Além da porta do meio - baú de memórias

Page 69

LUIZA

Ao retornar de uma de nossas viagens à fazenda Takaiú, por volta de 1936, touxemos conosco uma menina morena, de cabelos anelados, muito bonitinha, pequena ainda, que fora dada aos cuidados de meus pais que se comprometeram a educá-la. Tinha pouco mais de seis anos a nossa irmã e amiga Luiza Leite da Silva. Companheira de todas as horas, nos proporcionou muitos momentos de alegria. Éramos inseparáveis. Cresceu e foi educada em nosso meio como irmã. Muito calma e dócil, nos cercava de cuidados e mimos. Da mamãe foi grande amiga e companheira. Quando se alfabetizou, descobriu um mundo novo. Adorava a leitura. Lia tudo o que lhe vinha à frente: folhetos, jornais, revistas etc...

Infelizmente não quis concluir os estudos, para se casar. José Alves Ribeiro foi o escolhido. Era motorista do papai e se conheceram em uma viagem que fizeram para Anápolis quando levaram a mudança da Vera para aquela cidade. Foi amor à primeira vista, dizia ela.

Casou-se e dessa união vieram os seus seis filhos: Sandra (minha afilhada), Lincon, Rosângela, Elaine, Luciano e Maria José. Todos estudaram, alguns com curso superior. Ficou viúva quando Maria José nasceu. Nos orgulhamos dessa mulher que trabalhou com garra para educar os filhos.

Hoje, aposentada da Câmara Municipal de Goiânia, Luiza passa os seus dias a cuidar dos netos que lhe são muito queridos.

Muito prendada, Luiza, sempre foi ótima costureira e fazia uns quitutes como ninguém.

Atualmente são raros os npssos encontros, mas, quando nos vemos, alegres recordações de nossa meninice nos enternece. Dona de memória privilegiada, Luiza lembra sempre os felizes momentos que passamos juntos: nossas brincadeiras, os banhos de chuva, nossos namoros etc. Ficamos horas mergulhadas no passado. Além da porta do meio, Baú de memórias • 67


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.