
2 minute read
Segurança do paciente
O Núcleo de Segurança do Paciente atua na instituição com intuito de garantir a segurança dos pacientes, protegendo os mesmos dos riscos ao qual estão expostos dentro de uma instituição de saúde. Possuímos a Política de Segurança dos Pacientes, e disponibilizamos duas cartilhas, uma voltada para pacientes e outra para os profissionais.
GRI 2-23, GRI 2-25
Mais recentemente, por meio da RDC nº 2/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o gerenciamento de risco passou a ser uma exigência aos estabelecimentos de saúde, visando a redução e a minimização da ocorrência dos eventos adversos. Além disso, devem ser notificados ao Sistema Nacional de Vigilância os eventos adversos e queixas técnicas envolvendo as tecnologias em saúde.
CIRCUNSTANCIA NOTIFICÁVEL
Com potencial expressivo de causar dano, porém sem incidente,
INCIDENTE SEM DANO Incidente atingiu o paciente, porém não causou dano.
INCIDENTE QUE NÃO ATINGIU O PACIENTE
Near miss (quase falha).
EVENTO ADVERSO OU INCIDENTE COM DANO Incidente que atingiu o paciente e causou dano.
O setor farmacêutico implementou a Gestão do Plano Terapêutico pelo profissional farmacêutico com foco na segurança do paciente. A partir dele, validamos a prescrição de medicamentos em relação à dose, diluente, tempo de infusão, duplicidade terapêutica , intervalo posológico e via de administração.
O Serviço de Farmácia Clínica foi reconhecido pelo prêmio Farma de Impacto NoHarm , que tem como objetivo valorizar a atuação das equipes da área em todo o Brasil. Para eleger os vencedores, foram considerados na pontuação os seguintes quesitos: itens liberados, percentual de aceitação das intervenções, mas, principalmente o número de intervenções e sua complexidade, revelando o impacto de cada pessoa nas equipes de Farmácia Clínica. A NoHarm é um sistema que utiliza Inteligência Artificial para auxiliar o setor na tomada de decisão.
Também disponibilizamos aos pacientes o Manual do Centro de Hematologia e Transplante de Medula Óssea, com intuito de informar o paciente, seu cuidador e/ou familiar sobre os procedimentos e as rotinas na Unidade de Internação do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital Erasto Gaertner.
É importante que todos os familiares envolvidos no tratamento conheçam as rotinas da unidade e as fases pelas quais o paciente irá passar, compreendendo a importância das medidas de cuidados e isolamentos adotados. Assim, é possível contribuir para o tratamento, bom funcionamento e a organização da unidade.

Combate à Infecção Hospitalar
Com o intuito aprimorar o conhecimento sobre o controle de infecção e aumentar os níveis de segurança hospitalar aos pacientes, realizamos, desde 2018, o curso “Juntos Prevenindo e Combatendo a Infecção Hospitalar- JPCIH”, que é destinado aos profissionais do Erasto Gaertner, com foco nas equipes médicas e de atendimento direto aos pacientes. O curso conta com professores internos e externos da instituição e possui carga horária de 32 horas. Em 2022, a capacitação foi concluída por 26 alunos.
Além da realização do curso, foram feitos treinamentos in loco com todos os setores assistenciais do Erasto, focando nas medidas de prevenção e controle de infecção.
Atualmente, estamos participando do Projeto da ANVISA de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente/ 2022–2023, nas Unidades de Tratamento Intensiva do Hospital Erasto Gaertner, com o objetivo de redução de IRAS (Infecção Relacionada à Assistência à Saúde).

Erasto Gaertner
Em 2022, a média da taxa de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS*) no Erasto Gaertner foi de 2,94%, abaixo da meta estipulada, que é de 3%.
Erastinho
Em 2022, a média da taxa de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS*) no Erastinho foi de 4,3%, diminuição de 43% em relação ao ano de 2021.