Corrente Contínua 215

Page 38

mim todos os meses, e da Igreja de São José, que também me ajuda", destaca Ambrosina Rosa dos Reis, 74, mostrando os remédios que precisa tomar.

Linha Verde, a esperança segue a energia

Mulheres - Segundo Adison, uma visita é

ria Linha Verde, implantada pela Eletronorte no bairro São

feita na casa da pessoa que deseja ser beneficiada com a doação, para que seja avaliada a situação econômica dela. Além disso, a renda do beneficiado não pode ser maior do que um salário mínimo. "A maior parte das pessoas que ajudamos são mulheres". Isso acontece por características próprias da nossa região, pois os homens costumam ser submetidos a trabalhos pesados e morrem antes que elas. Ajudamos também pessoas mais novas, como dois ou três deficientes físicos e uma portadora do vírus HIV, mas esses casos são exceções", explicou o coordenador do Projeto. Ainda que as mulheres vivam mais do que os homens, isso não quer dizer que elas não tenham tido uma vida dura. Prova disso é Maria Serafim de Souza, 76. Filha de mãe índia e pai cearense, ela recebe as doações dos colaboradores da Regional de Rondônia desde o início do projeto, em 1993. "Já sofri muito em minha vida, mas Deus sabe o que faz. Eu não reclamo. Pelo menos, tenho o que comer", conta.

Em dois meses de funcionamento da horta comunitáJoão Del Rey, em Cuiabá (MT), uma das três integrantes do projeto, Brasilina Teófilo dos Santos, garante que já conseguiu, sozinha, dar seu primeiro grande passo para melhorar o ambiente de sua casa. "Consegui comprar cimento para fazer o reboco das paredes internas que, há muitos anos, vivia só em tijolo. E agora os meus amigos do bairro vão fazer um mutirão para me dar o serviço no final de semana. Estou muito feliz em ver que com o meu dinheiro estou melhorando e mudando a cara da minha casa", disse emocionada. As três famílias que estão no projeto conseguem renda mensal de R$ 250,00 a R$ 300,00. Esse dinheiro é arrecadado com a venda no bairro e na Eletronorte dos produtos produzidos nas hortas comunitárias instaladas sob as linhas de transmissão da Empresa. Além de comercializar os produtos, elas têm a obrigação de doar 10% da produção para a escola municipal do bairro, a Maria Elazir Corrêa de Figueiredo, onde estudam 770 crianças. A coordenação do Comitê de Responsabilidade Social e do Meio Ambiente da Eletronorte e o representante da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) fazem reuniões mensais para avaliar os resultados do projeto. "Deixei o lugar emocionada, pois essa é um das nossas recompensas, enxergar que o Linha Verde está cumprindo seu objetivo", disse a coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social, Cristina Souto Melo. A horta do bairro Doutor Fábio também foi visitada. Ela foi a primeira a ser implantada e completou um ano em junho de 2007. Lá o projeto é tocado por três famílias, que também tiram seu sustento da venda de verduras, tubérculos e legumes. Em Cuiabá as famílias dos dois bairros cuidam de 91 canteiros. Os colaboradores da Eletronorte consomem as verduras uma vez por semana, cada semana de um projeto. Cristina lembra que por ser comprovadamente uma idéia que deu certo, o Linha Verde agora será implantado também no município de Rondonópolis, no bairro Jardim das Flores. No início da semana, o gerente da Divisão de Transmissão de Rondonópolis, José Rubens Urdiales visitou o local onde a horta será implantada, em companhia de representantes da prefeitura, do comitê de responsabilida-

Energia e alimentação, uma parceria saudável

38

de social e voluntários da Eletronorte.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Corrente Contínua 215 by Eletrobras Eletronorte - Issuu