2 minute read

Direção Geral

Next Article
Sumário GRI

Sumário GRI

GRI

Em sua atuação no Erasto Gaertner, a Dra. Carla Regina Worliczeck Martins alia conhecimentos como médica, especialista em Infectologia Pediátrica e Epidemiologia, e formações nas áreas de Administração em Serviços de Saúde e Gestão de Qualidade. Ela faz parte da Família Erastiana desde 2008, e está à frente da Direção Geral desde 2014.

Em nossa instituição, o ano de 2022 foi voltado para as pessoas, para as oportunidades de desenvolvimento humano e melhor performance.

Além de retomarmos as ações de valorização dos nossos colaboradores e médicos, as agendas de treinamento foram intensificadas, utilizando metodologias ativas de ensino, e com programação contínua e evolutiva, que permitem o ajuste do foco para questões como sustentabilidade e entrega de valor a todos os interessados do sistema.

Fomos instigados a fazer mais e de forma mais oportuna, acessível, eficiente e segura com equidade, qualidade e com menor desperdício. Fomos case de sucesso na comunidade de hospitais brasileiros que entregam valor e somos uma instituição modelo em menor tempo de hospitalização e melhor utilização do leito hospitalar, fechando o ano com ganho de eficiência de 28% em relação ao período anterior. Praticamos, com êxito, o espelhamento das metodologias adotadas na matriz para as unidades. Assim como o exercício do pensamento coletivo e de inovar com práticas replicáveis.

Nossos olhares estão voltados aos próximos dez anos, projetando nosso Plano Diretor concluído ou muito próximo da conclusão, o que vai nos alavancar como “O Hospital da Próxima Década” – fazendo referência a uma das certificações da Joint Commission International (JCI). Estamos nos preparando, inclusive, em temas como sucessão e capacitação de líderes e novos líderes. Um exemplo que ilustra esse exercício é o método aplicado dentro da área de direção médica, com a formação do Núcleo Gestor Médico.

Revisaremos, em 2023, o Plano Diretor, olhando tanto para os avanços em tecnologias quanto para a estruturação dos sistemas de saúde na próxima década. As estimativas indicam que, nos próximos anos, teremos uma sobrecarga de pacientes oncológicos nos sistemas de saúde. Nosso time diretivo já tem estudado os impactos em relação aos modelos existentes, inclusive os de pagamento, sempre com foco na viabilidade dos contratos com o SUS e com a saúde suplementar.

Entendo que pavimentamos uma estrada que nos permite trilhar o caminho rumo ao reconhecimento como uma organização classe mundial, pois, atualmente, somos referência nacional pela integração das atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, ensino e pesquisa em Oncologia, com produção e índice de sobrevida comparáveis a instituições internacionais.

Esta maturidade também está relacionada com a publicação dos nossos impactos por meio de um Relatório de Sustentabilidade, pela primeira vez. Há longa data, tratamos com seriedade nosso papel na sociedade e várias de nossas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No último estudo do Planejamento Estratégico, olhamos para os ODS’s com a tarefa de imprimir ações mensuráveis e específicas. Hoje, temos uma atuação voltada à sustentabilidade, utilização eficiente de recursos, governança corporativa e responsabilidade social e ambiental.

Para finalizar, preciso evidenciar que o ano de 2022 foi especial devido ao marco do aniversário de cinco décadas de história do Hospital Erasto Gaertner. Em 50 anos, por meio da dedicação de todos os nossos médicos, colaboradores, voluntários e parceiros, nossa marca foi consolidada como uma instituição inovadora, de vanguarda e que se dedica a entregar uma assistência humanizada e de qualidade a milhares de brasileiros. No mundo acadêmico, também nos destacamos como excelente escola, contribuindo para a formação de profissionais por meio de Residências Médicas e Multiprofissionais em Oncologia. Sentimos imenso orgulho de termos profissionais egressos de nossos programas atuando em todos os estados do Brasil e fora do país. Este é um grande legado, nosso querido Hospital Erasto Gaertner fez história e fez escola. Isso é de um valor imenso para a sociedade. Unindo a experiência e senioridade dos mestres com a coragem, lealdade, energia e alta qualificação técnica dos nossos jovens talentos, poderemos dar passos maiores com projetos audaciosos, contribuindo ainda mais para a sustentabilidade dos sistemas de saúde e, principalmente, entregar valor aos nossos pacientes, seus familiares e aos nossos profissionais, gerando a melhor experiência e trazendo os melhores resultados.

This article is from: