Issuu on Google+

Caderno de Imóveis

Ano XII - nº 762 - 12 de abril de 2014

Milhares de ofertas

para quem quer comprar, vender ou alugar

www.jornalipanema.com.br

30 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

Alana Damasceno

Rádio Ipanema completa mais um ano valorizando o ouvinte e a região

de música, informação e interatividade

Pág. 16

Divulgação_Secom

Saúde

Crescimento

Nutricionista fala sobre ansiedade e alimentos Pág. 14

Região Metropolitana vai beneficiar 26 cidades Pág. 15


2

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

Coleta de lixo

EDITORIAL Receita de

mudança

B

ebida alcoólica e direção; rodovia perigosa em trechos urbanizados; adolescentes em festas rave e, para completar, a total ausência de fiscalização em todas essas situações de perigo. Esses foram os ingredientes da tragédia que abalou a cidade nas primeiras horas desta semana, ao amanhecer de um domingo (6) triste demais, após o atropelamento de 12 jovens, no acostamento da Raposo Tavares. O acidente, provocado por um motorista de 27 anos que dirigia embriagado, comoveu a região e ainda repercute fortemente nas redes sociais, gerando milhares de comentários de revolta e indignação e uma avalanche de opiniões, das ponderadas pelo bom senso às carregadas de prejulgamentos e ignorância. No mundo real e no mundo virtual todos querem dar a sua opinião e isto é muito valioso para o amadurecimento social. Neste sentido, mais uma vez, o Jornal Ipanema reforça sua linha de instigar o leitor a refletir sobre a mudança que se faz cada vez mais necessária. Foi assim quando opinamos sobre a tragédia do incêndio da boate Kiss em Santa Maria (RS), no início do ano passado, que impôs, pela dor, a adoção de novas políticas de fiscalização e segurança. Apesar dos avanços, especialmente quanto às novas exigências para a obtenção de alvarás em eventos coletivos, isso não significa que a mudança – verdadeira e consciente – já aconteceu. Porque ela precisa acontecer de dentro para fora e em cada um de nós. Não apenas por exigências legais. Cumprir as regras e buscar a ordem começa com pequenos gestos, em nossa casa, em nosso ambiente de trabalho e, infelizmente, estamos acostumados a dar “jeitinho pra tudo”, ignorando o errado ou fingindo que ele não existe. Duas latinhas de cerveja, para muitos, ainda são inofensivas ao volante. Portanto, a autoria de um crime de trânsito como esse poderia ser de uma pessoa de sua família ou muito próxima a você, caro leitor. Transformando para sempre a vida deste motorista, assim como transformou as vidas dos familiares e amigos das vítimas. Que esta receita amarga e dolorida possa, efetivamente, provocar em nós a mudança que nasceu do choque. Porque o mais trágico de uma catástrofe é a certeza de que ela poderia ser evitada.

Em entrevista à Rádio Ipanema, na quarta-feira (9) o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) falou sobre a a normalização da coleta de lixo em Sorocaba. Com um contrato emergencial ainda em vigor na cidade, Pannunzio explicou algumas condições que devem constar no compromisso definitivo, que será assumido com uma nova empresa após o término de um processo licitatório no meio do ano.

Chip como novidade O chefe do Executivo anunciou que os novos contêineres de lixo, que serão fornecidos pela empresa vencedora da licitação, serão equipados com chips que mostrarão a localização exata de onde foram colocados. A tecnologia permitirá, ainda, que a prefeitura saiba quais contêineres necessitam de limpeza e manutenção. “Os chips vão impedir que os contêineres sejam mudados de lugar aleatoriamente e trarão certeza à população de que a prefeitura está cuidando dos equipamentos”, explicou. Pannunzio disse, ainda, que a empresa escolhida para fazer a coleta de lixo terá que assumir a responsabilidade de colocar de 10 a 11 mil contêineres nas ruas da cidade.

meu mandato anterior como prefeito, há exatos 24 anos. Portanto, os equipamentos haviam sido instalados, na época, para suprir as necessidades de uma cidade de 385 mil habitantes. Para atender Sorocaba hoje, era preciso que o sistema tivesse sido alterado ao longo dos anos”, declarou Pannunzio.

Aumento da tarifa Um provável aumento na tarifa do transporte público será uma das questões que o prefeito de Sorocaba terá que resolver em 2014. Revogado no ano passado, o acréscimo no preço da passagem de ônibus será discutido com a população, garante Pannunzio. “Vou ter uma grande conversa com os conselhos, empresas e sindicatos sobre o aumento da tarifa, pois a inflação existe, os insumos que incidem sobre o transporte público subiram e a cidade está há dois anos sem correção do preço”, disse. O prefeito declarou que existem apenas duas saídas para o possível reajuste. “Ou tiramos esse aumento de outras áreas, como saúde e educação, ou subimos a tarifa da passagem que é cobrada da população”, disse.

Totem fica

Em Sorocaba e Sucupira A notícia de que os novos contêineres, que serão implantados na cidade com a assinatura do contrato definitivo com uma empresa de coleta de lixo, deverão contar com chips de localização já repercutiu na Câmara Municipal. O vereador Marinho Marte (PPS) chegou à sessão quinta-feira (10) criticando a medida anunciada pelo prefeito Pannunzio, durante entrevista à Rádio Ipanema na quarta-feira (9). O parlamentar alegou que “isso só acontece em Sorocaba e Sucupira”, em alusão à cidade fictícia da obra “O Bem Amado”, de Dias Gomes. Segundo Marinho, a decisão deve encarecer o contrato com a vencedora da licitação. “É como instalar buzina em avião”, finalizou.

Investimentos Em entrevista ao Jornal Ipanema, questionado sobre problemas no abastecimento de água em Sorocaba, Pannunzio afirmou que para conter a crise ocasionada pela defasagem nos equipamentos, a prefeitura de Sorocaba prevê um investimento de cerca R$ 30 milhões para este ano. Como parte dos esforços para modernizar o sistema de bombeamento de água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também realizou a substituição das cinco bombas de recalque e dos demais equipamentos instalados há 24 anos. “Essas medidas vão melhorar a capacidade de distribuição na cidade em 40%”, frisou Pannunzio.

Há 24 anos Os problemas no abastecimento de água, alvos de protestos da população, segundo o prefeito, foram ocasionados pela estrutura precária da Estação de Tratamento de Água (ETA) “Dr. Armando Pannunzio”, no Cerrado. “A última reforma na ETA foi realizada no

Erick Rodrigues

A Prefeitura de Sorocaba protocolou, no Fórum, um recurso contra a decisão judicial que obrigava a retirada do totem com os dizeres “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”, localizado na alça de acesso à rodovia José Ermírio de Moraes, a Castelinho. Por ser um recurso de efeito suspensivo, a determinação para a retirada da placa só poderá acontecer após o julgamento final do processo, ainda em data a ser definida. Na terça-feira (8), o totem religioso amanheceu coberto por tinta branca, mas foi restaurado por membros de uma igreja evangélica. Na quinta-feira (10), a placa foi novamente alvo de vandalismo.

Falecimento O corpo do ex-vereador Antônio Carlos Ferreira dos Santos, mais conhecido como Carlinhos da Farmácia, foi velado, no último dia 8, na Câmara Municipal de Sorocaba. Ele tinha 69 anos e faleceu vítima de de insuficiência renal. Em homenagem ao ex-parlamentar, o presidente do Legislativo sorocabano, Cláudio do Sorocaba I (PR) suspendeu a sessão que aconteceria naquele dia e decretou luto oficial de três dias. Carlinhos da Farmácia foi vereador por dois mandatos e chegou a ocupar, também, a presidência da Câmara.

3

ARTIGO

Perdi e agora?

D

uro, muitas vezes, concluirmos que, em determinados momentos, necessitamos reconhecer a derrota e saber que a hora da rendição chegou; perceber que, mesmo combatendo o bom combate, chegou o ponto final. Por que aprofundar em tentativas daquilo que está ali, colocado, posto? Momento de despedida de entes queridos, perdas resistidas, muitas vezes ao longo de anos enfrentando enfermidades, relacionamentos mal resolvidos, relações profissionais complicadas, briga entre irmãos ou amigos. Em tudo na vida há de se considerar os dois lados, as razões de cada qual, os motivos que levam as pessoas ou processos a seguirem determinadas direções, diversas vezes em sentidos opostos. Neste momento, apesar da dor ou reconhecimento da derrota, podemos e devemos reconstruir as relações, sem perdermos a esperança da felicidade, vida plena. A vida é para ser vivida sem desistirmos do amor, hora ou outra a dor acaba na luta de quem não se entrega e resiste, mesmo que estejamos derrotados numa etapa, mas não no todo dessa existência de cada um de nós. Pense: onde errei? Como posso fazer diferente? Um novo fazer, novo plantio, novas perspectivas no olhar? Perceber, rever, reencontrar numa nova estrada em relação, muitas vezes, a aqueles que combatemos ou estivemos juntos, porém, remando no mesmo barco, mas em sentidos diferentes? Vamos nos render e preparar a nova caminhada? Renda-se e abra as portas de um novo caminho. Você poderia usar a mesma expressão de sempre: “Eu sei! Eu sei!” Que bom: é chegada a hora e cada um perceberá a sua, com toda liberdade, que o criador possibilitou a todos nós. Renda-se e seja feliz! Pense nisso e boa semana.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS Skaf na região Alana Damasceno

ador Paulo Mendes (PSDB) para ocupar um cargo no Executivo sorocabano. De acordo com o prefeito, Mendes foi cotado para ser assessor técnico da Secretaria de Habitação (Sehab), mas a contratação não aconteceu. Porém, no dia 24 de março, em nota, a Secretaria de Governo e Segurança Comunitária chegou a confirmar a nomeação do ex-vereador para o referido cargo.

Dois dias

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, esteve, na terça-feira (8), nos estúdios da Rádio Ipanema e falou sobre sua pré-candidatura ao governo do Estado. Filiado ao PMDB, Skaf destacou a decisão do partido em lançar um candidato próprio a governador e disse que seu nome estará à disposição da legenda a partir de junho, após a convenção da sigla. O ex-prefeito Renato Amary (PMDB) será o coordenador regional da campanha do pré-candidato. Skaf esteve em Votorantim para lançar o projeto “Atleta do Futuro”, que utiliza o esporte para promover a educação e a inclusão de crianças.

Eleições 2014 Por telefone, o deputado federal Paulo Maluf (PP) participou do Jornal da Ipanema, na quinta-feira (10), e falou sobre as pretensões partidárias do partido nas eleições deste ano. Maluf informou que a sigla, até o momento, não pretende concorrer ao governo de São Paulo e deve escolher apoiar outro candidato. Já na esfera nacional, o deputado confirmou o apoio do PP à candidatura da presidente Dilma Roussef (PT). Durante a entrevista, Maluf foi questionado sobre sua prisão, em 2005, por lavagem de dinheiro. O parlamentar respondeu, alterado, que o Supremo Tribunal decidiu soltá-lo sob alegação de que não havia motivo para a prisão. “Minha vida é de trabalho”, completou Maluf.

Nomeou ou não? Durante entrevista concedida ao Jornal da Ipanema, na manhã de quarta-feira (9), o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), tentou esclarecer detalhes sobre uma possível nomeação do ex-vere-

Em sua coluna “O D da Questão”, o jornalista Djalma Luiz Benette afirmou que Paulo Mendes trabalhou por dois dias na Secretaria de Habitação, mas o prefeito soube, por assessores, que um promotor de justiça tinha um entendimento contrário sobre a nomeação do ex-vereador. Pannunzio, ainda segundo o jornalista, decidiu não enfrentar uma disputa judicial sobre a questão e, em uma conversa com Mendes, explicou que a nomeação não aconteceria mais.

Residência Médica A Prefeitura de Sorocaba iniciou, nesta semana, Programas de Residência Médica e de Multiprofissional em Saúde, com o intuito de colocar profissionais para trabalhar na rede municipal de saúde. Os projetos são realizados em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e a Universidade de Sorocaba. A aula inaugural, realizada no Teatro Municipal Teotônio Vilela, contou com a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio e do secretário de Saúde, Armando Raggio. Ao todo, mais de 100 residentes, aprovados em três processos seletivos, começarão a atuar na área.

O atropelamento de 12 jovens em um ponto de ônibus na rodovia Raposo Tavares, no domingo (6), após os mesmos terem saído de uma festa rave, incentivou o vereador Marinho Marte (PPS) a questionar o Executivo sobre o alvará de funcionamento para a realização do evento. Uma lei, já em vigor, de autoria do parlamentar, estabelece que essas festas devem ter laudos do Corpo de Bombeiros e autorização da prefeitura para funcionar. De acordo com o setor de fiscalização do Paço, o evento em que os jovens estavam não tinha alvará para funcionar no local.

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504 Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

ESPAÇO DO RUI

Por favor, dê um susto no meu filho! Todo dia pais desesperados procuram a polícia. “Preciso que vocês deem um susto no meu filho. Prendam-no. Ele não obedece, não quer estudar e nem trabalhar. Está usando drogas”. Eu pergunto a você: tudo é culpa da polícia? O delegado e os policiais são bichos papões para assustar filhos mal educados? Todo dia, em alguns programas sensacionalistas de televisão, apresentadores acusam a polícia, os políticos, colocando todos num só nível baixo a fim de garantirem audiência. Todo dia pais reclamam na escola do comportamento dos filhos e pedem aos professores que deem um jeito neles. Mas, como? Se numa casa dois adultos, que deveriam fazer o papel de educadores, não conseguem educar um filho, como pode um professor fazer isso numa sala com média de trinta alunos? Todo dia vejo pessoas falando sobre a qualidade da Inglaterra, por exemplo, onde tudo funciona bem: transporte, saúde, educação etc. Quem vai a Londres volta boquiaberto para falar sobre a limpeza das ruas. E mete o pau no Brasil. Mas, na capital inglesa, todos os brasileiros se comportam de forma civilizada, não jogam pontas de cigarro, papel de bala e outras coisas nas ruas, mesmo porque se fizerem isso receberão pesadas multas e, caso se rebelarem, serão detidos. Lá a polícia também não dá moleza. A autoridade é valorizada. E a força é exercida a fim de que todos respeitem as leis. No Brasil, penso, é comum as pessoas falarem mal do país. Mas, será que elas têm razão? Será que o país não tem jeito? Será que cada cidadão é consciente dos seus direitos e, principalmente, dos seus deveres? Aos sábados e domingos, quando caminho pela

manhã na Praça da Amizade, em Santa Rosália, vejo com tristeza um cenário deplorável. Garrafas quebradas, lixo espalhado pelo passeio até que dezenas de garis atuem para melhorar o visual. Quem faz esse piquenique na praça é amigo de Sorocaba? Fico refletindo aos meus botões: a cidadania está em crise? Somos pródigos em falar mal dos outros, mas cuidamos bem dos nossos comportamentos? Educamos nossos filhos com amor ou os compramos com bens materiais? Dirigimos com cuidado e respeitamos os limites de velocidade? Nunca estacionamos em vagas para deficientes ou idosos? Respeitamos as faixas de segurança? Respeitamos as autoridades? Quando bebemos não dirigimos? Não jogamos papéis, maços ou pontas de cigarro na rua? Fazemos a reciclagem do lixo? Usamos a água devidamente? Damos bons exemplos aos nossos filhos e a todos que estão ao nosso redor? Cumprimos nossos deveres? Somos produtivos em nosso trabalho? Somos brasileiros íntegros o suficiente para apenas criticar os outros? Espero que você pense nisso e leve um susto. Porque se a carapuça servir a você, confesso que a minha está enterrada até o pescoço...

Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

VANDERLEI TESTA

Gilson Delgado atua com foco no ser humano

Sem alvará

Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Diagramação Jefferson Cascali de Lima Tiragem - 30.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

___________________________________________ diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342 ___________________________________________

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

Conheço o médico Gilson Luchesi Delgado há muitos anos. Sempre o vi focado no ser humano. Seja na sua atividade profissional como médico especializado em Oncologia, na comunidade que atua de São Carlos Borromeu ou Movimentos cristãos, como o dos Encontros de Casais. Professor e doutor da Pontifícia Universidade Católica-PUC em Sorocaba é membro da Comissão de Ética e Pesquisa. Sua atuação na medicina tem sido referência no Instituto de Oncologia de Sorocaba. Aplicando seus conhecimentos para divulgação à população mantém um programa de televisão no Canal 23, TV a cabo Net no qual orienta famílias e pessoas na prevenção ao câncer. Nesta semana, dia 8, foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Data essa em que se acentua também no mundo a campanha de conscientização do combate ao câncer de pulmão. O médico Gilson Delgado enfatiza para as pessoas mudarem seu estilo de vida. Para evitar o desenvolvimento do câncer do pulmão deve ser eliminado o tabagismo que é um fator de risco e das principais causas. O tumor de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos. O aumento é considerável no Brasil com milhares de mortes anualmente. Diretor da Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba- ABOS, entidade em funcionamento há 26 anos, Gilson Delgado já viu passar por esta entidade mais de seis mil pacientes carentes

nesses anos. Voluntário como médico na ABOS, dedica-se com sua diretoria a constantes campanhas e ações de atendimento para ajudar os enfermos. Além de escrever para órgãos de imprensa como o Jornal Terceiro Milênio, tem uma interessante revista radiofônica na Cantate FM de Votorantim. Seus programas servem para educar, evangelizar e formar cidadãos para o bem e para a qualidade de vida com dignidade. Gilson Delgado difunde o conceito clássico da Organização Mundial da Saúde de 1948: “Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”. Segundo ele, dietas e exercícios fazem bem, mas não é só isso. Vacinações, bons hábitos de higiene, redução de exposição ao sol e as irradiações, evitar medicações desnecessárias, evitar tabaco, álcool, drogas não aceitas. Seu grande orgulho é a família. Casado com Sônia Delgado tem quatro filhos Márcio, Fábio, Luciano e Paula com quem testemunha sua vida de amor ao próximo. Vanderlei Testa é jornalista e publicitário leia este e outros artigos diários de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

5


6

GABY CAMARGO PUSTIGLIONE JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Dalizio Moura

ba Vera Lúcia Esco

r Archill

enzo a e Ângela Fior

Boutique Pele de Pano apresenta nova coleção

Tomas Santos e Célia

Comunidade Felicidade Down em comemoração A Comunidade Felicidade Down promoveu mais uma edição do encontro em comemoraçao ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento tem como o principal objetivo a troca de experiências, ganhar novos amigos e muita diversão. A tarde foi maravilhosa e grupo esbanjou alegria.

A Boutique Pele de Pano apresentou para convidadas a coleção que deve estampar as ruas na nova estação. Convidadas prestigiaram o evento de umas das boutiques mais famosas de Sorocaba com mais de 25 anos de história. Rose Marie Saliba Braga

Bruna Santos e Andre Bortoletto


PAULINHO GODOI OI

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

7

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Bem casado,

bem bolado O blog Jogando o Buquê das irmãs Camila Stecca Steffan e Paula Stecca Steffan Segamarchi é um sucesso de visualizações, seguidores e curtidas. Elas lançaram no Shopping M mais uma ferramenta para auxiliar as futuras noivas: o guia dos fornecedores, onde você encontra tudo para que seu casamento seja de rainha. Marina Areco, Vanessa Antunes e Bruna Antunes

Cristiane Tebet, Kátia Madia e Zuremar Basso Camila Stecca Stefan, Francine Guazzelli e Paula Stecca Stefan Segamarchi

Referência

de estilo

Cláudia Silva

Bruna Moura Chaves

Ana Cláudia Depetris

O dia 2 de abril de 2014 foi realmente um dia muito especial para a empresária Cristiane Tebet e sua equipe, pois além do lançamento da coleção Fetiche Outono/Inverno 2014 foi comemorado junto às suas clientes os seis anos da franquia Luz da Lua em Sorocaba. A marca é referência de estilo, sempre preocupada em oferecer às suas clientes não apenas o que está na moda, mas produtos confortáveis e de qualidade. A nova coleção foi inspirada no charme dos anos 50, que mescla sensualidade e sofisticação.

REGINA REBELLES


8

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

9


10 0

RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Lente da Re

Homenagem

à Zuzu

No dia 2 de abril, o Itaú Cultural levou a estilista Karlla Girotto de volta a SPFW, assinando a direção artística de uma performance em homenagem à estilista Zuzu Angel. Réplicas de vestidos criados por Zuzu durante sua carreira foram usadas por atrizes e modelos, que também deram voz às cartas que ela enviava a amigos e autoridades na busca por Stuart, seu filho morto pela ditadura brasileira. Fotos: Rich Nerallan

No livro “Eu, Zuzu Angel, procuro meu filho” (de Virginia Valli), a luta desesperada da estilista para descobrir o paradeiro de seu filho.

Esmeralda Rosa aniversaria amanhã, domingo (13). Maria Rosa aniversariou em 5 de março. Nossa lente que, repito, tem“poderes”de captar além da imagem, captou mais uma vez o brilho dessas duas“riquezas”. São minhas tias, sim. Chamadas carinhosamente por Tida e Tia Má,

desde que me conheço“por gente”, digo a vocês, caros leitores, que“parabéns”é pouco... Estas duas meninas sempre foram e sempre serão, para mim, referência.... referência de família, retidão, carinho e força. Professoras de primeira linha, não foi à toa que o comentário de um grande político, por ocasião da aposentadoria delas, foi: “O Estado fica hoje um pouco mais pobre...“. Desculpem-me a“paixonite”, mas imaginem alguem que lhes dê apoio incondicional. Imaginem alguém que lhes recebe de braços abertos por toda uma vida... Imaginem alguém que cultiva amor por toda uma existência. Então... estas são essas duas joias a quem amo todo o meu amor e reverencio aqui, nesta singela homenagem.

No filme “Zuzu Angel”, dirigido por Sérgio Rezende, Patricia Pilar vive o papel da estilista, Daniel de Oliveira interpreta o filho de Zuzu: Stuart Angel Jones.

Zuzu angel escrevia cartas a amigos um deles Chico Buarque de Holanda - a quem postou um documentoque deveria ser publicado caso algo lhe acontecesse...

“Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho”. Depois de sua morte, por “acidente”, Zuzu foi homenageada em livros, música e filme. O mesmo Chico Buarque compôs, sobre melodia de Miltinho, a música Angélica, em 1977, em homenagem à estilista.


PAULINHO GODOI 11

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Happy

Birthday Aninha Jordão

Regis Ventrella

Maria Iris Luz

Gelorma Leite

Patricia Del Rios Binho Leme dos Santos

Mário Kanashiro Filho

Carine Cristina Simões

Paula Koscak Pastoriza

João Dalmácio Mendes

Manuel Gustavo Garcia

Marina Jordão

Mas quero um pedaço de bolo e brigadeiro porque a lista é grande. Hoje (12), quem assopra velinhas são as minhas queridas e adoráveis Aninha Jordão, que eu amo de paixão e a mulher que deixa sua madeixas lindas, a coiffeur Paula Koscak Pastoriza. Domingo (13), coincidência ou não, é aniversário da filha da Aninha Jordão, a linda Marina Jordão. Quem comemora também é o Zé Paixão. Segundona (14), é a vez de dar os parabéns para o nosso ”marinheiro travesso” Manuel Gustavo Garcia e a linda Carine Cristina Simões. Já na terça (15), quem vai comemorar com os amigos são os “garotões” Mário Kanashiro Filho, João Dalmácio Mendes e Binho Leme dos Santos. Quinta (17), é dia de celebrar mais uma data para a carismática Gê Leite e a linda, loura e ricaaa, porque ela pode e ela é luxo, poder e glamour, Maria Iris Luz, que irradia sua beleza e encanto por onde passa. Sexta (18), muita festa para Rita Batista; a linda cover e dublê de corpo de Natalie Portman, a internacional Patricia Del Rios e a mega doutora Regis Ventrella, que “morro” de saudades.


12 2

JAK CATENA JA

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

jakcatena@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

É Pra Jak! por Jak Catena

Filet

Simples Assim

News

>> A moda em Sorocaba é sushi goela abaixo! Yoshis, Naten, Yen, Izume, Nakoo, Tomo, aishi… então pra completar o menu esta semana inaugurou o NAOMI!

>> O novo japa fica na avenida Barão de

Tatuí, é assinado pelo arquiteto Marcio Pedrico e consolidado pelos sócios Rodrigo Passareli (filho do Bona Parma que desbancou a famosa parmegiana do Alemão, hehe) e do empresário Airton Correia (ex Aspásia).

>> Portanto esqueçam da maminha,

lombinho, costelinha e viradinho de miolo. Com hashi (pauzinhos) e sem vergonha: sashimi, sushi, tepans, e temakis. Com muito shoyo e pouca culpa. Antes que a vida coma toda sua coragem de experimentar coisas novas, porque tem uma fase que até dormir em tatame é uma delícia... hahaha

Elisete Rozzeto

Raquel Penteado

>> Tudo nesta vida depende

dos nossos comportamentos. É o que defende a PNL - Programação Neurolinguística, também conhecida como “ciência da excelência pessoal”, criada na década de 70, que ensina como as palavras atingem a mente das pessoas, produzindo uma ação.

>> E “quem aprende a utilizar as

técnicas da PNL, até que se tornem hábitos, conta com poderosos recursos para influenciar pessoas”, explica Mauricio Magagna, especialista em PNL, que se reuniu com empresários da cidade para comemorar o programa de entrevistas “4M Consultoria” na NET. Pirei no PNL!!!

Pé da Jak >> Nos bêbados da madrugada! Não só os que

Marilia Bar é jornalista da revista masculina Resenha

>> Jornalistas recém-graduadas antecipam a tendência de mercado e produzem revista exclusiva digital, destinada ao público masculino, hummmm. Marília Barbosa e Sarah Misturini, da Esamc Sorocaba, acreditam que a revista digital intitulada “Resenha”, destaca-se, também, à medida que reúne uma série de recursos tecnológicos, que tornam o conteúdo infinito e instigante. “É possível ler um artigo e, ainda, ouvir um áudio ou assistir a um vídeo sobre o mesmo tema, por meio de hiperlinks”, conta Marília.

Mais Um!

pilotam ou dirigem uma arma, mas também os que andam por todos os lados deixando seus pertences (latas, garrafas, maços de cigarro, embalagens de fast-food, camisinhas...etc).“É terrível o lixo pos-baladas, por todos os lados, principalmente nos parques nos finais de semana, disse um morador do Campolim”.

>> Dá pra imaginar a energia de uma manhã

de domingo com esse lixo espalhado, que não é só um problema de gestão pública, mas também de cidadania, educação, bebedeira. Sorocaba Criativa a pergunta é pra você: - O QUE PODEMOS FAZER JUNTOS??? Provocar a discussão sobre o assunto? Reuniu pessoas em protestos, encontrar alternativas para mudar esse comportamento. Sorocabanos que se preocupam com Sorocaba, deve ter um caminho que dependa apenas de nós, vamos encontrar?

Durma com essa!

Sergio Reze e seu grande amigo Deda Benette

>> Essa semana foi aniversário do impecável Sérgio Reze sócio-proprietário da Abrão Reze Concessionária Volkswagen/ Hyundai - exemplo de sucesso, casado há mais de 50 anos com a artista plástica Caterine Reze, pai de Luiz, Sérgio, e Bárbara. E o primeiro homem a pular na piscina do Ipanema Clube em meados de 1961. E um homem como Sérgio Reze tem muitos amigos, e alguns que nunca saem do lado dele, nem da parede do Bistrô da Padaria Real!

“A família é o reflexo da sociedade, mas a sociedade também é o reflexo da família. Quem constrói o cidadão é a sociedade. Por isso as pessoas devem agir dentro do seu círculo para fazer com que outros se tornem melhores.” Sergio Reze


ALE SCAPOL L

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

13

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Fotos: Julio Salvo

Xácombolacha Athos Crespi

Julie Mota

Lilian Almeida e Alessandra Monteiro

O novo point descolado da cidade atende por Xácombolacha. O bar é muito bacana. As sócias Lilian Almeida e Alessandra Monteiro colocaram em prática várias coisas legais que conheceram durante as suas viagens. O lugar é todo trabalhado no capricho, nos mínimos detalhes. A casa funciona de sexta-feira a domingo, sempre com uma programação musical diferenciada e o bicho pega a partir das oito da noite. O cardápio é interessantíssimo, pois conta com aquela “comidinha de vó”, como os deliciosos bolinhos de carne. A bebida também é boa, com drinques bem feitos e a preços justos. O diferencial fica por conta do drinque que leva o nome da casa, que é uma mistura de cerveja preta, Amarula e whisky. Para servi-lo é criado todo um clima que contagia todos os que lá estão. O charme do bar ficou nos fundos, onde foram colocados deliciosos balanços que não só divertem como unem os frequentadores da casa. Estive lá um noite dessas e recomendo!

Will Baptista


CORPO EM FORMA & SAÚDE

14

ROTEIRO 14 GOURMET

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

Ansiedade

E

stá cada vez mais difícil manter a calma? Todo mundo vive dizendo que você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Os ataques de gula também são creditados à ansiedade. Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, (conhecido popularmente como hormônio da felicidade); responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento são elas: CARBOIDRATOS: provenientes dos cereais e integrais, elevam o nível de açúcar no sangue e, ao fornecerem energia, dão disposição e a sensação de bem-estar. Assim, também colaboram com a diminuição da ansiedade. Pães, arroz, aveia, etc; CARNE: fonte mais natural de tripofano que, em parceria com a vitamina B3 e o magnésio, produz serotonina que também contribui no processo do sono; CHOCOLATE: é um alimento rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que melhora a produção de serotonina e contribui para aplacar a sensação de ansiedade, pode consumir aproximadamente 30 gramas de chocolate por dia, de preferência amargo 70% cacau, que é mais rico em flavonoides; ESPINAFRE: contém ácido fólico que é naturalmente uma vitamina antidepressiva natural; JABUTICABA: rica em carboidratos e vitaminas

do complexo B, que atuam como antidepressivos, além de combater a anemia e aumentar as defesas do organismo por conta do ferro e da vitamina C; BANANA: contém alto teor de triptofano, que colabora na produção de serotonina, é uma fruta que além de combater a depressão também alivia os sintomas da ansiedade; LEITE E DERIVADOS: é uma excelente fonte de um tipo de aminoácido, o tripofano, que alivia os principais sintomas da ansiedade, o tripofano aumenta a produção de serotonina; MAÇÃ: fruta que além de relaxar também combate a ansiedade, porque além de ser rica em fibras e carboidratos também fornece muitas vitaminas como A, B1, B2, B6, C, além de minerais, zinco, magnésio e selênio; MEL: auxilia na maior produção de serotonina, que é um neurotransmissor ligado diretamente às mudanças de humor. Sendo assim, o mel auxilia na sensação de bem-estar e diminuição de ansiedade; OVO: excelente fonte de um tipo de aminoácido, o tripofano alivia os principais sintomas da ansiedade. O tripofano aumenta a produção de serotonina; PEIXE: é uma fonte mais natural de tripofano que, em parceria com a vitamina B3 e o magnésio, produz serotonina que também contribui no processo do sono; FRUTAS CÍTRICAS: apresentam vitamina C, que auxilia a reduzir a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenalina em reação a ansiedade e ao estresse. E, com isso, aumentam a sensação de tranquilidade, além de promover o funcionamento adequado do sistema nervoso. Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. Tatiane G. Pinto Nutricionista Clínica

Truta Truta arco-íris grelhada e servida ao molho de tangerina, acompanhada por purê de batata com brócolis e tomate-cereja no azeite e alho e finalizada com amêndoas laminadas.

INGREDIENTES: 300 g de truta arco-íris; 150 g de batata; 20 g de manteiga do tipo extra; 300 ml de suco de tangerina; 4 tomates-cereja; 50 g de brócolis; 20 g de alho triturado; 30 ml de leite; 20 g de parmesão; 20 ml de azeite extravirgem; Amêndoas laminadas torradas; Sal; Pimenta do reino. MODO DE PREPARO: Coloque as batatas já descascadas para cozinhar até que fiquem macias. Processe-as para que atinjam consistência cremosa. Adicione leite, manteiga e parmesão para formar o purê e reserve. Em uma panela, leve o suco de tangerina com um pouco de manteiga para reduzir até atingir ponto de molho.

Coloque a truta para grelhar em uma chapa bem aquecida, com um fio de azeite. Depois, remova a pele. Puxe os tomates e os brócolis no azeite e alho rapidamente. Para servir, coloque o purê de batata como base no prato e, por cima, a truta grelhada. Os tomates e os brócolis vão à sua volta. Regue com a redução de suco de tangerina e finalize com as amêndoas laminadas. Receita: Chef Valdir Nunes, da Villa Don Patto


DESENVOLVIMENTO 15

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

Divulgação

cidades vizinhas. Com um prazo de 15 dias para apreciar o projeto, o governo de São Paulo terá, ainda, que apresentar ao Legislativo estadual uma proposta para a criação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano e a da Agência de Planejamento Metropolitano, necessários para gerir a Região. “Em conversa com a Casa Civil, expus que a população da região de Sorocaba não está disposta a esperar dois anos para que esses projetos sejam apresentados na Assembleia, como aconteceu com a Região Metropolitana do Vale do Ribeira”, afirmou o deputado estadual petista. A Região Metropolitana de Sorocaba será composta pelos municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim. Para dar suporte financeiro às ações conjuntas da Região Metropolitana de Sorocaba, será criado um fundo para financiamento de projetos, programas e obras de interesse comum. Esses recursos serão compostos, dentre outros recursos, por verbas do Estado e dos municípios, transferências da União, empréstimos internos e externos e doações.

Deputado estadual Hamilton Pereira (PT)

Zaqueu Proença_Secom

A

Região

Metropolitana

Formação Uma região metropolitana pode ser formada a partir de um agrupamento de municípios limítrofes, que se destaquem nacionalmente pela densidade demográfica e funções urbanas com alto grau de diversidade, especialização e integração socioeconômica. Além da criação dos conselhos gestores, as regiões metropolitanas também contam com câmaras temáticas, responsáveis por debater questões públicas de interesses comuns à população, como saúde, abastecimento, educação e transporte. Entre os principais objetivos das regiões metropolitanas, estão: a cooperação entre diversos níveis de governo, mediante a descentralização e integração de seus órgãos e entidades da administração direta e indireta; utilização racional do território, dos recursos naturais e culturais, além da proteção do meio ambiente; e a redução de desigualdades regionais.

Sorocaba e outras 25 cidades devem compor novo cenário de crescimento descentralizado nia, também, a ideia é que o custo da ligação entre as cidades que a integram seja no valor de uma ligação local, e não mais de um interurbano. Com relação ao meio ambiente, os municípios poderão trabalhar, ainda, em conjunto para a destinação final do lixo”, enumerou a deputada. Em entrevista ao Jornal da Ipanema, na quarta-feira (9), o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), também comentou a aprovação do projeto na Alesp.

“A grande vantagem da criação da Região Metropolitana e que nós poderemos dar um tratamento equitativo às questões regionais. A poluição do rio Sorocaba, por exemplo, não interessa só ao nosso município, mas a todas as cidades que estão próximas à bacia do rio e ao médio Tietê”, opinou o chefe do Executivo do município que será sede da Região, e que terá a responsabilidade de coordenar as reuniões do grupo, além de gerenciar os fundos destinados às

Divulgação

aprovação da Região Metropolitana de Sorocaba, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na terça-feira (8), coloca os 26 municípios que a compõem mais próximos de um novo cenário de desenvolvimento. O projeto, que ainda depende da sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB), foi pensado para permitir que as cidades tenham um crescimento uniforme, beneficiando, assim, mais de um milhão de pessoas. A descentralização do desenvolvimento é o principal ganho apontado pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT), autor da proposta que originou o projeto de lei apresentado pelo governo do Estado. Segundo o parlamentar, a criação da Região Metropolitana permitirá que todas as cidades cresçam de maneira justa e sustentável. “Isso vai evitar que empreendimentos públicos e privados privilegiem algumas cidades e que outras se transformem em dormitórios, por exemplo. Os membros do conselho que irão gerir a região devem elaborar um projeto que vise uma distribuição técnica e política desse desenvolvimento”, explicou. Para colocar em prática a proposta, a Região Metropolitana de Sorocaba será regida por um Conselho de Desenvolvimento, que vai reunir os prefeitos dos 26 municípios e representantes do governo de São Paulo. Além disso, também haverá um Conselho Consultivo, formado por representantes do Legislativo e da sociedade civil das cidades. A visão globalizada do desenvolvimento também foi ressaltada pela deputada estadual Maria Lúcia (PSDB), que ressaltou outras vantagens para as 26 cidades. “Os projetos serão discutidos visando o bem de toda a região. O cidadão terá, por exemplo, um transporte público mais integrado entre os municípios. Na questão da telefo-

Deputada estadual Maria Lúcia (PSDB)


16 CAPA

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

Durante a apresentação do Breakfast: Douglas Valle, Isabela Carnelós, Rosana Pires, Francisco Pagliato Neto, José Roberto Ercolin e Paulinho Godói

José Desidério na cobertura das eleições municipais em 1988

Sergio Ratto

Jornalismo

de rádio Ipanema Inovadora, a emissora completa mais um ano levando a melhor programação ao ouvinte Arquivo/Jornal Ipanema

tístico da Ipa) que conta com os apresentadores Douglas Valle, Paulinho Godói e Isabela Carnelós. A cada edição, o programa debate um tema diferente e traz convidados especiais.

Alana Damasceno

E

m ritmo de muita música e interação com o ouvinte, a rádio Ipanema FM 91,1 MHz chegou aos 26 anos, cheia de energia. A emissora surgiu através do trabalho do empresário Benedicto Pagliato e transmitiu suas primeiras ondas sonoras no dia 15 de abril de 1988. Desde então, a Ipanema se consolidou regionalmente por suas coberturas jornalísticas e pela valorização do ouvinte durante toda sua programação. Um dos diretores da emissora, Francisco Pagliato Neto (Kiko Pagliato), lembra que, no início, a rádio nasceu com uma proposta focada na música eclética e no melhor da cobertura de notícias. “De lá para cá, a rádio vem se especializando. Embora as outras mídias surgissem, a produção do rádio é muito rápida”, relata. Algo de destaque na rádio também, como cita ele, é o Portal de Voz, instrumento que dá poder ao ouvinte de se manifestar. “Hoje não ficamos sujeitos às ideias internas. Ficamos ligados a este clamor das ruas, da vontade popular. Temos que fazer o que é de interesse maior das pessoas”, diz. Juliana Camargo Pagliato, diretora da rádio, destaca a fidelização da marca junto ao município de Sorocaba e a fidelização da emissora junto à região.

Música e entretenimento De segunda a segunda, os ouvintes contam com uma programação interativa e divertida, seja em programas que trazem os sucessos de outrora, como A Hora do Véi ou Delivery Ipane-

Os empresários Benedicto e Luiz Pagliato cumprimentam o então candidato Antônio Carlos Pannunzio em 1988

ma, ou em programas que tocam os maiores sucessos do momento como Hora Extra e Vibe 91. Para discutir os assuntos mais badalados do momento, o Breakfast traz uma equipe especial comandada por Valter Calis (também diretor ar-

Ipa & Bola Inédita na programação, a grande novidade para 2014 foi a primeira equipe de cobertura esportiva da Ipanema. O Ipa & Bola Futebol Esporte Show, comandado por Paulo Roberto Júnior, foca no futebol da região. No total, 10 pessoas integram a equipe para transmitir com qualidade as partidas de futebol do Campeonato Paulista. “O nosso principal objetivo é associar o público da rádio, que é jovem. O enfoque é moderno e o humor também preponderá bastante dentro de nossas transmissões”, ressaltou Júnior.

levado a sério Com um time de peso e formador de opinião, o Jornal da Ipanema acompanha a rádio desde sua existência. O primeiro editor-chefe do grupo de repórteres da emissora, José Desidério, que atualmente conta com 52 anos de experiência na área, lembra como recebeu o convite em 1988 para comandar a equipe. “Anos antes de montar a rádio o Benedicto Pagliato havia conversado comigo afirmando que me queria chefiando o departamento”, lembra ele. Kiko Pagliato fazia reportagem de rua na época. Ele lembra qual matéria mais o marcou. “Sempre gostei de cobrir eleições na rua e no estúdio. Cobertura de eleições é algo que marca a Ipanema”. Desidério ficou na emissora por dois anos e, em 2011, a convite de Kiko, filho de Benedicto, voltou a integrar a equipe com reportagens e na apresentação do programa O Rádio é uma História, transmitido às 9 horas aos domingos. Segundo Kiko, a grande paixão de Benedicto era o jornalismo da emissora. “Esta paixão dele está conservada. Ela está no DNA da Ipanema”, destaca. “A Ipanema é um divisor de águas na história do rádio sorocabano”, cita. Atualmente, a equipe de jornalismo da rádio é coordenada pelo editor-chefe Urbano Martins, juntamente com Rosana Pires. A apresentação do Jornal Ipanema se reveza entre os apresentadores José Roberto Ercolin, Alexandre Moretto, Paulo Roberto Júnior, Rosana Pires e José Desidério. Da equipe de jornalismo fazem parte também personalidades como o jornalista Djalma Luiz Benette, Jak Catena, Renata Moeckel, Rubens Maximiano, Alana Damasceno, Erick Rodrigues, Cristiane Carvalho e Jair Rafael

Participação do

Para ouvir em todo lugar gar A rádio Ipanema conta atualmente com aplicativo para IOS e Android que tem o dial 91,1 MHz programado. É baixar e ouvir! Ou pelo site ipafm.com.br

ouvinte Durante o Jornal da Ipanema, o ouvinte pode participar mandando sua sugestão, crítica ou pergunta através do Portal de Voz, nos telefones (15) 2102-0384 e 2102-0385.

Valter Calis, diretor artístico e apresentador do Breakfast


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

12 de abril de 2014 - edição 762 www.jornalipanema.com.br

Curso de eSocial e Práticas Trabalhistas

será realizado em Sorocaba

A

Ecoss Educação Profissional realizará o curso “eSocial e Práticas Trabalhistas: Controle pelo sistema das obrigações trabalhistas e previdenciárias pelo eSocial e as práticas trabalhistas”, na próxima quarta-feira (16) e quinta-feira (17). O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados e se tornará obrigatório para todas as empresas no decorrer de 2014. Como muitas dúvidas ainda cercam o projeto, o curso apresentará pontos impactantes acerca do eSocial e também levantamentos sobre práticas trabalhistas. Como instrutor, a Ecoss trará Aristeu de Oliveira, um

dos mais conhecidos e renomados profissionais na área trabalhista, previdenciária e de recursos humanos, com mais de vinte obras publicadas. Essas obras são adotadas por universidades, departamento de recursos humanos, jurídico, contábeis, departamento de pessoal e entidades de classe. O curso é um dos mais completos da região, com 16 horas-aula incluindo, além de apostila sobre o tema, o livro “Manual de Prática Trabalhista” de Aristeu de Oliveira. O curso acontecerá no Espaço Ecoss, que fica na rua Dr. Arthur Martins, 63 – 4º andar, sala 42, Edifício Antares - Centro – Sorocaba. Mais informações: acesse o site www.ecoss.com.br ou ligue para (15) 3031.3073 para realizar a inscrição.

Educação Profissional Pautada na qualidade do ensino e atenta à demanda mercadológica, a Ecoss formata e oferece cursos de educação profissional e atende às demandas para realização de eventos sociais, culturais e corporativos, em seu espaço estruturado e equipado com tecnologia de ponta.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Visitamos: Ana Maria Móveis e Modulados

E

sta semana visitamos a loja Ana Maria Móveis e Modulados, empresa que se iniciou em 2007 e que fez bom uso da experiência de Ana Maria Fernandes (sete anos no ramo de móveis) tornando-se uma das principais empresas do segmento na cidade e região de Sorocaba. Foi ela quem nos recebeu, juntamente com um dos sócios Georges Naufal (a sociedade se completa com José Augusto Fernandes e Tathyane Naufal). Fomos positivamente surpreendidos com o crescimento da loja durante esses anos. A filosofia de buscar sempre a excelência nos produtos e serviços oferecidos, no atendimento e no suporte ao cliente certamente é fator preponderante para o sucesso crescente. A equipe, que hoje conta com onze profissionais, inclui os projetistas Georges Naufal e Bruno Henrique – também designer de interiores – que são consultores de ambientes, proporcionando ao cliente, além do projeto personalizado, a utilização das técnicas necessárias para que o mesmo seja viabilizado e executado de forma adequada e precisa. A Ana Maria Móveis e Modulados segue as tendências do mercado, com as mais recentes novidades, renovando constantemente seu showroom, conforme explicou Ana Maria Fernandes.

Georges Naufal e Ana Maria Fernandes


IPANEMA

AMBIENTE 3

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

“Estamos sempre presentes nas principais feiras” do país, como a Abimad (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração) que acontece anualmente em São Paulo, a Móveis Sul, que de dois em dois anos se realiza no sul do Brasil, entre outras.” Georges Naufal explicou também que o que difere os modulados dos planejados é a maior personalização destes últimos: “São módulos com medidas flexíveis que se adaptam à necessidade de cada ambiente, de acordo com o desejo do cliente”. Os produtos: Com peças produzidas 100% em MDF (Medium Density Fiberbord), a Ana Maria Móveis e Modulados oferece planejamentos e produtos para salas, quartos, cozinhas, home office, home

A Ana Maria Móveis e Modulados segue as tendências do mercado, com as mais recentes novidades, renovando constantemente seu showroom theater, salas de banho e lavanderias. O pagamento é facilitado em até 36 vezes e com carência de até 120 dias. Há também o importante comprometimento com prazos de entrega e montagem, feitas por profissionais que integram a equipe da empresa.

A Ana Maria Móveis e Modulados fica na Andrelino de Souza, 181, no Jardim Maria Antonia Prado. Telefone: (15) 3411-7008.


4

IPANEMA

AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Plantas exóticas trazem um toque inusitado para o jardim

C

om formatos e cores diferenciadas, as plantas exóticas se destacam na natureza por, algumas vezes, nem parecerem plantas. De origens diversas, muitas delas podem ser encontradas no Brasil, caso da planta-pedra e dormideira (Mimosa pudica), também conhecida como dorme-dorme. Esta, nativa de regiões tropicais, retrai as folhas quando é tocada ou exposta ao calor, evitando perdas excessivas de água. Outra espécie inusitada é o lírio-aranha (Hymenocallis littoralis), de origem indiana, que tem perfume adocicado e deve ser cultivada em pleno sol. Mas ao contrário do que se costuma pensar, o termo “exótico” não é sinônimo

Dormideira, planta-pedra e lírio-aranha são algumas das espécies pouco usuais que se destacam na paisagem.

Bromélias, lírios e as mais exóticas plantas combinam muito bem em um jardim especial de espécies com estruturas morfológicas incomuns ou características pitorescas. As bromélias com suas flores diferentes também entram para o grupo das plantas que chamam a atenção num jardim, ou no vaso.


CLASSIFICADOS 5

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

Estética e Beleza

Empregos

Informática

Advocacia

Medicina e Saúde

Aulas e Cursos

Diversos

Artigos para Festas


6

CLASSIFICADOS

Serviços Profissionais

6 I PROGRAME-SE CINEMA

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

Sábado (12) ■ NOITE DO PASTEL

Avisos e Editais

■ CAPITÃO AMÉRICA 2: O SOLDADO INVERNAL Sala: Cinespaço Villàggio 2 (legendado, 12 anos) – diariamente às 13h50, 16h20, 8h50 e 21h20. Dois anos após os acontecimentos em Nova York, Steve Rogers continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala o dia a dia da S.H.I.E.L.D., ainda liderada por Nick Fury.

A tradicional Noite do Pastel está em sua oitava edição e acontece a partir das 19 horas. Os convites são vendidos a R$ 15. O evento contará com DJs, pista de dança e apresentações musicais. A Noite do Pastel acontece no salão de festas da Creche Especial Maria Claro, na rua João Wagner Wey, 1240 – Jardim América. Informações: (15) 99717-3887.

■ VOANDO ATRÁS DE UM SONHO A peça apresenta uma história contada através de diversas modalidades de dança. A partir das 19h30. Ingressos R$ 25. O espetáculo será apresentado no Teatro Pedro Salomão José (avenida Eugênio Salerno, 298 – Centro). Informações: (15) 2101-2000.

Bar e os ingressos já estão à venda. A partir das 23 horas. A festa acontece na Chácara RS (avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2611 - Além Ponte). Informações: (15) 3211-8270. ■ RODA DE AMIGOS

■ BELO E PIXOTE

■ NOÉ Sala: Cinespaço Villàggio 3 (legendado, 14 anos) – diariamente às 14 horas, 16h30, 19 horas e 21h30. ■ RIO 2 Sala: Cinespaço Villàggio 4 3D (dublado, livre) – diariamente às 14 e 16 horas. ■ HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO Sala: Cinespaço Villàggio 4 (nacional, 12 anos) – diariamente às 18, 20 e 22 horas. Leonardo, um adolescente cego, busca a independência e descobre mais sobre sua sexualidade ao se apaixonar por um colega de classe. Baseado no curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho”. ■ FESTIVAL VARILUX Sala: Cinespaço Villàggio 1, dos dias 10 a 16 de abril.

O Recreativo Campestre traz um festival com grandes nomes do pagode: Belo, Pixote e Mumuzinho. As atrações se apresentam a partir das 20 horas. Os ingressos custam a partir de R$ 30 e já estão à venda. O Recreativo fica na rua Francisco Paulo Braion, 650 – Guadalajara. Informações (15) 3221-1090. ■ VOLTAS AO MUNDO COLORS Tinta e muita festa é o que resume o evento, com trilha sonora do ritmo eletrônico Trance Music. O evento é Open

O Tribeca Café recebe as duplas sertanejas Nicolas e Gabriel e Augusto e Rafael, além do cantor Thiaguinho Noronha para uma noite de alegria e descontração. O evento ainda vai contar com DJs para animar ainda mais a festa. A partir das 23 horas. Convites a partir de R$ 30. O Tribeca fica na rua Amélia Ribeiro, 33 – Campolim. Informações: (15) 3224-2467. ■ MAVS PUB Como é tradição no Pub, o Mavs apresenta as melhores músicas indies e alternativas em sua pista de dança. A partir das 22 horas. Entrada R$ 10. O Mavs Pub fica na rua Sarutaiá, 111 – Centro. Informações: (15) 3318-0126.


I PROGRAME-SE 7

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014 Paulista de Críticos de Arte) na categoria de Melhor Disco de 2013. A partir das 19 horas. Ingressos R$ 12 inteira e R$ 6 meia. O show acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

■ VALESCA POPOZUDA A cantora, que se consagrou no funk junto ao grupo Gaiola das Popozudas, agora apresenta sua carreira solo pela primeira vez em Sorocaba, trazendo o hit “Beijinho no Ombro”. A partir das 22h30. Ingressos a partir de R$ 35. O show acontece na E-Dub Two (rua Osvaldo de Jesus, 143). Informações: (15) 3228-4206.

■ ERALDO BASSO Muita música ao vivo e MPB da melhor qualidade na voz de Eraldo Basso. É o que promete a noite no Capitão Peixe, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita. O Capitão Peixe fica na rua Visconde de Taunay, 196 – Vila Jardini. Informações: (15) 3202-7684. ■ MONOCLUB O grupo de folk rock realiza uma roda tocando seu repertório autoral e versões de músicas consagradas de artistas como Raul Seixas, Bob Dylan entre diversos outros. A partir das 21 horas. Entrada R$ 7. O show é no Depois Bar e Arte (Rua Cônego Januário Barbosa, 123 – Vergueiro. Informações: (15) 3234-7082. ■ OCUPAÇÃO JOVEM A praça Frei Baraúna será palco de intervenção e shows de diversos artistas regionais. O evento Ocupação Jovem, realizado pela Prefeitura de Sorocaba é aberto ao público geral e voltado principalmente aos jovens. No palco, se apresentam nomes como Club America, Photocolors e MariaMadame. A partir das 10 horas. A praça Frei Baraúna fica no Centro de Sorocaba, entre as ruas

■ MEU PASSADO NÃO ME CONDENA

Freire Quinteto. A entrada é gratuita. A apresentação acontece no Teatro Municipal, ao lado da Prefeitura de Sorocaba, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Informações: (15) 3238-2222. ■ CONCERTO FUNDEC A banda Sinfônica da Fundec, formada por 40 integrantes, tem a proposta de desenvolver e divulgar um repertório próprio para a banda. A partir das 20 horas. Ingressos R$ 4 inteira e R$ 2 meia. A Fundec está localizada na rua Brigadeiro Tobias, 73 – Centro. Informações: (15) 3233-2220.

Quarta-feira (16) Arthur Martins e José Antônio Ferreira Prestes. ■ MOSTRA FOTOGRÁFICA “Os Jardins que Fazem a Cidade de Sorocaba” é o tema da exposição que acontecerá no Jardim Botânico município. A mostra reúne fotos de participantes e finalistas do concurso, realizado pela Prefeitura de Sorocaba. A partir das 9 horas. Entrada gratuita. O Jardim Botânico fica na rua Pedro Wurshig – Jardim Dois Corações.

Domingo (13) ■ O PEQUENO PRÍNCIPE A mostra do sucesso da literatura infanto-juvenil continua no shopping Iguatemi Esplanada até o dia 11 de maio. A visitação é gratuita. O Iguatemi Esplanada fica na avenida Gisele Constantino, 1.850 – Votorantim. Informações (15) 3219-9900. ■ APANHADOR SÓ O show traz as canções do novo álbum do grupo gaúcho. A banda foi a vencedora do prêmio APCA (Associação

■ THAEME E THIAGO O espetáculo teatral traz como principal mote as memórias vividas pela atriz Fernanda Souza. Em cima do palco, ela atua em cenas representando diversos momentos de sua vida, em uma espécie de “stand up inovador”. A partir das 19 horas. Ingressos: inteira R$ 60 e meia R$ 30. A peça acontece no Teatro Municipal Teotônio Vilela (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes – Alto da Boa Vista – próximo à Prefeitura de Sorocaba). Informação (15) 3238-2222. ■ BANDA RÁDIO 60’S O grupo traz à tona as músicas de sucesso da década de 1960 com hits dos Beatles, Creedence, Rolling Stones e outros nomes do rock and roll. A partir das 14 horas. O show acontece no Hangar 51 (rua Victório Pegoretti, 51 – Jardim Faculdade). Informações: (15) 3329-8851.

Terça-feira (15) ■ TERÇAS MUSICAIS O projeto procurar dar espaço aos artistas regionais. Desta vez, a homenagem é ao forrozeiro Luís Gonzaga, feito por Antônio

A primeira noite do Abril Fest, evento realizado em Araçoiaba da Serra, traz os shows da dupla Thaeme e Thiago e Lucas Lucco. Para a noite de quinta-feira está programado show de Jorge e Mateus. A partir das 20 horas Ingressos R$ 30. Abril Fest acontece no Bairro Rio Verde -Estrada do Rio Verde - Araçoiaba da Serra. Informações: (15) 3221-7764.

Quinta-feira (17) ■ CINEMA DE QUINTA No Cinema de 5ª, Filmes de 1ª a atração é a obra Edifício Master. A partir das 19 horas. Entrada gratuita, porém, é necessário chegar cedo para garantir lugar. O evento acontece na Oficina Cultural Grande Otelo (praça Frei Baraúna – Centro). Informações: (15) 3224-3377.


8 FUI

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

Orlando Cida Haddad O professor de Educação Física e personal trainer Fábio Gianolla viajou para Orlando, Flórida, com a esposa Rosana e os filhos Yasmin e Ian. “Nunca tínhamos ido para os Estados Unidos, então foi nossa primeira vez em Orlando e também foi a realização de um sonho de criança que era conhecer a Disney e poder proporcionar essa experiência aos nossos filhos”, comenta. Segundo Gianolla, eles visitaram os parques temáticos da Disney: Magic Kingdom, Epcot, Animal Kingdom e Hollywood Studios; os dois parques da Universal Orlando Resort: Islands of Adventure e o Universal Studios. “Fomos também ao Sea World onde os shows com animais são de tirar o fôlego. Também fui a um jogo do Orlando Magic no Amway Center onde vi Orlando x Utah Jazz. Prefiro acreditar que eu assisti a um show e não a um jogo, pois não tem como descrever, foi um espetáculo esportivo. Também fiz questão de conhecer a famosa Academia Gold’s Gym, uma das maiores franquias de academia, senão a maior de todo mundo, tendo sido seu primeiro ginásio aberto em 1965 em Venice na Califórnia e onde Arnold Schwarzeneger treinou. Hoje está em 28 países e tem três milhões de membros. Todo professor de musculação que gosta do que faz deseja um dia conhecer e treinar na Gold´s Gym, pois é uma referência mundial em treinamento com pesos e fitness. Com um cadastro no site da Gold´s Gym você pode treinar de graça por uma semana e ainda ter a chance de ver atletas e personalidades famosas que treinam por lá”, conta o professor. Na opinião de Gianolla, em Orlando, tudo é fascinante. “A realidade dos brinquedos simuladores é indescritível. Os que eu mais gostei foram: Transformers, Homem Aranha, Exterminador do Futuro e Harry Potter. Os preferidos das crianças e também nossos, foi o do Meu Malvado Favorito, com os Minions. Os shows, então, são verdadeiros espetáculos, sendo, com certeza, um dos melhores, senão o melhor o do Rei Leão.”, comenta Gianolla. O professor afirma que nos outlets e shoppings a diversidade dos produtos, qualidade e preço são de deixar todos de queixo caído. “Quanto à vida noturna tudo é muito organizado, e extremamente limpo. As pessoas são educadas, o trânsito funciona, existe respeito e cordialidade, é realmente outro mundo. Os restaurantes são temáticos e muito bacanas. No Downtown Disney, um centro de compras, restaurantes, teatro, Cirque du Soleil e outros tipos de entretenimento, que pertence ao complexo da Disney, podemos citar restaurantes fantásticos como o: Rainforest Cafe que tem uma decoração maravilhosa com quedas de água, vulcões em erupção, criaturas selvagens e aquários indescritíveis com peixes lindíssimos e enormes. Já o T-Rex é temático e tem dois andares e mais de 10 dinossauros, os pratos tem nomes pré-históricos como Raptor Ribs e Gigantosaurus Burger e também tem um aquário que é lindo como uma reserva natural do oceano. A dificuldade é a enorme fila de espera, por isso é melhor fazer reserva antes e mesmo assim talvez espere pois o lugar é disputadíssimo”, diz.


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

12 de abril de 2014 - edição 762 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

Terrenos

Casas Vendem-se

Avisos e Editais

Comerciais Alugam-se


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMÓVEIS 35

Espaço

EMPRESARIAL

Senac Sorocaba oferece 96 vagas gratuitas em cursos técnicos para alunos do ensino médio de escolas estaduais da rede pública Estão abertas as inscrições para cursos técnicos gratuitos oferecidos no Senac Sorocaba por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 96 vagas oferecidas em três cursos técnicos nas áreas de saúde, decoração e informática. As inscrições iniciam no dia 14 de abril e vão até o dia 22 de abril. Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais. Todos os participantes receberão assistência estudantil correspondente ao valor de R$ 2 hora/aula de curso. Mais informações e pré-inscrições devem ser obtidas na secretaria escolar das escolas estaduais. O Pronatec é um programa de formação profissional coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como um dos principais objetivos ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Por meio do Pronatec, o Senac Sorocaba oferece os cursos Técnico em Farmácia, Técnico em Design de Interiores e Técnico

Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e estarem regularmente matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais em Redes de Computadores, com início das aulas previsto para o mês de maio. O curso Técnico em Farmácia habilita o aluno para colaborar, sob supervisão e orientação do farmacêutico, com os processos de assistência farmacêutica por meio de atendimento ao cliente, além de colaborar no preparo de produtos farmacêuticos. O curso tem início no dia 12 de maio, com au-

las de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. O curso Técnico em Design de Interiores prepara o profissional para realizar projetos para espaços residenciais e comerciais e oferece conhecimentos para que esses alunos possam participar de equipes em lançamentos de empreendimentos imobiliários. O curso tem início no dia 12 de maio, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. O curso Técnico em Redes de Computadores habilita o profissional para montar, configurar e fazer a manutenção de computadores, bem como a instalação e configuração de dispositivos de redes e tecnologias. O curso inicia no dia 13 de maio, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e estarem regularmente matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais. A pré-inscrição deve ser feita na secretaria da escola onde o aluno estuda. Após a pré-inscrição, o aluno deverá efetivar a inscrição na

unidade do Senac portando os documentos originais e cópias do RG e CPF, certidão de casamento (se for casado) e declaração da escola, com informações que o aluno é regularmente matriculado na instituição. Alunos menores de 18 anos só poderão efetivar a matrícula com acompanhamento de um responsável. Segundo a Supervisora de Ensino da Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba Siliane Manzano, o Pronatec oferece ao estudante do ensino médio das escolas estaduais um diferencial em seu currículo, pois além da conclusão do ensino médio terá, também, a habilitação em um curso técnico de boa qualidade que proporcionará melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho. “Sabemos que além de uma educação regular de qualidade, uma das principais preocupações dos alunos desta faixa etária é conseguir um emprego e, isso pode se tornar mais fácil quando o aluno é formado por uma instituição de ensino reconhecida pela seriedade e qualidade dos serviços prestados.”


36 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 37


38 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

Espaço

EMPRESARIAL

Planejamento é o primeiro passo

para começar um negócio O Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba está com inscrições abertas para a palestra gratuita “Planejamento: primeiro passo para

Frutas, verduras e legumes estão mais caros O preço de frutas, legumes e verduras estão 8,99% mais caros em pesquisa realizada nos meses de janeiro e fevereiro, segundo o departamento de Economia e Pesquisa da APAS - Associação Paulista de Supermercados. A alta foi puxada pelo aumento de 17,92% no preço dos legumes. As frutas tiveram reajuste de 6,35%, verduras 16,40% e tubérculos 5,38%. Os itens que apresentaram maior elevação nos preços nos primeiros meses do ano foram: alface (20,35%), repolho (30,84%), cebola (37,58%) e cenoura (43,34%). Problemas climáticos, como excesso ou escassez de chuva em determinadas regiões, são a causa direta do aumento do preço do hortifruti no Estado de São Paulo. “A escassez de chuva tem afetado a oferta dos produtos, como alface e repolho, prejudicando a qualidade e quantidade de itens disponíveis para venda, o que se reflete em elevação do preço”, explica o gerente de economia e pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano. A tendência para o mês de abril é de um comportamento mais estável nos preços de alguns produtos e até de redução, de acordo com o economista, já que a previsão é para um clima de mais estabilidade. A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam 2,8 mil lojas.

começar seu negócio”. O evento acontecerá nos dias 15 e 22 de abril, às 14h, no próprio Sebrae, que está localizado na avenida General Carneiro, 919, Cerrado. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224.4342. A palestra traz dicas e orientações sobre como começar um negócio de forma estruturada, evitando as surpresas que podem surgir na trajetória de um negócio, e visa apresentar conceitos

fundamentais que o empresário deve conhecer antes de constituir uma empresa. A palestra aborda ainda necessidades do empreendedor e do empreendimento e dá noções sobre questões legais do processo de abertura e regularização de uma empresa. Mais informações sobre este e outros produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae-SP na região de Sorocaba podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo telefone (15) 3224-4342.

Exposição interativa já recebeu mais de 50 mil pessoas Mais de 50 mil pessoas já visitaram a exposição interativa“Pequeno Príncipe”, que está aberta à visitação até o dia 11 de maio nas Alas Sul e Norte do Iguatemi Esplanada. A exposição interativa, que tem encantado adultos e crianças apaixonados pelo clássico, oferece uma verdadeira viagem pelo mundo do mágico do personagem e seus companheiros de aventura. A cenografia da exposição é uma atração à parte, pois embala de maneira mágica e divertida os diversos itens expostos e proporciona aos visitantes sensações inesperadas. A entrada é gratuita e os visitantes recebem um passaporte exclusivo para descobrir os mistérios dessa história cheia de verdades universais, uma oportunidade única oferecida ao visitantes do Iguatemi Esplanada. Traduzido para mais de 200 línguas, o “Pequeno Príncipe” completou ano passado 70 anos. A Succéssion Antoine de Saint-Exupéry, sediada em Paris, que administra o legado do escritor preparou uma série de eventos para comemorar a data e oIguatemi Esplanada entrou na programação internacional com esta exposição. “A história

A entrada é gratuita e os visitantes recebem um passaporte exclusivo para descobrir os mistérios dessa história cheia de verdades universais, uma oportunidade única oferecida ao visitantes do Iguatemi Esplanada

do Pequeno Príncipe faz parte do imaginário de adultos e crianças e suas mensagens são atuais mesmo depois de 70 anos de seu lançamento. Esta exposição fará com que os visitantes se sintam dentro da história, participem e vivenciem as emoções dos personagens”,explica a gerente de Marketing do Iguatemi Esplanada, Carolina Bonafé.

Alunos de Medicina terão disciplina inédita em curso de graduação no Brasil No dia 7 de abril, data em que se comemorou o Dia Mundial da Saúde, os alunos do 6º ano de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP assistiram à primeira aula de Saúde Global e Diplomacia da Saúde, inédita em um curso de graduação no país. Anteriormente, essa disciplina fazia parte somente de cursos de pós-graduação em Relações Internacionais. A responsável pela transmissão do conteúdo foi a professora Maria Carolina Loureiro, que esteve, de novembro de 2013 a fevereiro deste ano, na Escola de Relações Internacionais de Genebra, na Suíça. A instituição é famosa por formar diplomatas para a Organização das Nações Unidas – onde, inclusive, a docente realizou uma especialização sobre o tema. De acordo com Maria Carolina, é impossível individualizar a saúde em um mundo globalizado. “Hoje, as viagens internacionais estão mais acessíveis. Com isso, não podemos tratar a questão isoladamente em cada país. Os vírus, assim como as pessoas, também ganharam mais mobilidade”, salienta. “Durante o ano, falaremos sobre epidemiologia, antropologia, prevenção de doenças e estratégias de políticas públicas nacionais e internacionais. Os alunos discutirão sobre soluções que transcendem as fronteiras nacionais e têm impacto mundial no desenvolvimento.” O assunto é recente. Quem iniciou sua discussão, em 2009, foi a alemã Ilona Kickbusch, que conduziu os primeiros estudos sobre saúde global junto à Organização Mundial de Saúde.


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 39


40 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 41


42 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 43


44 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

IMテ天EIS 45


46 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014

VEÍCULOS 47


48 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 12 de abril de 2014


Jornal ipanema 762