1 minute read

Figura 4 ] Fatos Históricos; pág

[Figura 26] Diagrama de fluxos internos; Fonte:Elaborado pelo autor 2021; [Figura 27] Setorização interna; Fonte:Elaborado pelo autor 2021; 89

Advertisement

5.3 Partido arquitetÔNICO E CONCEITO

Para o projeto em estudo o intuito é a economia na construção, por se tratar de um edifício público, em que os recursos nem sempre são favoráveis, foi pensado em soluções simples de acabamento e de fluxos, como a ventilação cruzada, por exemplo. Através de ângulos retos e oblíquos, foram criados espaços públicos e privados, criando lugares de convivência e que ao mesmo tempo tornasse o edifício permeável, permitindo que mesmo nos espaços públicos os usuários não se sentissem enclausurados por paredes, deu-se então uso dos brises verticais em madeira fixados no piso e na coberta, tornando assim a fachada alinhada que integrasse bem na paisagem em que se insere e que não fosse, em altura, tão diferente dos edifícios existentes no campus. Sendo assim o partido nasce da necessidade de integrar o edifício na paisagem com soluções simples, mas que juntas formam um conjunto de quatro blocos em concreto armado com suas fachadas e brises de madeira quase que insinuando que os brises esbeltos são capazes de sustentar a laje pesada em concreto armado ao mesmo tempo que torna o edifício leve.

O conceito trazido para o estudo desse projeto é um dos princípios mais primórdios da arquitetura moderna, implementada pelo arquiteto francês Le Corbusier, que são os cinco princípios da arquitetura moderna: janelas em fita, teto jardim, pilotis, planta livre e fachada livre, com base nesses cinco pilares deu-se a forma do projeto e toda a sua essência é construída dentro desses cinco princípios.

A Villa Savoye é uma casa projetada na França pelo arquiteto franco-suíço Charles-Edouard Jeanneret-Gris, ou simplesmente Le Corbusier, em 1928, considerada um dos ícones maiores da arquitetura moderna no século XX. A casa foi construída em cima dos cinco princípios criados pelo arquiteto na época.

[Figura 28] Villa Savoye; Fonte: Arquivo pessoal do autor 2020;