Page 1

O sul do mundo esconde

histórias não escritas. Segredos que o vento do sul sussurra. No ano de 1548 Francisco de Carabantes desembarcou na região do Biobio, a fronteira com o mundo indígena. Sua primeira atividade como missioneiro foi plantar vinhas nos solos do vale. Hoje, os vinhedos que viram passar a história do Chile começam a ser redescobertos. Reconhecida como uma das regiões vitivinícolas mais diversas do país, a região do sul oferece infinitas combinações de climas locais e solos, permitindo o desenvolvimento de uma viticultura de terrunho, entregando uma forte identidade em todo o vinho elaborado com suas uvas. Viñas Inéditas elabora e comercializa vinhos que seguem uma filosofia enológica: identidade e tipicidade. Desde o vinhedo até a garrafa vigiamos cada detalhe que diferencia nossos vinhos, cada um deles tem vida própria, com uma história e uma mensagem que convidamos a descobrir em cada taça, em cada garrafa de Viñas Inéditas.

Imagina histórias não escritas, lendas não contadas Imagina suaves colinas cobertos de vinhedos Imagina dias ensolarados e noites frescas Imagina bosques milenários e oceano Imagina uma tarde de verão e uma noite de inverno Imagina o perfume das flores e de fruta fresca. Imagina que colocamos tudo isto em uma garrafa Viñas inéditas, imagina, descobre


À

beira do rio Perquilauquen a escassos quilômetros da cidade de Parral, encontramos uma experiência única. A dedicação e a forma artesanal, com que se elaboram estes vinhos é pouco comum. Desde o desgranado à mão e a ausência de maquinaria de bombeio ou prensado permitem manter a identidade e tipicidade desde o vinhedo. Sem pressa fermentam em aço inoxidável e repousam em barris de carvalho americano e encina francesa os nobres Shiraz, Carmenere, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.

P

roduzido nas suaves colinas da cidade de Portezuelo, berço da viticultura chilena, este Cabernet Sauvignon é uma homenagem à cultura Selknam, povo originário da patagônia chilena, hoje já extinto. O mundo espiritual extremamente desenvolvido e o profundo conhecimento do seu meio permitiram-lhes viver em um dos ambientes mais hostis do mundo. Desta mesma forma, o conhecimento profundo dos solos e do clima da região do Biobio dá origem a este Cabernet Sauvignon único e extremo.

A

Viña Santa Sofia está localizada à beira do rio Itata, em sua ribeira sul, recebendo a benção dos raios solares que permitem madurar pausada, mas completamente cepas antigas e quase esquecidas pelo tempo. O Carignan de aromas complexos, estrutura voluptuosa e deliciosa acidez, madura ao lado de um Cinsault suave, amável e cordial. Junto a eles o Carmenere e o Cabernet Sauvignon recebem a mais moderna vitivinificação que respeitam a identidade da cepa e do terrunho. Como parte do antigo coração vitivinicola do Chile, a Fazenda Ñipas foi protagonista durante grande parte do século XIX e XX da história do vinho chileno. Em cada canto é possível encontrar fragmentos daquela história, antigas cepas como o Cinsault ou centenárias plantas de Carignan escreveram na terra os princípios de Santa Sofia: a Sabedoria. Sabedoria que é adquirida através dos anos na tranqüila paciência e reflexão de observar como se relacionam intimamente o solo, o clima, as plantas e a fauna. Isso representa a Loica, ave silvestre presente em todo a Fazenda Ñipas, a cooperação quase sempre invisível que conformam um terroir, a sabedoria da natureza convertida em vinho.

E

nfrente a uma casona patronal no trajeto do antigo caminho real que unia Santiago com as minas de ouro do sul do Chile, encontram-se os vinhedos e bodegas “Rio Itata”. Cada um destes vinhedos tem visto passar a história do Chile, desde as colinas da serra Matanza, hoje plantados com a cepa Pais, até as varandas naturais rodeadas de nogais e laranjeiras, hoje plantadas com Cabernet Sauvignon. O cultivo orgânico dos vinhedos permite descobrir em capa taça a identidade do terrunho, a expressão da terra. O meio natural onde se enlaçam estes vinhedos, com abundante vida silvestre e setores protegidos, nos fala do equilíbrio, da harmonia e da simplicidade que podemos encontrar em cada taça dos vinhos Rio Itata, vinhos da terra. Rio Itata encontra-se disponível em suas variedades Cabernet Sauvignon, Cinsault e Vinho Tinto de mesa.

Difusion Viñas Inéditas  

Triptico presentacion

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you