TG) para a turma de 1964 (AERON) do ITA. Quatro alunos do 5º ano se reuniram sob sua orientação: Carlos Augusto Nogueira del Monte, Edison Brumatti, Plínio Affonso Junqueira e Samuel Saraiva Lino Pires. No ano seguinte, também como TG, Ekkehard Carlos Fernando Schubert (AERON) contribuiu com o processo e os gabaritos para a fabricação do planador. O protótipo do Urupema, PP-ZTU, foi construído de 1965 a 1968 (ano em que realizou seu primeiro voo) nas oficinas do CVV-CTA, e fabricado pela Embraer em uma pequena linha de produção de apenas dez unidades, por encomenda do Ministério da Aeronáutica.
1967 No Brasil Brasil assina Acordo de Cooperação Técnica e Científica com o Governo da França. (Comissão Nacional de Atividades Espaciais).
É criada a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) (FINEP).
Lançamento do foguete Sonda I, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.
O avião rebocador ITA Panelinha PP-ZTN no hangar do Aeroclube do CTA. Data incerta, talvez 1962-63 Mauro Lins de Barros
O Panelinha em construção no térreo do E-2. Foi necessário derrubar uma parede para retirá-lo, quando ficou pronto. Data incerta, talvez 1962. Mauro Lins de Barros
O grande legado dos iteanos | 109