1 minute read

Materialidade

Next Article
Sumário GRI

Sumário GRI

GRI 3-1, GRI 3-2, GRI 2-29

A materialidade é definida como os temas que representam os impactos mais significativos da instituição na economia, no meio ambiente e nas pessoas, inclusive impactos nos direitos humanos.

Por meio dela, identificamos os temas mais relevantes para a gestão da sustentabilidade e comunicação da estratégia ESG para os públicos internos e externos.

A metodologia para definição da materialidade foi realizada de acordo com as Normas GRI Standards GRI 3: Temas Materiais 2021.

As três primeiras etapas do processo de definição dos temas materiais referem-se à identificação e à avaliação contínua dos impactos da instituição.

Durante essas etapas, os identificamos e avaliamos, ao mesmo tempo que nos engajamos com stakeholders* , e especialistas relevantes, além de considerarmos os temas materiais para o setor e as seguintes referências globais: Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambien - tal da IFC – International Finance Corporation ; Princípios do Pacto Global; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s); Tendências mundiais em sustentabilidade considerando análises realizadas por consultorias internacionais, como Global Scan ; e Mapa de materialidade do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) para o setor de “Prestação de cuidados em saúde”.

Na etapa 4, priorizamos nossos impactos mais significativos para o relato definindo, desta forma, nossos temas materiais.

Após a identificação e validação dos temas materiais, os mesmos foram correlacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar os países membros no combate à pobreza, na preservação ambiental, na mitigação das mudanças climáticas e na promoção da paz e da prosperidade.

DESTA FORMA, OS TEMAS MATERIAIS DIRECIONAM A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA E DO CONTEÚDO DO NOSSO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE. AO LONGO DOS CAPÍTULOS, OS STAKEHOLDERS PODERÃO ENTENDER COMO INVESTIMENTOS, PROJETOS E SISTEMAS DE GOVERNANÇA SÃO TRATADOS PARA ATENDER ÀS PRINCIPAIS DEMANDAS DA SOCIEDADE, COM FOCO NA SAÚDE UNIVERSAL.

* SEMPRE QUE NOS REFERIMOS A STAKEHOLDERS , ESTAMOS CONSIDERANDO AS NOSSAS PARTES INTERESSADAS, QUAIS SEJAM: PACIENTES, EX-PACIENTES OU ACOMPANHANTES E FAMILIARES; COMUNIDADE MÉDICA; PROFISSIONAIS E PRESTADORES DE SERVIÇOS; COLABORADORES; REPRESENTANTES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE; OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE; VOLUNTÁRIOS; FORNECEDORES; ALUNOS; INSTITUTOS DE PESQUISA; EXECUTIVOS E CONSELHEIROS; INSTITUIÇÕES PARCEIRAS; INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS; MÍDIA E JORNALISTAS; COMUNIDADE CIENTÍFICA E COMUNIDADES EM NOSSO ENTORNO. TODAS ESTAS PARTES INTERESSADAS FORAM INCLUÍDAS EM NOSSA CONSULTA SOBRE TEMAS MATERIAIS PARA ELABORAÇÃO DA MATERIALIDADE.

GRI 2-29, GRI 3-1

This article is from: