Apostila criação e evolução

Page 5

5

aceitava também que o universo foi criado, havendo uma realidade metafísica por trás de nossa realidade material. Já em fins do séc. XV e início do XVI, essas propostas filosóficas começaram a ganhar uma perspectiva experimental, passando a serem avaliadas por estudos e observações cada vez mais criteriosas. Ambas as visões, naturalista – acaso -, e a criacionista – projeto de um ser superior -, permaneceram como centro dos debates, o que ocorre até hoje. Diversos homens respeitados como cientistas criam no projeto inteligente, dentre eles temos: Francis Bacon, Galileu Galilei, Blaise Pascal, William Herschel, Louis Pasteur, William Thompson (Lord Kelvin), John A. Fleming, Gregor Mendel, etc. Ora, uma vez que estes e muitos outros, produziram ciência apoiados na convicção de que existe um criador, o que a Bíblia, livro religioso único, por nos dizer não só que Ele existe, mas também Quem Ele é, teria a nos disser sobre ciência? A BÍBLIA E A CIÊNCIA

O debate entre a ciência e a Bíblia é antigo e,

muitos,

resolveram

simplesmente

fazendo

a uma

questão clara

separação entre ambas. A ciência afirma lidar com os fatos, enquanto a Bíblia, dizem eles,

traz

apenas

uma

visão

mítica,

simbólica da realidade. Na realidade, a verdadeira ciência, baseada na observação e experimentação, não contraria as Escrituras Sagradas. Um fato que precisa ser esclarecido é que “a Bíblia não é um livro de ciências”, embora não erre quando fala sobre fatos científicos. Como exemplos de exatidão bíblica, temos:

1. O universo está se desgastando:

A Entropia, 2ª Lei da Termodinâmica, afirma que o universo está desgastando sua energia utilizável, ou seja, está envelhecendo. Tal visão é descrita em Sl 102.25-27.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.