2 minute read

Tema que ajuda a despertar a capacidade de olhar a realidade

Amados e amadas de Deus, saúde e paz. Nosso Movimento é fruto da ação do Espírito Santo na Igreja. O Divino Espírito suscitou no coração dos fiéis cristãos, casais e sacerdotes, um carisma a partir de um desejo que surgiu e apontou para um caminho a ser trilhado: o desejo de santidade a partir do sacramento do Matrimônio. Foram casais e sacerdotes, em profunda comunhão com a Igreja, que sentiram, acolheram e se dispuseram a viver o chamado à santidade pela conjugalidade construída diante do Altar, sob as bênçãos de Deus. Este é o carisma! Mas também não se esqueceram que um carisma não é suscitado apenas para o Movimento, mas para ajudar a Igreja a realizar sua missão. Lembremos que o Matrimônio é um sacramento de Serviço!

Dessa forma,o Movimento com seus membros está profundamente enraizado na vida da Igreja e participa de sua caminhada na construção do projeto do Reino de Deus. Ele, cada dia mais, vai se tornando uma fonte de fecundidade conjugal para os casais e um sinal para o mundo. Para que os casais vivam e o mundo creia!

Os equipistas são cristãos batizados, que manifestam sua comunhão com a Igreja, através da participação Eucarística assumindo seu compromisso apostólico pela força da unção do Crisma. O Movimento que vive no seio da Igreja Católica e bebe de suas fontes bíblicas, magisteriais, também se une aos seus compromissos de renovação e transformação da pessoa e da sociedade humana, para que todos cheguem ao conhecimento de Jesus Cristo e construam uma verdadeira “Civilização do Amor”. Integrados ao Movimento, seus membros vivem igualmente a dimensão de pertença e compromisso com sua Comunidade

Eclesial, da qual a equipe é uma pequena fagulha e expressão. Eles manifestam isso pelos exercícios espirituais (PCEs) pensados dentro da tradição espiritual e da ascese da Igreja, pois exigem compromisso, empenho e dedicação para viver o projeto de Deus a partir das renúncias a tudo que prejudica o ser cristão e o ser casal, e aderindo àquilo que faz crescer essas realidades.

Nesse caminho, o tema de estudo aponta para um Movimento que forma os seus membros e os convida a crescerem na compreensão da realidade, no conhecimento da vontade de Deus frente à realidade, e no entendimento de seu compromisso como discípulos missionários de Cristo, a exemplo de Maria, em relação às realidades concretas.

Vale destacar que o tema não tem por objetivo levar os equipistas a uma ou outra atitude direcionada, mas a despertar sua capacidade de olhar a realidade, a refletir sobre ela à luz da Doutrina da Igreja e do pensamento de seu fundador, a buscar através da oração o conhecimento daquilo que Deus lhes pede neste momento de suas vidas e neste contexto da sociedade humana. Nem mais nem menos!

Ser equipistas deve levá-los a ser cristãos e pessoas melhores no mundo, não apenas dentro do relacionamento conjugal, que já acontece dentro do contexto em que se vive e se contempla no entorno, e ali nos pede à conversão.