
3 minute read
Programas de graduação e pós-graduação
Na graduação oferecemos campos para que os acadêmicos de Medicina possam aprender com o Corpo Clínico da Instituição. Recebemos estudantes de Medicina e também de outras áreas multiprofissionais de mais de 20 instituições conveniadas.
Atualmente contamos com 243 alunos no programa da graduação em Medicina e 61 alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina. Temos, ainda, 33 alunos externos de Medicina que estiveram ampliando seus aprendizados no Erasto Gaertner. Além disso, temos 174 alunos no programa da graduação Multiprofissional.
Na pós-graduação oferecemos programas de residência médica e multiprofissional, bem como programas de fellowship . Em 2022, tivemos 116 residentes externos na instituição. Atualmente, temos 40 residentes concursados e 10 fellows na pósgraduação de Medicina e 41 residentes concursados na pós-graduação Multiprofissional.
PÓS-GRADUAÇÃO | RESIDÊNCIA MÉDICA PÓS-GRADUAÇÃO | MULTIPROFISSIONAL

Contribui Es Para A Forma O De Profissionais
No HEG, o Dr. Flavio Tomasich, da equipe de CIRURGIA ABDOMINAL , coordena o projeto de tecnologia aplicada à cirurgia oncológica do aparelho digestivo ( Fellowship), que foca na habilitação e na certificação em cirurgia robótica. No ano de 2022, a quinta turma de profissionais concluiu a formação.
No Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná, o professor Flavio criou e coordena curso de extensão em cirurgia robótica, direcionado para alunos de graduação de medicina, residentes de cirurgia e pós-graduandos. Para ministrar o conteúdo deste curso, ele conta com o apoio de vários médicos do Erasto Gaertner que já realizam cirurgias com a tecnologia.
O SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIAGNÓSTICA E
TERAPÊUTICA inaugurou, em 2022, as atividades do Fellowship, o qual recebeu profissionais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para iniciarem programa de treinamento de técnica avançada de diagnóstico, a ecoendoscopia digestiva. O HEG é o único hospital da Região Sul a oferecer este tipo de formação especializada. O Serviço também deu início às atividades do Gastrointestinal Intervention Team (GIT), um time dedicado à discussão de casos clínicos e produção gratuita de conteúdo acadêmico-científico para especialistas. A proposta do GIT é preencher lacunas e sanar necessidades relacionadas à produção de conteúdo acadêmico-científico no Brasil.

O Servi O De Cirurgia Bucomaxilofacial
recebeu mais três estudantes para iniciar residência. Em 2022, a equipe celebrou 12 anos de existência da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no HEG, com um staff de nove profissionais e oito residentes, com grande ênfase nas áreas de patologia, prevenção de câncer bucal e reconstruções.
Vale destacar que o professor Dr. Fernando Luiz Zanferrari, preceptor da Residência, atualmente é integrante da AO CMF Study Club of Rio de Janeiro, vinculada à AO Foundation, entidade que tem por objetivo promover educação, inovação e pesquisa para o tratamento cirúrgico de traumas e distúrbios musculoesqueléticos.
A contribuição para a frente de atuação de ensino do Erasto Gaertner foi mais uma novidade celebrada pelo SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS em 2022. A equipe implementou a Residência Médica em Cuidados Paliativos, a primeira do Paraná, e recebeu sua primeira residente, a Dra. Renata Bueno, que complementou sua formação com estágio no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG), em Coimbra, Portugal.
A equipe do SERVIÇO DE CABEÇA
E PESCOÇO – coordenada pelo Dr. Gyl Henrique Albrecht Ramos, com as médicas titulares Dra. Paola Pedruzzi, Dra. Marja Cristiane Reksidler e Dra. Carolina Albino Waltrick – recebeu a visita da Comissão de Avaliação da Qualidade dos Serviços Formadores Brasileiros, que integra a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Para compartilhar seus conhecimentos sobre terapia preservadora em câncer de bexiga, o Dr. Ronald Kool, do SERVIÇO DE URO-ONCOLOGIA , deu aula na pósgraduação em Cirurgia Robótica promovida pelo Instituto Israelita Albert Einstein.
Ao longo do ano, o Dr. Fabiano Luiz Erzinger conduziu aulas sobre tratamento da insuficiência venosa com laser e espuma, em evento da indústria de medicamentos flebotônicos (para varizes e pós trombose). Também conduziu um módulo prático como instrutor no Flebocurso, evento realizado em Londrina, sobre tratamento de varizes. Para colegas da área de Ginecologia, Dr. Fabiano falou sobre avaliação de risco de tromboembolismo venoso (TEV) em gestantes. E para oncologistas do HEG o tema foi “Edoxabana no tratamento do tromboembolismo associado ao câncer”.
Para partilhar experiências com outros profissionais, a médica e professora Dra. Audrey Tsunoda (SERVIÇO DE GINECOLOGIA E MAMA) foi responsável por quatro cursos de curta duração em 2022, abordando os seguintes temas: anatomia vascular sanguínea e linfática da pelve e abdome pelo olhar da cirurgia robótica; conceitos de cirurgia oncológica minimamente invasiva no câncer ginecológico; e estadiamento clínico.

No âmbito educacional, a equipe do SERVIÇO DE MEDICINA HOSPITALAR seguiu realizando treinamentos para os profissionais de enfermagem, com objetivo de capacitação para o atendimento em urgência e emergência.
O Dr. Sanderson Cauduro, do SERVIÇO DE CARDIOLOGIA do HEG, fez parte do corpo docente e deu suporte à organização do curso de pós-graduação em Cardio-oncologia ofertado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Também atuou como organizador e diretor do curso de especialização em Ecocardiografia Avançada, que está na sua 11ª edição e já formou 23 cardiologistas especialistas em imagem diagnóstica em Cardiologia.
O Dr. Fernando Cesar Abib, do SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA do HEG, continuou atuando como professor na Universidade Federal do Paraná, contribuindo com a formação de outros médicos e de áreas relativas às ciências da saúde. Sobretudo no que se refere à anatomia, histologia e fisiologia ocular, estudos da córnea e oncologia ocular. Dr. Fernando também permaneceu como integrante de conselhos editoriais e de equipes de revisores de diversos periódicos internacionais de oftalmologia, auxiliando na divulgação de novas pesquisas.