
1 minute read
Registro Hospitalar de Câncer 2020-2021
O Registro Hospitalar de Câncer (RHC) tem como finalidade fornecer subsídios para a avaliação da atenção oncológica prestada pela instituição, auxiliar no planejamento de ações de saúde adequadas à realidade local e também contribuir para as atividades de pesquisa e de vigilância epidemiológica.
O RHC do Complexo Erasto Gaertner conta com uma base de dados com 125.266 tumores cadastrados, referente ao período entre janeiro de 1990 e maio de 2021.
Para registro dos dados, utiliza-se o SISRHC - um software desenvolvido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde. As fichas de admissão e seguimento são preenchidas a partir dos registros de prontuário único e formam esta base de dados, que é divulgada por meio de relatório e/ou publicação em âmbito interno, municipal, estadual, nacional e internacional.
Cabe a cada instituição informar, anualmente, os resultados no site do INCA, que disponibiliza para consulta a todos os interessados.
Neste ano, apresentamos um resumo dos dados registrados em 2020 e 2021. Ao todo, foram analisados 7.301 tumores, sendo que 3.609 deles foram considerados como não elegíveis ao RHC (as razões para isso são: encaminhamento à origem, tratamento fora, óbito, recusa do tratamento ou doença avançada) e 3.692 foram considerados como elegíveis ao RHC e estão detalhados a seguir.