3 minute read

Ampliação de Serviços Médicos

Next Article
Sumário GRI

Sumário GRI

A grande conquista para o SERVIÇO DE GENÉTICA MÉDICA foi a inauguração da Patologia Molecular do Erasto Gaertner, que permite o acesso a estratégias diagnósticas e adequado aconselhamento genético. O Serviço agora conta com mais uma médica geneticista (Dra. Luissa Hikari Hayashi Araujo) para atendimento de casos de deficiência intelectual. No Hospice Erasto Gaertner, em 2022 a equipe doSERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS, coordenada pela Dra. Clarice Yamanouchi, implementou o Ambulatório da Dor, espaço destinado ao atendimento tanto de pacientes que estão em tratamento quanto para pacientes que não têm mais diagnóstico de câncer, mas que mantêm vínculo com a instituição para amenização de dor após tratamento oncológico ou por doenças associadas. A equipe é formada por médicos especialistas em Cuidados Paliativos, fisioterapeutas, psicólogos e conta com a contribuição do Dr. Bruno Bertoli Esmanhotto, que neste ano obteve o título de Especialista em Dor, pela Associação Médica Brasileira (AMB).

A equipe do Hospice contribuiu com o requerimento da Certificação Qelca, um reconhecimento internacional em Cuidados Paliativos. O processo está em fase de validação pelo St Christopher’s Hospice , de Londres, na Inglaterra.

O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA implementou um ambulatório da especialidade em Irati (PR). Os fisioterapeutas Cesar Costa e Woldir Wosiacki Filho acompanharam a iniciativa para oferecer os mesmos serviços da capital e com a excelência característica da instituição. Em Curitiba, além de seu ambulatório, a equipe de Fisioterapia passou a utilizar uma sala anexa à UTI, para atendimento de pacientes em terapia intensiva e da Ala D, com equipamento para endurance.

O SERVIÇO DE ONCOLOGIA CLÍNICA apresentou indicadores expressivos de atendimento a pacientes novos e de acompanhamento de quimioterapia. Em 2022, a equipe prescreveu 81.082 doses de quimioterapia, um total 5,5% maior que em 2021, e diagnosticou 7.919 casos novos.

O Serviço também teve uma atuação importante em vários estudos clínicos coordenados pelo Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa (CEPEP), em colaboração internacional com laboratórios no desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento oncológico, além de novos métodos de classificação das patologias tratadas.

O SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO do Hospital

Erasto Gaertner colocou em prática diversas ações de melhoria em 2022. Na área de Pronto Atendimento do SUS, houve reforma das salas; adequação dos setores de isolamento respiratório e isolamento respiratório específico por Covid-19; revisão da classificação de risco voltada às necessidades dos pacientes oncológicos; revisão dos estoques e controle dos materiais utilizados no setor. Além disso, treinamentos dos protocolos e rotinas assistenciais foram realizados. No período, foi implementada a pesquisa de satisfação.

Para o SERVIÇO DE MEDICINA

HOSPITALAR DO HEG , o ano de 2022 foi marcado pelo foco na qualidade e segurança do paciente, além do aumento da produtividade. A equipe seguiu com o atendimento de pacientes oncológicos, internados em função das mais variadas intercorrências, tanto no âmbito dos cuidados integrais quanto no comanejo; acolhimentos de urgência e emergência pelo Time de Resposta Rápida; e acompanhamento extrahospitalar visando a compensação clínica e desospitalização precoce e segura. Essa atuação profissional é sempre guiada pelos princípios orientadores da medicina baseada em evidências e pelo trabalho em equipe multiprofissional, focada na qualidade assistencial, nos valores de cada paciente e na missão de combater o câncer com humanismo, ciência e afeto, proporcionando o suporte clínico necessário ao tratamento oncológico (cirúrgico, quimioterápico e radioterápico).

O número de atendimentos de pacientes internados aumentou em 17% comparativamente ao ano de 2021 (de 5.494 pacientes/dia para 6.558). Os atendimentos realizados pelo Time de Resposta Rápida também aumentaram 18% em relação ao ano anterior, passando de

1.688 para 2.035. Além disso, as avaliações de pedidos de consulta para a especialidade de Medicina Hospitalar mantiveram-se com tempo médio de resposta inferior a 24 horas.

O grande diferencial do SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA foi a implantação de posto de trabalho no setor da Hematologia, para contribuir na realização de biópsia de medula.

Em 2022, o SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA continuou sendo um importante apoio nos ambulatórios, atuando em parceria com diversas especialidades, tanto no HEG quanto no Erastinho. Dra. Shirlei Kugler Aiçar de Súss com foco nos casos de Endocrinologia em Oncologia e Dra. Juliane Perini Faveri na Endocrinologia Geral.

O Serviço de Tórax e Partes Moles, liderado pelo Dr. Gerardo G. Valladares e Dr. Vinicius Pretti, atua no diagnóstico e tratamento de tumores pleuropulmoranes, mediastinais, esôfago, alterações pulmonares benignas e sarcomas de partes moles. A área de endoscopia respiratória fica sob responsabilidade da Dra. Thaís Ferrari da Cruz, que realiza as broncofibroscopias na instituição. Em 2022, foram realizados 215 procedimentos, sendo 36 nas UTIs. A broncoscopia tem como objetivo contribuir com o diagnóstico e tratamento das doenças pulmonares na instituição.

Além disso, a Dra. Thaís auxiliou na implementação de uma nova tecnologia. O HEG adquiriu o equipamento necessário para a realização de procedimentos em broncoscopia utilizando temperaturas extremamente baixas, incluindo: criobiópsia transbrônquica, biópsia endobrônquica, desobstrução brônquica, remoção de corpos estranhos pulmonares e remoção de coágulos e plugs mucosos. A vantagem da utilização dessa tecnologia, em relação às biópsias tradicionais já realizadas no setor, consiste na obtenção de fragmentos com maior volume para a avaliação anatomopatológica.

This article is from: