Entender a mulher #1

Page 32

32

Aos 20, 30, 40, 50, 60: Seu melhor em cada fase

O alimento de cada

primavera

ainda que regras de alimentação valham para a vida toda, cada fase tem suas necessidades. Atendê-las pode deixar você mais animada, feliz e bonita texto Mariana Gomes ilustração Lupe

T

udo começa no prato. O que você come não só abastece o organismo, como influencia a imunidade, o humor, a força, a aparência... E ainda combate uma infinita lista de problemas de saúde. Embora as dietas mudem como a moda, uma boa alimentação segue regras básicas, válidas a qualquer tempo.“Equilibrar o que ingerimos significa comer um pouco de tudo para garantir uma rotina mais ativa e saudável”, diz o geriatra Clineu Almada Filho, de São Paulo. A conta é simples e bem conhecida.“O ideal é consumir cerca de 60% de carboidratos, 30% de proteínas e 10% de gorduras por dia”, ensina Clineu. Melhor se a fonte desses carboidratos for alimentos integrais, legumes, verduras e frutas; que as proteínas sejam magras e as gorduras, vegetais. Evitar alimentos industrializados, sal e açúcar também consta na lista de bons hábitos. Junte a tudo isso a lei da hidratação: beber 2 litros de água por dia desintoxica e faz o organismo trabalhar melhor. Mas se o básico é regra para a vida inteira, há necessidades específicas que variam conforme a fase. “Com o avanço da idade, o metabolismo muda e o corpo demanda diferentes substâncias”, diz o nutrólogo carioca José Alexandre Portinho. As necessidades individuais devem ser determinadas por um especialista. Mas conhecer seu organismo em cada etapa ajuda a fazer boas escolhas agora. Confira!

Aos

20

Sua vida, seu corpo: Estudar, trabalhar e ainda manter a vida social agitada: nessa fase, a correria dá o tom. Para manter o pique e não deixar as atividades de lado, o organismo precisa de energia. Os hormônios podem estar instáveis ainda, e a TPM tende a apertar. É bom para você: Carboidratos abastecem seu corpo, mas escolha as versões integrais de arroz, massas e pães – as fibras que elas contêm prolongam a saciedade. Leite, queijos e derivados com baixo teor de gordura também caem muito bem: além de ajudar na construção dos músculos, podem amenizar a TPM. Dica de ouro: Alimente-se a cada três horas para manter o metabolismo em alta. Carregue com você lanches como frutas secas, biscoitos integrais e sucos. Rico em minerais, o tomate acelera a resposta dos músculos para quem malha.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.