Revista Ênfase - Edição 49

Page 1

49 ª

EDIÇÃO

www.revistaenfase.com.br

Editora Ênnfase . Ano XIV . Nº - 49 Agosto/2019

A rquitetura O

D escansar ...

lado prazeroso do morar

Campinas Decor 2019 Dicas GRC Decor B ioarquitetura Um

modelo ecológ ico e intelige nte de fazer arquitet ura

T endência s

E ventos

e

D ica s - 2019




Diretoria Rogério Pereira Maria Regina Pereira

EDITORIAL

A revolução do comportamento Consumidores cada vez mais exigentes. Essa é a atual realidade do mercado brasileiro. Independente de estar comprando uma casa ou seis pãezinhos na padaria da esquina, as pessoas esperam um bom atendimento acompanhado de um produto/serviço de qualidade. A falta de tempo dos consumidores, aliada à grande concorrência de mercado, serve como explicação para este fato. Transformações no campo econômico e tecnológico experimentadas nos últimos tempos, tem promovido uma revolução no comportamento do consumidor. Mais exigente, o público já não aguarda o tempo para uma resposta de serviço de atendimento nem adquire um produto ou serviço sem pesquisar o que tem falado sobre o mesmo. Além disso, o consumidor quer preencher todas as necessidades físicas, emocionais, familiares, espirituais, etc. Estudiosos do mercado estão se aprofundando em movimentos culturais de consumo e inovação, observando aspectos como a necessidade de mobilidade. O consumidor deixou de ser massa ou número e, agora, é uma pessoa, um indivíduo. Precisa ser identificado e localizado sob a ótica do estilo, das experiências e expectativas, hábitos, anseios, sentimentos e sonhos. Essa pessoa quer significados, mais que produtos e serviços. Diante disso, administrar uma empresa é ter estratégia, mas principalmente missão e valores. O novo cliente é vaidoso e sagaz porque ele sabe o que quer e sabe que tem um arsenal de possibilidades e informações ao seu dispor. Nesta realidade, cabe às empresas aprender a lidar com o empoderamento ímpar do comprador dos novos tempos. O caminho é um só, adequar-se ao perfil mais maduro deste consumidor. Em meio a esse turbilhão, a revista Ênnfase tem refletido sobre essas constantes transformações. Divulgamos dicas de consumo, mas também de comportamento, atitude entre outros. Em parceria com nossa equipe, colaboradores e clientes, buscamos sempre estar em sintonia a essa nova realidade. Fiquem à vontade para interar com nossos conteúdos. Felicidades e boa sorte a todos! Maria Regina Pereira

Publicidade Rogério Pereira Jornalista responsável Luiz Gonzaga Neto MTB 11.336 Arte e Diagramação Maria Regina Pereira Yuki Kobayakawa Tiragem 3.000 exemplares Colunista Hanna Gouvêa MTB 56.918 Capa Cecília De-Stefani Convidados: Ana Paula Rolli Cecília De-Stefani Claudinei Oliveira Eduardo Monteoliva Eli Obis Fabiana Mondini Gabriela Roncoletta Michel Habib Michele Brizzante Monise Moreno Rafaela Vernille Roosevelt Brizzante Filho Willian Leite

Conceitos ou opiniões emitidos em artigos assinados, bem como logotipos e imagens inseridos em anúncios, não são de responsabilidade desta Editora.

Editora Ênnfase 11-98792-1176 vendas@revistaenfase.com.br www.revistaenfase.com.br /editoraenfase


Tendências 2019

Tendências para o Verão 2019

Pastyl gRAFITE

Além das inúmeras e já conhecidas vantagens que a piscina de vinil oferece, como rapidez na conclusão da obra, menor custo, flexibilidade nos formatos, facilidade no transporte, estanqueidade, etc. Existe atualmente uma constante preocupação do setor com relação às estampas, a busca para que as piscinas harmonizem com diferentes ambientes e locais. A tendência desta temporada são sem dúvida, estampas imitando piscinas naturais e pedras.

Pastyl

A Viniplas sempre na vanguarda do setor, lançou para a temporada 2019/2020 a estampa Pastyl Caramelo, que deixa a água da piscina com um tom verde esmeralda lindíssimo, a estampa Pastyl Grafite, que apresenta a sofisticada tonalidade cinza, super em alta nesta temporada

Pastyl CARAMELO

INDONÉSIA AZUL

Indonésia

Também Indonésia Verde e Indonésia Azul, que se assemelham a pedra Hijau, dando um tom rústico ao acabamento da piscina, opções que têm sido muito procuradas pelos arquitetos e decoradores. Da mesma forma que acontece no mundo da moda, os Revestimentos para piscinas seguem tendências de cores, texturas e formatos de pedras e pastilhas.

INDONÉSIA VERDE

Por: Claudinei Oliveira www.viniplas.com.br agosto - 2019

5


34 18

13

36 28


Sumário 8

5

Tendências para o Verão 2019

8

Descansar... O lado prazeroso do Morar

13

Campinas Decor 2019

18

Dormitório Infantil - Estimulando o

Desnvolvimento 20

Estruturas Mistas

22

Cozinhas

24

Identificação Visual & Design de Interiores

Para Espaços Comerciais

31

25

Cobertura GRC Decor

28

Simplicidade com Toque de Sofisticação

31

Bioarquitetura - Um Modelo Ecológico e

Inteligente de Fazer Arquitetura 34

Saída Fotográfica Com o CAF

36

Dicas Para Decorar Seu Evento

40

DJ - Uma Atração Que Não Pode Faltar

42

Bartender - Surpreendendo os convidados

48

Cobertura - Cotidiana

50

Banda Águas de Netuno


Arquiteta-Cecília De-Stefani

Desacelerar...

O lado relaxante e prazeroso do

morar

Seduzidos pelo encanto do condomínio e pela vista privilegiada, os proprietários decidiram construir sua nova morada. Eles buscavam uma casa para sentir o prazer de viver com mais liberdade em espaços abertos e rodeados de jardim. Os Espaços foram planejados minuciosamente pela arquiteta junto aos proprietários, interessados também em reunir os amigos e parentes, para 8

agosto - 2019

desfrutarem da sua companhia no novo endereço, em um condomínio em Atibaia. Cercada de natureza e tranquilidade, o conceito foi baseado no ideal da simplicidade, onde a preferência por acabamentos naturais reforçaram a atmosfera da casa. Na laje de cobertura da garagem nasceu o solário com vista para o lago, um dos espaços preferidos.


Arquiteta-Cecília De-Stefani arquitetura

Espécies de suculentas e cactos emprestam sua beleza escultural para compor esse belo jardim executado pela paisagista Nircea Pimenta. Ele se destaca pelo uso de plantas sustentáveis como cactos, agaves, suculentas e bromélias.

agosto - 2019

9


Arquiteta-Cecília De-Stefani

O hall de entrada deixa entrever a escada com guarda corpo em madeira e cabo de aço. Generoso espaço abriga cozinha e sala de jantar. O conceito de espaços integrados é uma tendência, cujo principal motivo, além da praticidade, a sensação de plenitude.

10

agosto - 2019


Arquiteta-Cecília De-Stefani

Com desenho orgânico, essa piscina é lugar de lazer e de boas conversas entre os integrantes da família. Para deixá-la mais divertida e com um ar sofisticado, foi projetada especialmente essa cascata , com design ousado e discreto, de onde a água sai em uma deliciosa cortina.

agosto - 2019

11


Arquiteta-Cecília De-Stefani

Versatilidade à prova do tempo, o tijolo é sinônimo de aconchego e solidez. Um elemento que acompanha a séculos a história da arquitetura no Brasil e está presente na alvenaria tradicional. Aqui recorremos às plaquetas que imitam tijolo original , cujo aspecto imperfeito nos remete a uma atmosfera rústica.

12

agosto - 2019

Arquiteta Cecília De-Stefani 11 9 9980 8681 | 4418-2517

ceciliadestefani@terra.com.br

www.ceciliadestefani.arq.br

Nadja Ferreira

Arquitetura e Interiores cau: a36616-1 arq.nadjaferr@gmail.com 11 98278-8210 | 11 34021520


Campinas Decor 2019

campinas decor 2019 Um casarão construído no final do século XIX, no bairro Cambui em Campinas , realizou em junho deste ano, a 24ª edição da Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. Além da total recuperação do imóvel centenário pertencente ao patrimônio público, legado que será deixado ao município, os visitantes tiveram a oportunidade de conferir as tendências e o que há de mais moderno em artigos para decoração e construção, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo.

Studio 50+

Na Campinas Decor 2019, as profissionais trouxeram o ambiente Studio 50+, que é um loft de aproximadamente 50m² projetado para atender pessoas que já atingiram a maturidade e tem conhecimentos das suas necessidades atuais e futuras. Tendo como inspiração a Brasilidade, as profissionais trouxeram para o espaço o uso da madeira, texturas, pedra, cerâmica, obras de arte e pau a pique. Cheio de novidade e modernidade, mas sem deixar de lado o aconchego que todos precisam, o desing escolhido conta com um espaço funcional e prático onde a sofisticação está presente na simplicidade de cada solução. Projeto: Greice Souza Design de Interiores e Patricia Andrade - Design de Interiores

agosto - 2019

13


Campinas Decor 2019

Loft Oboé O Loft Oboé foi projetado para um músico, solteiro, amante de vinhos, boa música e tecnologia. A automação e a iluminação são dois pontos altos do ambiente, que tem marcenaria impecável, com uma paleta de cores masculinas aconchegante e inspirada nas cores do oboé, um sofisticado instrumento musical. As louças do banheiro são de alto design: vaso de alta tecnologia, torneira e cuba assinadas por Jader Almeida. Uma divisória em metalon com fitas náuticas cria um limite entre a área íntima e social. Projeto: Simone Rossi - Designer de Interiores, Josiane Carvalho - Designer de Interiores e Joyce Moraes - Designer de Interiores.

MI casa, su casa A designer traz um ambiente aconchegante, com estilo contemporâneo e moderno, pensado para ser funcional, confortável e inovador. Em destaque, a cozinha traz o lançamento. As linhas retas, acabamentos de alta tecnologia e cores neutras acompanhadas de muita textura são características marcantes dos 92m2 projetados de forma harmoniosa e atemporal, integrados para receber amigos, potencializando a convivência. Projeto: Gal Nunes - Designer de Interiores e de Produtos.

Startup. Startups são modelos de negócio que possuem estruturas enxutas e processos otimizados, visando a um crescimento acelerado a partir da oferta de um produto ou serviço inovador. Com a criação de ambientes funcionais, interação e processos ágeis, conseguem responder mais rapidamente às mudanças do mercado e exigências dos clientes. Visando ao conceito das startups, foi criado um ambiente de trabalho pensando na transformação comportamental e troca de experiências, voltado para criatividade, engajamento dos colaboradores, descontração e prazer no trabalho. Projeto : Alessandra dos S. Scatolin - Designer de Interiores

14

agosto - 2019


Campinas Decor 2019

Sala Parigi Com referências no Estilo Ítalo-Francês, a inspiração foi compor um projeto com conforto e bem-estar, criando um ambiente que transmita a realidade ao visitante. Composições simétricas e uma cartela suave de tons cinzas primam pelo aconchego, com materiais de acabamentos sofisticados. A Sala Parigi destaca algumas tendências no universo da decoração, como a madeira em verniz de alto brilho, porcelanatos em grandes formatos de Calacata, a volta do dourado e a combinação de peças clássicas e contemporâneas. Projeto: Ana Mitzakoff - Design de Interiores.

apaixonados por miami Os arquitetos criaram o living ‘’Apaixonados por Miami.’’ Um ambiente de convívio da família, inspirado nas belezas de Miami e priorizando o conforto e a funcionalidade, criando uma atmosfera sofisticada e despojada ao mesmo tempo. Projeto: Daniele Guardini - Arquiteta e Designer de interiores - Adriano Stancati - Arquiteto e Urbanista. Fotos: Ênnfase

agosto - 2019

15


Lareiras Externas Para jardins espaçosos ou áreas de convivência externas, um belo elemento que se destaca no paisagismo é a lareira ao ar livre. As lareiras externas também têm a função de resgatar nosso jardim, que fica esquecido e abandonado nas épocas mais frias do ano, dando vida ao ambiente, deixando-o mais requintado e aconchegante, provocando nossa vontade de frequentá-lo mais. Com uma decoração adequada ao espaço disponível, composta de sofás, cadeiras, mantas, almofadas, mesas e acessórios que nos proporcionem

Confira toda linha de produtos no nosso site ou ligue que teremos o prazer em atendê-los! 16

agosto - 2019

conforto e bem-estar, o ambiente fica completo, além de charmoso. Em ambientes mais espaçosos a imaginação é o limite, porém se o espaço disponível no jardim não for muito grande, pode ser criado um ambiente mais íntimo ou romântico. As lareiras podem ser a lenha, gás, álcool, enfim existem inúmeras formas de alimentar o fogo. Elas podem ter diversos formatos e tamanhos, dependendo do espaço que se deseja aquecer, para cada espaço disponível e valor que se deseja gastar existe o modelo mais apropriado.

www.coifasparana.com.br



dicas grc

Dormitório Infantil Estimulando o Desenvolvimento

É fato que o design de interiores garante beleza e aconchego aos ambientes mas, um projeto estrategicamente pensado pode contribuir no desenvolvimento da criança. Para isso sugerimos um “cenário livre” e fértil em estímulos, que promova a independência, criatividade, curiosidade, Foto: LUKRU Design segurança, individualidade entre outros aspectos que convidam a criança a criar suas próprias histórias. Neste CORES E ILUMINAÇÃO contexto é significativo que “os pequenos” participem em alguns detalhes como a escolha de cores ou Cores transmitem sensações, as vibrantes tendem a exposição de objetos. causar agitação, portanto devemos ser cautelosos ao SEGURANÇA E CONFORTO Segurança é prioridade! Proteja as quinas e elimine objetos que possam se tornar cortantes. Almofadas e tapetes trazem aconchego para brincar, para os alérgicos emborrachados ou de EVA. Foto: LUKRU Design

usá-las. A pintura tem variações como a meia altura, dégradé ou desenhos geométricos que estão em alta na decoração, já os papéis de parede e adesivos são opções prontas de inúmeros desenhos e texturas. Com a iluminação deve se atentar as atividades pois, nos locais de descanso indicamos a luz indireta e amarela, já na bancada de estudos a branca e direcionada, que ajuda a permanecer alerta. Na iluminação natural o cuidado é para não obstruir as janelas com móveis ou cortinas pesadas, deixe a luz entrar! E uma das tendências mais atuais é a Decoração Afetiva, nela expomos as fotos, trabalhos manuais, lembranças de viagens, livros e brinquedos preferidos, itens de valor único e genuíno que dão um toque único neste espaço especial.

“A dica é não poluir, evitar o excesso de objetos, mantendo somente o essencial para que a criança explore o espaço de maneira mais produtiva.“

Quarzo Arquitetura e Design

MOBILIÁRIO INTELIGENTE E ORGANIZAÇÃO Prateleira e bancada de estudos devem ficar de fácil alcance para instigar a exploração das atividades. A marcenaria pode oferecer praticidade e otimização dos espaços, opte por cores neutras para prolongar seu uso na decoração. Utilize baús ou caixas organizadoras, soluções que dão autonomia as crianças e praticidade à família. 18

agosto - 2019

Arquitetas Monise Moreno l Rafaela Vernille 11 99918 1723 | 4412 6511 quarzo.arquitetura@gmail.com

www.quarzoarquitetura.com.br


grc decor

agosto - 2019

19


dicas grc

“Temos trabalhado com o sistema construtivo

misto empregando os pilares e fundações em concreto armado e o vigamento em estrutura metálica, nos beneficiando assim de toda versatilidade e flexibilidade que as estruturas metálicas proporcionam aos projetos, pois permitem ganho de espaço com a criação de grandes vãos e balanços sem interrupção por pilares ou paredes estruturais.“

RM Arquitetura

Foto: Sandra Gamon

Estruturas Mistas apostam na harmonia entre o aço e o concreto para proporcionar soluções completas e eficientes. O sistema construtivo misto permite o uso inteligente das duas soluções para garantir ganhos estruturais com alta durabilidade, economia e harmonia estética. A liberdade conferida pelo aço faz com que ousemos mais em nossos projetos, sem falar que construções em aço costumam ter apelo sustentável, já que o material é reciclável e reduz o impacto ambiental, pois as estruturas metálicas utilizam menos água e madeira. É claro que um projeto arquitetônico composto por peças em aço requer precisão no cálculo estrutural, além disso é necessário analisar o local da obra para definir o tipo de material mais adequado e avaliar a necessidade de proteção anticorrosiva. Mas o resultado final é sem dúvida nenhuma muito satisfatória esteticamente e arquitetonicamente falando, permitindo uma mescla incrível de materiais como o concreto, aço, madeira, pedras naturais e onde mais a imaginação puder nos levar.

Foto: Sandra Gamon

Estruturas Mistas

Foto: Sandra Gamon

Arq. Michele Brizzante Roosevelt Brizzante Filho 11 99918 1723 | 4412 6511

20

agosto - 2019

michele.rmarquitetura@gmail.com

www.rmarquitetura.com.br


grc decor

agosto - 2019

21


dicas grc

Cozinhas

Atualmente a cozinha é um espaço de destaque nas residências. Não é apenas um lugar para preparar as refeições, mas para relaxar, dividir experiências, conviver com a família e amigos. Ela reflete o temperamento e modo de vida dos moradores, podendo ser, moderna, rústica, minimalista, convencional, aberta, fechada, neutra e colorida.

Foto: Dândara

A iluminação natural também é essencial, pois proporciona um ambiente claro e arejado. O posicionamento das bancadas, a ilha central ou deslocada, ajudam no preparo dos alimentos e integração das pessoas. Podemos utilizar vários tipos de materiais: Granito, Porcelanato, Quartzo, Silestone, Dekton, Corian. A escolha vai depender do projeto e dos custos. As cores neutras predominam na maioria das cozinhas, mas podemos utilizar tonalidades mais escuras com madeira e até cores fortes para contrastar. Essas escolhas vão depender do projeto e do estilo escolhido. Podemos também tirar partido dos eletrodomésticos. Hoje eles são o destaque nas cozinhas. Para facilitar a limpeza e manutenção é importante escolher pisos e revestimentos de boa qualidade.

Temos vários pontos importantes a serem considerados em um projeto de cozinha. A iluminação é indispensável, para tornar o ambiente mais agradável e funcional. Podemos trabalhar com iluminação direta nas bancadas destinadas ao trabalho, pendentes com iluminação indireta nas bancadas de refeições e bancadas de apoio de eletrodomésticos. 22

agosto - 2019

Ana Paula Rolli - Artquiteta 11 99989 4468 | 4418 2532

Instagram - @layout_arq Layoutarquitetura@uol.com.br


grc decor

agosto - 2019

23


dicas grc

IDENTIFICAÇÃO VISUAL & DESIGN DE INTERIORES Para Espaços Comerciais

Empório Casa São Francisco Projeto de Gabriela Roncoletta Arte de Alexandre Beraldo Foto de Eli Obis

Quando decidimos abrir um empreendimento, que questões resolvemos primeiro?

O que, onde e como ele vai funcionar? Podemos até ter gasto muito tempo e esforço escolhendo o ponto certo, desenvolvendo sua identidade visual, mas muitas vezes a decoração do espaço é deixada em segundo plano. Isso só acontece quando esquecemos que o espaço físico tem um papel importante no desenvolvimento e crescimento do negócio. Ele será a primeira impressão do cliente e é através dele que conseguimos transmitir o posicionamento da marca no mercado. O espaço pode, de cara, atrair ou espantar clientes em potencial. E é aí que vem a parte difícil, usar a decoração como ferramenta da empresa e não ao nosso gosto pessoal. Pode parecer complicado, mas se temos uma empresa com objetivos bem definidos, a tarefa fica fácil e leve. O importante é lembrar que mais do que projetar o espaço para apresentar seu produto e/ou serviço a seus clientes, devemos transmitir a identidade da empresa no ambiente projetado.

“Através de experiências e sensações, o espaço se faz uma ferramenta importante para criar fidelidade e reforçar o laço cliente-empresa; e como ele se apresenta pode ser definitivo para o sucesso de um empreendimento.”

Gabriela Roncoletta 24

agosto - 2019

Vamos então às dicas práticas:

1 2 3 4 5

A marca, ou logo, deve estar presente no interior e não só na fachada. Assim, o cliente já associa sua experiência ao nome da empresa e sua marca fica registrada mesmo que inconscientemente. O ideal é que a marca esteja à altura dos olhos, para que possa ser vista sempre, equilibrando com a decoração e layout gerais. Trazer as cores, linhas e texturas da identidade visual para o design alinha as sensações sentidas no espaço aos objetivos desenvolvidos para a marca. O foco deve ser seu público alvo. Como o cliente deve se sentir ao entrar em seu espaço? Quais lembranças e memórias queremos que ele crie de sua experiência no espaço projetado? Contrate um profissional qualificado, de sua confiança. Isso garante um resultado focado no retorno comercial esperado.

Gabriela Roncoletta Arquiteta|Urbanista|Designer 11 9 8461 8462 arquiteta@gabrielaroncoletta.com.br

www.gabrielaroncoletta.com.br


Cobertura GRC

Cobertura Eventos Visita dos integrantes do grupo à 24ª mostra da Campinas Decor 2019.

Happy hour oferecido pela Santoro Home para apresentação de novos produtos.

agosto - 2019

25


Cobertura GRC

Visita Ă Expolazer e Paisagismo

Profissionais conhecendo de perto as empresas credenciadas ao grupo.

26

agosto - 2019


Cobertura GRC

agosto - 2019

27


Arquitetura - Construção

Simplicidade Com toque de sofisticação Atualmente, a modernidade e elegância de um projeto dividem espaço com outros conceitos básicos como conforto, otimização do espaço, custo aliados ao desejo de uma qualidade de vida como aconteceu com Gustavo Canovas neste projeto. O seu principal objetivo era fugir da agitação de São Paulo, buscando mais contato com a natureza e proporcionar à sua família um lugar mais tranquilo. Tendo a melhor vista da natureza de Atibaia, voltada para a Pedra Grande, tirou todo o proveito da topografia do terreno. Inserida na mata, a edificação de estilo rústico, em vibrante cor terracota, se complementa com o verde abundante da paisagem. Com o intuito de viabilizar o custo e o cronograma da obra, o proprietário inovou na técnica construtiva, utilizando materiais nobres, como pedra e madeira, e deixou o toque rústico por conta da alvenaria de blocos aparentes.

28

agosto - 2019


Arquitetura-Construção Na área social, o predomínio do madeiramento do forro e as esquadrias, fornecidas pela empresa Madeirão Mix, proporcionam toda a sofisticação e aconchego que abrigam família e amigos em torno da lareira, cujo acabamento rústico também se repete na fachada. O vidro e a madeira são peças coringas, uma vez que esses materiais são versáteis e se complementam quando unidos. A madeira oferece conforto térmico e estético ao ambiente e o vidro transparência e leveza. Cores internas suaves nas paredes e piso, recebem mobiliário do estilo rústico e também contemporâneos, ambos convivendo em perfeita composição e harmonia. Grandes aberturas distribuídas pelos ambientes e emolduradas em madeira de Lei, trazem luminosidade e ventilação para o interior da casa, além de integrar a natureza à obra. O piso superior, funciona como um mirante, para apreciar a vista privilegiada do terreno. A área de lazer também explora a rusticidade dos blocos de concreto aparentes, pergolados em madeira e a linda piscina com borda revestida em pedra São Tomé instaladas em mosaico, tudo isso emoldurado pelo belíssimo paisagismo do entorno!

“Poder compartilhar desse sonho e vivenciá-lo em sua criatividade e delicadeza, trouxe à equipe do Madeirão Mix satisfação e relização deste trabalho. Obrigado Gustavo Canovas por nos permitir fazer parte deste projeto!” Equipe Madeirão Mix

www.madeiraomix.com.br agosto - 2019

29


30

agosto - 2019


Michel Habib | tibá arquitetos

BIOARQUITETURA Um modelo ecológico e inteligente de fazer arquitetura

”Bioarquitetura, uma vertente da arquitetura que busca conceitos ecológicos,

técnicas e soluções responsáveis, visando a preservação dos recursos naturais.” Uma construção para ser coerente com a bioarquitetura, deve atender ao tripé da sustentabilidade, promovendo construções ecologicamente corretas, culturalmente ricas e socialmente justas. Como arquiteto, desenvolve seus projetos pautado nestes conceitos, aplicando técnicas da arquitetura vernácula aos sistemas construtivos atuais, visando a execução de um projeto saudável, eficiente, de baixo impacto ambiental, aproveitando sempre que possível os recursos naturais locais. Atualmente, a frente do escritório TIBÁ Arquitetos e em paralelo as atividades desenvolvidas em Atibaia e região, o arquiteto atuou na elaboração e execução do projeto completo para as obras do PBACI (Plano Básico Ambiental do Componente Indígena) dos povos Awá Guajá e Tenetehara Guajajara que habitam as Terras Indígenas Caru e Rio Pindaré – MA, no âmbito do Processo de Licenciamento Ambiental da Ampliação da Estrada de Ferro Carajás da empresa Vale S.A.. Em linhas gerais, o projeto soma aproximadamente 10 mil m² de área construída, distribuídos em 25 construções institucionais e 72 habitações tradicionais, além de 8 km de acessos vicinais para melhoria da infraestrutura local das terras indígenas Caru e Rio Pindaré.

A Terra indígena Caru localizada no município de Bom Jardim - MA iniciou o processo de ocupação em meados de 1950, com área de 172.667 hectares é ocupada por etnias Awá e Guajajara. A Terra indígena Rio Pindaré localizada nos municípios de Bom Jardim e Monção - MA sofreu o mesmo processo em meados de 1920, com área de 15.002 hectares é ocupada apenas pela etnia Guajajara. Ambas as terras estão demarcadas e homologadas desde 1977. O projeto visa a sustentabilidade e autonomia dos povos locais, fomentando conhecimentos tradicionais indígenas e em coerência com a realidade social e suas especificidades históricas, culturais e territoriais. Outro ponto considerado foi o impacto das medidas propostas na organização social e política dos indígenas envolvidos. No caso dos Awá é importante considerar seu recente contato com a sociedade envolvente, ocasionando uma maior vulnerabilidade diante das relações interétnicas, uma vez que entre os Awá Guajá ainda existem grupos em isolamento voluntário. Uma das necessidades percebidas durante o levantamento das informações com os indígenas foi a de garantir o espaço comunitário para a realização de festas, rituais, oficinas de saberes práticas tradicionais, reuniões e discussões públicas, etc. Os centros culturais e Casas de Conversas possuem essa função, de congregar os habitantes das aldeias em torno de suas tradições, além de serem espaços multiuso, que são aproveitados para diversas atividades.

agosto - 2019

31


Michel Habib | tibá arquitetos

FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS As fundações atendem as normativas de engenharia e mecânica dos solos, visando uma construção responsável e que não apresente a longo prazo agentes patológicos como rachaduras, trincas e movimentações em função do solo que demonstrou lençol freático alto e baixa compacidade. As estruturas foram executadas em concreto armado ou madeira da região beneficiadas no local.

Identificado que a construção de cozinhas comunitárias para a festa do Moqueado já seria suficiente para garantir que os encontros, festas e ritos culturais tivessem seu espaço garantido. A metodologia pedagógica utilizada no processo de projeto, implantação e execução das construções, além de todo processo de capacitação da comunidade indígena para aprendizado das tecnologias ecológicas aplicadas foi fundamental para o sucesso e realização das atividades. Todo o processo foi feito de forma participativa em conversas com as lideranças indígenas esclarecendo duvidas quanto as novas técnicas aplicadas e os benefícios da bioarquitetura. O processo de elaboração desse projeto foi fomentado com a exposição da demanda pelas comunidades na obtenção de melhorias nas moradias tradicionais. As lideranças indígenas relataram o descontentamento com as técnicas vernáculas aplicadas por eles ainda hoje, como tetos de palha, alvenarias de pau a pique, fora a insalubridade do ambiente construído. Mediante a essa demanda, foi feita uma pesquisa das tecnologias disponíveis que estivessem alinhadas aos processos ecológicos, elegendo a bioarquitetura e bioconstrução como ferramenta fundamental para o atendimento de tal demanda. Em 2015 foi apresentado para as lideranças todo o conceito da bioarquitetura e suas técnicas. Paralelamente foi feito todo o estudo considerando a disponibilidade dos recursos locais, mão de obra especializada, logística para escoamento e entrega de materiais, condições de trabalho e toda carga de conhecimento cultural compartilhada pelos indígenas e suas lideranças. A equipe técnica do escritório TIBÁ Arquitetos se deslocou para escutar as decisões e especificações de cada aldeia além de expor pontos positivos e negativos para o alinhamento do partido arquitetônico, tipologia construtiva, e o uso do espaço construído.

32

agosto - 2019

Após o período de concepção do projeto arquitetônico a proposta elaborada foi apresentada individualmente para cada comunidade, atendendo seus pontos em caráter especifico onde foram discutidos os equipamentos sanitários e outras técnicas a serem aplicadas.

ALVENARIA DE ADOBES Essa é a técnica mais difundida e versátil, se estendeu pelos climas secos, áridos, subtropicais e temperados do planeta com relatos de construções datadas de 9.000 a.C. Atualmente muito utilizada no México, África e países árabes. No Brasil vemos exemplos históricos nas regiões de Minas Gerais e Nordeste.


Michel Habib | tibá arquitetos

TETO JARDIM Teto verde, teto grama ou laje jardim, são nomes dados a técnica de cobrir o espaço edificado com uma camada vegetal viva por cima de uma estrutura de madeira ou laje, impermeabilizada com geomembrana adequada.

A bioconstrução atua de forma multidisciplinar, agregando o conhecimento empírico popular aos recursos tecnológicos encontrados nas áreas de agronomia, arquitetura, biologia, design, ecologia, engenharias e geologia, com grande potencial de viabilidade, aplicação e expansão.

Os projetos foram apresentados aos indígenas com plantas, imagens tridimensionais, fotos e maquetes físicas para a melhor visualização da proposta e sua aprovação. Após pequenos ajustes em função da contribuição indígena e suas necessidades o projeto arquitetônico foi submetido à fase de elaboração técnica de engenharia e projetos complementares como elétrico, hidráulico e de saneamento. As obras tiveram início em 2017 com previsão de conclusão em 2019. Com o aumento da tecnologia e a criação de novos produtos, cada vez mais as indústrias têm utilizado altos recursos naturais como água, minério e energia para abastecer a demanda do mercado. Com esse panorama, fica evidente que tudo que é produzido industrialmente gera maior impacto ambiental. A medida que os indígenas se apropriam das técnicas aplicadas, naturalmente ela será absorvida e replicada pela comunidade. Após diversas visitas técnicas e identificação do potencial da natureza local foram criadas metodologias de produção em serie e escala, possibilitando a execução das obras de forma ordenada, respeitando as premissas de projeto. O projeto conta com aproximadamente 120 colaboradores em 25 canteiros de obra simultâneos, sendo 90% do contingente com mão de obra local que está sendo capacitada e treinada por todo processo. As ações visam a melhoria na qualidade arquitetônica atual das aldeias indígenas da região, bem como a capacitação da mão de obra indígena para que eles possam ter autonomia construtiva e cultural no seu desenvolvimento. MICHEL HABIB 11992291555

tibarquitetos@tibarose.com

www.tibarose.com

agosto - 2019

33


arte & cultura

Clube Atibaiense de Fotografia

No mês de junho organizamos um passeio com os integrantes do clube para a Reserva Ecológica do Vuna em Atibaia. Na saída 50 da Fernão Dias, estrada do Clube da Montanha S/N na propriedade da Pousada Águas do Vale, é o acesso para o Parque do Vuna, uma reserva florestal inserida no Parque Estadual do Itapetinga. Existem 30 km de trilhas que podem ser percorridas com uma enorme possibilidade de integração com a natureza onde se pode encontrar boa parte da fauna e flora da Mata Atlântica. FOTO: Luíz eduardo januário

34

agosto - 2019

FOTO: kathia silva

FOTO: flávio pileggi

FOTO: leonardo teixeira


arte & cultura

FOTO: Nadja Ferreira

Essas fotos fazem parte da 91ª exposição “O que é que Atibaia tem?”na Secretaria de Turismo de Atibaia, juntamente com outros eventos que aconteceram na cidade, como o Mastros do ciclo natalino, Duelo de motos, Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé. Em julho fizemos parte da programação do Festival de Inverno de Atibaia, com uma saída fotográfica aberta ao público e um breve um workshop de fotografia de celular. FOTO: Eli Obis

FOTO: lilian vogel

FOTO: neuza biazin

Acompanhe pelo site e facebook novos eventos, além de encontrar um lindo acervo de fotos dos membros do CFA !

Por: Eli Obis Colaboração: Kathya Silva caf.atibaia.contato@gmail.com Clube Atibaiense Fotografia

www.fotoclubeatibaia.com FOTO: izabel almeida

agosto - 2019

35


eventos

Dicas para decorar seu evento Uma das etapas mais importantes de organizar uma festa, seja corporativo, bodas, casamento, infantil ou debutante, é definir qual será a decoração. É preciso ser extremamente cuidadoso em todos os detalhes, para agradar os convidados presentes e fazer a sua celebração se tornar inesquecível. A primeira dica é escolher uma paleta de cores, certifique-se se elas combinam entre si. Essa paleta pode variar desde a mais clean em tons neutros e elegantes até as mais coloridas, tornando a sua festa mais descontraída. Cada detalhe é um “momento seu”, precisa ter a sua personalidade.

Tons C laros Decoração em tons claros proporciona romantismo e costumam agradar aos convidados.

36

agosto - 2019


eventos

C ores fortes Cores fortes deixam o ambiente mais alegre e acolhedor. Outra forma de escolher é se a festa for temática, afinal a própria combinação das cores remetem ao tema da festa, fazendo os convidados viverem aquele momento.

´ Mascaras

O baile de máscaras é um tema bem tradicional, muito elegante e sofisticado.

Entrada Os principais locais para decorar uma festa são: entrada do salão, a mesa de doces, salão de recepção e lounges. Não esqueça da iluminação pois, ele que define o clima da festa. Crie uma entrada impactante para seus convidados.

agosto - 2019

37


eventos

Arranjos e doces

Arranjos de flores e mais uma boa variedade de doces, garantem para a mesa um visual bonito e elegante.

Ambientes Deixe o ambiente bem aconchegante e acolhedor. Faça uma decoração bem detalhada, existem várias formas para decorar, use a sua criatividade. Assim você vai deixar sua festa inesquecível.

Foto: Ronaldo Canale

Cantinho das Fotos Esse cantinho está bem em alta e pode ser feito de diversos modelos. Crie uma “hashtag” para a sua festa e peça para os convidados utilizarem ao publicarem as fotos. Assim todos conseguem ver os cliques da festa.

Foto: Ronaldo Canale

38

agosto - 2019


eventos

Lounges Crie um ambiente com sofás, poltronas, puffs, almofadas, um” clima de casa” para seus convidados descontraírem e relaxarem. Aposte também em objetos pessoais e muitas fotos para decorar sua festa.

Por: Fabiana Mondini Espaço: Buffet América

agosto - 2019

39


Eventos

DJ

Uma atração que não pode faltar

Você sabia que a combinação da escolha do DJ, som, iluminação e playlist podem ditar o sucesso da sua festa? Há diversos fatores que influenciam e são essenciais, por isso separamos seis dicas que podem ajudar a ter a pista de dança dos seus sonhos. Confira! Sonorização e iluminação são trabalhos verdadeiramente artísticos e ambos caminham juntos e são as ferramentas mais poderosas de um DJ, que está longe de ter sua função limitada à mera operação do áudio ou de ordenar uma playlist. O DJ Eduardo Monteoliva está há mais de trinta anos no mercado de som e iluminação de eventos e com ampla experiência deixou algumas dicas para a organização e realização de um evento. Como toda categoria, há peculiaridades de som e iluminação essenciais para o sucesso de uma festa e por isso é preciso pensar em cada detalhe.

Foto: Emerson Morelli

2. EQUIPAMENTOS Não adianta ter uma estrutura para pista de dança maravilhosa com recursos incríveis de iluminação se a amplitude sonora não alcança todo o ambiente. Por isso que equipamentos de boa qualidade se torna uma ferramenta fundamental para o DJ executar um bom trabalho, fazendo a animação tomar conta da festa.

1. LOCALIZAÇÃO DA PISTA DE DANÇA Embora existam casas de festa que dispõem de lugares específicos para arquitetar uma pista de dança a localização ideal é onde as pessoas estão, pois os convidados não devem ficar num ambiente e a pista em outro, separados por um muro ou escada. O ideal é que seja um espaço convidativo a todos que desejam dançar. Quando a pista de dança é ao ar livre, por exemplo, a amplitude do som fica mais difusa e o espaço menos limitado. Nesse caso fica o alerta sobre a importância de colocar uma cobertura para garantir a proteção dos convidados e equipamentos caso a previsão seja de chuva.

Foto: Fabiana Barbosa

“É

interessante utilizar caixas de som para outros ambientes, além do sistema principal da pista se o local for muito grande, ao contrário do desejado, as pessoas mais afastadas não vão ouvir nada.”

DJ Eduardo Monteoliva

3. REPERTÓRIO MUSICAL

40

Isso é muito pessoal e não há regras, já que depende do perfil, gosto e personalidade de cada um, além da proposta que cada evento oferece também. “Geralmente na reunião inicial com os clientes, apresento o repertório musical e a partir daí o evento já começa a ganhar vida.” agosto - 2019


Eventos

4. JOGO DE LUZES Quem não gosta daquele show de iluminação da pista conforme a intensidade da música? A atmosfera fica indescritível! A iluminação de pista é fundamental para a ambientação da festa e ajuda a dar o clima, assim como a iluminação cênica. Por isso é interessante trabalhar em conjunto com os decoradores para chegar a um efeito visual incrível e abrilhantar ainda mais o evento. 5. RECURSOS DE ENTRETENIMENTO Outros itens que podem deixar seu evento ainda mais bonito e entreter os convidados são os painéis ou pistas de Led. Painel de Led de alta resolução para passar vídeos e fotos dentro do tema escolhido, pista de Led para identificar o local da pista de dança e tapete da pista personalizado, são detalhes que também complementam a decoração do evento.

Foto: Alê Marques

6. ATRAÇÃO ESPECIAL Estão em alta contratar bandas, saxofonistas, violinistas, robôs de Led, personagens, percursionistas, bateria de escolas de samba para somar com o DJ na pista de dança e que agregam valor ao evento.

Foto: Marcela Alvim

Por: DJ Eduardo Monteoliva

agosto - 2019

41


eventos

r e d n arte

B

Surpreendendo os convidados

Bartender é um fator indispensável em uma festa que rende boas lembranças! Como a maioria dos buffets não oferecem esse serviço, então você precisa correr atrás desse profissional que ofereça um serviço de bar que surpreenda os convidados. Na recepção do seu casamento é o bar que irá garantir a animação da festa, além da pista de dança. Então, cuide para oferecer a melhor estrutura, com criatividade, organização e bartenders experientes. Quer saber como fazer isso? É só seguir nossas dicas:

Diversifique o menu de bebidas Uma boa recepção de casamento precisa de variedade para agradar a todos os convidados. No bar não é diferente! Lembre-se das crianças e pessoas que não tomam bebidas alcoólicas e daquelas que não podem com açúcar ou não bebem refrigerante, por exemplo. Peça ao serviço contratado para criar um menu diversificado, com um pouco de tudo, para que todos fiquem satisfeitos.

Escolha uma estrutura de bar diferente A infraestrutura do bar pode ser diferente e criativa. Basta você pensar em formatos que, além de chamarem a atenção dos convidados, também permitam que o trânsito de pessoas e atendimento sejam eficientes. Afinal, beleza não é tudo!

Use a iluminação para dar um toque especial A iluminação de um bar pode ser o diferencial para que ele chame mais a atenção. Algumas em neon, por exemplo, tem sido bastante usadas e deixam o ambiente mais chamativo e com clima de animação. Os convidados irão se sentir tentados a se aproximar.

42

agosto - 2019


eventos

Tenha cuidado com a quantidade de álcool nos drinks É bom conversar antes com o serviço contratado do bar, para que a equipe não prepare drinks com uma quantidade exagerada de álcool. Dessa forma, você terá menos problemas com convidados que passam sair dos limites.

Enfeite o bar com frutas e outras novidades

Não esqueça a água

Além da iluminação, opte por decorar o bar com frutas e itens decorativos relacionados ao casamento. Você também pode deixar posicionar a mesa de doces próximo ao espaço do bartender, para que ninguém fique sem glicose por perto enquanto bebe! Além disso, você pode inovar e oferecer aos convidados picolés ou sorvetes feitos com bebidas alcoólicas, por exemplo. Caipirinha, cerveja e amarula que rendem receitas divertidas.

Uma coisa que não pode faltar no bar do seu casamento é água. Muitos noivos se preocupam com o menu de bebidas, mas acabam se esquecendo do mais importante, que é a hidratação dos seus convidados. Principalmente se a pista de dança estiver animada, ter água de fácil acesso é essencial.

Personalize o menu do seu bar Você pode personalizar ainda mais sua festa de casamento com o menu de drinks. Eles podem trazer os nomes dos noivos, de familiares e amigos, e você ainda pode inovar nas bebidas com nomes divertidos que relembrem passagens engraçadas da vida do casal, por exemplo. Os convidados irão adorar visitar o bar para conferir o menu! Por: Bartender William Leite

agosto - 2019

43


44

agosto - 2019


agosto - 2019

45


46

agosto - 2019


agosto - 2019

47


cotidiana

Alexandre Santos, futuro Doutor Atipalhaço, e seu filho Luis Eduardo durante Desfile Cívico da Cidade.

A 1ª Corrida da Alegria, organizada pelos Doutores Atipalhaços, será realizada em Atibaia no dia 6 de Outubro. Participe!

Vanessa Silva, Jacinto Silva e Ricardo Jerônimo durante viagem de férias. Foi assim que a equipe do Jacinto Cabeleireiro comemorou, em grande estilo, os 24 anos de atuação na cidade! 48

agosto - 2019

O Rotary Atibaia e a Casa da Amizade estão com nova diretoria. O presidente do Rotary é o Daniel Fonseca e da Casa da Amizade é Andréia Cristina Gallo.


cotidiana

www.cotidiana.com.br Esta coluna destaca eventos, ações e profissionais que foram notícia no trimestre.

Ela completou 90 anos! Parabéns D. Cornélia!

Equipe da Secretaria de Cultura e Eventos durante o Baile de Aniversário da Cidade.

Evento “Café com Estilo” na Simulassão Atibaia : Valéria Oliveira, consultora de imagem pessoal e equipe Simulassão.

CLICK da querida Tânia Mascarenhas ao lado da apresentadora Nani Venâncio.

O prefeito Saulo Pedroso e a primeira-dama Simone Cardoso prestigiaram o concurso que elegeu a Rainha e Princesas do Morango.

A VI Grande Rosa - Frequência do Amor aconteceu no dia 28 de julho. Parabéns Lucia Pacheco e família Dançando Pela Terra. Evento emocionante! agosto - 2019

49


Música

B a n da Á g ua s de Netu n o Vence o 1º. Festival de Música Autoral de Mairiporã Por: Ana Carla Dantas Gabriel Brandão e Matheus Frechina são os idealizadores e fundadores da Banda Águas de Netuno que acabou de vencer o primeiro Festival de Música Autoral de Mairiporã (SP). Também integram a banda os músicos Iago Iha, Guilherme Mendes e Vitor Matias; todos eles têm quinze anos de idade. No festival, com 30 bandas inscritas, a banda Águas de Netuno se apresentou com a a canção Travesseiros, de Iago e Matheus Frechina, contrabaixista da banda, e se classificou na eliminatória do dia 13 de abril vecendo na grande final, que foi realizada em 26 de maio.

College Band Gabriel conta que a banda começou a se formar há dois anos como uma brincadeira entre amigos de escola que se reuniam para estudar música e curtir rock and roll. The Beatles, Led Zepelin e a banda nacional Supercombo são as grandes fontes inspiradoras do som dos meninos. A brincadeira começou a ganhar corpo após a primeira apresentação em uma atividade culturais na escola. A segunda apresentação já aconteceu num dos restaurantes mais badalados da cidade de Mairiporã e daí por diante, os pedidos para apresentação não pararam mais de acontecer. Na primeira formação, quando ainda se chamava Banda Grim, o grupo era composto por Gabriel, Ramon, Iago e Matheus. O nome Águas de Netuno foi uma inspiração de Gabriel e foi adotado após a saída de Ramon que preferiu se dedicar mais ao esporte do que à música.

Foto: Vinicius Duarte

Próximos passos

Águas de Netuno Iago IIha Vocal Gabriel Brandão Vocal Guitarra e Backing Vocal Matheus Frechina Contrabaixo Gui Mendes Teclados e Backing Vocal Vitor Matias Bateria 50

agosto - 2019

A partir da conquista do primeiro prêmio no festival de Mairiporã, os meninos da banda Águas de Netuno têm sonhos ambiciosos, pretendem se dedicar de verdade à música, buscando criar repertório próprio e profissionalização. O sonho envolve continuar com os estudos, criar novas canções e começar a pensar na gravação do primeiro EP com trabalhos autorais.

“Sucesso e vida longa aos meninos das Águas de Netuno.”

Sigam a banda nas redes sociais: @aguasdenetuno

Águas de Netuno




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.