
1 minute read
Nós e o Servo de Deus Henri Caffarel
Disse o Papa: “Queridos filhos e queridas filhas, vós estejais bem convencidos de que ao viver as graças do sacramento do matrimônio é que caminhais, com ‘um amor incansável e generoso’, rumo a essa santidade a que somos todos chamados pela graça. Não por uma exigência arbitrária, mas sim pelo amor de um Pai que quer o pleno desabrochar e a felicidade total dos seus filhos. Para consegui-lo, aliás, não estais abandonados, já que Cristo e o Espírito Santo, ‘as duas mãos de Deus’, segundo a expressão de Santo Irineu, trabalham sem cessar em vosso favor”.
O Papa fez dos casais das ENS não apenas destinatários da Boa Nova sobre o amor humano, mas ainda confiou-lhes uma missão pioneira de difundir a Boa Nova do amor conjugal, levando-a aos milhões de casais nos quatro cantos do mundo, que aspiram ser felizes em seu casamento, beneficiando-se das graças abundantes do sacramento do matrimônio, buscando a Deus juntos. Pe Caffarel se empenhou pessoalmente nesta missão, animando as suas equipes.
Advertisement
Coroando sua missão a serviço do amor, o Pe Henri Caffarel enriqueceu a vida das ENS, desde a preparação para o Encontro Internacional de Lourdes (1965), concitando-as a viver o “mandamento novo”, trazido pelo Cristo – “Amai-vos como EU vos amei” (Jo 13,33-34), que constitui o auxílio mútuo das ENS, exercício essencial da caridade, um socorro material e espiritual prestado a um irmão em Cristo. Este testemunho de vivência do amor mútuo, que faz parte da mística do Movimento, uma vez bem exercitado dentro da comunidade da equipe, com facilidade e frutos ultrapassa seus limites para ser vivido fora, entre os esposos, entre pais e filhos e nas relações sociais.
Em 1973, o Padre Caffarel decidiu deixar a sua função de Conselheiro Espiritual da Equipe Responsável pelo Movimento, sem, contudo, abandonar as Equipes; apenas saiu da linha de frente, para se dedicar aos retiros e semanas de oração, que organizava na casa de oração de Troussures, onde viveu até seus últimos dias.
Padre Caffarel sempre esteve ao serviço do amor – ser amado e amar. O jogo estava feito! Seja qual for a sua obra, ela terá um objetivo primordial: colocar cada pessoa diante de Deus, origem de toda a vocação; levá-la a experimentar o inebriante Amor de Deus. E os desafios continuam e têm tomado grandes proporções.
As ENS têm missões a desempenhar, seguindo seu carisma, em resposta de colaboração à Igreja do Século XXI.
Contamos sempre com a intercessão do Padre Caffarel, Profeta do Amor, Servo de Deus, em nosso auxílio!
Graça e Eduardo
ENS do Bom Conselho - Setor B 19.05.2023
*PCE: escuta e meditação da Palavra de Deus, oração conjugal,dever de sentar-se, retiro, regra de vida.
Esse espaço esta a disposição para que todos possam escrever sobre o nosso fundador Pe Henri Caffarel.
Envie-nos sua contribuição