Issuu on Google+

ESPECIAL

Ano XII - nº 755 - 22 de fevereiro de 2014

www.jornalipanema.com.br

30 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

A importância do

café da

manhã Págs. 10 e 11

Gaby Camargo Pustiglione

Exposição retrata “A força da mulher” Pág. 14

Arquivo Aberto

Tudo em

um só lugar Poupatempo disponibiliza diversos serviços à população de maneira prática e rápida Sérgio Ratto

Págs. 3, 19 e 20

Vou de bike... Págs. 2, 3 e 4


2 ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Deu o que falar

Lamentável Lippi classificou como “lamentável” a atitude dos vereadores. “Apesar de todos os esclarecimentos que foram dados durante os depoimentos, a conclusão da CPI foi maldosa, intencionalmente e politicamente usada com o objetivo de me prejudicar. Sorocaba está ficando famosa como a cidade das CPIs que não dão em nada. Isso desacredita as instituições. A cidade não ganha com isso. Nós queremos a verdade”.

Discussão

Jomar Bellini

O relatório ainda vai entrar em pauta nas próximas sessões ordinárias, provavelmente terça-feira (25), quando deve ser discutido e votado em plenário. Caso seja aprovado, o documento será enviado para o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e para a Prefeitura de Sorocaba.

O relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Obras Atrasadas deu o que falar durante a semana. O vereador Anselmo Neto (PP) é o relator da comissão e apresentou o documento na terça-feira (18) durante a sessão ordinária. A CPI foi criada para apurar possíveis irregularidades na primeira fase do programa Sorocaba Total, um pacote de obras viárias anunciadas durante o governo do ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB). No documento, os vereadores acusam o ex-chefe do Executivo de improbidade administrativa e pedem o ressarcimento do dinheiro utilizado nas construções.

Dinheiro gasto

Inconclusiva

Os trabalhos se estenderam por 180 dias, conforme prevê o Regimento Interno da Casa, e analisaram mais de 150 processos enviados pela prefeitura. “Todos os documentos foram analisados, mas não tivemos o apoio de uma perícia técnica”, afirmou Neto. O relator ressalta que o dinheiro do empréstimo realizado pela prefeitura com a CAF (Cooperação Andina de Fomento) não foi efetivamente utilizado na conclusão das obras. “Se o ex-prefeito não agiu por improbidade ou má fé, o fez por omissão. Apesar dos mais de R$ 90 milhões emprestados, não foram concluídos os viadutos planejados, as avenidas duplicadas. O dinheiro foi todo empregado, mas as obras não foram concluídas”.

Já durante a sessão o líder do governo na Casa, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), criticou as conclusões da comissão durante a sessão de terça-feira (18). “É uma CPI inconclusiva, já que não levaram em consideração o fator climático, o tempo necessário das obras e nem o tempo da comissão para que pudessem ir a fundo em alguns processos que nem foram analisados”, disse.

Nada contra Na tribuna, Anselmo fez questão de dizer que a CPI não tem nada contra o exprefeito. “Simplesmente é uma questão de que tudo o que foi colocado na CPI só corroborou para concluirmos que o dinheiro foi empregado, mas as obras não foram feitas”.

Vale lembrar que o fato de a comissão acusar o ex-prefeito, legalmente isto não significa nada. Quem dá o martelo final é a justiça, que irá avaliar as denúncias de improbidade administrativa e o possível ressarcimento ao erário.

Rodada de entrevistas Durante a semana a Rádio Ipanema realizou uma rodada de entrevistas com ex-prefeitos de Sorocaba. O objetivo é contar com a experiência de quem já sentou na cadeira do sexto andar do Paço Municipal para avaliar os principais problemas de Sorocaba na atualidade e dar ideias de possíveis soluções. Nesta semana foram ouvidos os exprefeitos Vitor Lippi (PSDB), Paulo Mendes (PSDB) e Flávio Chaves (PRP). As entrevistas serão finalizadas na semana que vem com a presença de Theodoro Mendes (PMDB), na segunda-feira (24) e Renato Amary (PMDB), na terça-feira (25).

O relatório tirou o sono também do ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB), que não gostou nenhum um pouco do que ouviu na Rádio Ipanema durante a veiculação de uma reportagem sobre o assunto. O baque foi forte e Lippi chegou a interromper entrevistas que daria para a rádio sobre outros assuntos para desabafar sobre o tema. Afirmando que a CPI seria um instrumento da oposição, ele é enfático ao defender a hipótese de que a comissão tenha sido criada apenas para tentar prejudicar a sua imagem. “Quando você vê um relatório que tem uma conclusão absurda, injusta, parcial, com motivação política, e questiona a seriedade de um trabalho feito com lisura e total legalidade, nós temos que ficar indignados”.

O uso de máscaras também foi criticado nesta semana pela presidente Dilma Rousseff (PT). “Repudio completamente o uso da violência em manifestações e acho inadmissível em país democrático atos de vandalismo. Pessoas que escondem o rosto para se manifestar não são democratas. Pessoas que matam, que ferem ou destroem patrimônio público são criminosos e devem ser tratadas como tal”, afirmou Dilma.

Violência Às vésperas de o governo finalizar a redação de um projeto de lei para conter a violência em manifestações, a presidente defendeu a instituição de um protocolo comum de atuação das Polícias Militares em caso de conflitos. O governo federal prepara um projeto de lei, que será enviado ao Congresso Nacional com o objetivo de conter a violência em manifestações.

Região Metropolitana

Um projeto de lei quer proibir o uso de máscaras em manifestações em Sorocaba. A proposta deve passar pelas comissões permanentes da Casa antes de entrar em discussão no plenário. Os manifestantes ficarão impedidos ainda de utilizar armas durante os atos, como pedras e bastões.

As audiências públicas com intuito de debater o Projeto de Lei Complementar nº 1, de 2014, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba, devem ocorrer em março desse ano. O prazo foi sugerido durante reunião do deputado estadual Hamilton Pereira (PT) com o Secretário Estadual da Casa Civil, Edson Aparecido, na quarta-feira (19). Como membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa de São Paulo, o parlamentar petista se comprometeu em conversar com os demais deputados e a presidência da Casa para realizar as audiências públicas brevemente e acelerar a tramitação do projeto. “O ideal é que ocorram duas audiências públicas, uma na Alesp, que é a Casa de Leis, e outra em Sorocaba, na Câmara Municipal”, disse Hamilton.

Multa

Só semana que vem

Segundo o projeto de lei, os manifestantes infratores serão advertidos verbalmente para que retirem a máscara ou descartem a arma. Persistindo na ação, a máscara ou arma deverá ser tomada da pessoa e ela será autuada no valor de R$ 5 mil. No caso de resistência, o agente público municipal poderá requerer apoio à autoridade policial.

A apresentação do relatório da CPI da Saúde ficou para a semana que vem devido ao fim do tempo regimental da sessão de quinta-feira (20). A expectativa era de que o relatório fosse apresentado na terça-feira (18), mas o prazo foi adiado duas vezes: primeiro para quinta e agora para terça-feira (25). Com isto, o presidente da comissão, vereador Izídio de Brito (PT) ganha tempo para convencer os vereadores a assinarem um documento para a criação de uma nova CPI investigando problemas de na área da Saúde em Sorocaba.

Cara limpa Jomar Bellini

Anselmo não soube especificar, entretanto, a quantia em dinheiro que deveria ser ressarcida aos cofres públicos, justificando isto com a ausência de uma assessoria externa na análise técnica dos documentos. O vereador afirma que a prefeitura realizou trocas de verbas orçamentárias entre secretarias para concluir algumas obras do Sorocaba Total, já que os gastos não estariam previstos no projeto original.

Federal

Só na Justiça

Indignado

Troca-troca

da lei, vereador Fernando Dini (PMDB), é preservar o lado pacífico do manifesto e identificar as pessoas que participam desses eventos com o único intuito de causar baderna, destruição e violência. “São oportunistas infiltrados em uma sociedade que se manifesta pelos seus direitos. Eles aproveitam-se da situação de aglomeração e de estarem mascarados para cometerem possíveis crimes e saírem de forma impune”, destaca o vereador.

Pacífico O objetivo, de acordo com o proponente


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Poupatempo, plataforma digital da cidadania O Poupatempo é um programa estadual coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que desde a inauguração do seu primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 382 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 32 unidades instaladas na Capital, Grande São Paulo, litoral e interior. Em Sorocaba, como mostra reportagem nesta edição, o posto realizou uma média de 2,4 mil serviços por dia em 2013, cerca de 53,8 mil ao mês, para um universo de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes, moradores de Sorocaba e de mais dez municípios do entorno: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Itu, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sarapui e Votorantim. A confiança dos usuários em relação aos serviços prestados atesta a credibilidade do programa que concentra o atendimento de uma gama de órgãos públicos. Tanto que foi considerado a plataforma digital de serviços públicos que mais facilita e agiliza o dia-a-dia das pessoas, segundo pesquisa divulgada em janeiro na cidade de São Paulo, realizada pelo Ibope Conecta. O programa é a ferramenta digital pública mais bem avaliada por 62% dos entrevistados, perdendo apenas para o Google Maps, que detém uma avaliação de 83% de satisfação dos usuários. Diversos serviços não possuem taxas, como Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, 1ª Via do RG, serviços eletrônicos feitos pelo e-poupatempo, entre outros. Segundo a coordenação regional do serviço em Sorocaba, no mês passado o tempo médio para tirar a Carteira de Trabalho foi de 3min33s na unidade. É claro que o tempo aumenta para serviços mais complexos, no entanto, em se tratando de praticidade, não é apenas a questão dos ponteiros do relógio que faz do programa uma referência. Muito mais do que isso, sua operacionalização é um dos mais positivos exemplos de como o investimento em tecnologia é o caminho para desburocratizar.

A CPI que investiga problemas no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) começou morna. Na primeira oitiva realizada terça-feira (18), em que o diretor-geral da autarquia, Adhemar José Spinelli Júnior, prestou esclarecimentos aos vereadores, mas na prática não trouxe muitas novidades sobre os problemas que já são conhecidos sobre o Saae. Na prática, o assunto em pauta acabou sendo o ar que passa pelos hidrômetros com a falta de água e a troca de medidores que a autarquia vem realizando na cidade. As cadeiras do plenário também ficaram vazias, já

que dos sete vereadores integrantes da CPI, apenas quatro deles estavam presentes.

Solução “A CPI não começa morna, mas tratando de uma questão muito séria que é a água que usamos. É uma questão que precisa ser resolvida”, defende o presidente da comissão vereador Carlos Leite (PT). Ele afirma que todas as faltas foram justificadas, que havia quórum e comparou com outras CPIs em que, segundo ele, também não teriam a participação de todos os integrantes nas oitivas.

Dá ar?

Divulgação

EDITORIAL

Tá morno

Como a questão do ar nos canos ficou em evidencia durante a CPI, os vereadores foram até o Saae conferir in loco o reflexo que isto pode causar nas contas de água. Depois de conversar com o coordenador do Centro Operacional, os vereadores foram ouvir o engenheiro Cláudio Baudenbacher, responsável pelo setor de hidrometria do Saae. No local, a Comissão conheceu o sistema de testes de hidrômetros classe A e B, a capacidade de medição de cada equipamento e a durabilidade dessas peças. O engenheiro confirmou que o hidrômetro mede também o ar que passa por ele, e foi enfático ao descartar a eficácia de aparelhos que prometem impedir a medição desse ar. “Nenhum desses aparelhos segue as normas da ABNT, e não possuem qualquer eficácia na diminuição da medição do ar”, garantiu.

Salários Os vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba aprovaram na quinta-feira (20) em sessões extraordinárias o reajuste salarial dos servidores públicos municipais do Executivo e do Legislativo e a revisão do subsídio de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Os funcionários da prefeitura terão reajuste de 6,91% a partir de julho e os servidores da Câmara terão 7,91% neste mês de fevereiro. O salário do prefeito, vice, vereadores e secretários serão terão um aumento de 5,91%, referente a reposição inflacionária.

Entidades Os vereadores aprovaram também o projeto de lei sobre a concessão de verba men-

sal às entidades beneficentes incluindo algumas entidades e ampliando o repasse de outras. O projeto contempla apenas as entidades da área de saúde e desenvolvimento social. Uma segunda proposta incluindo as entidades educacionais deve ser enviada pelo executivo na próxima semana. Os repasses começarão a ser realizados no mês de março.

Jubileu de Prata O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba comemorou na quinta-feira (20) o Jubileu de Prata. A data marcou a passagem de Associação para Sindicato e também a votação do reajuste dos trabalhadores.

3

ARTIGO

Meus vinte e dois Lembro-me de meus vinte e dois anos, como se fosse ontem. Estava eu cursando minha faculdade de Direito, cheio de sonhos e ideias na cabeça, e claro, muitas dúvidas também. Cabelos brancos nem pensar, rugas imagine um dia sonhar tê-las, mas o tempo chega e aquilo que achávamos distante, que os quarenta estavam tão longe se aproximou numa velocidade parecida com uma corrida de Fórmula1. Ganhamos maturidade e a bagagem da vida vai se completando de uma carga vivencial linda, cheia de histórias para guardar na memória e compartilhar. Ganhamos amores, cultivamos amizades, construímos carreira, família. Algo importante e que não muda em nossas vidas é nosso caráter, nossa verticalidade de conduta. Hoje com o dobro dos vinte e dois posso garantir que há gente com vinte e poucos anos com maturidade e outras que jamais terão. Vivamos então independentemente de nossas idades toda boa ação das pessoas de bem. Tenho no meu trabalho e vida conhecido muita gente jovem com responsabilidade pessoal e cidadã; os jovens do trabalho, da luta, solidariedade, com consciência do seu real valor e papel na sociedade. Muito bom ver que nosso país tem jovens comprometidos com o futuro. Dia desses, tive o privilégio de conhecer uma pessoa de baixa estatura, mas de uma grandiosidade humana ímpar. Ela me disse: “O que o senhor tem para oferecer ao país daqui a dez anos?”. Juro que fiquei em silêncio a pensar. Poderia usar esta pergunta para questionar: O que espero de minha relação afetiva daqui a dez anos, ou da minha carreira, da minha saúde, do meu corpo? E assim, uma infinidade de questões para daqui dez anos. Bem amigos, é essa juventude que pensa, que é responsável, merecedora de nosso carinho, amor e admiração. Os vinte e dois anos são apenas uma referência de uma juventude que merece nosso respeito, amor e admiração. Parabéns jovens. Pensemos e boa semana.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Referência

ESPAÇO DO RUI

Carnaval da paz Divulgação

Gosto do Carnaval. Muito. Desde menino, quando via, em preto e branco, Virginia Lane cantando ou dançando “Sassaricando” ou Isaurinha Garcia interpretando “Camisa Listrada”. Marlene e Emilinha Borba dividiam as capas da Revista do Rádio e cantavam as marchinhas do inesquecível Braguinha (Carlos Alberto Ferreira Braga), também conhecido como João de Barro; Zé Keti, Lamartine Babo, Noel Rosa, entre outros talentos. No Clube Independência, que foi demolido para abrigar a primeira Padaria Real, os foliões “explodiam”alegrias. Nas ruas, palhaços, pierrôs, colombinas e morcegos desfilavam anunciando a presença com cincerros e espalhavam o cheiro de lança-perfume pelo espaço. Confetes e serpentinas completavam o clima. Relembro essa época com alegria. Uma festa democrática, onde todas as classes sociais se misturavam, as drogas se limitavam às lícitas. Era uma época romântica, onde o respeito dignificava as pessoas. Mas, como cantou Vinicius de Moraes: “A felicidade é como a pluma/ Que o vento vai levando pelo ar/ Voa tão leve/ Mas tem a vida breve/ Precisa que haja vento sem parar”. Mas, podemos tornar o nosso Carnaval como festa de paz. Lembro um genial arquiteto, cujo pai faleceu de cirrose, dizendo-me

Sorocaba poderá ter em funcionamento, até o fim deste ano, quatro pontos de atendimento às mulheres com idade acima dos 30 anos, para exames de mamografia e ultrassonografia voltados à detecção do câncer de mama e de colo do útero. Inicialmente, apenas o Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil) havia se credenciado para o atendimento. Agora, o serviço poderá ser estendido, também, para a Santa Casa e para a Policlínica, mantidos pela prefeitura, além do AME (Ambulatório de Saúde Especializado), formando, assim, uma rede especializada. O anúncio foi feito na segunda-feira (17), pelo secretário de Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, a deputada Iara Bernardi (PT) que, desde o ano passado, vem trabalhando pela implantação do CRDACG (Centro de Referência para Diagnóstico Avançado em Câncer de Mama e Ginecológico de Sorocaba).

Vou de bike...

que não questionava o suicídio, porque um alcoólico sabe que a bebida está matando-o lentamente e não a abandona. Comete um suicídio lento. Assim, dirigir alcoolizado é submeter-se ao risco de causar acidente, matar ou morrer. Beber e bancar o valente, também é candidatar-se a consequências graves. Devemos, pois, aproveitar o reinado de Momo para extravasar nossa alegria, celebrando a vida e espalhando felicidade. Vamos evitar dirigir depois de beber. Vamos evitar brigas. Vamos apenas distribuir sorrisos, abraços e beijos. Vamos fazer o Carnaval da paz. Neste domingo, o Boca a Boca faz seu Carnaval no Salão de Festas do Monteiro Lobato, com bateria da Escola de Samba da Mangueira, Trio Elétrico, feijoada etc. O tempero da alegria ficará por nossa conta. Então, até lá!...

Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

Divulgação

VANDERLEI TESTA

A Inova Sorocaba (Agência de Desenvolvimento e Inovação) assinou na quarta-feira (19) um termo de cooperação técnica com o FIT (Flextronics Instituto de Tecnologia) para instalar um laboratório de prototipagem industrial, desenvolvimento de software e serviços de certificações no Parque Tecnológico de Sorocaba. No local está instalada uma exposição de objetos tecnológicos, entre elas uma bicicleta feita com plástico e derivados reciclados de 12 quilos. Pannunzio não resistiu à tentação e, mesmo de terno e gravata, pedalou pelo ambiente. Rodrigo Maldonado (secretário chefe de gabinete) e Yabiku (secretário de Esportes) também pedalaram. O convênio entre a Inova e o Fit prevê a cooperação tecnológica abrangendo atividades de pesquisa, desenvolvimento e serviços científicos e tecnológicos, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias e aprimoramento e otimização de processos produtivos e outras iniciativas de interesse comum. Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504 Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Diagramação Jefferson Cascali de Lima Tiragem - 30.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

___________________________________________ diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342 ___________________________________________

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

Rotary Manchester, 34 anos dando de si antes de pensar em si Esta semana passei por mais uma grata experiência. Participei como convidado do Rotary Club de Sorocaba Manchester nas homenagens prestadas pelo Dia do Publicitário. O presidente Ovídio Corrêa Junior foi o anfitrião com sua diretoria. Já tinha tido participação como membro no Rotary Leste durante os anos da fundação do Manchester. Aprendi muito nesse período através dos testemunhos de ação social e fraternidade existente entre os companheiros de clube. Neste 19 de fevereiro o Rotary Manchester completou 34 anos de atividades. Coincidentemente no mesmo dia e mês, recebi um diploma na comemoração do dia dedicado aos profissionais de publicidade. Como jornalista e publicitário tenho recebido em meus 40 anos de atividades um aprendizado diário na evolução das mídias e redes sociais. Lembro-me da minha primeira criação publicitária em 1974. Ao participar da reunião semanal do Rotary Club Manchester na última quarta-feira (19) senti-me entre pessoas que buscam o ideal de transformar vidas. Vi na história desse importante clube rotariano

de Sorocaba as suas múltiplas iniciativas em prol da comunidade. Em 2014 uniram esforços para coletar e enviar dezenas de cestas básicas para as famílias vítimas das enchentes em Itaoca (SP). Em outra magnífica ação humanitária o Rotary Manchester entregou ao Hospital Gpaci, em Sorocaba, o valor necessário para aquisição de bomba extrativa de leite, kits lactários e “Banho Maria”. Numa emocionante carta o presidente do Gpaci, Carlos Camargo Costa e as crianças atendidas, manifestaram seu reconhecimento numa frase: “amigo é aquele que ajuda e transforma ações em amor”. E foi por causa dessa e de centenas de outras iniciativas de amor ao próximo do Rotary Club Manchester que acredito no título deste artigo e participei da homenagem. Vanderlei Testa é jornalista e publicitário leia este e outros artigos diários de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

5


6

RENATA MOECKEL R

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Lente da Re

Exposição no Parque Tecnológico

*expresso* Café

Com Vitor Skif Jovem e talentoso, nosso café expresso de hoje é com o chef Vitor Skif. Acompanhe: Nossa lente clicou este jovem, Wagner Alberto Cavallari Júnior, para destacar sua educação, seu cavalheirismo, sua postura profissional. Ainda estudante, ele exerce a função de receber as pessoas no estacionamento de uma academia, onde muitas, inclusive idosas, chegam para fazer fisioterapia. Com ares e carinho de um verdadeiro neto, Wagner encanta sem esforço. Exemplo de garoto que, com a vida toda pela frente, já começa a praticar a gentileza com excelência e simplicidade. Coisas que, certamente, diferenciam positivamente alguns dos demais.

Você se formou em 2009 e estamos em 2014. Muitas novidades no mundo gastronômico de lá pra cá? Muitas. O mercado gastronômico vem se expandindo cada vez mais. O Brasil se deu conta das oportunidades de desenvolvimento na área há cerca de uma década, quando grandes redes hoteleiras estrangeiras começaram a migrar para o Norte e Nordeste brasileiro (antigamente quem quisesse estudar gastronomia tinha que sair do país). Hoje em dia, é grande o numero de novos cursos e instituições oferecendo a formação de chefs ou até mesmo cursos rápidos para os cozinheiros de finais de semana, como “hobby”. A mídia também influenciou muito para a propagação da área. São programas de TV, livros, revistas, filmes etc. Desta forma, a indústria investe cada vez mais em novos utensílios, equipamentos e produtos para facilitar o dia a dia na cozinha, seja para uso profissional ou doméstico. É algo que evoluiu tanto, que algumas marcas apostam na personalização desses itens por grandes estilistas de moda. Outra importante vertente da transformação que notei de lá para cá, é a quantidade e variedade de eventos gastronômicos (festivais, apresentações, exposições, congres-

sos, feiras de negócios, debates, concursos etc). A figura do cozinheiro saiu da frente do fogão proporcionando, mais do que alimentação, uma verdadeira experiência. Que fatores fizeram com que você ganhasse uma concorrência com outros 23 cozinheiros? Sou muito dedicado e perfeccionista em tudo que faço. Gosto de me alto superar e sou bastante competitivo comigo mesmo. Acredito que estas características me deram destaque, principalmente em uma profissão que precisamos ser totalmente altruístas. Quais suas atividades profissionais atualmente? Sou consultor de bares e restaurantes, elaboro e reformulo cardápios, fazendo treinamento com a equipe da cozinha, também atuo como Personal Chef, executando eventos personalizados á domicílio e leciono aulas-shows em um mercado local. Também me dedico aos estudos, estou finalizando uma pós-graduação em Gastronomia funcional, um novo ramo no mercado que vem crescendo bastante, enfatizando a saudabilidade, com foco nas intolerâncias alimentares (adequação de receitas aos alérgicos em glúten, lactose, gordura, açucares, entre outros) aproveitando ao máximo os nutrientes e benefícios do alimento. Confira a entrevista na íntegra em nossa coluna no Portal: www.jornalipanema.com.br.

Perto de cinco mil crianças da rede municipal de ensino devem visitar o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) nas próximas semanas. A visita inclui um tour pelo parque, pela exposição de Juan Muzzi, e faz parte do programa Escola Viva. O lançamento da atividade aconteceu na quarta-feira (19). A solenidade contou com a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, secretários municipais, autoridades de Sorocaba e região, imprensa, além de gestores do PTS e da Agência Inova. O Parque Tecnológico de Sorocaba está sendo preparado para se tornar um espaço de exposições artísticas e culturais. Nesta primeira edição, a exposição traz mais de 50 obras do artista plástico uruguaio Juan Muzzi, premiado por iniciativas inovadoras e de sustentabilidade. Além de quadros e esculturas, podem ser observadas bicicletas feitas a partir de garrafas pets recicláveis, uma oficina de “Mola Maluca”, além de um estande montado pela Fundação “Lego for Education”, que traz ao PTS uma oficina de robôs. A exposição ficará em cartaz até a próxima sexta-feira (28) com visitas agendadas pelo telefone (15) 3316-2323. A entrada é franca. Na foto abaixo Vitor Lippi (presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o artista plástico Juan Muzzi e o secretário municipal de Educação José Simões. Mais fotos do evento estão em nossa coluna no Portal Ipanema (www.jornalipanema.com.br/colunas/renata-moeckel) Juliana Moraes


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

7


8

JAK CATENA JA

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

jakcatena@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

É Pra Jak!

Durma com essa!

Simples Assim

por Jak Catena

Calor com bom humor!

@Tripp >> Viagem no “Menu de Cinema” – que

são filmes gastronômicos seguidos de bate-papo num jantar no Café Los Yayos, em Araçoiaba da Serra. Hoje o prato principal é a história de uma francesa na “Festa de Babette”, acompanhado de “Ragoût de Boeuf au Vin Rouge”, às 19h30. Reservas no (15) 3281-2904, oui chérie!!

Use com Cuidado* >> Por favor pare agora! Já disse a Wander-

Lea. O trânsito é um dos principais causadores de rugas, AVCs, stress, buzinaço, xingamentos,

Alexandre Falcão

Fábio Nastri

>> Teylor Soares é fotógrafo há 18 anos, e fico imaginando que ele já deva ter fotografado sorocabanos de todos os jeito e em todas as baladas, festas e eventos... “sóquenão”. Ele quer ir além das fotos!! Em seu novo blog: Alemdasfotos.com, Teylor cria, escolhe e recolhe, fotos suas, nuas e cruas, na night ou não, e transforma em arte, apenas porque por sintonia elas conversam entre si. Vale apreciar, curtir e postar, basta usar #alemdasfotos.

transtornos tripolares e divórcios. E pra quem acha que esse negócio é só com o carro do vizinho, o Moovit - um aplicativo de trânsito voltado para o transporte público, entrega o caos no Brasil onde Rio de Janeiro e São Paulo estão fichados!

>> A cidade maravilhosa tem o pior trânsito,

com mais tempo de espera por transporte público. Em 2013, a empresa holandesa de tecnologia Tom Tom, já havia divulgado um estudo sobre 169 cidades do mundo, onde O Rio foi a terceira mais congestionada, e nossa capital

São Paulo a sétima pior do mundo. Aqui do ladinho.

>> Então, quem sabe uma carona não nos aproxime. Quem sabe eu caminhando aprecie mais. Quem sabe mudar o rumo, mude o mundo!


9

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

JAK CATENA jakcatena@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Entrelinhas >> Coisas que só a feijoada faz por você! Muita gente apronta por cima da carne seca, dá um tapinha na farofa e nem lembra direito da linguiça, hahahhaha!!

>> Entre tapas & beliscos o Amélia

@Tripp Will e Roberto Yoshis

Bar reuniu jornalistas, empresários e mulherada linda na sua tradicional roda de samba.

Alex Ruivo

>> Cozinha Oriental é patrimônio

>> Barrados na Babilônia! Neste sábado

cultural pra ser degustada com os cinco sentidos. Por isso gostei tanto do novo restaurante Yoshis no Shopping Iguatemi Ex-Planada! Vou tentar falar pouco como o sócio proprietário Roberto Yoshi´s, que com muita atitude prova há 18 anos pra Sorocaba e região como saborear o mercado!

(22) na Feijuka do Ipanema Clube o casal sócio há mais de 40 anos que foi impedido de entrar na festa de lançamento do Carnaval, mesmo a meia-noite terá chance de barbarizar pra mudar o azedume!!

>> A maior sensação na Feijoada do

Mandala foi Paulinho Godoi nosso saltitante Feijão Branco cheio de bacon pra dar!!

>> E quem degustou o Boteco do

Boca no La Martina, neste domingo (23) pode cair de Boca a Boca na feijoada no Monteiro, energia tipo pilão na paçoca!

Bruno Christovam

Lais Julio


10

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

ESPECIAL

café da manhã Desde criança aprendemos a ouvir, de nossos pais e avós: “Não deixe de tomar o café da manhã. É a refeição mais importante do dia”. Mas, qual é exatamente a sua ideia de café da manhã? Garanto que da boca da maioria sairia: “café preto, leite, pão francês, manteiga, ou até mesmo um delicioso bolo”. O que os especialistas dizem, porém, demonstra que não há refeição mais “ignorada” do que o café da manhã. Muitos nem dão bola para essa primeira refeição do dia. Há aqueles que até o evitam, achando que estão tomando a decisão certa e que isso vai ajudar na balança. Ledo engano. Especialistas advertem que o café da manhã deveria – e deve - ser saudado por todos, por se tratar de uma etapa da alimentação muito especial e essencial para a saúde, para a manutenção do peso ideal e, principalmente, para o equilíbrio de tudo o que se fará e se comerá durante o dia. Os nutrientes não consumidos nas primeiras horas do dia não serão compensados nas refeições seguintes. As pessoas que fazem o desjejum têm melhor aporte nutricional diário, comparados com aqueles que não fazem. É comprovado que as pessoas habituadas à refeição matinal têm melhor desempenho em testes de memória e na

resolução de problemas. No caso das crianças, elas apresentam melhor resultado cognitivo e rendimento escolar. Daí ser muito importante o café da manhã, que traz para o ser humano inúmeros benefícios, entre os quais, a de que é fundamental para reiniciar o estímulo do funcionamento intestinal. Para quem pensa em manter ou perder peso, o desjejum é importante. Ao contrário do que muita gente pensa, deixar de tomar o café da não emagrece, muito pelo contrário, essa decisão errada da pessoa faz com que o corpo chegue mais faminto e preguiçoso ao almoço. O fracionamento das refeições ao longo do dia, também é indicado – não se esquecendo de incluir o café da manhã. Isso contribui para o metabolismo energético adequado, ou seja ajuda a equilibrar melhor o que consumimos e o que gastamos. No corrido mundo moderno, muitas pessoas deixam de ter o primeiro alimento do dia, com a desculpa de falta de tempo. Uma dica é acordar 15 minutos mais cedo para evitar essa desculpa.

Reconstituição das

reservas de energia

O café da manhã é a nossa primeira refeição, por isso, é tão importante, pois enquanto dormimos o nosso organismo continua trabalhando e há um gasto de energia, e ao acordar, estamos saindo de um longo período de jejum e precisamos repor o que foi perdido, fornecer nutrientes saudáveis é fundamental. Muitas pessoas, para poderem dormir um pouquinho mais de manhã, optam p por não tomar café da manhã, ou então, ntão, comem algo rápido, sem dar muitaa importância para essa refeição. Porém,, um bom café da manhã não é apenas um hábito saudável, mas uma necessidade de fisiológica, já que está diretamente ligado do à

reconstituição das reservas de energia, que iremos precisar para começar as nossas atividades diárias. O café da manhã influencia muito no rendimento do nosso corpo, quando você toma um bom café se sente mais completo, e poderá controlar melhor o seu apetite durante todo o dia. Alguns alimentos que podemos ingerir em um café da manhã: uma xícara de café, de chá, pão, leite com achocolatado, iogurte, uma fruta, suco de frutas, queijo, mas que seja tudo moderado e de acordo com o seu paladar e sua fome. Já em caso de uma dieta não proibitiva para emagrecimento ou para prática de atividade física podemos consumir alimentos como: frutas, sucos naturais, pães integrais, leite desnatado, queijos com pouca gordura, bolo integral, cereais e clara de ovos, mas tudo isso com moderação, sem exageros. E sempre, em caso de duvidas, procure um nutricionista.

Adriano Lima, personal trainer

Juliana Moraes

A importância do


ESPECIAL

11

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

“Pular”café da manhã

traz riscos à saúde Com a correria do dia a dia, encontramos cada vez menos tempo para nos preocupar com o café da manhã e, por vezes, preferimos dormir mais a fazer uma refeição equilibrada e com tranquilidade. É preciso lembrar que, enquanto dormimos, o corpo continua funcionando e, com isso, as reservas energéticas ficam diminuídas. Sendo assim, a alimentação matutina é essencial para abastecer o organismo das perdas que o corpo enfrenta e normalizar o metabolismo. São muitos os impactos negativos na saúde das pessoas com hábito de “pular” o café da manhã. Nesta população, existem registros de: maior prevalência de indivíduos com sobrepeso; alteração na constituição corporal em todas as faixas etárias; e riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas - como as dislipidemias (níveis elevados ou anormais de lipídios no sangue) e alterações glicêmicas. Vale ressaltar que a omissão de refeições implica diretamente nas escolhas alimentares, pois

tendemos a eleger alimentos mais calóricos e gordurosos, em quantidades demasiadas nas próximas refeições. O café da manhã ideal e equilibrado para qualquer faixa etária deve ter sua composição nutricional em torno de 15% a 30% do valor energético total consumido diariamente, e ser composto com uma porção de cada grupo alimentar – carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e minerais. A refeição deve ser feita em até duas horas após acordar. Segue algumas dicas: Troque os carboidratos refinados, de farinha branca, pelos integrais – pães, biscoitos, cereais, granola, torradas, massas –, que oferecem mais fibras e antioxidantes para a dieta. Além de auxiliar no bom funcionamento intestinal, retardam o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade. Leite e derivados fornecem proteínas (responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos) e cálcio, que atua na contração muscular e na regulação de hormônios e anticorpos. Dê preferência ao leite desnatado e

aos queijos claros, como ricota, cottage e do tipo minas. Margarina x manteiga: a manteiga é um alimento de origem animal e possui alto teor de gordura saturada, que é prejudicial à saúde. Já a margarina, possui um teor reduzido deste tipo de gordura e pode ser consumida com moderação. Frutas e sucos de frutas naturais fornecem vitaminas e minerais, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, além de controlar a absorção de nutrientes. Para aqueles que não conseguem tomar café da manhã em casa, leve ao trabalho lanches reforçados e equilibrados: duas fatias de pão integral com folhas de alface, tomate ou cenoura ralada e queijo branco, frutas inteiras, iogurtes desnatados e barras de cereais.

Tatiane G. Pinto é nutricionista clínica CRN/3-38061


12 2

PAULINHO GODOI

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Grito de Carnaval Carnaval pode ser bom no Rio de Janeiro, em Salvador ou no Recife, mas Sorocaba não fica atrás. Quem disse que sorocabano não tem samba no pé? A prova ficou clara com o Grito de Carnaval da Mandala Choperia. Teresa Baddini & Co animando a galera que por lá passou e a famosa e tradicional feijoada não podia faltar. Psiu! Não espalhe, mas o “big boss”Kiko, caiu no samba.

Cris Rivas e Aline Peres

Marina Nazareth Molfi Ramalho

Mari Tereza Farah

Fernanda Bruder

Vivi Cleto Barbo

Fernanda Fabri

Irany Bastos

REGINA REBELLES


SOCIAL

GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

13

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Gracyanne Barbosa distribui simpatia

Van Ventura e Gracyanne

A modelo, dançarina e empresária Gracyanne Barbosa esteve na Academia Movimento no Sorocaba Shopping. Ela disse que ficou encantada com a simpatia dos sorocabanos e fez questão de posar para fotos com os fãs. Fernando de Almeida proprietário da Academia Movimento foi só elogios a Gracyanne. Veja mais sobre a visita da modelo e dançarina no caderno Negócios e Oportunidades

A visitante com Ana Paula Martins, gerente da Academia Movimento

Gracyanne Barbosa

Daniele Batista, Wagner dos Santos e Leila Jordão

Rebeca Nucci e Muller Paulino


14

SAÚDE

CORPO EM FORMA & SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Desvio ou escoliose na coluna?

Estamos no tempo das

A Quiropraxia

fobias

pode te ajudar!

“escolares” É uma situação mais comum nesta época do ano: na porta, da escola algumas crianças resistem à chamada do bedel ou da professora para entrar. A criança se agarra ao familiar que a acompanha, chora, grita, se joga no chão ou, às vezes nem sai do carro que a levou até a escola. Não importa a idade, a cena costuma ser diferente apenas quando estamos de frente do adolescente (a partir dos 13 anos de idade). O adolescente muitas vezes nem sai de casa: dorme tarde para não levantar a tempo da aula, retarda em aprontar-se para sair, refere dores diversas, às vezes chega a vomitar, apresentar episódios de diarreia, sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos ou frequência respiratória. Várias são as formas que as crianças ou adolescentes se utilizam para evitar o retorno e ou a continuidade das atividades escolares. Para esses quadros, onde o sofrimento é visível, onde não existe tempo que dê conta da adaptação, ou ainda quando percebemos claramente o sofrimento da criança/adolescente que está tentando permanecer dentro do ambiente escolar, nós chamamos esse quadro de sintomas de Transtorno Fóbico Ansioso, que para os leigos foi batizado de Fobia Escolar. Alguns ainda chamam de Transtorno de Ansiedade de Separação. A fobia se caracteriza por um temor injustificado de um objeto ou situação, cujo contato é fonte de intensa reação de angústia. Em verdade o objeto ou situação fobígenos não são fontes de perigo real e sim imaginário, a exemplo do medo do escuro, de animais, de pessoas estranhas, de tempestades. Assim, a fobia é um sinal e um substituto de um conflito que não se resolveu para a criança. A fobia escolar esconde angústia de separação dos pais e/ou da família, é mais frequente em crianças tímidas, inseguras e com medo de situações novas. Responde por 2,4% a 3,3% do total de Transtornos de Ansiedade na população e a prevalência é igual para ambos os sexos. A causa dos transtornos ansiosos infantis é muitas vezes desconhecida e provavelmente multifatorial, incluindo fatores hereditários e ambientais diversos. Entre os indivíduos com esses transtornos, o peso relativo dos fatores causais pode variar. De uma maneira geral, os transtornos ansiosos na infância e na adolescência apresentam um curso crônico, embora flutuante ou

14

episódico, se não tratados. Na avaliação e no planejamento terapêutico desses transtornos, é fundamental obter uma história detalhada sobre o início dos sintomas, possíveis fatores desencadeantes (exemplos: crise conjugal, perda por morte ou separação, doença na família e nascimento de irmãos) e o desenvolvimento da criança. Sugere-se, também, levar em conta o temperamento da criança (exemplo: presença de comportamento inibido), o tipo de apego que ela tem com seus pais (exemplos: seguro ou não) e o estilo de cuidados paternos destes (exemplo: presença de superproteção), além dos fatores implicados na etiologia dessas patologias. Também deve ser avaliada a presença de comorbidade, ou seja, outras patologias que também possam estar presentes. De modo geral, o tratamento é constituído por uma abordagem multidisciplinar, que inclui orientação aos pais e à criança, terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia dinâmica, uso de psicofármacos e intervenções familiares. A parceria entre pais, profissionais e escola é fundamental para que a criança/adolescente sinta-se acolhida, estimulada a supera-la esses limites e confirme assim a segurança e cuidado no ambiente escolar. Claudia Cristina Pereira Gomes Antila é psiquiatra da Infância e Adolescência e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Algumas pessoas se queixam de dores nas costas, outras nem percebem, mas já apresentam algum sinal de problemas na coluna. A simples observância entre a altura dos ombros ou a percepção de um lado do peito parecer maior do que o outro ou ainda quando as roupas não caem simetricamente no corpo, estes são sinais de desvio na coluna. Cerca de 2,3% das crianças com idade entre 10 a 16 anos apresentam Escoliose. Geralmente acomete as meninas com frequência de 5 a 8 vezes maior do que nos meninos. As curvaturas tendem a progredir durante os estirões de crescimento da criança. Escoliose é um problema que afeta a coluna vertebral provocando desvio para os lados, resultando em um formato parecido com a letra “C” ou com a letra “S”, e pode comprometer bastante a saúde e a qualidade de vida. Pode ocorrer também, rotação das vértebras, e quando isto acontece, é muito comum encontrar uma espécie de gibosidade na região das costas. A Escoliose pode ser classificada assim quando apresenta uma alteração do alinhamento da coluna com desvio maior do que 10°, abaixo disto é classificada como um desvio de coluna. O diagnóstico é feito pelo exame clínico e pelo raio-x. Quando a escoliose não é severa, pode passar despercebida pela fase da adolescência, pois geralmente não produz dor, e pode, portanto, ser difícil de detectar. Nestes casos, quando se entra na fase adulta, pela parada do crescimento, a maioria das curvas tende a não mais incomodar e permanecerem estáveis com nenhuma, ou pouca progressão. Entretanto, em algumas pessoas, as curvas podem progredir devido à degeneração e desgastes das articulações e, assim, causar dor. Como um carro desalinhado, a princípio afeta a direção, posteriormente o desgaste de um pneu é maior de um dos lados, depois o consumo de pastilhas de freios desiguais, e assim por diante. Em alguns casos mais graves, pode alterar a capacidade de respiração, pela deformidade do tórax e diminuição do espaço para os pulmões. A presença de osteoporo-

se também pode causar aumento rápido das curvas pela alteração do formato dos ossos. Portanto, a prevenção da osteoporose e o reforço muscular são muito importantes nas pessoas com escoliose. A escoliose é classificada em 3 tipos: Idiopática (causa desconhecida, a mais comum), Neuromuscular (nos casos de paralisia cerebral, poliomielite, etc.), ou Congênita (adquirido no nascimento onde há falha na formação da coluna). O tratamento da escoliose depende de diversos fatores, são eles: idade do paciente, flexibilidade da coluna, tamanho da curvatura e a causa que levou à escoliose. Muitas vezes são indicados coletes, porém estes ameaçam a autoimagem do adolescente, podem causar problemas de autoconsciência, pelo fato do colete realizar a função muscular. Não existem medicamentos para tratamento das escolioses, nem suas causas são evitáveis. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser o tratamento mais apropriado, porém, deve ser avaliada com muito critério e só é indicada, quando o tratamento conservador não apresentar resultados satisfatórios. Técnicas manuais de manipulação da coluna, como a Quiropraxia são bem vindas porque ajudam a restaurar o movimento das articulações da coluna vertebral, evitando quadros tensionais, pinçamentos e processos inflamatórios por sobrecarga e, ainda evitam a progressão para formas mais graves nos casos das crianças e adolescentes. Ajudam e muito na melhor qualidade de vida em todas as faixas etárias dentro do quadro clínico de cada um.

Raul Sartorelli é quiropraquixista


15

GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Varejo farmacêutico em busca

Fique atento:

de inovações tecnológicas

essa você não pode perder A astrologia chinesa utiliza 12 animais sagrados como símbolos para representar as energias dominantes de cada ano e das pessoas nascidas nos mesmos. Os animais são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. A preocupação principal do horóscopo chinês não é fazer previsões, e sim proporcionar maior autoconhecimento. O ano de 2014 é o ano do Cavalo e se iniciou no dia 31 de janeiro. Fazendo uma analogia com a força e beleza desse animal na astrologia chinesa, o fotógrafo Vand Rodriguez está produzindo uma exposição que vai dar o que falar: “Mulheres de força e beleza”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Com produção de Juliana Rolim, as fotos serão expostas no shopping Iguatemi Esplanada. A transformação das belas mulheres no tema da exposição ficou porr conta da genialidade dos hair make up Marco e Deny.

grafo tóg las lentes do fo Juliana Rolim pe

lim z e Juliana Ro Vand Rodrigue sição po ex da ão uç em meio a prod

Com a missão de inovar sempre e contribuir para o desenvolvimento do varejo farmacêutico brasileiro, a Drogaria Onofre no início de 2013 abriu as portas do mercado à CVS Caremark, maior rede de farmácias e serviços de saúde dos Estados Unidos. No dia 13 de fevereiro, a Drogaria Onofre inaugurou sua primeira filial em Sorocaba, completando um total de 46 lojas. Além da loja física, o cliente conta com o atendimento através do site e televendas. Segundo a

analista de Trade Marketing Clarice Ribeiro da Silva “A Drogaria Onofre continua sua busca por inovações tecnológicas e de serviços voltados ao cliente, agora com um objetivo simples, porém muito valioso: ajudar as pessoas a buscarem uma saúde melhor”. A Drogaria Onofre fica na avenida Dr. Eugênio Salerno, 25. Informações: (15) (15) 3221-1515. ou pelo site www.onofre.com. br. Televendas: 0800 777 7878.

Daniel Rodrig ues Santana Gerente da Fa rmácia Onofre


16

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


ALE SCAPOL L

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

17 1

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

#Fofoca

#atéquando?

Até quando as pessoas vão permitir que a pia fique cheia de louça pra lavar enquanto falam da vida dos outros? Fotos: Sociais.com

Muito comum nos dias atuais, a fofoca consiste no ato de fazer afirmações sobre a vida alheia não baseadas em fatos concretos. Ou seja, é quando você fala da vida da inimiga sem saber se aquilo é realmente verdade.

#Choquei Embora associado a um hábito feminino, estatisticamente os homens são mais fofoqueiros. A Social Issues Research Centre2 , um centro de pesquisas independente de Londres, entrevistou 1.000 pessoas com o intuito de saber qual era o teor de suas conversas. Destes, 33% dos homens eram fofoqueiros habituais, contra apenas 26% das mulheres. Viu só? Esfrega isso na cara do seu marido, agora!

#Oremos

#Feijuca

Cesar Aluísio, Miriam e Delmino Souza

Sandra Affonso

#DicasDoAlê

Sandra Affonso é amiga de verdade. Com ela não há fofocas, recalques e perda de tempo com a vida alheia. Pessoa do bem, rodeada de amigos e muito feliz. A comemoração do aniversário dela foi tudodebom.com.br

Acho bem melhor tomar cerveja do que tomar conta da vida alheia.

#PiadaPronta Luciano Fonseca

#TudoDeBom

Edson de Souza e Jak Joy

Estou orando por você que é sempre o primeiro a ir embora dos almoços em família.

#SóAcho Se quiser falar de mim me chame, sei coisas terríveis ao meu respeito.

Pagode

Se fofoca fosse profissão não haveria desemprego em Sorocaba.

Fabio Machado

Bom mesmo é viver a própria vida, não se preocupar com o que o outro tem, com o que o outro faz, para quem o outro está devendo ou com quem o outro está se divertindo. Apesar de ser engraçado, fofocar é muito feio e o fofoqueiro geralmente é uma pessoa pouco interessante.


18

GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

TÔ LIGADA!

Noite da Pizza A Creche Especial Maria Claro promove neste sábado (22) a Noite da Pizza a partir das 19h30, no salão da entidade. O convite custa R$ 25 (bebidas à parte). O salão fica na rua João Wagner Wey, 1.240. Informações: (15) 3229-4949.

es e Elaine Souza Regina e Rosangela Alv

Sorteio de brindes

ile

pr Karen A

Acontece neste sábado (22) o sorteio de brindes promovido pela Casa Transitória André Luiz. O evento acontece no salão da entidade localizado na avenida Américo de Carvalho, 379, no Jardim Europa e tem inicio às 16 horas. Convites a R$ 50. Informações e reservas: (15) 3221-1321.

Lançamento do abadá do

Bloco Quilombinho O Bloco Quilombinho promoveu o lançamento do abadá 2014 que já está à venda por R$ 25. O bloco este ano fará a concentração dos foliões com apresentação do Maracatu Vila Leão, banda Malungos e bateria nota 10 Família Quilombinho, na unidade do Sesc Sorocaba, no dia 1º de março das 15 às 19 horas. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555.

Almoço beneficente Mônica Amiga dos Animais em parceria com a Costelaria Berlin realiza neste domingo (23) um almoço beneficente a partir das 12 horas. Convites a R$ 35 e atração musical “Nos Bares da Vida”. Informações (15) 7835-2289.

Bloco Depois faz homenagem

ao Circo Guaraciaba

Cida Muniz e Gledson Feix

Osmir Silva

O bloco Depois a Gente se Vira lançou a camiseta do bloco que este ano faz uma homenagem ao Circo Guaraciaba. O bloco reuniu amigos, imprensa, parceiros e representantes do circo, durante coquetel no bar Anastácia. O bloco realiza neste domingo (23), a partir das 12 horas, a tradicional feijoada que ocorre no Rancho da Costela na rua Cabreúva, 25 e será animada pelos meninos do grupo. Depois em Samba, sob a batuta do músico Joca Moreno. O convite com abadá custa R$ 50. Informações: (15) 9 9721-4688.

Adilson Barbosa e Paulo Henrique Soranz, presidente do bloco

Secretária da Cultura de Sorocaba, Jaqueline Gomes e Guaraciaba Malhone Cavalcanti


CAPA 19

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

O Poupatempo Sorocaba realizou em média

2,4 mil

Poupatempo, mesmo!

serviços por dia em 2013, cerca de

53,8 mil

Órgão facilitador de serviços ao cidadão realiza 650 mil atendimentos por ano e garante a aprovação de 100% dos usuários

Imagine você precisar de uma carteira de trabalho. No Poupatempo, a duração média para tirar o documento é de cerca de três minutos. Rápido, não? Esta é apenas uma das praticidades que o órgão do governo do Estado oferece ao cidadão de Sorocaba e região. Desde que chegou ao município, em novembro de 2011, o Poupatempo Sorocaba já atendeu mais de 1,2 milhão de cidadãos. Isto seria como se cada habitante de cada uma das 10 cidades que são atendidas pelo programa tivessem usado o serviço pelo menos uma vez. É um serviço bem aprovado, diga-se de passagem. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, em 2012, o índice de satisfação dos benefícios prestados pela unidade obteve 100% de aprovação popular. Para Lígia Guerra da Cunha Geminiani, de 33 anos, administradora do Poupatempo Sorocaba, o programa chegou à região

“O nosso objetivo é facilitar para que a pessoa faça a emissão dos documentos em um único lugar”, diz Lígia Geminiani, administradora do Poupatempo Sorocaba em boa hora. “A unidade veio para facilitar a vida da população. Antes, para obter um documento, a pessoa precisava ir a vários lugares. Hoje, ela vem e faz tudo aqui”, afirma. “O nosso objetivo é facilitar para que a

pessoa faça a emissão dos documentos em um único lugar”. Em apenas um local, o programa reúne um leque de órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública. Lá é possível, por exemplo, emitir ou renovar Carteira de Identidade (RG), fazer licenciamento de veículo, fazer emissão de antecedentes criminais além de mais outros 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por oito órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Correios, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil. Com capacidade para realizar mais de cinco mil atendimentos diários e 110 mil mensais, distribuídos entre terceirizados e servidores públicos, além de Sorocaba a unidade beneficia as cidades de Alumínio, Araçoiaba da Serra, Itu, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sarapui e Votorantim.

Fotos: Sérgio Ratto

Alama Damaceno

ao mês.

A usuária do poupatempo Alessandra Soares costuma sempre agendar o serviço


20

CAPA

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Histórias inusitadas

Atendimento

humanizado

Entre tantos acompanhamentos já feitos, a administradora Lígia conta que já se surpreendeu com usuários que passaram por lá e deixaram suas histórias de vida marcadas. Uma delas, foi quando um homem de 100 anos de idade, nascido em 1914, apareceu para renovar sua habilitação de motorista. “Ele veio e abraçou a gente. Ficou maravilhado com o programa”, se emociona a profissional. Outra que ela faz questão de narrar é a vez em que apareceu um idoso para renovar a licença de sua carroça. “Ele trouxe para nós o primeiro licenciamento de uma carroça, a primeira Carteira de Identidade dele e da esposa: não tinha nada renovado!”, exclama. A partir de então, ela contou que foi uma “festa”, entre o pessoal da administração da unidade. “Registramos o antes e o depois dos documentos para compararmos. Depois disso, ele veio várias vezes nos visitar. Tiramos fotos com ele. Foi muito legal”, se diverte. Equipe Poupatempo Sorocaba

Para saber todos os serviços oferecidos pelo Poupatempo, acesse o guia de informações sobre Serviços Públicos no site www.poupatempo.sp.gov.br, através de tótem de informação e folder, disponíveis na unidade. O local oferece gratuitamente também o Disque Poupatempo: 0800 772 3633. Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9 às 18 horas e sábados, das 9 às 13 horas.

Lígia afirma que o mais prezado por ela e os funcionários é o atendimento humanizado à população. “Cada cidadão para nós é um ente querido. Temos um treinamento de acolher as pessoas. Desde o deficiente físico ao audiovisual”. Ela ressalta que orientadores do programa sabem falar libras, por exemplo. Eles também acompanham todo o trajeto necessário junto à mãe que está com uma criança no colo. “Acompanhamos do começo ao fim o atendimento com o cadeirante, igualmente à pessoa que não enxerga. Temos que sair da imagem de órgão público, por isso, tentamos preservar esse bom atendimento para que a pessoa se sinta acolhida aqui dentro”. Usuários aprovam Alessandra Soares, 39, moradora foi ao Poupatempo para acompanhar o filho em sua emissão de Carteira de Trabalho. “Costumo agendar sempre o serviço, assim não perco tempo. Nunca demorei para ser atendida. Recomendo a todos que conheço”, apoia ela, contando que já usou o serviço para renovar também seus documentos. Joelma Aparecida, 22, estudante de engenharia, foi à unidade com seu pai, José Alves Silva (66), ambos moradores do Aparecidinha, para tirar a segunda via da carteira de identidade. “Acho o serviço rápido. Toda vez que vim aqui fui bem atendida”, conta. Já Silva, aproveita a deixa para dizer que concorda com a filha e que aprova igualmente o atendimento. “Tirei minha segunda via de carteira de motorista e em apenas três dias já recebi a nova”.

A administradora Lígia Geminiani e as funcionárias Letícia Henrique e Jéssica Ramon

Tempo médio para emitir uma Carteira de Trabalho na unidade de Sorocaba é de 3 minutos e 33 segundos Agendar é importante Por fim, Lígia reforça a importância de agendar o serviço solicitado pelo usuário,

seja na Internet ou no próprio prédio da unidade. “Alguns serviços só atendemos se estiver agendado. Exceto, a secretaria de trabalho, que é o seguro desemprego e Carteira de Trabalho”. O agendamento pode ser feito presencialmente ou então por meio do endereço eletrônico, acessando www. eagendamento.poupatempo.sp.gov.br. Deve ser agendado o dia e o horário do atendimento. A medida só é válida para assuntos relacionados ao RG (emissão de Carteira de Identidade, segunda via etc.) Após o agendamento pelo site, o cidadão deverá chegar ao Poupatempo 15 minutos antes com protocolo impresso e documentos em mãos. Então, retirar a senha para o atendimento.

Lígia Geminiani, administradora do Poupatempo Sorocaba


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

22 de fevereiro de 2014 - edição 755 www.jornalipanema.com.br

Multipan apresenta o chef Marco Siqueira Renata Moeckel

P

ara 70 seletos convidados, os empresários João e Alexandre Gabriel ofereceram um coquetel para apresentar como consultor técnico contratado pelo Grupo Multipan o premiado chef Marco Siqueira – patissiêr e chocolatier, em noite de maravilhas confeccionadas e apresentadas por ele. O gran chef chocolatier desenvolveu 18 receitas exclusivas, à base de chocolate, preparadas com alguns dos produtos distribuídos pela Multipan, para que os estabelecimentos comerciais possam oferecer a seus clientes por ocasião da Páscoa. Uma mesa com impressionantes esculturas feitas com chocolate, bombons, ovos de páscoa entre outros, foi preparada “ao vivo” e um incrível número de clics foram feitos pelos presentes. Neste ano, os clientes do Grupo Multipan passam a contar também com um Centro de Formação e Especialização.

O Gran Chef Chocolatier desenvolveu 18 receitas exclusivas, à base de chocolate, preparadas com alguns dos produtos distribuídos pela Multipan, para que os estabelecimentos comerciais possam oferecer a seus clientes por ocasião da Páscoa Com modernos equipamentos e em uma área de 150 metros quadrados. O CFE Multipan irá promover palestras, workshops, cursos e outras atividades. Veja mais fotos no portal www.jornalipanema.om.br

João Gabriel, Chef Marco Siqueira e Alexandre Gabriel


VIDA

2 SAUDÁVEL

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Tratamento

É possível conviver com a

hérnia de disco sem cirurgia?

P

ara entender o que acontece no caso da hérnia de disco, é preciso saber que a coluna é formada por articulações compostas pelas vértebras e por discos intervertebrais que se localizam entre elas. Estes discos são formados por um anel fibroso e um núcleo

gelatinoso chamado de núcleo pulposo. O disco intervertebral, principalmente o seu núcleo, comporta-se como um amortecedor, absorvendo os impactos sofridos pela coluna, como os da corrida, por exemplo, cada vez que os pés tocam no solo. Ele é responsável pela sustentação do peso do próprio corpo e dos movimentos de inclinação e rotação da coluna, mantendo a estabilidade da região. A hérnia de disco acontece quando, por aumento das forças exercidas no núcleo pulposo, esse se desloca e rompe o anel fibroso, indo em direção ao canal medular ou em direção aos espaços por onde passam as raízes nervosas, gerando compressão destas estruturas. Ou seja, o material gelatinoso do núcleo sai do centro do disco e ocupa os espaços das estruturas adjacentes, comprimindo-as. Quando o núcleo pulposo apenas se desloca sem romper o anel fibroso,

A hérnia de disco acontece quando, por aumento das forças exercidas no núcleo pulposo, esse se desloca e rompe o anel fibroso.

empurrando-o contra as estruturas ao redor, chamamos de protrusão discal. Neste caso, o material gelatinoso não extravasa, apenas empurra o anel fibroso, causando uma compressão mais leve.

Em primeiro lugar para um tratamento dar certo devemos entender que toda hérnia de disco deve ter uma causa. Muitas pessoas trabalham com peso, são sedentárias, praticam atividades físicas, estão com sobrepeso e não tem hérnia. Então por que certas pessoas apresentam esta patologia? A resposta está na funcionalidade do corpo numa globalidade. Certos pacientes tem predisposição genética herdada dos pais, outras tem alterações na funcionalidade e mobilidade da estrutura do quadril e da coluna vertebral. Nos casos mais graves e crônicos da coluna como as hérnias de discos e as protrusões discais, onde a dor está presente há mais de 3 meses, usamos um método de tratamento chamado RMA (Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral) onde utilizamos um protocolo de tratamento utilizando modernos equipamentos importados dos USA como a Tração Computadorizada Eletrônica, Mesa de Descompressão Dinâmica da Coluna Vertebral.

Luiz Fernando Sola é Fisioterapeuta responsável pelo ITC Vertebral e pelo Núcleo de Estudo da Postura do Instituto Krion. Leia artigo na íntegra do fisioterapeuta Luiz Fernando Sola no www.jornalipanema.com.br


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

3


4

VIDA

4 SAUDÁVEL

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Dedicação é o segredo para “corpão”

de Gracyanne Barbosa Na terça-feira (18) Gracyanne Barbosa esteve na Academia Movimento do Sorocaba Shopping. Neste espaço de hoje, volto para escrever, desta vez, sobre sua dieta e treino. É um tema conhecido e o que sempre salientamos aqui, nada mais é do que a dica: malhar e se alimentar corretamente. É o caso da Gracyanne Barbosa, cuja dieta é balanceada em carboidratos, proteínas, verduras e legumes. Ela dorme em média de sete a nove horas e malha, em média, 45 minutos a uma hora por dia. Muitas pessoas acham que precisam ficar três horas na academia. Estão enganadas. Se você tem 30 minutos, já pode começar a cuidar da sua saúde. Gracyanne costuma usar Suplementos como: Creatina, Whey Protein, BCAA, ótimos para o ganho de massa magra. Porém, fica a recomenção: sempre procure a orientação do seu nutricionista. O segredo está na dedicação. A alimentação de Gracyanne é de três em três horas. Em nossas conversas, na ida e na volta ao seu apartamento, em São Paulo, trocamos ideia sobre vários aspectos em relação ao treino. Todo mundo quer saber como ela faz para ficar com aquele corpão, que todo mundo quer ter igual, mas poucos “pagam o preço” de ter uma vida saudável, ou seja, longe dos açucares, refrigerantes, lanches, pizzas, gorduras, frituras, e outras porcarias que não acrescentam nada no seu dia a dia e nem para sua saúde. Vida saudável é comer proteínas, carboi-

dratos de baixo índice glicêmico, beber em média de dois a três litros de água diariamente, malhar no mínimo três vezes por semana, passear em lugares que lhe fazem bem, sempre estar em movimento. Nunca levar uma vida sedentária, comer exageradamente e ir dormir. Igualmente, evitar comer exageradamente durante o dia, principalmente se você trabalha sentado, quando o gasto energético é baixo. Quando você tem uma vida sedentária seu corpo gasta pouca energia. É nesta fase que você acaba ganhando muita gordura.. Você não precisa ir até a academia para ter um corpo definido, sarado, mas ir para cuidar da sua saúde. Lembre-se, seu coração é um músculo que está trabalhando 24 horas e precisa ser fortalecido, suas artérias estão o dia todo com um fluxo de sangue e precisam estar livre de gorduras para passarem facilmente. Como deixar tudo isso em ordem, sem atividade física? Não tem outro jeito. Vamos para a academia, Fazer o coração trabalhar e suas artérias livres para circular seu sangue corretamente. Para encerrar, vale registrar que Gracyanne Barbosa gostou muito dos sorocabanos. Ela ficou admirada com a simpatia de todos. Agradeceu ao Elias Antônio José, empresário e proprietário do Shopping Sorocaba, o adminis-

trador do shopping, Orlando Tadeu Scolari, à Academia Movimento, Bio Body, Muito mais Suplementos e o Jornal Ipanema por dar um espaço para a vida saudável. Fernando Almeida é fisiologista do exercício


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

5


6

IPANEMA

AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

O intenso das cores As empresas de tintas são empenhadas em transformar sentimentos em cores – elas sabem que são os seus tons que definem a paleta final de um ambiente decorado. Por isso, a maior parte delas realiza estudos de tendências para identificar os espíritos do momento que o mundo vive

O azul “curaçau blue” é a cor do ano para a Suvinil. A tonalidade limpa e iluminada desse tom, que evoca os sentimentos de compreensão e pertencimento, faz parte do estudo anual de tendências apresentado este ano. Já a Eucatex escolheu a nuance Laranja para brilhar em 2014. Para Elizabeth Wey, presidente do CBC (Comitê Brasileiro de Cores) e consultora da Eucatex, “o tangerina é uma cor que biometiza

o efeito do pôr do sol na região central do Brasil, causando um intenso efeito luminoso dos raios solares”. No caso das tintas Coral a aposta é no tom azul-esverdeado “lagoa particular”. “Para criar cores de destaque é necessário ter visão”, disse Stephanie Kraneveld, gerente global de conhecimento de cores da Tintas Coral. A cor está inserida na tendência“Étnico Urbano”.


IPANEMA

AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

7

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Banheiras trazem tendência minimalista Trazendo a tendência minimalista, em alta no universo da moda e decoração, priorizando formas simples e cores suaves, as banheiras Edge e Ravello, da Doka Bath Works, trazem um design clean ao ambiente ao mesmo tempo em que adicionam elegância. Diferenciadas e originais, elas contam com a modernidade de suas formas e linhas retas, e contribuindo na decoração de interiores, por

serem freestading e atenderem aos mais variados tipos de projetos. Os modelos da linha Contemporânea da Doka são fabricados com Quarrycast, um composto com base em uma rara rocha vulcânica que nunca amarela ou desbota e conserva a temperatura da água por muito mais tempo. Além disto, elas contam com cubas que acompanham o seu design e completam o visual do espaço.


IPANEMA

IPANEMA

8 AMBIENTE

AMBIENTE 9

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Depois da onda dos condomínios residenciais, agora é a vez dos condomínios industriais.

Transforme

os móveis Se a ideia é deixar os móveis de outra cor, invista em tintas esmalte a base de solvente ou água, pois o brilho fica mais forte e mais bonito.

A MGT Bolina Engenharia apreserntou o condomínio de lotes Park Industrial Votorantim, dirigido a médias e pequenas empresas. Com investimentos de cerca de R$ 20 milhões, o Park Industrial Votorantim é o primeiro empreendimento do gênero na região e oferecerá lotes a partir de 1.150m2.

T

ransformar os móveis e deixá-los com aparência de novos não é tarefa tão chata. Adesivos nas gavetas e tintas na lateral é uma boa opção para mudar. Os papéis de parede também podem ser utilizados nesta transformação, mas devem ser aplicados com mais cautela. Os tecidos adesivos viraram uma febre entre os decoradores na hora de modificar um armário ou uma estante. Você também pode optar por usar tinta para reformar o móvel. Mas, não esqueça que dessa forma não tem

como voltar atrás para a cor original da superfície. Já para manter o aspecto natural da madeira a opção é passar apenas uma demão de verniz que recupera a madeira desgastada, tem poder de cobertura e realça os veios da madeira. Se a ideia é deixar os móveis de outra cor, invista em tintas esmalte a base de solvente ou água, pois o brilho fica mais forte e mais bonito. Ai é só pensar nas roupas de cama, almofadas e alguns enfeites para a transformação do ambiente ficar completa.

Indústrias tradicionais estão trocando os antigos galpões de arquitetura ultrapassada, normalmente localizados em regiões de difícil acesso, sem segurança, por áreas compartilhadas onde é possível construir prédios modernos, dividir os custos e investimentos e focar unicamente na produção. Para atender esse segmento, empreendedores de toda a região estão investindo nesse produto imobiliário. Nesta semana a MGT Bolina Engenharia apresentou o Park Industrial Votorantim, condomínio voltado à pequenas e médias empresas. Segundo o diretor da MGT, José Antonio Bolina, o forte crescimento do consumo interno no Brasil, nos últimos anos, acelerou

a implantação de novas estratégias de produção e logística. “Também colaborou para a mudança nas instalações, a chegada ao país de operadoras logísticas internacionais, com práticas operacionais sofisticadas que acabaram influenciando e impondo novos padrões aos empresários brasileiros”, justifica o engenheiro. Outro fator relevante, no entender de Bolina, é o crescimento exponencial das vendas pela internet e a necessidade da criação de centros de estocagem e distribuição. Localização Privilegiada A localização do Park Industrial Votorantim é um dos principais diferenciais do empreen-

dimento. Os 75 lotes estão situados na rodovia Raimundo A. Soares, ao lado do Condomínio Alphaville. O Park Industrial Votorantim está a 12 km da Estação Aduaneira “Porto Seco” e a 70 km de Viracopos, em Campinas, o maior aeroporto de cargas da América Latina. E mais: as principais rodovias do país, como Castelo Branco, Santos Dumont, Raposo Tavares, Anhanguera, Bandeirantes e Rodoanel, entre outras, estão num raio de 80 quilômetros do Park Industrial Votorantim. Essa combinação de localização e acesso tem sido a chave do sucesso dos condomínios industriais, no entender do engenheiro Bolina. Esses empreendimentos sempre se baseiam no transporte viário/rodoviário, uma vez que a

Segundo José Antonio Bolina, diretor da MGT “Para atender esse segmento, empreendedores de toda a região estão investindo nesse produto imobiliário” macro/região é ao mesmo tempo produtora e consumidora. Com essas características o processo de distribuição ocorre em curtos períodos e em pequenas distâncias. E mesmo quando se fala em exportações ou importações, persiste a agilidade. No Park Industrial Votorantim, segundo Bolina, todo esse círculo virtuoso acontece num raio de ação de 80 km, amparado por uma malha rodoviária de primeiro mundo que interconecta os principais centros urbanos, onde estão os consumidores, trabalhadores e demais públicos de interesse.


10 FUI

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Como não se apaixonar pelo

Velho Continente?

Florença “Uma das mais belas cidades do mundo, não tem como separá-la do Renascimento Italiano. A grande obra de Michelangelo, Davi, encontra-se na Galleria dell’Accademia. Infelizmente a grande escultura em mármore não pode ser fotografada. o herói bíblico”.

“Esta é a pergunta que sempre nos fazemos, mas todo ano lá estamos nós nos preparando para conhecer mais um pouquinho da história do Velho Mundo. São tantas manifestações de arte e cultura que ficamos alucinados com tantas opções. Por isso sempre gostamos de planejar muito a viagem para que além de conhecermos os grandes pontos turísticos também possamos desfrutar um pouco do cotidiano europeu”. Foi com esse propósito que o analista de sistemas Márcio Oliveira e seu amigo Sidney Tardivele rumaram para

mais uma jornada ao conhecimento. Desta vez com destino à Toscana, região da Itália muito conhecida pela sua riquíssima gastronomia e berço do Renascimento, período compreendido entre o final do século XIV e meados do século XVI que sinaliza o final da Idade Média e início da Idade Moderna. “Nossa jornada iniciou-se por Roma, Florença, Siena, Lucca, Verona e depois Veneza. Cada uma com sua forte personalidade”.

Siena, Lucca e Verona “Siena ainda preserva parte de seus muros medievais que protegiam a cidade, uma delícia andar pelas vielas da cidade é como voltar ao tempo e usufruir da atmosfera do comércio local. Lucca completamente fechada pelos seus muros que antigamente a protegia das invasões inimigas atualmente abriga fundamentalmente o seu charmoso centro histórico que guarda a sete chaves a culinária local nos seus restaurantes. Verona com seu romantismo exacerbado ainda é protegida pelas pedras e pelos séculos de história. Muito mais que Romeu e Julieta, certamente é o local onde mais se fazem juras de amor no mundo. A Arena de Verona é um emblemático edifício romano com uma ótima acústica onde são realizadas apresentações de óperas e concertos”.

Roma Indiscutivelmente Roma é marcante pela sua característica de capital onde há muitas opções de lazer e também uma forte presença da história nos seus monumentos. “Costumo dizer que andar pelas ruas de Roma é como andar num museu a céu aberto e viver o passado. Nossa amiga Regina que amorosamente nos hospedou em sua casa nos levou para conhecer todos os principais pontos turísticos desta bela capital.

Ela nos levou para conhecer a colina Gianicolo e o monumento da nossa conterrânea Anita Garibaldi, onde se encontra seus restos mortais, que juntamente com seu marido Giuseppe Garibaldi participaram da guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul. O Gianicolo é a segunda colina mais alta de Roma, cidade das sete colinas, donde podemos ver grande parte desta cidade exuberante e histórica”.

Veneza “Definitivamente Veneza é a cidade para perder-se por entre seus canais. Não tem como não aventurar-se pelas vielas que levam ao Rialto (per Rialto) ou ao à Praça de São Marcos (per San Marco). A turba de turistas segue rumo às principais indicações que são encontradas por todo canto. A influência bizantina por toda sua arte é muito marcante aqui em Veneza. Ao andar por suas vielas encante-se com as lembrancinhas de vidro Murano. Mas cuidado pois dentre eles existe muito vidro chinês e devem atentar-se à etiqueta de ‘vero Murano’ (verdadeiro Murano) que colada às peças sempre é garantia de uma boa aquisição”.


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

11


12 CLASSIFICADOS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Empregos

Informática

Advocacia

Aulas e Cursos

Medicina e Saúde Disk Artigos para Festas

Estética e Beleza


CLASSIFICADOS 13

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Serviços Profissionais

ESPAÇO

EMPRESARIAL

Escola de idiomas inaugura unidade na Zona Norte Para atender ao público da região que mais cresce na cidade, a First Idiomas, que oferece cursos de Inglês para crianças a partir de quatro anos, adolescentes e adultos, de Espanhol e Alemão, inaugurou a unidade Zona Norte, na avenida Ipanema. A First Idiomas atua na cidade desde 2001, com a unidade Centro localizada na avenida Afonso Vergueiro, e leva para a Zona Norte um conceito diferenciado em

termos de estrutura, além do ensino focado para a comunicação do dia a dia de situações variadas que serão utilizadas, por exemplo, no mercado de trabalho. Quanto à estrutura, a First Idiomas na Zona Norte oferece uma sala de cinema, na qual os alunos irão aprimorar o conhecimento em idiomas com filmes e séries. Para trabalhar as situações do cotidiano de uma maneira divertida, há a exclusiva sala para

Cooking Classes, na qual os alunos abordarão temas sobre alimentação na prática, desenvolvendo receitas. Em Sorocaba, a First Idiomas tem unidades localizadas na avenida Ipanema, 639 e na avenida Afonso Vergueiro, 1683. Mais informações, respectivamente, pelos telefones: (15) 3115-1575 e 4009-7900. A First Idiomas está presente também em Boituva.


14 I-PROGRAME-SE SÁBADO (22) ■ 21ª FEIJOADA DO IPA

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014 ■ EX-JOGADOR VIOLA NO SESC Encerrando o ‘Espaço Bate-papo com atletas e vivências esportivas’, o Sesc Sorocaba traz neste (22), às 16h30, o ex-jogador de futebol Viola, para partilhar sua experiência com o público, através do projeto do Sesc Verão. A atividade é gratuita. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade. Informações: (15) 3332-9933.

Gaviões da Fiel para a folia. Associados do clube têm entrada free. No caso de reserva de mesa para oito lugares, o valor passa a ser de R$ 200. Convites antecipados para convidados custam R$ 40. Informações e reservas de mesa: (15) 3388-9021. ■ TRIO MACAÍBA NO DEPOIS

■ AÇÃO SOLIDÁRIA A Casa Transitória André Luiz realiza uma ação solidária neste sábado (22). O convite custa R$ 50 e dá direito a 10 cartelas do bingo solidário. O coquetel está incluso. O evento acontece na própria sede (avenida Américo de Carvalho, 379 - Jardim Europa), às 16 horas. Informações: 3221-1321. ■ CARNAVAL NA COPA 2014 O Salão Nobre do Clube de Campo Sorocaba receberá as apresentações da banda Virada do Século e da bateria da Às 12h30, a 21ª edição da Feijoada do Ipanema Clube traz como convidado especial o cantor Neguinho da Beija Flor, banda Sexta Dimensão, grupo Ó do Bgó, Mulatas Mais Brasil e trio elétrico no Ipanema Clube (rua Sete de Setembro, 700 - Centro).

O Trio Macaíba traz mais uma noite agitada tocando um animado forró a partir das 22 horas no Depois Bar (rua Cônego Januário Barbosa, 123, Sorocaba). Entrada R$ 10. Informações: 3234-7082.

■ PEÇA “CHORINHOS” EM SALTO

Com Denise Fraga no elenco, a peça narra, em tom de humor, a construção da inusitada amizade entre mulheres aparentemente tão diferentes. A peça acontece às 21 horas na Sala Palma de Ouro, em Salto, (rua Prudente de Moraes, 580). Informações: (11) 4602-8693.

DOMINGO (23) ■ ESCUTE RAP NACIONAL A primeira festa do evento em 2014 vai reunir os rappers X da Questão, Dabliueme, Projeto Sarjeta entre outros. A entrada custa R$ 10 e as apresentações acontecem no Sound (avenida General Osório, 509 Trujillo), a partir das 18 horas. ■ ORQUESTRA AO AR LIVRE A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a batuta da regente norte-americana Marin Alsop, fará uma apresentação ao ar livre em Sorocaba. Serão apresentadas obras clássicas de compositores como Villa Lobos e Beethoven, a partir das 11 horas, no Parque da Prefeitura (avenida

Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3041 - Alto da Boa Vista). Informações: (15) 3211-2911. Entrada franca. ■ MÚSICA DE BAR A temporada do projeto “Música de bar”, promovido pelo Sesc Sorocaba com o objetivo de contemplar artistas locais em meio a um ambiente informal como os bares da cidade, chega ao fim. Neste domingo (23), às 19 horas, quem sobe ao palco é Thiago Balera e dia 28, às 20 horas, Eraldo Basso encerra o evento. A entrada é gratuita e, além dos shows, um cardápio temático será oferecido na Comedoria da Unidade. Informações: (15) 3332-9933.


I-PROGRAME-SE 15

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014 ■ CONEXÃO METAL #1

O evento traz para Sorocaba oito bandas regionais representantes do gênero metal em um festival somente com bandas autorais, entre elas, Project 46, Hammathaz e Enforcation. Entradas custam R$ 25 (pista) e R$ 35 (camarote). A partir das 14 horas, no Plaza Hall (rua Cabreúva, 530 Jardim Iguatemi). Informações: (15) 99115-3819.

QUARTA-FEIRA (26) ■ SUCESSO E INSUCESSO DO HOMEM A Regional SP do Núcleo Novos Tempos apresenta uma palestra para discutir sobre as causas do Sucesso e Insucesso do Homem e a Prática da Meditação Shinsokan. O encontro acontece a partir das 14 horas e segue até às 16 horas, na própria sede da Regional (avenida Comendador Pereira Inácio, 700, Jardim Emília). Informações: 32326895. Entrada franca. ■ BAILE DE MÁSCARAS E FANTASIA A revista EGO ID realiza a terceira edição do Baile de Máscaras. Com organização de Will Baptista e Luh Fabiano Valente. O som fica por conta de DJs convidados e os grupos Salada Samba Rock e Descendo a Serra. Traje fantasia obrigatório. Os ingressos custam R$ 50 consumíveis (pista) ou R$ 80 (camarote). Sem convite ou nome na lista o valor da entrada é R$ 50. A festa acontece na E-dub Two (Rua Osvaldo de Jesus, 143, Sorocaba) a partir das 21 horas. Informações: (15) 3228 4206.

QUINTA-FEIRA (27) ■ CINEMA DE GRAÇA O filme clássico de terror “Drácula”, de 1931, dirigido por Tod Browning, será transmitido na sessão de cinema que acontece todas as quintas-feiras na Oficina Cultural Grande Otelo (Praça Frei Baraúna - Centro). São 10 lugares por sessão, que começa às 19 horas. Informações: (15) 3224 3377. Entrada franca.

■ TRIBUTO À RITA LEE

Semana especial: o retorno de Paulinho Godói

Pela primeira vez no Asteroid Bar vai rolar um tributo à fantástica Rita Lee, feita pela banda Lança Perfume. A partir das 22 horas. Entrada R$ 6. O Asteroid Bar fica na rua Aparecida, 737. Informações: (15) 3329-2767. ■ COMO REACENDER O CASAMENTO A Núcleo Novos Tempos realiza uma reunião para casais para discutir uma nova visão do casamento. A palestra será baseada sobre o casamento segundo o livro de São João. O encontro está programado para começar às 20 e vai até às 22 horas, na Regional de Sorocaba (avenida Comendador Pereira Inácio, 700, Jardim Emília). Informações: (15) 32326895. Entrada franca.

SEXTA-FEIRA (28) ■ CICLO DE ESTUDOS DA PROSPERIDADE O objetivo é o estudo da Verdade homem Filho de Deus, Vida Infinita e Perfeita, manifestando estes atributos no seu dia a dia, no ambiente familiar, profissional, empresarial e econômico. Acontece a partir das 19h45, no Hotel Sorocaba Park (rua Professor Joaquim Silva, 205 - Alto da Boa Vista). Informações: (15) 3233-8673 / 3357-4020. Entrada franca.

Esta semana foi mais do que especial na Rádio Ipanema (91,1 MHz), pois tivemos o retorno do querido colunista social e participante do programa Breakfast, Paulinho Godói, que após licença médica, voltou a alegrar as nossas manhãs. Falando do Breakfast, que rola de segunda a sexta das 9h30 ao meio dia, a atração recebeu o palhaço Tubinho, que está com o seu Circo de Teatro Tubinho em Sorocaba desde esta sexta-feira (21) e também a apresentadora do Revista de Sábado da TV Tem, Naty Graciano. A programação musical da Ipa continua trazendo todas as novidades do Brasil e do mundo. Entre as estreias esteve “Ordinary Love” do U2 e “Happy” de Pharrell Williams, ambas indicadas ao Oscar de melhor canção original, U2 pelo filme “Mandela” e Pharrell pela produção “Meu Malvado Favorito 2”, outra música que toca muito na 91,1 e também concorre a essa categoria, é “Let it Go” interpretada pela cantora Demi Lovato, que está na trilha sonora da animação “Frozen”. Katy Perry que no mês passado foi primeiro lugar por duas semanas consecutivas no Top 20, sequência das músicas mais tocadas, com o hit “Unconditionally”, fez o mesmo feito com o seu novo sucesso “Dark Horse”, agora em fevereiro. Thi Afonso

SÁBADO (8/3) ■ NOITE ITALIANA 2014 O evento será no Ipanema Clube, a partir das 20 horas. A promoção é da Paróquia Santa Rosália. Os convites custam R$ 85 por pessoa. O objetivo da festa é arrecadar fundos para a reforma da igreja e ampliação do salão social. No cardápio entradas, massas Penne ao olho pesto, Rondelli, Lasanha, Sofiatelli de palmito. Saladas e acompanhamentos, sobremesas, e muito mais, com cerveja e refrigerantes inclusos no valor. Convites pelo telefone (15) 3231-9267.

Tudo isso pelo site

www.ipafm.com.br Acesse e participe

15


16

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

22 de fevereiro de 2014 - edição 755 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

Comerciais Alugam-se

Apartamentos Vendem-se

Comerciais Vendem-se

Terrenos

Casas Vendem-se


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 35


36 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

IMテ天EIS 37


38 VEÍCULOS

IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014

VEÍCULOS 39


40 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 22 de fevereiro de 2014


Jornal ipanema 755