Page 1

Ano XV - nº 977 - 14 de julho de 2018

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

www.jornalipanema.com.br

ROTEIRO GOURMET

ARQUIVO ABERTO

Bolachinhas de baunilha para o lanche das crianças

Leia mais sobre os bastidores políticos Páginas 3 e 4

Foto: Júlio Salvo / Arte: Jefferson Cascali

Página 9

NEGÓCIOS

Dicas para atender bem os clientes Página 10

Retribuir o amor que eles nos deram. É assim que o geriatra Charles Rodrigues resume o cuidar de um pai ou uma mãe idosos. A advogada Mônica Molica está sempre ao lado da mãe Edith, 76 anos. Veja como melhorar o relacionamento com os idosos. Página 12


2

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

3

editorial NOITE DE SOLIDARIEDADE A noite deste sábado (14), é reservada à solidariedade, com o Bacalhau Amigo, no Ipanema Clube. O jantar português tem edição especial comemorativa aos 20 anos da festa, aos 50 anos do SOS (Serviços de Obras Sociais) Sorocaba e aos 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama. Solidariedade tem relação muito forte com o S.O.S. Segundo dados da Secom Sorocaba, a Secretaria de Igualdade e Assistência Social, por meio de convênio com a OSC - Serviço de Obras Sociais de Sorocaba (S.O.S), informa que a procura pelo serviço de acolhimento noturno é intensificada pelas pessoas que se encontram em situação de rua, em especial nos dias mais frios. Os números apontam que em apenas uma noite o serviço chega a ofertar acolhimento para até 80 pessoas, estas recebem alimentação, roupas, banho, pernoite e, principalmente, atenção. Vale lembrar que a primeira edição do Bacalhau Amigo aconteceu em 1998, quando a Sociedade Beneficente e Recreativa Clube Vasco da Gama, que representa a colônia portuguesa em Sorocaba, elaborou o jantar para comemorar seus 100 anos de existência na cidade.

SEQUÊNCIA DAS ELEIÇÕES

‘SEM DÚVIDAS’, RACHA... O ex-prefeito de Sorocaba e membro do Diretório Municipal do PSDB, Antonio Carlos Pannunzio foi entrevistado no Deda Questão, durante Jornal da Ipanema, na Rádio Ipanema, na manhã de sexta-feira (13). Questionado se há racha dentro do partido tucano, Pannunzio disparou: “Sem dúvida”.

“Há um racha que já veio do final da eleição para prefeito em Sorocaba. Não durante a eleição do João [Leandro da Costa Filho, presidente do PSDB em Sorocaba]. O racha aconteceu na sequência das eleições. Ficou claro que a bancada de vereadores [tucanos] se inclinou desejosa de fazer parte da base do governo [do prefeito José Crespo], enquanto que, o partido reunido, tomou claramente de que seríamos oposição, inclusive era o que a população esperava”, disse Pannunzio. Leia mais em Ipa Online.

INTERPELAÇÃO JUDICIAL Um áudio do vereador Hudson Pessini (MDB), que circula nos grupos de WhatsApp, virou caso de interpelação judicial na Vara do Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica, a pedido do advogado da ex-assessora do prefeito José Crespo, Tatiane Polis. De acordo com a petição do advogado Márcio Leme, Tatiane pede à Justiça que Pessini apresente explicações, sob pena de crime de injúria, a respeito de afirmações sobre ela. No áudio, segundo a defesa da exassessora,“o réu, no dia 5 de junho, em reunião com assessores e populares, fez menção jocosa e passou a denegrir a imagem e a honra da autora, com afirmações machistas e de cunho sexual, com objetivo de subjugar a sua figura feminina”. Também no áudio, Pessini, da mesma forma “jocosa e de cunho sexual”, cita o colega de partido, Fernando Dini. A assessoria de imprensa de Pessini disse que o caso se trata“de mais uma conversa entre amigos”e que vê a situação “como uma forma de tentar causar desgaste”, reiterando que “quando o vereador fala publicamente, ele se manifesta; quando ele fala entre amigos, não cabe manifestação”. A assessoria de Dini, que é vereador do MDB, informou que ele não iria se manifestar sobre o assunto. Conteúdo produzido pelo Ipa Online.

DEVOLVER DINHEIRO A Câmara Municipal devolveu R$ 1,5 milhão para a Prefeitura de Sorocaba, solicitando que o valor seja destinado à Santa Casa de Misericórdia. O padre Flávio reiterou as dificuldades pela qual passa a Santa Casa e disse que o valor será reservado para o pagamento do 13º dos funcionários, sendo que esse R$ 1,5 milhão cobrirá cerca de 70% do abono salarial. A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) quis saber se as emendas dos vereadores destinadas à Santa Casa já foram liberadas. O secretário Flávio Chaves afirmou que estão sendo feitas mudanças nas rubricas e os valores das emendas serão repassados para a entidade. Leia mais em matéria de Cida Muniz, no Portal Ipa Online.

QUEBRA DE SIGILO A Justiça, por meio do magistrado Alexandre Dartanhan, determinou a quebra do sigilo telemático (mensagens de e-mail) do prefeito José Crespo (DEM), do ex-secretário de Negócios Jurídicos e ex-corregedor geral da Prefeitura de Sorocaba, Gustavo Portela Barata, e da ex-assessora Tatiane Regina Goes Polis,

no inquérito civil público que apura supostas irregularidades na aquisição de diploma de ensino médio por Tatiane para exercer cargo no Paço. O processo segue em segredo de justiça. A quebra do sigilo telemático foi um pedido do Ministério Público, feito pelo promotor Orlando Bastos Filho, com o propósito de formar “conjunto probatório na ação”.


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

ABA? PAIXÃO AC • Segundo Pedro Calabrez, paixão é um estado motivacional. Temos sintomas de obsessão (quando a gente pensa na pessoa sem parar, sem conseguir controlar) e compulsão (quando a gente está perto da pessoa e nunca basta, gente quer sempre mais e mais). • Quando apaixonados, ficamos num estado de“demência”, visto que tomamos péssimas decisões (basta olhar o nosso celular após uma bebedeira). • Devido ao aumento do cortisol, ficamos nervosos e ansiosos durante a paixão. • A boa, ou má notícia, é que a paixão acaba. Ela costuma durar de 12 a 24 meses. • E agora? • Agora é hora da relação se transformar no “amor companheiro”. • Conforme o amor companheiro se desenvolve vai se criando uma relação de laços fortes. Assim, o casal se torna forte e robusto quando está junto. • O stress tende a ser diminuído em casais que vivem em relacionamentos felizes. Isso justifica os dados que mostram que casais que vivem num relacionamento feliz tendem a ter uma saúde melhor que os solteiros. • E qual a principal característica do amor após a paixão? • Simples, basta analisarmos: durante a paixão estamos motivados. Isso faz com que seja “automático”se dedicar e ser grato à relação e valorizar a pessoa que está ao nosso lado. • Quando a paixão acaba, isso tudo deixa de ser natural, não acontece sem o nosso esforço. • Portanto, no amor após a paixão, o que determina o sucesso da relação é o esforço e a consistência. Ou seja, precisamos investir energia para agradecer a relação, valorizar quem está conosco e construir dia-a-dia uma relação maior e melhor. • No cotidiano, devemos lançar gestos de valorização e agradecimento. • A pergunta é: estamos reparados para isso, ou nos decepcionamos na primeira divergência? Talvez isso explique porquê os relacionamentos de desfazem tão rápido hoje em dia. • Se queremos que o amor sobreviva após a paixão, precisamos estar dispostos a construir e investir. Simples, não é? Ou não? Bom dia! Levante e vá realizar seus sonhos alessandro@batatop.com.br

JUSTIÇA DECIDE

REFORMULAÇÃO DE SECRETÁRIOS

Na coluna O Deda Questão, na manhã de quinta-feira (12)- no Jornal da Ipanema, o jornalista Djalma Benette, contou que a Justiça vai decidir nos próximos dias se acata o pedido do promotor Orlando Bastos Filho, do Ministério Público em Sorocaba, de prender o vereador impedido de exercer suas funções Marinho Marte.

O prefeito José Crespo promoveu reformulação de secretários, na terça-feira (10), para dar mais foco às áreas de mobilidade e de acessibilidade. O titular da Secretaria de Mobilidade e de Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Luiz Carlos Franchim, deixou os dois cargos. Em seu lugar, o atual secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante, e passou a presidir a Urbes o engenheiro Roberto Battaglini. Para o lugar de Fioravante na Seplan, o prefeito nomeou Miriam Zacarelli. Teve também a saída de Gustavo Barata da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais. Quem assume em seu lugar na segundafeira (16) é o advogado Mário Pustiglione.

COLUNA DO MARVADÃO Excepcionalmente nesta edição não publicaremos a coluna de Celso Ribeiro, o Marvadão. Confira mais da coluna Sapo N´Água no Portal Ipa Online.

CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Na quinta-feira (12), acompanhado da secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, e do secretário de Licitações e Contratos, Hudson Zuliani, o prefeito José Crespo recebeu mais quatro ônibus para os pacientes da rede municipal de saúde que fazem tratamento médico na capital e em outros municípios do interior paulista, e por isso precisam de transporte especial. Os novos veículos geram 96 novas vagas para esses pacientes.

No dia 18 de julho de 2017 foi publicado no Jornal Ipanema e na Coluna Digital “Deda questão” notícia referindo ao arquivamento da denúncia levada à Polícia Civil pelo Prefeito José Crespo, quanto a atos praticados pela Vice-Prefeita Jaqueline Coutinho. Na notícia há referência de opinião pessoal do jornalista referindo de maneira geral que o arquivamento poderia decorrer de eventual corporativismo da Polícia Civil. Logo após, em outro tópico da mesma reportagem, o Jornalista refere que a denúncia teria sido direcionada ao Delegado Dr Marcelo Carriel. Referida publicação gerou profundo desconforto entre o colunista e o Delegado Dr Mar-

Editora Cida Haddad MTB 30718 Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

V ANDERLEI TESTA V V VANDERLEI ANDERLEI ANDERLEITESTA TESTA TESTA

TRANSPORTE ESPECIAL

“VÊM À PÚBLICO EXTERNAR ADMIRAÇÃO À PESSOA E À CARREIRA DO DR. MARCELO CARRIEL”

Diretor Francisco Pagliato Neto

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

Diagramação Jefferson Cascali de Lima Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

celo Carriel, que se ofendeu com o teor do texto publicado. Essa a razão da presente retratação. O Jornalista, assim como o Grupo Ipanema de Comunicação, nutrem profunda admiração pela carreira profissional de excelência construída ao longo de tantos anos pelo Dr Marcelo Carriel. Não houve, de forma alguma, intenção de ofender, mas tão somente de referir conjecturas à época dos fatos. O veículo de comunicação e o Jornalista reiteram a admiração pelo trabalho desenvolvido pelo Delegado, bem como enaltecem a imprescindibilidade da atuação da Polícia Civil de Sorocaba. A intenção tanto do veículo de comunicação bem como do jornalista é levar informação à sociedade, sem jamais gerar qualquer ofensa. Tendo gerado desconforto, sem que esta fosse a intenção, vêm à público externar admiração à pessoa e à carreira do Dr. Marcelo Carriel.

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

PARQUE DOS ITALIANOS EM SOROCABA Sou descendente de italianos graças à ousadia dos meus avós Victória e Giuseppe que, aos 21 anos de idade e uma filha no colo, decidiram enfrentar uma viagem até o Brasil desconhecido em busca de trabalho. Visitei o Museu do Imigrante em São Paulo e pude ver e sentir a emoção da saga das famílias nas fotografias estampadas no local. Gerações que se sucederam desde 1882 e que podem participar hoje do novo projeto Parque dos Italianos em construção na cidade de Sorocaba, onde nasci e convivi com meus avós nos primeiros anos de minha vida. Esse parque foi oficialmente lançado com uma solenidade na área destinada na Vila São João, ao lado da avenida Afonso Vergueiro. O Consul da Itália e autoridades participaram do evento com a família de Renato Barbero, cujo nome é o escolhido para chamar o Parque dos Italianos. O saudoso Renato Barbero foi um empresário que conquistou Sorocaba com sua tenacidade e espírito de liderança na indústria têxtil. A empresa Barbero proporcionou milhares de empregos aos sorocabanos. Conheço a família Barbero e convivo com ela há pelo menos 35 anos. São pessoas formadas pelo clã Barbero da Itália que fincaram no Brasil as sementes do desenvolvimento. Os filhos do Renato Barbero, Antonio e Raul Barbero foram meus companheiros da Faculdade de Administração. O Antonio (Toninho) e sua família fazem parte do cotidiano das atividades que participo semanalmente nas ENS. Certamente esse Parque dos Italianos teve uma iluminação na escolha do nome do patrono, pois Renato Barbero simboliza todas as gerações de imigrantes, aos quais me integro, e sei que fazem parte do alicerce do desenvolvimento do país. Como disse o neto de Renato Barbero, jornalista e fotógrafo Teco Barbero: “meu avô é uma inspiração de trabalho, moral e educação que sempre terei na minha vida como exemplo a seguir”.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

5


6

7


8

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

COÇAR OS OLHOS PODE PROVOCAR CERATOCONE E PREJUDICAR A VISÃO O ceratocone é uma doença caracterizada pela deformação da córnea, que adquire formato cônico, atrapalhando a visão. Uma das principais características é a redução da espessura do centro da córnea, que é “empurrada” para fora, adquirindo o formato de cone. Isso faz com que as imagens não se formem perfeitamente na retina, podendo desencadear também astigmatismo e miopia. Quem fala mais sobre o problema é Nícolas Cesário Pereira, médico oftalmologista especialista em córnea do Hospital Oftalmológico de Sorocaba. “O principal sintoma do ceratocone é o embaçamento da visão. No início, o problema pode ser corrigido com o uso de óculos, no entanto, com a progressão é preciso fazer o uso de lentes de contato para melhorar a visão”, conta. As causas do ceratocone são diversas. “Tanto fatores genéticos, como ambientais podem provocar o problema. Uma das principais causas está relacionada ao ato de coçar os olhos, portanto, pacientes com alergia ocular devem ser tratados e orientados a não esfregar os olhos para evitar desenvolver a doença e sua progressão, tanto que este é um dos principais focos da campanha de conscientização”, explica. O tratamento do ceratocone consiste no uso de óculos, além de evitar coçar e esfregar os olhos. “Como não tem cura, o ceratocone precisa ser prevenido, e seus causadores, controlados, por isso é importante tratar a alergia ocular, se ela estiver associada ao problema, além de fazer avaliação periódica da córnea para saber se a doença está estável ou progredindo. Em algumas situações, pode ser realizada a cirurgia de crosslinking para tentar estabilizar a córnea. Em casos mais avançados, os óculos não oferecem boa qualidade visual, pois o ceratocone gera astigmatismo irregular, podendo ser necessário o uso de lentes de contato para conseguir boa qualidade visual”, detalha o médico. “Alguns pacientes são intolerantes ou não conseguem adaptar lentes de contato,

Foto: Júlio Salvo

Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

DESFILE CÍVICO Um desfile cívico em comemoração aos 86 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 foi realizado no Comando do Policiamento do Interior (CPI-7), no Cerrado. Promovida pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Polícia Militar e Prefeitura de Sorocaba, a solenidade teve cobertura ao vivo de Celso Ribeiro, Cristiane Carvalho e Emerson Roberto pelo Ipa Online.

“O principal sintoma do ceratocone é o embaçamento da visão. No início, o problema pode ser corrigido com o uso de óculos, no entanto, com a progressão é preciso fazer o uso de lentes de contato para melhorar a visão” podendo ser indicado o implante de anéis intracorneanos ou em casos que não seja mais possível o implante de anéis, podem precisar fazer o transplante de córnea”, completa. O médico oftalmologista conclui com um conselho. “Consulte seu oftalmologista ao menos uma vez ao ano ou quando identificar anormalidades nos olhos, como: dificuldades em enxergar, dores, coceiras ou manchas. A maioria das doenças oftalmológicas têm melhores resultados no tratamento se diagnosticada e tratada precocemente”.


9

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

Roteiro Gourmet

I PROGRAME-SE sábado

http://jornalipanema.com.br/ category/cultura/

14

Foto: Júlio Salvo

JULHO

BACALHAU AMIGO O tradicional jantar português Bacalhau Amigo é neste sábado (14), no Ipanema Clube, com edição especial comemorativa aos 20 anos da festa, aos 50 anos do SOS (Serviços de Obras Sociais) Sorocaba e aos 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama, ambas instituições realizadoras da ação beneficente. O 20º Bacalhau Amigo traz a fartura e o sabor incomparáveis dos pratos à base de bacalhau, com destaque para o tradicional Bacalhau à Moda Portuguesa, sendo o cardápio completo servido pelo Buffet Ancona. A novidade dessa edição comemorativa fica por conta do restaurante Quinta do Olivardo, de São Roque, que montará uma “fábrica de pastéis de Belém” no local. Os presentes serão recepcionados pelo grupo folclórico da Casa de Portugal, de São Paulo, com danças e canções típicas. A animação da noite até a madrugada será conduzida pela banda San Marco.

15

>>

domingo

JUL

remanescentes serão vendidos com uma hora de antecedência. A Sala Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. Informações: (15) 3233-2220.

SAFÁRI DIVERTIDO O Shopping Cidade Sorocaba criou a área recreativa“ A gente se completa brincando”e nesse mês de julho o espaço, que fica localizado no piso L2, traz a atração Safári Divertido, com atividades lúdicas que acontecem aos sábados e domingos, das 14 às 20 horas. As crianças que gostam de bichinhos terão a oportunidade de confeccionar máscaras com faces de animais e, logo em seguida, participarão de uma atividade onde todos poderão descobrir os sons dos animais em uma divertida brincadeira.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SOROCABA A Orquestra Sinfônica de Sorocaba, sob a regência do maestro Eduardo Ostergren, vai se apresentar neste domingo (15), às 19 horas, na Sala Fundec. Os concertos vão contar com a participação do conjunto de clarinetas“Torcendo o Dedo” e do violinista Lucas Alvares. Ingressos

18

>>

Quarta

JUL

DUET FOR ONE

O Sesc Sorocaba apresenta o espetáculo Duet for One, da companhia finlandesa Reetta Honkakoski Company, às 20 horas, no Teatro da Unidade e conta a história de uma mulher e um coelho de tamanho humano, envoltos em uma relação simbiótica. A classificação etária é 14 anos. Ingressos: R$ 5 para credenciados no Sesc e dependentes (credencial plena), R$ 8,50 para aposentados (pessoas com mais de 60 anos), pessoas com deficiência, estudantes e servidores da escola pública com comprovante e R$ 17 inteira. A classificação etária é 14 anos. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.

Bolachinhas de Baunilha No Roteiro Gourmet dessa semana, uma dica para pais e filhos fazerem juntos nessas férias! Veja receita elaborada pela chef Roberta Santana, do @saladcakesorocaba

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

225g de farinha de trigo ou 1 e 2/3 de xícara (chá) 100g de açúcar ou 1/2 xícara (chá) 150g de manteiga ou 2/3 de xícara (chá) em pedaços 1 colher (sopa) de essência de baunilha Itens encontrados em encontrado em casas de festa ou depósito de doces: Glacê real (modo de preparo seguir as instruções da embalagem) Saco de confeitar e jogo de bicos de confeitar (descartável) Corante alimentício nas cores de sua preferência Cortadores de biscoito Confeitos (granulados, miçangas comestíveis...) Rolo de macarrão

Em uma tigela coloque a farinha de trigo e o açúcar, mexa para misturar, acrescente a manteiga e mexa com a ponta dos dedos para incorporar, coloque a essência de baunilha; a massa deve ficar bem agregada, formando uma bola, passe o filme plástico ou coloque a massa da bolacha em um saquinho e leve à geladeira por 30 minutos. Pegue pequenas porções da massa da bolacha e em uma superfície levemente enfarinhada abra-a com o auxílio do rolo, a espessura deve ser fina com cerca de 0,5 cm e então, de o formato desejado, cortando com cortador de biscoito ou com a boca de um copo para o formato redondo. Disponha as bolachas em uma assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido 180°C 205°C até dourar. Deixe esfriar e então confeite com o glacê real tingido ou branco (sem corante), coloque por cima os confeitos, deixe secar e está pronto!

DICA Se não tiver rolo de macarrão, utilize uma garrafa de vidro redonda para abrir a massa da bolachinha. Acompanhe no Portal Ipa Online, a partir da próxima semana, mais receitas preparadas por Roberta Santana. Entre elas a do chocolate quente cremoso, para combinar com as bolachas de baunilha.


10

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

NEGÓCIOS Empurrador de mercadoria

A

tender bem um cliente nos dias de hoje é, na verdade, entender as expectativas do cliente. Quem afirma é o administrador de empresas, especialista em planejamento empresarial e estratégia competitiva e professor universitário Sandro Vidotto. Segundo ele, o que acontece, muitas vezes, é que pensamos no atendimento do ponto de vista de cliente quando você não é o cliente. “Assim são cometidos muitos erros quando a pessoa não se coloca no lugar do cliente por não imaginar o que é buscado”, diz.

ATENDER CERTO OS CLIENTES Posso ajudá-lo? Quando falamos em atendimento em loja, a frase mais comum é: “Posso ajuda-lo? “Essa frase deveria ser extinta há milhares de anos, porque a resposta geralmente é não obrigada, estou só olhando. Mas o que poderia ser dito, além disso? “É nesse produto que a senhora está interessada?”“A senhora já conhece os nossos produtos? É a primeira vez que a senhora vem na loja?”, comenta. Vidotto lembra que pesquisas apontam a existência de seis tipos de clientes: o fascinado por lucro, que busca vantagem. Segundo tipo; o que busca orgulho, status. Há o cliente que busca garantias, acredita na

marca. Outro é o ineditista, ou seja, que tem que ter primeiro um produto , que gosta de novidade. Há ainda que é forte na relação pessoal, se uma determinada pessoa disser que o produto é bom, ele tende a comprar. O último é o cliente que compra afeição, que compra uma camisa para as pessoas dizerem: “nossa como você está bonito”, por exemplo. Como a pessoa sabe qual o tipo do cliente? “Basta dar uma olhada no jeitão”, garante Vidotto. “Cabe a quem está fazendo negócio, entender esse tipo de cliente para poder fazer a oferta certa, chamamos de falar no canal encantado do cliente”, afirma.

“A pessoa que trabalha com atendimento, seja como vendedor ou não, precisa tentar entender o que o cliente está buscando, que tipo de cliente está na frente dele” Sandro Vidotto

Outro ponto apontado por Vidotto é que, no comércio, há uma certa rejeição quanto ao empurrador de mercadoria. “Há lojas de produtos de beleza que têm consultores, sem balcão, sobretudo as gerações mais novas não gostam de quem apenas empurra os produtos, até pelo acesso à internet, o cliente hoje muito mais bem informado”, diz. Ainda sobre tipos, há quatro tipos de produtos de consumo. Conforme explica Vidotto, o primeiro: por conveniência, amplamente distribuído, como refrigerante. O produto especial é aquele que as pessoas buscam, não importa onde é a loja, o vendedor é apoiador da venda. Segundo Vidotto, o vendedor é importante em produtos de comparação, na compra de um bem durável, uma geladeira, o vendedor explica as diferenças e vantagens. Mais importante ainda é o papel do vendedor no quarto tipo: em produtos não procurados com frequência. “Vale a pena trocar informações com o vendedor, é ele que tem muitas informações sobre o cliente, do ponto de vista de reclamação, necessidade, concorrente, expectativa, é muito relevante a opinião dele,- é uma fonte de pesquisa”, diz.


JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

11


12 COMPORTAMENTO

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

Idosos:

ATENÇÃO QUANTO À ALIMENTAÇÃO Os idosos, afirma o médico geriatra, se alimentam mal, principalmente os que vivem sozinhos, ou seja, trocam a refeição por bolacha, café com leite, o que é mais fácil de preparar. Rodrigues sugere deixar refeições prontas ou combinar a entrega. Eles devem tomar água frequentemente e os filhos precisam estar atentos à medicação dos pais. “Outro ponto que não pode ser esquecido são as visitas dos filhos, não adianta passar meia hora no domingo e perguntar se está tudo bem, eles sempre vão dizer que sim, tem que estar sempre por perto dos pais”, diz o médico.

amor a ser retribuído

Mônica Molica e sua mãe Edith

“ELES QUEREM MAIS O ABRAÇO” A advogada Mônica Molica diz que não somos educados para cuidarmos dos pais na chamada terceira idade, principalmente se esse idoso tiver um problema grave de saúde. Segundo ela, os cuidados com a mãe Edith, 76, são divididos com o pai Ariovaldo. “Embora os cuidados sejam, muitas vezes, delegados para terceiros, o que os pais querem mesmo é ser cuidados pelos filhos. Eles ficam fragilizados física e psicologicamente”, comenta. A mãe de Mônica está, no momento, impossibilitada de andar por conta de uma ferida no pé. É preciso saber ouvir as necessidades dos idosos, eles querem mais o abraço. Eles não querem dar trabalho e precisamos dar amor sempre e mostrar que não incomodam”, completa.

AS PESSOAS FICAM MAIS TEIMOSAS COM A IDADE? Sim, responde o geriatra. Segundo ele, os valores da sociedade vão mudando, mas para o idoso é mais difícil de compreender isso. Será que ele quer o moderno, questiona o médico, como um aparelho de televisão com um controle remoto, cheio de botões? “Precisamos ter o discernimento do que o idoso precisa e quer e não impormos situações”, comenta Rodrigues. O envelhecimento traz limitações, mas isso não quer dizer que o idoso em boas condições de saúde não possa sair, fazer compras no supermercado e podemos incentivar a pática de exercícios em conjunto com nossos pais”, diz. Outra limitação é quanto à visão, ou seja, os textos têm que ser maiores, os idosos preferem sempre lugares bem

luminosos. A tecnologia também é grande aliada, principalmente para o idoso que quer morar sozinho, com sensores de movimentos, por exemplo. Quando os pais precisam morar na mesma casa que os filhos também vale deixar os idosos terem um “cantinhosó para eles”, afirma o médico.

Charles Rodrigues

Cida Haddad

N

ossos pais estão idosos. E agora? O médico geriatra Charles Rodrigues afirma que é preciso aceitar que os pais envelheceram. “Temos que acostumar com essa mudança de papel, a coordenar a vida deles, lembrar que o idoso tem um tempo diferente”, diz. Segundo ele, a hora que falamos com o idoso, precisamos dar um tempo para ele responder, é necessário ouvir o idoso. “É um processo de mudança que também não é fácil para ele, porque sempre foi ativo, tomava decisões e, de repente, se vê em uma situação em que ele depende do outro, mesmo que tome a decisão, mas depende de alguém que faça a ‘situação andar’. A maioria dos conflitos acontece quando as situações são impostas a eles, como o horário do banho, por exemplo. Outra situação citada pelo médico, comum nas residências, é a retirada de tapetes para evitar quedas. “Vale a pena conversar com os pais sobre as adaptações que precisam ser feitas nas casas, como a colocação de barras nas paredes dos banheiros, afirmando que tudo é para a vida deles ficar mais fácil, para que a independência deles possa ser mantida. “É fundamental mostrar que eles não são um peso, que é um prazer para os fiilhos ajudarem os pais, retribuindo todo o amor recebido”, afirma o médico, que complementa que, quando necessário é preciso tomar atitudes mais firmes, mas essas são exceção.


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL É LANÇADO NO CAMPOLIM A Construtora Planeta lança este mês mais um empreendimento na Zona Sul de Sorocaba. O residencial Soleil de Québec, com entrega prevista para dezembro de 2019, conta com duas torres, uma com apartamentos de 125 m2 com 3 suítes, e outra com 92 m2 com 3 dormitórios sendo 1 suíte. Entre os destaques desta construção está o uso de madeiras com certificação, drenagem das águas pluviais e fiação subterrânea e wi-fi nas áreas comuns do condomínio. Os apartamentos serão entregues com toda infraestrutura para ar condicionado, pisos de alto padrão e atenu-

ação acústica do piso. O Soleil de Québec dispõe de quadra de tênis, piscinas, bicicletário, pet garden, churrasqueira, horta orgânica, salão de festas e espaço gourmet, barbearia, além de uma academia com espaço tatame, dedicado exclusivamente para os amantes de artes marciais. Fundada em 1998, a Construtora Planeta iniciou suas atividades em Minas Gerais com foco em empreendimentos residenciais. A busca pela expansão dos negócios a levou, em 2002, a operar também em Sorocaba (SP), cidade em que hoje está sediada e que concentra atualmente toda sua atuação.

14 de Julho de 2018 - edição 977 www.jornalipanema.com.br


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

CONTEÚDO É O PONTO DE PARTIDA PARA SABER A FORMA IDEAL DA ESTANTE Ana Luiza Tieghi/ Folhapress

O maior defeito que uma estante pode ter são suas dimensões. Isso vale tanto para a altura das prateleiras quanto para o tamanho do móvel, que pode ser desproporcional ao ambiente e ampliar a sensação de pouco espaço. Antes de comprar ou projetar a peça, é bom saber o que será guardado nela. Para acomodar objetos grandes, quadros e livros de arte - que podem ter mais de 40 centímetros de altura- é necessário que haja uma distância de 50 a 60 centímetros entre uma prateleira e outra, explica a arquiteta Samia Sarayedine. Já para livros de tamanho padrão (cerca de 23 centímetros de altura), um espaço com vão de 35 centímetros é suficiente. Foi o caso da psicanalista e escrito-

ra Suely Rolnik, 70. Ela trabalha em casa, numa sala com livros em todas as paredes. As prateleiras, de cor clara, vão até o teto, para aproveitar bem o espaço. A iluminação é feita com spots, que servem para destacar as obras e criar um ambiente com meia-luz. “Conviver com livros sempre foi fundamental pra mim, e essas estantes me dão um imenso prazer”, afirma Suely. O projeto do apartamento é da arquiteta Tania Eustaquio. “São prateleiras de consulta diária. Colocamos uma escada para facilitar o uso”, diz. Estantes que vão até o teto como as de Suely são indicadas para espaços com pédireito baixo. Se o teto for alto, as prateleiras superiores ficam praticamente inacessíveis - tanto para pegar os objetos quanto para limpar. “É melhor deixar ao alcance da mão”, diz Samia. Durante a organização dos livros, é

REFORMAS

preciso considerar a profundidade da estante e dos objetos que serão colocados nela, para que o livro não fique com um pedaço para fora ou perdido em uma prateleira funda. Quem não tem uma coleção grande pode usar o móvel para guardar peças de decoração, plantas e fotografias. É recomendado deixar um espaço entre cada coisa, para não entulhar as prateleiras. As estantes podem funcionar ainda como divisórias de ambientes. O arquiteto Leo Shehtman usou o móvel para dividir o espaço de uma sala. Como a peça é vazada, ela permite que haja uma interação entre os dois lados. A estante projetada por Shehtman é de madeira, mas o móvel pode ser feito de vários materiais, como pedra e metal - usado por Shehtman em um apartamento em Minas Gerais. “Usei metal para a estante ficar fina, porque o espaço não era muito grande. Assim, a peça traz leveza.”

Para destacar os objetos, uma ideia é usar fitas de LED sob as prateleiras. Se o móvel fizer parte do projeto de reforma da casa, o arquiteto consegue prever o local ideal para os pontos de energia sem deixar fios aparentes. Mas também dá para ter uma estante iluminada sem obras. Com os fios aparentes, o móvel ganha um ar informal, de acordo com Samia.


IPANEMA

AMBIENTE 3

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

COMO ORGANIZAR A ESTANTE As estantes podem funcionar ainda como divisórias de ambientes. O arquiteto Leo Shehtman usou o móvel para dividir o espaço de uma sala

1

Não coloque livros maiores do que o espaço disponível.

Se você tiver exemplares grandes, como de arte e culinária, pode ser que eles não caibam em prateleiras comuns. Não os coloque na diagonal, de qualquer jeito. Se a profundidade da prateleira permitir, deixe-os na horizontal

2

Evite deixar muitos objetos na mesma prateleira.

Ocupar todos os espaços da estante pode ser cômodo, mas o resultado é confuso visualmente e os objetos ficam perdidos no meio de tanta coisa. Também não é indicado colocar vários porta-retratos juntos; o excesso de imagens faz com que nenhuma delas se destaque.

3

Misture quadros, plantas e objetos de arte.

Dá para deixar a estante visualmente interessante e cheia de informações sobre os moradores da casa com quadros, fotos, bebidas, objetos de arte e plantas resistentes, como suculentas.

4

Tenha nichos com a altura certa para suas necessidades.

Se o objetivo é colocar objetos maiores nas prateleiras, como quadros, vasos e livros grandes, é preciso que haja altura na estante para acomodá-los. Os arquitetos recomendam que os nichos maiores tenham entre 50 e 60 centímetros. Para prateleiras de livros comuns, 35 centímetros de altura são suficientes

5

Coloque os livros em posições variadas.

Na hora de arrumar os livros, dá para ir além do tradicional enfileiramento na vertical. As obras podem ficar deitadas, misturadas com outras em pé, ou mesmo com a capa virada para a frente. Também é interessante montar grupos de livros, que podem ter temas ou cores parecidas


44 CLASSIFICADOS

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

ESTÉTICA E BELEZA

EMPREGOS

DIVERSOS ADVOCACIA MEDICINA E SAÚDE

AVISOS E EDITAIS


CADERNO

IMÓVEIS

14 de julho de 2018 - edição 977 www.jornalipanema.com.br


2 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018


JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

IMÓVEIS 3


4 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018


JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

IMÓVEIS 5


6 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018


JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

IMÓVEIS 7

CASAS VENDEM-SE


8 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 14 de julho de 2018

Jornal Ipanema ed 977 14/07  

Sua revista semanal em forma de tabloíde

Jornal Ipanema ed 977 14/07  

Sua revista semanal em forma de tabloíde

Advertisement