O CORONELISMO NA LITERATURA: ESPAÇOS DE PODER

Page 85

O coronelismo na literatura: espaços de poder

85

entre os jagunços ainda se faz marcante na narrativa, seguindo as orientações do chefe: “As brigas daqui correm todas por conta do Coronel. Ele é quem determina as horas de brigar e com quem brigar. [...] O chefe está fora, mas sua lei continua vigorando” (O. R., p. 62). No entanto, o narrador aponta os objetivos do coronel Franco para outra direção – a de descansar ao fim da luta contra Prestes, dar fim às constantes batalhas: Aspirando prestígio, não tinha em mente senão poder viver em paz, sem a necessidade diária de ter homens em armas, para se defender e aos que lhe eram caros. Ao aceitar o convite do governo federal para combater Prestes, a única recompensa que exigiu foi a de poder viver sossegado, quando voltasse (O. R., p. 107).

A narrativa apresenta uma explicação sobre como Franco Leal chegou ao poder em Pilão Arcado. Desde muito jovem, Franco sucedeu o pai ao lado das forças que combatiam os Torres, que até então dominavam o município, ganhando a admiração dos seus pares pela forma como administrava fazendas e negócios deixados pelo pai, além da política local. O ponto crucial, que marcou a ascensão definitiva do então jovem líder, ocorreu na noite de 25 de fevereiro de 1918. Os membros da família Torres e seus jagunços, do alto da torre da Igreja e do Quartel, despejaram artilharia pesada contra a casa de Franco. Com a ajuda de amigos como Berto Lopes e João Gualberto, conseguiu resistir ao ataque até a manhã do dia seguinte, quando chegaram reforços vindos das fazendas de amigos do chefe atacado, invertendo a situação estabelecida: os que atacavam tinham agora de se defender. A batalha se encaminhou, depois de muito sangue e munição derramados, para o cerco aos Torres, que foram perdendo suas posições na igreja e no quartel, de onde atacavam a casa de Franco: O sol já estava alto, quando os últimos ocupantes da igreja foram varridos de lá. Nas ruas da vila, a luta se generalizava, com os cabras das duas facções a se espingardearem raivosos, de beco em beco, de esquina em esquina, não tardando que os combates se travas-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.