2 minute read

—------------ Com a palavra, o lojista

Azul E Rosa Brinquedos Educativos E Criativos Ltda

Mooca – São Paulo

“A loja oferece essencialmente brinquedos educativos no seu portfólio. A linha de brinquedos pedagógicos participa com 90 % no total das vendas.

O aumento na procura é evidente nos dois últimos anos. A pandemia alastrou perigosa e exageradamente o uso de eletrônicos na população infantil. Hoje, já é evidente a preocupação em dosar o uso dos aparelhos eletrônicos pelas crianças, substituindo-os pelos brinquedos pedagógicos.

O mercado de brinquedos pedagógicos é muito rápido e não se contenta com acomodações, exigindo sempre modernização e inovação na apresentação dos brinquedos e em sua oferta, com novas propostas. Julgo que os fornecedores preenchem satisfatoriamente as necessidades do mercado, mas não há de se desprezar nunca a constante necessidade de aperfeiçoamento e atualização, o que alegremente já sentimos na atuação da maioria.”

Vítor Tribuna−proprietário

ARMARINHO DELMAR

Saara, Centro, Rio de Janeiro

“Oferecemos uma linha de brinquedos pedagógicos com seção específica tanto na loja física, quanto no e-commerce.

É um segmento importante em nossas vendas. E acreditamos que o aumento na procura desta categoria nos últimos anos se deve à maior difusão das informações sobre autismo e outros tipos de condições especiais.

Em nossa análise, a oferta de brinquedos pedagógicos por parte dos fornecedores é satisfatória.”

Leonardo Belaciano−gerente operacional

Bal O M Gico Brinquedos

São José Do Rio Preto - São Paulo

“Hoje podemos dizer que os brinquedos pedagógicos − antes um segmento deixado um pouco de lado −, tornou-se uma linha de grande relevância, representando atualmente 30% das vendas (% estimada). O espaço, além de ter um mix extenso de produtos, possui um ambiente acolhedor, no qual o consumidor pode fazer a ‘degustação’ do brinquedo, a fim de conferir a qualidade e importância da linha.

Vale lembrar que essa linha requer um treinamento mais minucioso da equipe de venda, contemplando as características de cada fase de aprendizagem da criança e os estímulos que tais brinquedos pedagógicos desenvolvem. Outro fator importante a ser destacado e que reflete no movimento atual das vendas de brinquedos pedagógicos é a mudança de comportamento do consumidor diante da pandemia, pois, com as crianças em casa, existiu uma necessidade maior de produtos que auxiliavam na educação escolar, e podemos destacar, também, a valorização do tempo em família fora da tela. Tais contextos nos fizeram reestruturar a loja: aumentando a variedade nesta linha, os espaços nas gôndolas, uma exposição diferenciada como um balcão onde é possível abrir os brinquedos pedagógicos e brincar, ações para divulgação de lançamentos, etiquetação diferenciada no PDV para facilita a busca pela idade, o objetivo, qual a função que desenvolve, facilitando, assim, a compreensão sobre o produto.

E, para fortalecer ainda mais este segmento, realizamos ações para divulgação, entretenimento e diversão para a família na loja ou em algum espaço cedido com parceria como shoppings, escolas etc.

Por fim, hoje, com certeza, a oferta de brinquedos pedagógicos por parte dos fornecedores é satisfatória! Acreditamos que, devido às mudanças já mencionadas, todos se mexeram, tanto a indústria, quanto o importador e o varejo. Atualmente, com o que há no mercado conseguimos suprir a demanda.

Aproveitamos para acrescentar aqui que a indústria nacional está mais “aberta” para ouvir sugestões dos varejistas de brinquedos. E isso é muito importante!.

Jose Raimundo de Oliveira e Fernanda Oliveira− proprietários