Línguas na EAD: construção coletiva

Page 18

COMUNICAÇÃO OU EXTENSÃO EM EAD?

Amarildo L. Trevisan

17

de conhecimentos. A emergência e consolidação de uma rede interativa de pesquisa, capaz de desenvolver uma matriz crítica e interdisciplinar de investigação, é direcionada a potencializar a inovação dos processos de formação e desenvolvimento profissional. 3)

Proporcionar a criação de novos ambientes multiusos, com a potencialização de uma orientação teórico-prática interdisciplinar das atividades, que contribuam para a consolidação dos sujeitos envolvidos;

4)

Promover a inclusão social, integrando práticas educacionais, de tecnologias de informação e comunicação (TICs), com vistas a incrementar ensino e pesquisa por intermédio do estreitamento da relação do meio acadêmico com as instituições formativas e, consequentemente, proporcionar a construção, desenvolvimento e difusão da cultura científica, técnica e cultural.

Estas metas vão ao encontro dos objetivos definidos anteriormente, uma vez que isso implica desenvolver pesquisas disciplinares e interdisciplinares voltadas à inovação com o incremento da tecnologia social. Esta tem sido compreendida enquanto “um conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida” (OTERO; JARDIM, 2004, p. 130). Originadas dentro do ambiente acadêmico ou de uma comunidade, elas pretendem aliar os saberes populares com os conhecimentos técnico-científicos, buscando multiplicar o desenvolvimento à sociedade através da melhoria da qualidade de vida. Na visão de Bava (2004, p. 116), as tecnologias sociais podem ser definidas antes no sentido político do que, propriamente, social: Mais do que a capacidade de implementar soluções para determinados problemas, podem ser vistas como métodos e técnicas que permitam impulsionar processos de empoderamento das representações coletivas da cidadania para habilitá-las a disputar, nos espaços públicos, as alternativas de desenvolvimento que se originam das experiências inovadoras e que se orientam pela defesa dos interesses das maiorias e pela distribuição de renda.

Com isso, os envolvidos procuram potencializar o aprofundamento teórico e prático, em suas áreas e na relação entre elas, através do envolvimento crítico e desenvolvimento de competências inerentes às suas áreas de atuação, às tecnologias de informação e comunicação. O objetivo é promover a inclusão do público-alvo via a criação de ensino e pesquisa sobre a geração de produtos científico, tecnológicos, artísticos e culturais, a fim de assessorar instituições formativas, de educação básica e de ensino superior, bem como de diferentes espaços educacionais não institucionalizados.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.