Jorge Luis Borges, autor dos tempos

Page 24

Assim, tanto o assunto quanto a forma dos ensaios diferenciam-se da causalidade natural, esta sim encadeada sucessivamente pelas causas e efeitos contínuos e irreversíveis. A causalidade mágica rejeita a ordem do tipo causa-efeito contínua e sucessiva e se organiza pela ordem da magia. Esta tem uma coordenação inspirada na imitação – magia imitativa, e aproximação – magia contagiosa, que obedece a um encadeamento sucessivo sim, mas que não pode ser qualificado como contínuo, se comparado ao encadeamento sucessivo contínuo de causa-efeito. As relações que se estabelecem por imitação e aproximação são relações de semelhança que se atraem mutuamente, geralmente conduzidas por um objetivo: a fé poética em The Life and Death of Jason; o argumento misterioso em Narrative of A. Gordon Pym; a inocentação de um criminoso no texto de Chesterton; o postulado fantástico, em La invención de Morel. É como se o objetivo necessitasse a sucessão. Para o autor, o movimento se dá do futuro para o presente, ele conhece o objetivo de antemão e deduz os episódios do objetivo; para o leitor, o movimento se dá do presente para o futuro, e do futuro para o passado, ele acompanha os episódios para, só então, chegar a conhecer o objetivo e, após o conhecimento do objetivo, ele poderá recriá-lo em sua leitura de maneira retrospectiva. Trata-se de sucessividade reversível, quando a causa pode ser o efeito e vice-versa.

Leitura e co-autoria A poética da leitura, por sua vez, apoia-se em uma idéia básica: a concepção de leitura como cocriadora da literatura. Com base nessa concepção, é possível compreender mais exatamente qual é o papel do leitor e do autor na elaboração do texto literário. Mas ainda, como já foi explicado anteriormente, tomamos a poética borgeana por dois pólos indissociáveis: a poética da leitura e a poética da narrativa. A simultaneidade das poéticas responde à impossibilidade de separação dos elementos que compõem a narrativa que, se são apresentados e pensados separadamente, isso se dá porque é impossível ao pensamento e à linguagem apresentá-los simultaneamente. 23


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.