5 minute read

Perfil de loja – Papelaria Criativa Judá

PAPELARIA Criativa Judá

O bom exemplo de como encantar o cliente!

Em 2014, a família da Raissa Specian Beltrame comprou a papelaria Judá, localizada em Campinas (SP). Dois anos depois, veio o desejo de mudar o estilo da loja, até então, uma papelaria tradicional e com um mix básico. Somado a este desejo, Raissa estava incomodada com o pouco movimento de clientes e, para buscar referências e inspirações, visitou 54 papelarias de Campinas e região. “Essa pesquisa de mercado, que na época eu nem tinha consciência de que estava fazendo, me proporcionou conhecimento o bastante para que eu criasse futuramente o curso Minha Loja de Sucesso. O desejo é que todo mercado cresça de forma colaborativa; com isso, só temos a ganhar, e o consumidor, muito mais!”

Na época, Raissa, além das referências, criou suas próprias estratégias. Começou com o básico, mudando os móveis de lugar, remanejando a exposição dos produtos, também agregou ao seu negócio os serviços de impressão e gráfica rápida. Apenas com essas iniciativas, incrementou o faturamento em 30%. Em 2018 a loja acrescentou ao mix os presentes e, em 2019, mudou de endereço para um espaço maior.

A loja, de fachada colorida e que tem na logomarca um clip amarelo, inovou e trouxe uma versão gigante do clip na parte lateral do estabelecimento. Um atrativo e tanto que não passa despercebido! A escolha pelo clip se deu pelo que a peça representa e que vai ao encontro da proposta da loja, que é unir, agregar, estar perto.

As cores são um capítulo a parte na Judá. “Sou viciada por cores e trabalho este universo tanto na minha vida pessoal quanto profissional. Tudo é muito colorido! Há comprovação científica na influência das cores em nosso humor. Essa convicção se consolidou dentro de mim empiricamente e foi se confirmando com dados científicos. Li em uma matéria que na Suíça há um presídio com celas pintadas de rosa para acalmar os detentos mais agressivos. Também busquei informações sobre cromoterapia, e conceitos de design como Círculo Cromático com suas cores análogas, complementares etc. Percebi que as cores sempre estão influenciando nossos comportamentos e me motivei cada vez mais a proporcionar um ambiente favorável ao humor e autoestima.”

A papelaria é hoje recheada de itens criativos com funcionalidades já conhecidas pelo público, mas com design e usabilidade diferenciados, como um clip com pompom, uma caneta em formato de cacto ou uma borracha no formato de monstro. “Aos poucos fui entendendo como encantar o cliente, identificando comportamentos, agregando produtos ao mix para ser a melhor que eu pudesse, tendo como princípio: ‘todos os dias, sob todos os pontos de vista, sigo cada vez melhor!’”, conta.

INSTAGRAM: O INÍCIO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

Em 2019, com menos de mil seguidores no Instagram, Raissa recebeu na loja uma cliente do bairro para comprar algo que ela tinha postado. “Me apaixonei por isso! Mas entendi que no Instagram as pessoas não estão para comprar. Estão para se entreter, por isso, definimos que esse seria nosso posicionamento. Um canal de conteúdo interessante o bastante para compradores e não compradores. Nossa estratégia já estava acontecendo e a pandemia simplesmente maximizou os efeitos. Se o relacionamento com o cliente for apenas o comercial, então não estamos fazendo nada de diferente dos últimos anos. Agora, quem souber usar as ferramentas digitais como maneira de se encaixar no cotidiano das pessoas, a empresa sai na frente. Observe o uso do termo “se encaixar no cotidiano”, porque postar fotos por si só não significa ter presença digital. O conteúdo precisa fazer sentido e ter utilidade para a pessoa naquele momento.”

Por todas essas razões, é no Instagram da Judá, que hoje tem mais de 150 mil seguidores, inicia o relacionamento com o cliente e, por meio de anúncios ou vídeos viras, a audiência acaba conhecendo a papelaria. Raissa também investe em anúncios mais específicos para pessoas que seguem ou interagiram nas páginas. “Quando essas pessoas entram em contato conosco, temos dois canais de WhatsApp com duas atendentes dedicadas a responder o quanto antes, tanto as mensagens enviadas no Instagram, quanto no WhatsApp, Facebook e e-mail. Também nos dedicamos a manter atualizadas as redes como TikTok, YouTube e YouTube Shorts, respondendo comentários e interagindo em todos os canais. Pouco atendo clientes que estavam passando na rua e resolveram entrar na loja, nosso foco são os clientes que saem de casa já destinados a ir até nós. Inclusive, hoje atendemos bastantes cidades da região metropolitana de Campinas. Nos sentimos muito honrados por isso!”, explica a empresária.

Quando os clientes chegam na loja, a equipe está preparada para atendê-los como visitantes. Hospitalidade é um dos principais valores na papelaria Judá. “Oferecemos água, café, a loja é climatizada e muito cheirosa (aroma de marshmallow), tem banheiro e tudo para que o cliente permaneça por mais tempo nela”, enfatiza.

Imagem Divulgação

“Aos poucos fui entendendo como encantar o cliente”, Raissa Specian Beltrame.

E, para as compras on-line, há todo um cuidado para que os clientes tenham a melhor experiência para isso é utilizado o unboxing experience, a estratégia focada no encantamento do cliente, que consiste em oferecer os produtos com embalagens que proporcionem a experiência mais positiva possível. “Os consumidores, ao abrirem a caixa, sentem o mesmo cheirinho de marshmallow que encontrariam se estivessem na loja, criamos assim uma memória olfativa. Eu mesma desenhei os 'papéis de carta' perfumados, os produtos seguem embalados com papel de seda para remeter ao mercado de luxo de grandes marcas francesas e seguem brindes personalizados e desenvolvidos por nós. Como não podemos oferecer café e água, enviamos uma balinha personalizada!”, explica Raissa, ao lembrar que os negócios on-line ganharam força no início de 2020 , após ser criado, em março do ano passado, o e-commerce.

E quais são os próximos planos? Raissa conta que é aumentar as vendas on-line e realizadas por telemarketing, além de abrir a segunda loja física ao final de 2022. Pelo visto, teremos muito mais histórias de como encantar o cliente que servirão de inspiração para os negócios!