Ipa_585_3010

Page 58

ambiente@jornalipanema.com.br

Saiba as diferenças desses pisos na hora da compra Uma dúvida muito comum entre quem está pensando em reformar a casa é a diferença entre pisos laminados, bastante utilizados atualmente, e os clássicos pisos de madeira. O carpete de madeira também entra nessa dúvida, pois há alguns anos subitamente inundou o mercado nacional. Pisos laminados Ainda que existam pisos laminados aplicados diretamente ao contrapiso por meio de colas, existem ainda os pisos laminados de alta resistência com base, ou seja, os pisos comuns de mercado. O piso laminado é muito similar ao carpete de madeira – o sistema de aplicação e a base são bastante parecidas. A grande diferença, no entanto, diz respeito ao revestimento final, a superfície em que o usuário pisa. Enquanto no carpete de madeira o acabamento é em folha de madeira, o piso é revestido de algo chamado laminado melamínico (ou fenólico). Esse revestimento é mais conhecido no Brasil pelo nome de um de seus principais fabricantes, a Fórmica.

A grande confusão que ocorre é porque os fabricantes usam laminados que possuem estampas de madeira – São laminados melamínicos que imitam madeira, de forma surpreendentemente real. Mas é um material que poderia ser colorido, ou ter uma estampa, por exemplo. A vantagem desse tipo de piso, além do mencionado nos carpetes de madeira, é que se desenvolveu uma alta tecnologia para a fabricação desses produtos e o resultado é realmente bastante bom em termos de encaixe e aparência final. A durabilidade é maior do que a dos carpetes de madeira, por causa do laminado e do acabamento do laminado. As questões de ruído persistem, com algumas melhoras.

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 30 de outubro de 2010

Pisos de madeira Os pisos de madeira são divididos em uma série de produtos diferentes. Existem pisos de ipê, cumaru, peroba, amêndola, carvalho etc. Existem diferenças sobre a resistência e dureza dessas espécies, que as lojas especializadas podem tirar suas dúvidas. Geralmente os estabelecimentos possuem uma escala com a resistência de cada uma das espécies com que trabalham. Tacos, assoalhos e parquets são alguns dos nomes de diferentes pisos de madeira, e a diferença entre eles tem a ver com a espessura e largura das ripas (tábuas) de madeira que compõem o piso e também por sua forma de aplicação. Suas espessuras variam, geralmente, entre um e dois centímetros e meio, dependendo do tipo de acabamento. É possível ainda realizar diversos desenhos ou paginações com os diferentes formatos de piso. Algumas vantagens dos pisos de madeira são: alta resistência ao tempo, possibilidade de raspagens que deixam o piso quase novo após anos de uso, conforto térmico, agradável sensação ao usuário, entre outras.

Carpete de madeira Este piso trata-se de uma folha de madeira natural, bastante fina, colada e prensada a uma base de madeira processada, como compensado, aglomerado, mdf ou similares. Geralmente o carpete de madeira é bem mais fino do que os pisos de madeira maciça, com algo em torno de cinco a sete milímetros. O carpete de madeira é usualmente instalado com bastante facilidade ao contrapiso e funciona como um piso flutuante: Ao contrário dos pisos de madeira, ele não é colado ou parafusado ao piso, mas sim apenas colocado sobre uma manta de separação, e preso um ao outro por meio de encaixes do tipo macho e fêmea. Nas bordas é aplicado um rodapé que arremata o revestimento, evitando que ele saia do lugar. Enquanto a rapidez de aplicação do sistema e preço são suas grandes vantagens, as desvantagens estão relacionadas à baixa durabilidade em relação a outros pisos, e péssima resistência a água.Agora é só pensar nessas questões e escolher seu piso!

www.jornalipanema.com.br

D31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.