Reinventando o Recreio

Page 1

Reinventando o Recreio


Reinventando o Recreio De tempos em tempos pessoas e instituições precisam se reinventar e promover uma mudança mais profunda, revitalizadora. Às vezes a motivação que dá início à mudança nasce de dentro. Outras vezes é um estímulo externo que marca a nova fase. No caso do Recreio, a reinvenção começou a acontecer por dentro a partir de um estímulo de fora. É uma reinvenção muito concreta – por ser física, estrutural, diretamente ligada ao corpo da Escola. A motivação externa foi a impossibilidade de permanecermos onde estamos – na unidade atual. Diante disso, decidimos manter vivo o nosso sonho e erguê-lo em novo endereço. A reinvenção que nos mobiliza bebe na fonte limpa dos princípios que animam a nossa Escola. Princípios que estão conosco desde sempre, envolvendo a compreensão e valorização da infância como um momento único e rico da vida de cada um de nós, que pode e deve ser vivido como tal. E foi então que entrou a melhor parte. Superado o susto inicial, partimos com a alma limpa e o coração aberto para a reinvenção do nosso projeto. Nasceu daí um movimento de refundação do Recreio. Buscamos um novo ambiente, uma nova casa – mais ampla, generosa, acolhedora. Fizemos um projeto que ficou a nossa cara. Transferimos e ampliamos tudo aquilo que caracteriza tão bem a nossa proposta, o que a faz única. A nova unidade é diferente, claro. E, ao mesmo tempo, é profundamente igual. Mudamos para permanecer como somos – uma escola onde criança é criança. Nosso visual ficou um pouco diferente. Mas assumimos esse desafio de


reinventar o Recreio como o maior projeto de nossas vidas, talvez tão importante quanto a própria fundação da Escola há 31 anos. Estamos felizes com o que construímos e queremos compartilhar isso com você, com nossos alunos e toda nossa comunidade. O Recreio ‘reinventado’ é um espaço amplo, generoso, iluminado, arejado, com salas especialmente preparadas para as crianças, abertas ao exercício da criatividade e das brincadeiras. Reservamos uma área específica para que elas se alimentem com calma e tranquilidade. E inventamos um amplo salão para o encontro dos grupos. O espaço é voltado a diferentes atividades como faz de conta, experimentações corporais, jogos e o que mais que nós inventarmos juntos. A área externa, integrada ao espaço interno, é bem diversificada. Há uma pérgola, uma horta, comedouro de passarinhos, casa para as nossas tartarugas, brinquedos de parque, bica de água potável, muito verde, areia, terra e espaço à vontade. As salas são bem amplas e transparentes, favorecendo a integração com os outros espaços da escola. O mobiliário foi desenhado especialmente para os nossos alunos e para o uso pedagógico. A nova unidade fica bem pertinho daqui, cerca de 10 minutos de carro, na rua Sucuriú, 249, Alto de Pinheiros. Venha conhecê-la de perto. Esperamos por você! Queremos manter viva a nossa parceria, voltada a permitir que nossos filhos e alunos possam crescer saudáveis, com autonomia e liberdade, podendo curtir sua infância, sentindo-se respeitados e cuidados.


Afinal, por que o Recreio vai mudar de endereço?

1. Afinal, por que o Recreio vai mudar de endereço? É simples: no espaço onde estamos será erguido um novo prédio. Como se sabe, a verticalização é um processo que está mudando a paisagem da Vila Madalena e da cidade como um todo, interferindo diretamente sobre atividades como a nossa. Procuramos estender ao máximo o prazo de transferência de modo a dar tempo aos pais e à própria Escola para buscar alternativas. Felizmente chegamos a um prazo que não é o ideal, mas que é razoável: faremos a mudança durante as férias de julho. Em agosto, nossa Escola vai funcionar no novo espaço. 2. Onde fica a nova unidade? O Recreio terá um novo endereço a partir de agosto: rua Sucuriú, nº 249, no Alto de Pinheiros. O entorno é residencial e ainda pouco verticalizado, numa área em que os prédios não são permitidos. Fica próximo de duas praças: o Parque Pinheiros e a Praça Província de Saitema. E é fácil estacionar – bem mais fácil do que atualmente. 3. Por que foi escolhido este local? Ficar na Vila Madalena era impossível – pelos mesmos motivos que nos levaram a deixar o bairro: não há imóveis disponíveis com as exigências que fazemos e, ao mesmo tempo, viáveis do

ponto de vista econômico. A alternativa foi descobrir uma casa boa o suficiente para o projeto e perto de onde estamos. Encontramos. A nova unidade fica a 4 km do Recreio atual – ou 11 minutos de carro, segundo o Google Maps. Com as reformas e adaptações projetadas e em vias de conclusão teremos um espaço que está ficando a nossa cara. Sem contar o entorno bem interessante, com duas praças próximas e outras facilidades. 4. E área verde – a nova unidade tem espaço para isso? Tivemos um olhar especial para isso. O Recreio precisa sempre ter um bom espaço verde, com areia, terra, água e árvores frutíferas. Na nova unidade teremos tudo isso. Árvores como mangueira, jaboticabeira, bananeira, mamoeiro, pitangueira, aceroleira, laranjeira, goiabeira e uvaia. Queremos que tudo fique como um quintal de casa de interior. É provável que não tenhamos de início um clima de intimidade com o novo espaço. Mas vamos conseguir isso aos poucos, sem pressa. Plantamos várias mudas, que já estão dando um colorido especial ao espaço.


5. Por que a Escola não avisou logo a comunidade?

7. Haverá mudanças nas mensalidades?

Não faria sentido alarmar as famílias sem ter nas mãos alternativas bem concretas para oferecer. Dentro dos limites estreitos que tínhamos, procuramos encontrar o momento certo para fazer o anúncio. Temos agora o que oferecer – uma nova unidade capaz de acolher com qualidade os nossos alunos.

Não haverá nenhuma alteração, manteremos o contrato vigente.

Sabemos que a mudança representa um transtorno especialmente para quem mora pertinho da Escola. Mas não tínhamos como manter o espaço. A solução era buscar uma alternativa para reinventar nossa Escola em novo ambiente. Foi o que fizemos. Acreditamos que uma visita à nova unidade dará a vocês uma dimensão precisa dos investimentos que fizemos, em todas as áreas, para fortalecer o nosso projeto pedagógico. Estamos sinceramente convencidos de que fizemos uma boa escolha e desenhamos um bom projeto. Esperamos vocês por lá! 6. Professores e funcionários serão mantidos? Sim, vamos manter nossos educadores e funcionários, que são fundamentais para a nossa proposta pedagógica. Uma ou outra mudança pontual pode acontecer, mas não há nada previsto nessa linha.

8. Haverá mudança de horários? Não. Seguiremos como hoje, com meio período, período integral e período estendido e também com o GO para as crianças a partir do G3 9. A nova unidade já está pronta para funcionar? Não, mas as obras estão bem adiantadas. Faremos a mudança durante as férias de julho. Em agosto, já vamos receber nossos alunos na nova unidade. Nesse meio tempo, queremos envolver as crianças nesse processo de construção/reconstrução, principalmente envolvendo questões simbólicas, dialogando sobre as perdas e ganhos que sempre ocorrem nas mudanças, abrindo caminho para que elas próprias façam a sua própria elaboração. Já fizemos outras mudanças no passado – e tudo correu bem, principalmente para as crianças e suas famílias, que são a razão de ser do Recreio. Obs.: A equipe do Recreio está à disposição para esclarecer dúvidas e apresentar mais detalhes sobre a nova unidade e este período de transição.


Veja como chegar à nova unidade

riú

R. Sucu

R. Ce

rro C

orá

o Av. Sã

I R. Pio X

R.

He

rP

en

te

er

Gualt

ito

en

Ma

rgi n

al

es

Rib

Pin

eir od

iro

eL

Av .P

a

P

od

is

oe

ora

oC

eM

rat

ros

ou

ed

R.

na

uri

urp

M

s

im

o

R.

he

R. N

ióg

atin gui

Av .D

ad

lho


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.