Nação e Identidade ... Poesia de Rosalía de Castro

Page 106

104

anos de efervescente emancipação e feminismo. Mas, o fato é que Rosalía de Castro traz à tona a situação e evidencia o contraste humilhante e sofrido para a mulher galega. As dores existenciais e a ânsia da morte também aparecem em algumas composições de As viudas dos vivos, as viudas dos mortos. No entanto, preferimos enfocar as composições mais sociais que caracterizam essa última parte e a diferencia substancialmente das demais. Nesta parte, por exemplo, até o suicídio aparece a partir da ótica da mulher que sofre pelo imigrante que se foi, como vemos em Ca pena o lombo: “¡Quérome ire, porque agonizo aquí desconsolada! / Millor que acá entre rosas/ ¡ai! Quero ir a morrer adonde el vaia”. No final, acaba por concretizar o desejo e aventura-se ao mar: “E no fondo do barco/ soíña, abandonada,/ tras seu amor i a morte, para América/ para morrer de dor, ó mar se lanza”. O último poema do livro tem como título o que permeou suas páginas como um dos principais centros temáticos: a solidão. Tan Soio encerra o poemário em uma voz que Rosalía divide com o imigrante sem deixar de demarcar as particularidades que os diferencia: Os dous, da terra lonxe andamos e sufrimos, ¡ai de min! Mais ti tan soio te recordas dela, i eu, dela e máis de ti. Ambos errantes pólo mundo andamos i as nosas forzas acabando van. Mais, ¡ai!, ti nela atoparás descanso, i eu tan sóio na morte o hei de atopar 1 .

Não há outro fim, senão a morte para acabar com as dores sofridas e dar espaço para o desejado descanso. A perspectiva rosaliana manteve-se constante sobre a satisfação que as almas atormentadas devem encontrar apenas na morte, dissipadora dos males. Em Follas Novas, Rosalía de Castro abdica à linguagem da paisagem exterior da exaltação romântica à terra natal de Cantares Gallegos e cria uma nova linguagem para a tradição literária rexurdentista, voltada para a paisagem desolada da subjetividade humana. A dor individual do eu fragmentado é conjugada com a dor coletiva das mulheres galegas. Esta obra, apesar do tom específico distante do projeto de

1

CASTRO, R. Op. cit. Follas Novas. p. 341.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.