hora de mudar richard bandler

Page 120

Para isso, use as linhas de tempo no trabalho hipnótico. Faça as pessoas regredirem à época anterior à tomada da decisão, pois poderão então tomar uma decisão diferente. Percorrer o tempo muda o significado das experiências passadas. Isto satisfaz a necessidade de qualquer ganho secundário.

Sugestões inconscientes Quando tirarem uma pessoa do transe, façam sempre sugestões permissivas que levem o inconsciente a realizar magicamente todas as necessidades do cliente e esse é o mundo mágico. Um sintoma é uma representação em que algumas necessidades precisam ser realizadas e outras não. As mudanças feitas permitem que novas exigências sejam satisfeitas. Você não deseja que isso aconteça às expensas de antigas necessidades. O inconsciente pode fazer os ajustes que permitam que umas coisas aconteçam num determinado tempo e outras noutro. Essa é a natureza do inconsciente. É a grande lição que tiramos da maneira como Milton fazia hipnose. Ele usava sugestões permissivas e então deixava o cliente obter a resposta. É a mesma ideia que usei ontem quando disse para a senhora "para ver algo importante em si mesma". Pela utilização de frases e palavras não referenciais, como "alguma coisa, nada, agora quero que pense sobre certas coisas de seu passado", você permite que o melhor venha à tona. Essas frases soam como específicas. Elas permitem que se fique artificialmente vago, enquanto se deixa que os clientes encontrem coisas úteis que os interessam. Ninguém conhece melhor uma pessoa do que seu próprio inconsciente. É difícil saber exatamente o que é melhor. Podem-se utilizar os tipos de construção detalhados no Apêndice. Eles o ensinarão a aprender a usar especificamente a linguagem enquanto permanecem engenhosamente vagos. Há uma seção sobre o uso de pressuposições. Pressuposições são coisas maravilhosas. Se eu trouxesse alguém ao palco e dissesse: "Agora, não sei em qual dessas duas cadeiras você vai sentar e entrar em transe, porém a coisa mais importante é que desfrute o processo." Qual é a pressuposição? É que a pessoa vai sentar na cadeira e entrar em transe. Usar pressuposições e permitir às pessoas escolher aumenta a efetividade. Não me importa em que cadeira vão sentar. Mas essa declaração leva as pessoas a começarem a entrar no padrão de seguir

120


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.