Revista Casa Vip - edição 04/2018

Page 1

REVISTA

EDIÇÃO 04 I 2018 I OUT/NOV/DEZ

PROJETO Um apartamento com a alma da dona

cozinhas

BEM VIVER

Caminhos para uma sociedade mais feliz

espaço dos sabores, dos aromas, das experiências e da união

01 CAPA.indd 22

16/11/2018 08:43:15


2 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_04.pdf 2

24/10/2018 02:22:19


Piso: Connection Silver 120 x 120 cm Parede: Grid Nero 53 x 106 cm

CasaVip_04.pdf 3

24/10/2018 02:22:19


4 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_04.pdf 4

24/10/2018 02:22:19


EDITORIAL

cura AMAR

É de manhã e os pingos da chuva mansa estão a cair. Fecho os olhos e sigo para o meu interior. Nele, em silêncio, peço que seja uma bênção sobre a nossa primavera e a humanidade. Da Indonésia, que enfrenta mais um terremoto e um tsunami, ao Brasil, que segue abalado, instável e partido. Tudo está aí para quem quiser saber. Acontece lá e já é notícia aqui e vice-versa. Os seres transformaram o mundo. Hoje compartilhamos um universo megaconectado, online, tecnológico e repleto de macrotendências, onde tudo se revela por mais que alguns exijam ou desejem sigilo absoluto. Com tanta informação transbordando por todos os lados, nas mesmas 24 horas e com fusos a serem considerados, de vez em quando confusos ficamos nós. Para manter o equilíbrio e o foco, deixo de lado o macro, o mega e priorizo o micro. Abraço a minha casa, minha família, meus amigos de jornada e minhas responsabilidades. Faço o que estiver ao meu alcance para ser solução para todos eles. Lavo a roupa suja em casa, descasco pepinos e abacaxis, fico atenta para não colocar a carroça na frente dos bois, faço questão de não ter amargura e de acreditar que amar cura. Com esse jeito de ser, desejo que a minha casa e a sua casa armazenem sentimentos e coisas boas em seus habitantes, armários e prateleiras. Que elas alimentem o corpo e a alma de todos que nelas estejam, com pão e vinho, doçura, calor humano, verdade e afeto. Que as nossas casas restaurem energias e relaxem, com sensibilidade, silêncio, palavras certas, segurança e conforto. Que entretenham com alegria, cultura, inteligência, desafios, tecnologia e humanidade. Assim sendo, promoveremos transformações desejadas em nosso universo particular que reverberarão onde quer que estejamos. Afinal, a nossa casa somos nós! Aproveitemos tudo isso e vamos direto para a cozinha, onde tanta transformação acontece. Que ótimo se você já tem a sua do jeitinho que sempre imaginou. Agora, se ainda quer reformá-la ou construir a casa dos sonhos com uma bela cozinha, você está com a revista certa nas mãos. Projetos inspiradores trazem soluções viáveis que aliam beleza, praticidade e funcionalidade. Pegue um pouco de uma, um pouco da outra, coloque uma porção generosa da sua personalidade e bom gosto, misture tudo com habilidade, sem exageros. Com essas dicas, obterá o ponto certo para a sua satisfação e a de todos que convivem com você. Ah, por fim, queremos lembrar que o seu otimismo, entusiasmo, esperança e bom senso são fundamentais para mais estabilidade e menos abalos. Eis aí a sua contribuição para um mundo melhor. ASSOCIAÇÃO CASA VIP • CLAUDIA MARIA CHAVES EDIÇÃO COZINHAS 5

CasaVip_04.pdf 5

24/10/2018 02:22:19


SUMÁRIO

PENSE NISSO Novidades para construir e reformar a sua casa: louças, pisos, revestimentos, metais, acabamentos. Veja o que há de novo!

8 EM ALTA Você sabe quais são as 4 funções básicas da casa? Descubra o que faz de um imóvel um lar

12 SABORES E DEMAIS PRAZERES DAS

PROJETO

Espaçosas ou bem pequenas, coloridas ou sóbrias,

Com a cara e a alma da dona, um apartamento com muita personalidade!

as cozinhas de hoje são projetadas como ambientes

34

de reunião, de compartilhamento, de bem viver

Ô DE CASA!

BEM VIVER

Apesar das dificuldades, reencontraremos o nosso país. Por mérito e por direito

Empatia, tolerância, gentileza: caminhos para uma sociedade mais feliz

38

14

NOSSA CASA

40

Notícias e novidades da Associação Casa Vip e de seus associados

46

• Criação e Execução: Entrelinhas Conteúdo & Forma (51 3026.2700) • Jornalista Responsável e Editora: Milene Leal • Redação: Flavia Mu e Taciane Corrêa • Edição de Arte: Luciane Trindade • Impressão: Artlaser • Coordenação do Projeto Revista Casa Vip: Claudia Maria Chaves e Irio Piva • Revista distribuída pelas empresas integrantes da Associação Casa Vip: Almek, Alvomac, Baratão, Bel Lar, Bigolin, Casa São Paulo, CDC, Cimcal, Construserra, Del Lama, Elevato, Engelmig, Metal Nobre, Mundial, Nichele, Panorama, Pastilhacor, W Beltrame/Tetto e Vilarejo. • Tiragem: 85 mil exemplares • A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização da fonte. A Revista 6 CasaEDIÇÃO Vip é uma publicação das revendas de materiais para construção associadas à Rede Casa Vip (31 3611.8233) www.acasavip.com.br ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_04.pdf 6

24/10/2018 02:22:19


CasaVip_04.pdf 7

24/10/2018 02:22:19


PENSE NISSO

BACIA HIGH TECH Para garantir comodidade e funcionalidade no banheiro, a DECA empregou alta tecnologia e criou a Bacia High Tech, combinando várias funcionalidades em um único produto. A bacia tem recursos inéditos, como aquecimento do assento, regulagem da temperatura, da intensidade e da posição da ducha higiênica, luz interna de led acionada por sensor fotossensível (que elimina a necessidade de acender a luz do banheiro durante a noite). O sistema de descarga é bem discreto, embutido na própria bacia. O produto tem ainda um controle remoto que aciona todas as funções.

PRETO ILUSTRE A ideia de combinar entretons realça os detalhes da decoração, transformando espaços habituais em concepções inspiradoras e originais. Pensando nisso, a FANI lançou a coleção Preto Brilhante, que expressa a elegância singular das tonalidades em um design moderno, tornando mais ilustres os espaços. A coleção valoriza acabamentos refinados e composições sofisticadas, oferecendo nuances que destacam a luminosidade das peças.

8 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 8

24/10/2018 02:22:19


PISOS COM PERSONALIDADE O piso perfeito para ambientes de tráfego intenso. A BELGOTEX/BEAULIEU lançou o Mineral 60, com uma gama de possibilidades de cores e desenhos surpreendentes, aliando sofisticação e requinte para projetos audaciosos. A coleção, que segue tendências internacionais de decoração, apresenta texturas que vão do cimento queimado ao mármore.

LINHA GAP A ROCA criou mais uma linha de metais para compor a decoração de salas de banho. A linha Gap de misturadores, torneiras de mesa e duchas higiênicas privilegia formas quadradas e design robusto, com diversas opções de cores e acabamentos. Tudo em 100% metal cromado com exclusivo acabamento biníquel. O mecanismo cerâmico de ¼ de volta permite economizar até 50% de água. Os produtos têm garantia de 10 anos. EDIÇÃO COZINHAS 9

CasaVip_04.pdf 9

24/10/2018 02:22:19


PENSE NISSO

ÁGUA + PURA

COR E IRREVERÊNCIA Agora você pode ter um banheiro ou lavabo colorido e cheio de charme. Seguindo as tendências do mercado de moda aliadas à tecnologia, a DECA inova e apresenta novos acabamentos para cubas. São três opções de cores, cada uma com seu significado, a fim de proporcionar diferentes sensações. Com base na teoria das cores, o Navy Blue estimula a serenidade; o Kale Green, o equilíbrio, e o Vanilla, a paz e a tranquilidade. As cubas estão disponíves em dois modelos, com foco em um design moderno e criativo. Uma das cubas tem a saboneteira em grelha embutida, sendo possível fazer ousadas combinações. Já o outro modelo preza pela praticidade na hora da reforma, pois substitui a cuba de embutir oval sem prejudicar a bancada. É possível dar uma repaginada no banheiro, sem o quebra-quebra das reformas.

Você que curte cuidar da saúde agora tem mais uma opção de Purificador de Água para escolher. A TIGRE lançou um produto certificado pelo Inmetro que garante a redução de cloro, odores e partículas na água. Com um visual moderno, o purificador é muito fácil de instalar e usar, possui volante com mecanismo inteligente e acionamento do filtro e da torneira no mesmo registro. O produto oferece um rendimento 50% maior que outros filtros similares do mercado, já que um único refil filtra até 1.500 litros de água – aproximadamente 75 galões de água de 20 litros.

SEGURANÇA GOURMET Os cooktops da linha Prime da TRAMONTINA oferecem performance digna de chef e sistemas de segurança que deixam os amantes da culinária confortáveis e seguros. A tripla chama deslocada permite o uso de panelas maiores, melhorando a distribuição dos demais utensílios em outros queimadores. O produto conta ainda com sistema de segurança Safestop, que na falta da chama interrompe o fornecimento de gás automaticamente.

10 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 10

24/10/2018 02:22:19


conheça

LANÇAMENTO

Large www.ceusa.com.br

EDIÇÃO COZINHAS 11

CasaVip_04.pdf 11

24/10/2018 02:22:19


EM ALTA

12 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 12

24/10/2018 02:22:19


“lar,

DOCE LAR”

ara os nossos antepassados, a moradia era um espaço de sobrevivência em meio à ferocidade de animais e intempéries da natureza. Para as infinitas gerações posteriores, a habitação, além de sua função protetiva, representou um símbolo de status, poder e hierarquia (o palácio, a mansão, a choupana). Para nós, contudo, a ideia de residência multiplicou seu significado. A função de abrigo, situada na origem dos tempos, persistiu, mas agora expandida. Já não se trata de uma defesa contra o mundo natural, e sim contra os percalços urbanos: os ruídos, a violência, a aspereza do cotidiano, a indiferença das multidões anônimas que vagam pelas ruas. Mais do que isso, a casa tornou-se símbolo de acolhimento, de enraizamento, de fundação de um lar. Nesta época de incerteza, viver numa “casa acolhedora” passou a ser um sonho comum. Não sabemos defini-la com precisão. Sabemos apenas que ela constitui um espaço íntimo (nem luxuoso, nem gigantesco), onde todos se sentem à vontade e em estado de harmonia. Uma “casa acolhedora” é aquela que favorece as melhores potencialidades do humano, na imaginação criadora, no amor, no dia a dia. De acordo com a arquiteta Natasha Frota, a grande tendência é transformar o lar em um espaço de reconexão e equilíbrio.

PARA TRANSFORMAR SUA CASA EM UM DOCE LAR, VALORIZE SUAS FUNÇÕES ESSENCIAIS DE: alimentar a nossa alma e o nosso corpo para enfrentar o stress do cotidiano; armazenar as memórias e a identidade de seus habitantes; entreter, como uma forma de divertimento mais intimista, reunindo a família e os amigos; ser um espaço capaz de acolher nossas dores, nossas angústias, nossas alegrias e conquistas; restaurar nossas energias, tendo espaços para um verdadeiro refúgio relaxante. EDIÇÃO COZINHAS 13

CasaVip_04.pdf 13

24/10/2018 02:22:19


INSPIRAÇÃO

cor

A GRANDE ILHA CENTRAL É A ALMA DESTA COZINHA, QUE FUNCIONA TAMBÉM COMO COPA. A COR AZUL TIFFANY FOI

PONTO DE

Aline Cherubini alinecherubini@gmail.com

copa deste apartamento passou a fazer parte da cozinha, possibilitando a instalação de uma grande ilha no centro do ambiente. Mais conforto e espaço para as preparações do dia a dia e também para os momentos especiais. O branco predomina, mas é o azul Tiffany, presente na marcenaria em laca alto brilho, que dá personalidade ao ambiente. “Foi uma escolha para que este espaço tivesse menos ‘cara de cozinha’. Com a remoção da alvenaria que separava a copa, a cozinha tornou-se uma extensão da área social”, comenta Aline Cherubini, arquiteta que assina o projeto. Com a base branca, a cor da marcenaria sobressai. Para o piso do ambiente Aline escolheu o porcelanato solarium slim branco 100 x 100 cm. Nas paredes usou azulejos brancos 20 x 20 cm. A ilha é toda em mármore branco e está dividida em dois níveis: na parte mais alta ficam os equipamentos de cocção e limpeza; no nível abaixo, a área de refeições e a de apoio. Entre a lavanderia e a cozinha há um visor em vidro que aumenta a entrada de luz natural, necessária também para o desenvolvimento da horta suspensa em vasos invertidos.

FOTOS: CARLOS EDLER (COZINHA) E ARTHUR LAUXEM (ARQUITETA)

ESCOLHIDA PELA ARQUITETA PARA DAR PERSONALIDADE AO AMBIENTE, QUE SE TORNOU UMA EXTENSÃO DA ÁREA SOCIAL

14 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 14

24/10/2018 02:22:19


EDIÇÃO COZINHAS 15

CasaVip_04.pdf 15

24/10/2018 02:22:19


INSPIRAÇÃO

A ÓTIMA INTEGRAÇÃO ENTRE A COZINHA E A ÁREA SOCIAL DO APARTAMENTO DEIXA

foco

DETALHES EM

uando cozinhar vira um prazer, não faz sentido separar a sala de estar e a cozinha, não é mesmo? Neste projeto, assinado pela Kali Arquitetura, tudo fica integrado. Unir espaços sociais com as áreas de serviço é algo que deve ser pensado em detalhes. Uma das soluções mais interessantes deste projeto é o desenho de parte da bancada de trabalho, que ficou “aérea”, sem rodapé. “Assim, ao abrir os painéis de correr, o espaço destinado ao cooktop funciona também como uma ilha”, observa a arquiteta Ligia Piccini. Uma boa cozinha é sinônimo de casa cheia, muitos encontros e muitas visitas. Por isso, a cuba em inox tem dimensões maiores que o padrão, para atender a um maior fluxo de louças. “Mas colocamos a pia mais afastada, justamente por se tratar de uma área da cozinha mais difícil de deixar organizada durante eventos realizados na residência”, explica Ligia. Para a bancada Ligia escolheu o Silestone Silver. O piso utilizado na cozinha foi um dos primeiros porcelanatos do mercado no padrão cimento queimado em grande formato: é um 90 x 90 cm.

FOTOS: CRISTIANO BAUCE

TUDO FUNCIONAL E, AO MESMO TEMPO, PERFEITO PARA RECEBER CONVIDADOS

16 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 16

24/10/2018 02:22:19


Ligia Piccini www.kaliarquitetura.com

EDIÇÃO COZINHAS 17

CasaVip_04.pdf 17

24/10/2018 02:22:19


FOTOS: GINO PASCATO

INSPIRAÇÃO

UMA COZINHA GOURMET, PROJETADA PARA REUNIR PESSOAS E RECEBER EVENTOS GASTRONÔMICOS 18 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 18

24/10/2018 02:22:19


LUGAR PARA ozinha é lugar de reunir gente. Andrea Bento e Izabella Castro, designers de interiores, assumiram o desafio de projetar uma cozinha para receber eventos gastronômicos como degustações, coquetéis e workshops com chefs convidados durante a mostra Santos Arquidecor 2018, realizada em Santos (SP). A cozinha gourmet funcional foi projetada com materiais nobres e modernos, resultando em um espaço acolhedor e também muito elegante. Para o piso as designers escolheram o porcelanato linha Capolavoro,

reunir e na parede usaram o revestimento da linha Colorsoul, com uma paginação criada por elas. O amplo ambiente tem iluminação indireta em vários pontos, e para decorar seus diversos setores as designers escolheram cores sóbrias e sofisticadas. O mobiliário contemporâneo também é destaque no projeto de Andrea e Izabella. O verde marca presença em diversos pontos, trazendo frescor e aconchego ao ambiente. A madeira e as fibras naturais contribuem para esse efeito e fazem um belo contraponto com o branco, o cinza, o inox e as portas espelhadas dos armários aéreos.

Andrea Bento e Izabella Castro bentoandreas@gmail.com EDIÇÃO COZINHAS 19

CasaVip_04.pdf 19

24/10/2018 02:22:19


INSPIRAÇÃO

afeto

COM PAREDE DE TIJOLOS APARENTES, FOGÃO A LENHA E MUITO ESPAÇO, ESTA COZINHA É O PONTO

COMIDA COM eceitas despertam memórias, cozinha é lugar de afeto. Nesta casa os proprietários idealizaram um espaço de encontros capaz de resgatar a história da família em volta do fogão a lenha. O projeto, assinado pela arquiteta Miriam Runge, do escritório M. Runge Arquitetura, valoriza o contraste entre o branco e o colorido, bem presente nas pastilhas cerâmicas formato 10 x 10 cm que revestem parte da parede. A combinação, alegre e viva, acentua ainda os detalhes do forno de pizza e das cadeiras de madeira torneada.

No piso, buscando uma sensação de aconchego, Miriam aplicou um porcelanato amadeirado padrão pátina branca, no formato 20 x 120 cm. Tirando proveito do amplo espaço, a cozinha foi toda setorizada: os eletrodomésticos estão acomodados juntos, há um grande bancada para preparo de alimentos e, junto à parede de tijolos ingleses, o fogão a lenha. A copa, ligada à louçaria, configura um outro setor. E tudo é muito bem aproveitado pela família, que se reúne para contar boas histórias enquanto prepara refeições cheias de carinho.

FOTOS: EDUARDO LIOTTI

DE ENCONTRO DA FAMÍLIA, QUE SE REÚNE PARA PREPARAR REFEIÇÕES CHEIAS DE AFETO

20 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 20

24/10/2018 02:22:20


Miriam Runge www.runge.arq.br

EDIÇÃO COZINHAS 21

CasaVip_04.pdf 21

24/10/2018 02:22:20


FOTOS: LUIZA NUNES PACHECO (COZINHA) E CAMILA ROZA (ARQUITETA)

INSPIRAÇÃO

O LAYOUT FAVORECE A CIRCULAÇÃO E A INTEGRAÇÃO. A COR DA BANCADA É O DESTAQUE

mesa

PRATICIDADE À

ozinhar é a alegria dos moradores desta casa, é o momento de juntar a família e os amigos. Por isso, a cozinha deveria ser espaçosa, funcional e bem equipada. O layout, planejado pelo escritório Gabriella Roza Arquitetura e Interiores, busca favorecer a circulação em torno da ilha e da bancada fixa, produzida em Silestone Acqua Fraccaroli, que é um dos destaques do projeto. “As pessoas podem interagir com a proprietária quando ela está no comando do cooktop”, explica a arquiteta. Para complementar e trazer mais praticidade, a ilha possui uma cuba de inox redonda. Há também uma área de preparo de alimentos e limpeza dos utensílios, localizada junto às janelas e que, por isso, recebe excelente iluminação natural. Cuba com dosador de sabão, triturador de alimentos e uma lixeira de embutir, tudo em aço inox, combinam com os eletrodomésticos. A bancada, a ilha e os detalhes em pedra foram feitos em nanoglass, pedra industrializada produzida a partir de resina e pó de vidro. A parte interna dos armários foi executada em MDF branco, enquanto as portas de abrir, basculantes e gavetas têm frentes em vidro com película branca, no intuito de conseguir a mesma tonalidade do branco. “Os nichos ganharam pintura em laca fosca da mesma cor da bancada, para ‘quebrar o branco’ presente em toda a cozinha, trazendo mais personalidade ao ambiente”, diz Gabriella. No piso, porcelanato polido. Já as paredes foram revestidas com pastilhas em vidro na tonalidade cristal. As cadeiras Saarinen agregam design e um pouco mais de branco. Gabriella Pinheiro Roza gabriellaroza@yahoo.com.br

22 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 22

24/10/2018 02:22:20


23_CasaVip_04.pdf 1

24/10/2018 20:38:49


FOTOS: JANA DE OLIVEIRA (COZINHA) E IGOR GOMES (ARQUITETO)

INSPIRAÇÃO

PEQUENA, MAS CHEIA DE ESTILO E PERFEITA PARA RECEBER OS AMIGOS

Lucas Barbosa StudioLucca escritoriocls@hotmail.com

AMBIENTE

único

m pequeno espaço, grandes experiências gastronômicas. Era assim que o jovem casal imaginava sua cozinha: o lugar da casa perfeito para dividir com os convidados os preparos de refeições. O Studio Lucca assumiu, então, o desafio de fazer tudo isso em uma área de apenas 9 m². Lucas Barbosa, diretor criativo do estúdio, e sua equipe decidiram remover parte da parede que existia entre a sala de estar e a cozinha, para criar um ambiente único e contínuo. “A área de trabalho, que compreende cuba, bancada, armários aéreos e gavetas, foi projetada para não ficar à vista de quem entra na casa. Já o fogão em primeiro plano é um convite à alquimia dos sabores e aromas”, explica Lucas. Se-

gundo ele, a mesa de refeições e o bar são elementos que definem a área da cozinha como espaço de convivência agregada à sala de estar. O piso escolhido, o porcelanato Carrara, contribui para a integração dos ambientes. Além dos vinhos, bourbons e licores, o bar também tem espaço para livros e cristais, peças que representam um pouco do estilo dos moradores. Um detalhe interessante está nos puxadores das prateleiras aéreas próximas dos nichos das bebidas, que foram aplicados na posição invertida. “A mudança deu a esses acessórios uma nova função: os puxadores viraram anteparos”, comenta Lucas, que adora brincar com as possibilidades do mobiliário e romper paradigmas.

24 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 24

24/10/2018 02:22:20


Ambiente Casa Cor Ribeirão Preto - Arquiteto Valter Felix, Isabel Maynart e Rosangela Oliveira

Linha

Rambla | Ref. 630024 | 5 faces | 63 x 108cm

Rambla Com inspiração nas Ramblas de Barcelona, a linha traduz o ritmo urbano do concreto em um porcelanato de gráfica árida em tons claros e neutros.

Linha

Cabernet | Ref. 630025 | 8 faces | 63 x 108cm

Cabernet

As tonalidades quentes do mármore

Cabernet se inspiram no encorpado vinho, trazendo a sofisticação e o refinamento ao ambiente.

www.villagres.com.br

CasaVip_04.pdf 25

EDIÇÃO COZINHAS 25

24/10/2018 02:22:20


COZINHA

versátil

raticidade para uma rotina corrida, mas um bom espaço para curtir o tempo livre com amigos. Esse equilíbrio norteou a arquiteta Vanessa Anflor no desenvolvimento do projeto da cozinha do apartamento de um jovem empresário. Para trazer funcionalidade, considerando o espaço amplo, com muitas aberturas e poucas paredes para armários, a arquiteta criou uma grande ilha em forma de “u”. A paleta de tons de cinza dá o toque masculino ao ambiente. Para acrescentar um pouco de cor e brilho, Vanessa aplicou na parte frontal da ilha o revestimento da linha Connect, nas cores azul, branco e cinza. A bancada mais alta, feita em madeira maciça, fica apoiada sobre uma parede de pedras (também usadas na churrasqueira). A vegetação

sobre o rack da coifa traz a natureza para dentro do espaço. A cuba de quartzo preto dá mais sobriedade à ilha, que tem tampo de quartzo cinza. A chopeira ficou estrategicamente posicionada em frente à churrasqueira e próxima da bancada mais alta, para facilitar o acesso. A torre onde ficam a geladeira e a cafeteira foi feita em mdf padrão concreto, com portas em espelho fumê. Uma das poucas paredes do ambiente ganhou uma grande cristaleira com bar, adega climatizada, cervejeira, máquina de gelo e freezer. E mais: “O cliente queria uma mesa para 12 lugares. Utilizamos uma prancha inteira de madeira maciça com 3,5 metros de comprimento, apoiada sobre pés de vidro para dar leveza à peça, juntamente com as cadeiras Ghost em acrílico”.

FOTOS: CARLOS SILVA (COZINHA) E ALICE COSTA (ARQUITETA)

INSPIRAÇÃO

26 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 26

24/10/2018 02:22:20


MODERNA, PRÁTICA, CHEIA DE RECURSOS, COM MUITO ESPAÇO E CONFORTO PARA CONFRATERNIZAR E CURTIR O TEMPO LIVRE

Vanessa Anflor anflor.arq@gmail.com

EDIÇÃO COZINHAS 27

CasaVip_04.pdf 27

24/10/2018 02:22:20


˜

Linha Design | Padrão Trancoso

Linha Nature | Padrão Belgrado

Existe um produto Duratex perfeito para os diversos estilos de morar e viver. Além dos pisos laminados, vinílicos e rodapés Durafloor, conheça nossos catálogos de painéis de madeira para produção de mobiliário e revestimento de paredes. 28 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 28

duratexmadeira.com.br • 0800 770 3872 fb.com/DuratexMadeira

@duratex_pisosepaineis

24/10/2018 02:22:20


EDIÇÃO COZINHAS 29

CasaVip_04.pdf 29

24/10/2018 02:22:20


INSPIRAÇÃO

momentos Claudia Almeida formattoclaudia@hotmail.com

encontro de duas artes, fotografia e gastronomia, inspirou a arquiteta Claudia Almeida na criação da cozinha apresentada durante a Mostra Casa Design 2017, em Búzios (RJ). O ambiente intimista, projetado para receber pessoas em torno da mesa, é uma homenagem ao fotógrafo Frederico Santa Rosa, que, além de incríveis cliques, também tem talentos culinários. “O armário na cor matone remete aos tons alaranjados do pôr do sol, cena muito registrada pelo fotógrafo em várias partes do mundo”, revela a arquiteta. E não faltam detalhes. A parede do aparador foi revestida com Brise Concreto 1,19 x 28,8 cm. Já para a parede da torre do forno a arquiteta escolheu o revestimento City de 1,06 x 53 cm. O pé da mesa foi desenhado e executado especialmente para este projeto. Batizada de gabião de rolhas, a peça permite o armazenamento das rolhas de vinhos, que, assim como uma fotografia, preservam a lembrança de momentos especiais. No piso Claudia utilizou porcelanato Legno Maso formato 1,06 x 26 cm.

FOTOS: FREDERICO SANTA ROSA

PARA GUARDAR

30 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 30

24/10/2018 02:22:20


CLAUDIA ALMEIDA CRIOU NESTA COZINHA UM AMBIENTE INTIMISTA, PROJETADO PARA RECEBER PESSOAS EM TORNO DA MESA. O PROJETO É UMA HOMENAGEM A DUAS ARTES, A GASTRONOMIA E A FOTOGRAFIA EDIÇÃO COZINHAS 31

CasaVip_04.pdf 31

24/10/2018 02:22:20


INSPIRAÇÃO

ambientes

ideia básica do projeto nasceu da necessidade de ampliar a cozinha, integrando-a à área da varanda com churrasqueira. Assim, a arquiteta Layla Ferreira optou por nivelar todo o piso utilizando um porcelanato padrão concreto. E para promover uma integração com a área externa, ela projetou um deck ligando a cozinha ao ambiente da piscina. Na concepção desse novo espaço o conceito foi além de ampliar: os proprietários queriam transformar a cozinha em um espaço gourmet, que pudesse funcionar como mais uma área social da casa. Por isso a grande mesa de jantar, a churras-

queira e uma porta que se abre totalmente para o deck e o espaço de lazer externo. “Agora, além de atividades do dia a dia, como café da manhã, almoço da família e lanches rápidos, a cozinha é também um espaço aconchegante e funcional para receber amigos”, explica a arquiteta. Buscando um ar contemporâneo e sofisticado, Layla utilizou materiais nobres, como madeira de demolição, associados a revestimentos cimentícios. As cores neutras e uma iluminação direcionada valorizam cada material utilizado e cada detalhe. As luminárias circulares têm como objetivo trazer um ar de modernidade ao ambiente.

FOTOS: HENRIQUE OGATA (COZINHA) E WELLINGTON BAETA (ARQUITETA)

INTEGRADOS

32 EDIÇÃO COZINHAS

06 INSPIRAÇÃO.indd 32

25/10/2018 11:52:19


Layla Ferreira escritorio@laylaferreira.com.br

MAIS DO QUE UMA COZINHA, OS MORADORES QUERIAM UM ESPAÇO GOURMET PARA RECEBER AMIGOS EDIÇÃO COZINHAS 33

CasaVip_04.pdf 33

24/10/2018 02:22:20


34 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 34

24/10/2018 02:22:20


EDIÇÃO COZINHAS 23

35_CasaVip_04.pdf 1

24/10/2018 20:38:58


PROJETO

COM A

CARA E A

esde o hall de entrada, o apartamento do casal Rosane Marchetti e Luiz Roberto Martins Filho desperta uma forte impressão. Localizada no bairro Bela Vista, em Porto Alegre (RS), a residência de 220 m² revela a criatividade do projeto de decoração e o gosto de seus moradores. O resultado é uma moradia única, cheia de personalidade. A proposta das arquitetas Luana e Lisandra Mundstock levou em conta o espírito inovador do casal e as possibilidades oferecidas pelo espaço, num equilibrado jogo de modernidade com elementos clássicos. O projeto aproveitou o pé-direito alto, com a laje de concreto aparente, mas infundiu-lhe uma dimensão de cor e luz. Portas e paredes passaram por uma releitura, com a aplicação de laca, e a madeira natural contrasta com a múltipla coloração dos am-

bientes: cinza, verde, roxo, preto e bordô. A profusão de cores impregna o apartamento de intensidade, vida e alegria. Os tons de cinza foram concentrados no hall de entrada, transmitindo um ar mais clássico. Cada ambiente tem sua identidade, seja pela aplicação de uma parede colorida, pelo uso de painéis em couro ou madeira, pela valorização de materiais brutos. A sala de estar, composta por três ambientes (TV, lareira e estar de entrada), mostra bem esses detalhes. Um dos pontos altos da sala é a já existente porta antiga com vitrais, que foi laqueada de verde. O painel que a complementa emoldura o quadro de Lou Borghetti (Anjo Missioneiro). A lareira também foi laqueada de cinza para receber o quadro de Sérgio Lopes (inspirado em A Dama com Arminho, de Leonardo da Vinci), que dialoga com a estante de livros

FOTOS: MARCELO DONADUSSI

DOS DONOS

36 EDIÇÃO COZINHAS

36_CasaVip_04.pdf 1

24/10/2018 11:52:25


O PROJETO FOI TODO CONCEBIDO LEVANDO EM CONTA OS HÁBITOS E OS GOSTOS DA PROPRIETÁRIA, UMA JORNALISTA. O CONTRASTE ENTRE O CLÁSSICO E O CONTEMPORÂNEO ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS ESPAÇOS

EDIÇÃO COZINHAS 37

37_CasaVip_04.pdf 1

24/10/2018 11:52:18


PROJETO

UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS MARCANTES É O USO DE CORES FORTES, QUE DELIMITAM SETORES DO ESTAR E CONFEREM PERSONALIDADE AOS AMBIENTES. NA SUÍTE, A PAREDE COR-DE-ROSA É UM DESTAQUE

vertical. O tapete tem estampa de zebra, como uma espécie de símbolo do ecologicamente correto, uma das bandeiras que o casal defende. A personalidade da jornalista Rosane Marchetti, arrojada, disposta ao novo e com ótimo senso estético, foi, segundo as arquitetas, o que tornou o trabalho gratificante. Além da sintonia, tiveram a oportunidade de pensar um projeto sustentável, aproveitando alguns elementos que já existiam no apartamento. “Eles já tinham móveis com marcenaria bem elaborada, cheios de detalhes. Para deixar o visual mais moderno, utilizamos laca aplicada diretamente com pistola, deixando os detalhes antigos com perfil bem contemporâneo. Laqueamos portas, colunas, painéis, cortineiros e até a lareira, tudo com detalhes de marcenaria superelaborados”, relatam. Na churrasqueira as arquitetas aplicaram porcelanato preto fosco no piso e revestiram as paredes com painéis de madeira natural, carvalho americano. O tampo da pia é em granito kouros preto, com cuba

na própria pedra e um misturador bronze, o que conferiu ao conjunto um toque de elegância. Para iluminação foram utilizados trilhos com spots fixados na laje aparente, com foco nos objetos. Sem muita luz geral, pois Rosane prefere ambientes mais aconchegantes, com luz indireta. Na sala de jantar, o forro e o piso existentes foram mantidos. O destaque é a parede revestida de veludo estampado com galhos de oliveira e o quadro do artista Antônio Soriano, além do espelho feito sob medida. O quarto do casal segue a tendência da laje de concreto aparente. Uma das portas recebeu laca na cor rosa, e a parede que a acompanha tem pintura da mesma cor. Na cabeceira da cama foi colocado um painel ripado de lâmina de madeira natural de louro freijó, que se transforma em parte do forro, para esconder uma viga. Um apartamento confortável, colorido, que valoriza a arte e o design nacionais é o resultado deste projeto cheio de inovações e de personalidade.

38 EDIÇÃO COZINHAS

38_CasaVip_04.pdf 1

24/10/2018 11:52:31


39_CasaVip_04.pdf 1

24/10/2018 11:52:37


Ô DE CASA!

de um milagre À ESPERA

ara definir o nosso presidente, foi necessária dose dupla. Sabe aquela sensação e questionamentos comuns diante da necessidade de um exame para complementar um diagnóstico ainda impreciso ou de uma cirurgia um tanto complicada? Coisas do tipo: como será? Será que vai dar certo? Escolhi um especialista no assunto? A equipe tem competência para fazer o que propõe? Estou bem assistida? Posso confiar? Será que para esse mal tem cura? Quanto tempo de cirurgia? O pós-cirúrgico é muito sofrido? O tratamento é dolorido? O remédio eficaz é amargo? Tem contraindicação ou provoca reações adversas? Terei condições, psicológicas e financeiras, para passar por tudo isso? Enfim, sobreviverei? Pois é! Essa sensação e perguntas que não querem calar insistem em me acompanhar. Como se não bastasse, um friozinho na barriga, por conta das expectativas e incertezas, também faz parte do pacote. Afinal, sinto que estamos na UTI há décadas e em fase terminal. Agora, é decisivo: ou vai ou racha! E se não for, definitivamente a vaca vai pro brejo. Em família ou entre amigos o assunto constantemente aparece, e será assim por um bom tempo. E embora o discurso seja de que respeitar as diferenças é fundamental, na prática isso está longe de funcionar. Laços são cortados, nós são atados. Cada pessoa defende o seu ponto de vista na tentativa de convencer os outros de que certa está ela. “Eu não disse !?” A verdade é que, independentemente do resultado, aqui estamos nós. No mesmo barco à espera

de um milagre, com um agravante: metade rema para um lado enquanto a outra metade para o lado oposto. E como estamos em meio a tempestades, vendavais, furacões e terremotos já há algum tempo, com certeza a maioria não sobreviverá a um tsunami. Então, que ele não venha! À espera de um milagre, somos náufragos em busca de um farol, de rumo e de um porto seguro. Exaustos, precisamos de tempo para respirar, de preferência, aliviados. Então, “Wilson”, por favor, me escute. Torça para que sejamos resgatados por nossa escolha, que a maré mude e que permaneçamos persistentes e esperançosos até que isso aconteça. E que nessa luta pela sobrevivência reaprendamos a importância dos valores fundamentais da vida. Afinal, fomos arrastados até aqui por alguns que os abandonaram e puseram muitas coisas e projetos a perder. Por fim, “Wilson”, torça para que sejamos tão fortes e determinados quanto o seu amigo Chuck Noland, interpretado por Tom Hanks. Assim, não morreremos na praia, não ficaremos sem chão, teremos sempre em quem confiar, alguma solução, e apesar de todas as dificuldades, reencontraremos o nosso país. Por mérito e por direito. A hora H é agora. Já meio anestesiada, as vozes que vêm de fora vão se tornando inaudíveis e confusas. Mergulho no meu silêncio, no meu mar de reflexões e ponderações. Faço e farei a minha parte. Confio e aguardo serenamente o desdobramento de tudo isso. Quero sobreviver e sei que nada acontece por acaso. A escolha foi feita. Que venha o tempo de cura!

POR CLAUDIA MARIA CHAVES, PSICÓLOGA E PUBLICITÁRIA

40 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 40

24/10/2018 02:22:21


EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 41

CasaVip_04.pdf 41

24/10/2018 02:22:21


BEM VIVER

singelos CAMINHOS

PARA UMA

SOCIEDADE + FELIZ

42 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_04.pdf 42

24/10/2018 02:22:21


poderosa revolução dos costumes dos anos 60 destruiu tabus e preconceitos, sobretudo no campo dos afetos e da sexualidade. É possível, no entanto, que essas profundas mudanças tenham atingido alguns valores positivos que faziam parte do nosso cotidiano. Certos princípios de empatia, tolerância, gentileza e solidariedade desintegraram-se e se tornaram menos frequentes no dia a dia. Quem sabe o enfraquecimento de hábitos de cortesia seja decorrência da noção de que cada ser tem o direito de buscar primeiramente a sua felicidade pessoal. É como se o prazer da liberdade se impregnasse de uma visão hedonista, carregada de egoísmo e alienação em relação aos outros. Dentro da teia de uma sociedade consumista projetamos com frequência um individualismo sem limites e sem delicadeza. Isso nos torna mais felizes? Abranda o sentimento de solidão que por vezes experimentamos? Dissolve esta vaga sensação de mal-estar que nos acomete de quando em quando? É provável que não. Talvez uma das respostas para aplacar o nosso desassossego resida no simples fato de assumir a consciência de que o outro existe. O outro, aquele que não vemos, mesmo que esteja ao nosso lado, no bar, na rua, no cinema. O outro, o invisível, o diferente. A indiferença em relação ao próximo é uma das marcas mais negativas do nosso tempo. Vivemos um momento em que não toleramos o diferente, não suportamos aquele que manifesta opiniões distintas das nossas. Como podemos viver de forma harmônica e feliz se não aceitamos as diferenças, visto que é a multiplicidade racial, sexual, religiosa, política e comportamental que constitui a vida em sociedade?

EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 43

CasaVip_04.pdf 43

24/10/2018 02:22:21


BEM VIVER

A EMPATIA É A HABILIDADE DE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO, É COMPREENDER OS SENTIMENTOS DE OUTRAS PESSOAS

Uma coisa é certa: esses atos singelos, repetidos no cotidiano, criariam dentro de cada um de nós a sensação de pertencimento a uma comunidade humana e de reconexão com o nosso próprio eu.

VALORES QUE PODEMOS EXERCITAR NO COTIDIANO Empatia A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro. É ser sensível a ponto de compreender emoções e sentimentos de outras pessoas. Diferente de simpatia, que é vivenciar as emoções do outro sem obrigatoriamente se colocar no lugar dele. Para a professora da Universidade McGill, Ani-

FOTOS: BANCO DE IMAGENS

Recuperar esses valores e desenvolver essas qualidades aparentemente perdidas pode ser o caminho não apenas para a construção de uma vida coletiva mais generosa e com mais afeto, mas para a própria satisfação pessoal, afastando-nos dos sentimentos de desconforto, desamor e insensibilidade. Não poderíamos lançar pontes em direção ao outro? O nosso eu não se gratificaria com pequenos gestos de cordialidade, como, por exemplo, parar o carro e deixar um pedestre passar na faixa de segurança, oferecer o lugar para uma pessoa mais idosa no transporte coletivo ou agradecer com um sorriso ao caixa do supermercado? O aceno de agradecimento do pedestre ou do idoso não sinalizaria nossa comum disposição para o estabelecimento de uma rede contínua de gentilezas e fraternidade? 44 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 44

24/10/2018 02:22:21


ta Nowak, se a sociedade quiser sobreviver como espécie, precisa se submeter a uma revolução empática, pois esse sentimento seria a única emoção que expressa a igualdade entre os seres humanos. Mas o bom disso é que, segundo especialistas em neurociência, é uma característica que pode ser aprendida e treinada. Gentileza A gentileza é o aflorar de uma mente pacífica onde há espaço para o outro. Oferecer isso é o começo da expressão de bondade no mundo. Para ser capaz de expressá-la, é preciso que você gere primeiro gentileza, apreço, ternura, amizade por você mesmo. É sinal de inteligência e educação. Além de conseguir demonstrar em cada gesto a preocupação com o bem-estar do outro. É usar com frequência as três palavras mágicas da civilidade: obrigado, com licença, desculpe. Elas têm o poder de desarmar os espíritos e facilitar as relações humanas. Isso é civilizado, isso é gentil. Tolerância É o grau de aceitação diante de um elemento contrário, ou seja, é a capacidade de entender outra pessoa ou grupo social que tem uma atitu-

de diferente das que são as ditas “normas” sociais ou das que você teria. Tolerar nada mais é do que permitir que algo prossiga, mesmo que você não concorde com determinada atitude ou valor. Solidariedade Este ato caminha ao lado do amor incondicional, é um gesto que não precisa de plateia, é simplesmente uma ação de interajuda quando mais precisamos. Ser atencioso e movido por um desejo de entender adequadamente as pessoas. Parar, enquanto o outro fala, fazer comentários de apoio, gestos suaves e positivos, ou até um suspiro de solidariedade, um balanço encorajador com a cabeça. Simples atitudes que elevam a consciência e fazem bem à alma. Compreensão Vem a ser um processo psicológico que indica o entendimento do significado de algo. Exercitar a compreensão em relação a nós mesmos e ao mundo traz mais leveza para a rotina e paz interna. Compreender de uma forma acolhedora significa que você deseja profundamente que os outros se sintam aceitos, apreciados e valorizados independentemente de seus defeitos. EDIÇÃO COZINHAS 45

CasaVip_04.pdf 45

24/10/2018 02:22:21


NOSSA CASA

ASSEMBLEIA DE ASSOCIADOS

“LEVE AMOR PARA ONDE FOR” A segunda assembleia anual da Associação Casa Vip aconteceu em São Paulo no dia 16 de agosto. Um jantar de confraternização realizado na véspera, com o tema “Leve Amor para onde for”, marcou a abertura do encontro. Estiveram presentes 28 participantes de 18 empresas associadas. Resultados, metas, investimentos em marketing, endomarketing e a criação de novos comitês foram alguns dos assuntos que fizeram parte da pauta da assembleia. Grande parte dos associados aproveitou a oportunidade para visitar feiras de móveis e decoração que aconteciam na cidade.

ENCONTRO TÉCNICO

Aconteceu em Rio das Ostras o terceiro encontro da Equipe de Logística da Associação Casa Vip. A Vilarejo Acabamentos foi a responsável pelo evento. Os participantes do terceiro encontro de logística chegaram em Rio das Ostras no dia 5 de agosto e ficaram hospedados no Hotel Vilarejo. Num primeiro momento, a equipe foi a campo para ver, entender e sentir como tudo funciona, não só no Centro de Distribuição mas também em algumas lojas do Grupo Vilarejo. As lojas visitadas foram a de Macaé e a de Rio das Ostras. No final da tarde da própria segunda houve uma reunião para tirar dúvidas e trocar informações. À noite, um jantar de confraternização com todos os gerentes marcou o encerramento do encontro. Diretores e gerentes de 13 empresas associadas, totalizando 17 pessoas, estiveram presentes nessa visita à Vilarejo.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

VILAREJO SEDIA O 30 ENCONTRO DE LOGÍSTICA

46 EDIÇÃO COZINHAS

CasaVip_04.pdf 46

24/10/2018 02:22:21


EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 47

CasaVip_04.pdf 47

24/10/2018 02:22:21


48 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_04.pdf 48

24/10/2018 02:22:21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.