Teste Wireless

Page 160

computador embarcado (embedded), como o Linksys WRT54G ou um kit de rede Metrix. Nesta sessão, veremos como configurar o Linux nas seguintes situações: • Um ponto de acesso wireless com NAT e uma conexão cabeada à Internet (também chamado de gateway wireless); • Um ponto de acesso wireless que atua como uma bridge transparente. A bridge pode ser usada tanto como um ponto de acesso como um repetidor com dois rádios. Considere estas receitas como um ponto de partida. Construindo a partir destes exemplos, você poderá criar um servidor que estará precisamente adequado à sua infra-estrutura de rede.

Pré-requisitos Antes de seguir adiante, você deve ter alguma familiaridade com o Linux, do ponto de vista de um usuário, e ser capaz de instalar uma distribuição Linux de sua escolha. O conhecimento básico do uso da linha de comando (terminal) também é necessário. Você precisará de um computador com uma ou mais interfaces wireless instaladas, assim como uma interface Ethernet padrão. Estes exemplos usam um cartão e um driver específicos, mas há uma série de outros que também funcionarão bem. Cartões wireless baseados na arquiteturas (chipsets) Atheros ou Prism funcionam particularmente bem. Estes exemplos são baseados no Ubuntu Linux versão 5.10 (Breezy Badger), com um cartão wireless que é suportado pelos drivers HostAP ou MADWiFi. Para mais informações sobre estes drivers, visite http://hostap.epitest.fi/ e http://madwifi.org/ . Os softwares a seguir são necessários para completar estas instalações. Eles devem ser fornecidos por sua distribuição Linux: • Wireless Tools (iwconfig, comandos iwlist) • iptables firewall • dnsmasq (servidor caching DNS e DHCP) A potência requerida para a CPU irá depender de quanto trabalho ela deverá executar além do simples roteamento e tradução de endereços (NAT). Para muitas aplicações, um processador 486 com 133MHz é perfeitamente capaz de rotear pacotes nas velocidades requeridas pelo link wireless. Caso você pretenda usar muita criptografia (como WEP ou um servidor VPN), você precisará de uma máquina mais rápida. Se você também quiser executar um servidor de cache (como o Squid), então você precisará de uma máquina com um bom espaço em um disco rápido e também memória RAM o suficiente. Um roteador típico que apenas faça o NAT irá funcionar com apenas 64MB de RAM. Ao construir uma máquina que deverá fazer parte de uma infra-estrutura de rede, tenha em mente que discos rígidos têm um tempo de vida útil limitado quando comparados à maioria dos demais componentes. Você pode, freqüentemente, usar dispositivos de estado sólido para o armazenamento, como um disco flash no lugar do HD. Ele pode ser um disco flash USB 146  Capítulo 5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.