7 minute read

capa

Educakids

A linha Educakids foi projetada com o intuito de auxiliar no desenvolvimento da concentração e do raciocínio lógico, além de colaborar no processo de alfabetização dos pequenos. O produto é repleto de acessórios como letras, números e sinais matemáticos; blocos coloridos de encaixe que auxiliam na criatividade, coordenação motora, raciocínio e socialização e interação entre pais e filhos. Além de ser uma cadeirinha linda para as crianças, é um item ideal para ser utilizado para guardar as peças depois da brincadeira, mantendo, assim, os brinquedos protegidos e organizados.

Número de itens: A linha conta com 3 opções diferentes, disponíveis nos modelos dos Minions, Mundo Bita, Patrulha Canina, Princesa Disney e Spider-Man.

Envolvimento de profissionais de psicopedagogia: A linha passa por uma avaliação psicopedagógica para alinhar e avaliar a funcionalidade dos produtos.

—------------ Os + vendidos!

Diferencial da linha: Além de prezar pela qualidade e garantia da diversão no momento de aprendizagem, esta linha possui como grande diferencial as licenças dos personagens mais adorados pelas crianças, despertando maior interesse nas interações com os produtos.

Realização de ações/campanhas específicas: Além da divulgação para o público final, trabalham ações focado para a área pedagógica.

Aumento na procura desta categoria: Por terem o diferencial das licenças, os produtos acabam chamando a atenção dos consumidores.

Representatividade da linha nas vendas da empresa: Hoje os brinquedos que têm esse viés pedagógico representam 8% do faturamento.

Brinquedos em desenvolvimento: A Lider Brinquedos está desenvolvendo um brinquedo inovador que vai auxiliar na coordenação motora e ao mesmo tempo divertir as crianças. O produto está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2024.

PATRULHA CANINA: Acompanha 26 letras do alfabeto, 10 numerais e 4 sinais matemáticos;

MUNDO BITA: Contém 27 blocos coloridos de encaixe, ideal para explorar a imaginação dos pequenos durante as divertidas construções com as peças.

PRINCESA DISNEY: Conjunto que inclui 26 letras do alfabeto, 10 numerais, 4 sinais matemáticos e 4 ícones dos personagens (como coroa, espelho e outros itens da realeza).

MINIONS: Acompanha 27 blocos coloridos de encaixe, possibilitando explorar a criatividade dos pequenos e também de seus responsáveis durante a brincadeira.

SPIDER-MAN: Conjunto de 26 letras do alfabeto, 10 numerais, 4 sinais matemáticos e 4 ícones marcantes do personagem.

Baby Land

A linha Baby Land foi criada para contribuir com o desenvolvimento de crianças de 12 a 36 meses de idade. Os produtos promovem o desenvolvimento motor, a coordenação motora, conhecimento de formas geométricas, letras, números e cores, além de ser a primeira e única linha de brinquedos de plástico no Brasil com o sistema de escrita Braille. O Braille é um sistema de escrita com pontos em relevo para pessoas cegas ou com baixa visão. O acréscimo do Braille nos brinquedos possibilita que as crianças não videntes comecem a ser alfabetizadas e se familiarizem com o Braille desde os primeiros momentos de desenvolvimento.

Número de itens: Composta por 20 produtos, sendo 7 com o sistema de escrita Braille.

Envolvimento de profissionais de psicopedagogia: O caminhão Dino Escolar foi o pioneiro na inclusão do Braille na linha no ano de 2019 e contou com a orientação de psicopedagogas e professoras de crianças com deficiência visual, visando entender qual o nível de entendimento de crianças nesta faixa etária, assim, desenvolvendo um brinquedo divertido e funcional.

Diferencial da linha: Os produtos com Braille são os únicos brinquedos de plástico do mercado brasileiro que contam com esse diferencial. O objetivo da linha é incluir crianças não videntes à brincadeira de reconhecimento e encaixe de letras e números, além de permitir a interação entre crianças videntes e não videntes – isso porque o brinquedo atende as necessidades de ambas.

Representatividade da linha nas vendas da empresa: A Cardoso Toys tem a intenção de promover a inclusão social através dos brinquedos voltados para a primeira infância. Acrescentar ferramentas inclusivas nos produtos não tem como objetivo direto aumentar as vendas, e sim, possibilitar ao consumidor a aquisição de produtos inclusivos com preços acessíveis. A demanda do produto no mercado não pode ser medida apenas pelo acréscimo do Braille, visto que os produtos também possuem funções didáticas para crianças típicas.

Brinquedos em desenvolvimento: Neste ano, apresentaram na Abrin a coleção Bololos, com o Bololéo e o Bolopótamo, produtos que contam com o sistema de escrita Braille. Com design divertido e alegre, uma versão possui letras e a outra versão possui números, visando o desenvolvimento das crianças durante a primeira infância e promovendo a inclusão social através do Braille, além de garantir muita diversão enquanto as crianças dão asas à imaginação.

Baby Land Dino Escolar Baby Land Mesinha De Atividades Baby Land Maletuxo Com Letras

Jogos Educativos Inspirados No Brasil

A Araquarela é uma marca brasileira de jogos educativos que aproxima as crianças da cultura e das belezas naturais brasileiras de forma lúdica. A diversidade brasileira nos encanta, e nossa missão é levar às famílias jogos com um pouco da riqueza cultural e das belezas naturais do Brasil.

Valorizamos o brincar, a socialização, o encantamento com o belo e o estímulo das sensações. Mas o brincar e o jogar não são apenas diversão e prazer para a criança; são meios de ela expressar os seus sentimentos e aprender. Através da brincadeira, a criança explora, se desenvolve, cria e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida.

Número de itens: Composta por quebra-cabeças, jogos da memória, jogo de tabuleiro e jogos de cartas. Atualmente são 18 jogos.

Diferencial da linha: São feitos com material cartonado rígido e peças grandes, pensados com todo o cuidado para desenvolver a coordenação motora de crianças a partir de 3 anos de idade. Além da qualidade das peças, as cores e as ilustrações encantam e estimulam o imaginário infantil. Outro diferencial são os encartes, que trazem curiosidades sobre os temas. Com eles, as crianças e os pais aprendem sobre a fauna e a flora do Brasil.

Aumento na procura desta categoria: Existe um movimento crescente nos últimos anos pela procura brinquedos que, além de divertirem e encantarem, também propiciam o aprendizado e o desenvolvimento. O jogo, por exemplo, cria momentos de conexão entre os participantes, além de momentos de socialização e diversão fora das telas.

Brinquedos em desenvolvimento: Os próximos lançamentos são os Dominós Ilustrados em parceria com o WWF-Brasil− parte da venda dos jogos é destinada aos esforços da organização para proteger e conservar a natureza brasileira −,e jogos de cartas.

JOGO DO ANO COM GILDO E OS AMIGOS (TABULEIRO)

QUEBRA-CABEÇA FLORESTA AMAZÔNICA (QUEBRA-CABEÇA GIGANTE)

JOGO DA MEMÓRIA CERRADO

Hora Da Inven O

A Hora da Invenção é uma iniciativa exclusiva desenvolvida pela Faber-Castell a partir dos conceitos da Aprendizagem Criativa, com o objetivo de estimular desde cedo o pensamento criativo das crianças com base em quatro etapas: desafio, projeto, mão na massa e compartilhamento. Testado e comprovado por mais de 4 mil participantes e com índice de satisfação de 96%, o projeto oferece um portfólio de desafios criativos para os pequenos, e conta com o suporte de um educador certificado pela companhia.

Número de itens: Conta com dois modelos de negócios, um voltado para as instituições de ensino, em projetos anuais e outro diretamente para os pais, em um formato de assinatura mensal. O primeiro modelo oferece um serviço baseado na Aprendizagem Criativa, com atividades extracurriculares voltadas ao período de contraturno da escola. As aulas são aplicadas por um mediador da Faber-Castell, que vai até a escola e estimula os estudantes a solucionarem problemas a partir da prototipação, enquanto o segundo programa traz um formato de assinatura digital (por R$ 94,90 mensais) focado diretamente para os pais. Este formato inclui sessões semanais on-line e ao vivo que duram cerca de 1h30, conduzidas por especialistas de criatividade. É enviada para a casa da criança uma caixa criativa com diversos materiais e um mimo surpresa da Faber-Castell.

Envolvimento de profissionais de psicopedagogia: O processo de implementação conta com consultoria pedagógica especializada, formação continuada, oficina mão na massa para as famílias, gestão e monitoramento. Além disso, a oficina foi cuidadosamente validada nos moldes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para garantir sua adequação à grade extracurricular da escola. Como mencionado anteriormente, a oficina é baseada no renomado programa de Aprendizagem Criativa, desenvolvido pela Faber-Castell em parceria com o pesquisador Leo Burd, do MIT Media Lab, em 2018, e que já impactou mais de 10 mil alunos em escolas brasileiras. O programa oferece um conjunto de estratégias conectadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para estimular inovação, criatividade, resolução de problemas e a diversão na sala de aula.

Diferencial da linha: A Faber-Castell Brasil quer ser reconhecida cada vez mais como uma empresa que estimula o potencial criativo das pessoas e vai muito além dos materiais de escrita (setor em que hoje a marca é reconhecida). Além do embasamento da metodologia, com o Leo Burd e o modelo estipulado pela BNCC, a oficina tem o diferencial de despertar as habilidades das crianças, capacitando-as para transformarem o mundo ao seu redor. A empresa acredita que a criatividade se dá ao longo do processo, não apenas no resultado.

Durante as aulas, são propostos desafios lúdicos que estimulam o exercício da expressão, autonomia e imaginação dos participantes. Além disso, a oficina promove o desenvolvimento socioemocional, auxiliando as crianças a aprimorarem suas habilidades de interação social e emocional. Outros aspectos trabalhados incluem a organização e criatividade, por meio de atividades maker que incentivam a experimentação e a criação. Por fim, a oficina também dedica atenção à coordenação motora fina, auxiliando as crianças no desenvolvimento de habilidades motoras precisas e controladas.

Realização de ações/campanhas específicas:

Para o Dia Mundial da Criatividade, a empresa convidou influenciadores com filhos entre 6 e 12 anos para participarem de uma oficina de experimentação da Hora da Invenção. O grupo teve a oportunidade de criar soluções criativas utilizando uma caixa com diversos materiais da Faber-Castell. A ação guiada pelo especialista em criatividade foi realizada em um formato totalmente on-line e foi um sucesso. Como resultado orgânico, os participantes publicaram a experiência em suas redes sociais, mostrando desde o momento de aprendizagem até a invenção pronta.

Aumento na procura desta categoria: O Hora da Invenção foi testado e comprovado por mais de 4 mil participantes; foram mais de 230 horas realizadas e com índice de satisfação de 96%. Os consumidores fiéis da marca seguem presentes ano após ano, prestigiando os produtos e aguardando os lançamentos. A empresa também está atenta às tendências e mudanças de comportamento dos diferentes públicos. Desde sua criação, adequa o programa às demandas e necessidades da comunidade educacional e interesse dos estudantes.