3 minute read

Expansão na Região

Next Article
Momento 14 na RS I

Momento 14 na RS I

Testemunho

No seu discurso em 2015 em Roma aos Casais Responsáveis de Região, o Papa Francisco dizia que as Equipes de Nossa Senhora possuem algo muito precioso que deve ser partilhado, lembrando-nos que a nossa “espiritualidade, se não é missionária, fica no meio do caminho”. Neste sentido, o documento Vocação e Missão esclarece que as palavras do Papa “foram certamente um apelo a colocar a pedagogia das Equipes ao serviço da sua missão, pois nela está a nossa força e o que podemos partilhar.

Advertisement

Inspirados por este espírito queremos começar este artigo juntando alguns de nossos lemas dos últimos anos: Ousar o Evangelho, saindo sem medo e construindo pontes. Sim, porque a pandemia pode ter nos causado muita apreensão, algumas tristezas e dores, mas percebemos que saímos mais intensos, mais fortes e determinados daquele período.

O Movimento mostrou sua maturidade enfrentando todos os desafios que foram se apresentando mês a mês, um após o outro: realizar EACRE e seus pré e pós encontros, mutirões, formações, reuniões de trabalho e reuniões de equipe e até momentos fortes de espiritualidade no lar. Cada um dos desafios foi sendo vencido com fé, perseverança e certeza de que seguíamos como os primeiros equipistas no Brasil, que eram orientados também à distância pelo Pe Cafafrel, que da França enviava cartas e orientações ao casal Moncau e vejam só como foi bela a obra que as ENS realizaram no Brasil.

Então, mal terminada a pandemia, nosso Movimento mostra sua força na Região RS I com as experiências comunitárias que estão em curso no interior do Estado e como uma árvore que é podada para sobreviver ao inverno, a Região refloresce em novos ramos, pois como lemos nos documentos das ENS, a Expansão é a renovação do Movimento, é a criação de novas equipes. E para que os novos ramos nunca parem de florescer, o Movimento nos ensina que todo Setor precisa ter no mínimo uma Experiência Comunitária por ano, pois este é um dos mais importantes e indispensáveis serviços que os setores devem prestar, quer seja para o crescimento do Movimento, quer seja para a evangelização dos casais, na esteira do que nos pede o Papa Francisco, neste mundo que clama por vida!

Então hoje vamos falar da expansão na cidade de Butiá/RS, que está situada a 85 km de Porto Alegre e a 43 km de Pantano Grande. A expansão teve início em 2022, quando o Pe Santiago, pároco da Igreja Santa Teresinha, em Butiá desde 2021, procurou o Casal Regional Aida e Jurandir com a proposta de criação de Equipes de Nossa Senhora na cidade. A proposta foi imediata e alegremente abraçada.

Após reuniões de preparação para o início da expansão, com o Pe Santiago, o Pe Adriano (SCE da RS I), o casal Aida e Jurandir, nós e também com Dom Adilson Busin, que era o então bispo daquele vicariato, partimos em caravana para o Encontro de Informação sobre as ENS que ocorreu no salão da Paróquia Santa Teresinha em 11 de abril de 2022 e contou também com a presença do então Casal Responsável do Setor do Vale do Rio Pardo, Camila e Ismael.

Lá encontramos um salão com 20 casais, 3 irmãs e 1 diácono, que entre informação e canções, se encantaram com o nosso Movimento. Nascia ali este projeto tão frutuoso, que hoje reúne 12 casais e uma irmã em duas equipes coordenadas pelos casais Camila e Ismael, do Setor VRP, e Bete e Miguel, do Setor G, que já realizaram o 10º e o 11º encontro, respectivamente. A expectativa é de que as pilotagens iniciem ainda este ano.

Mas as boas notícias não param por aí, pois no dia 19 de junho já estamos programados para mais uma viagem a Butiá, juntamente com CRR Aida e Jurandir, para a 1ª reunião de Experiência Comunitária com mais uma equipe. A terceira equipe será coordenada pelo casal Íris e Mariom, do Setor VRP, que também estará presente, assim como o incansável Pe Santiago, que além de tudo, é o SCE da nossa Região. Então logo teremos três novas equipes em Butiá que estarão ligadas ao Setor Vale do Rio Pardo, um Setor que cresce em número e em vida para o Movimento.

A paixão dos equipistas pelo Movimento faz maravilhas e o Senhor nos conduz por seus caminhos para plantar a semente da santidade conjugal e “oferecer um caminho de felicidade e de santidade”. Então, atendendo ao apelo da ERI ao dizer que as equipes são “comunidade de oração e comunidade missionária como a frente e verso do casal, comunidade de amor”, pedimos muitas orações para estes casais e os coordenadores das Experiências Comunitárias, para que o Espírito Santo não deixe de agir, como tem agido por todos estes anos na difusão e expansão do movimento, e nunca deixe faltar o vinho bom, o vinho da verdadeira alegria, nestas novas equipes.

Estela e Carlos

Casal Apoio para a Expansão da RS I

Continua firme o Programa Semanal do SCE da Província SUL III - Frei Levi Toda segunda-feira nas redes sociais da Região temos um nova mensagem para motivação e reflexão.

This article is from: