I
A
V
ja Sigen ifbic ! do ema
II II II II
literal.
ABC doo.
Significa etiz ção a
II III III
f Al
fiabgurad
Educ
O O O IO
AS SS
V
a
aç
ãeo jaFin nceir beam!
1+B 2=C3
A
f MAl
at abemát ca etiz i ção a
S SS
O O O
aç Educgu Lín
Educação
Financeira
a
aã Poo F sair rtiu ng nece au
Mo Amig
1+ 2=3 a
at e d a m á ti c a z N at u r e
Educação
u Líng
a
Po
Financeira
a rtugues
Faça perguntas sobre o texto lido - Ora, vá plantar batatas! Estimule e oriente as crianças a registrarem, num texto coletivo, o que aprenderam sobre o plantio de batatas. Analise com a turma a expressão VÁ PLANTAR BATATAS! Explore o significado literal dessa expressão e o significado figurado que possui na linguagem popular – usada para significar “deixe-me em paz” ou “saia daqui”. Contraste a formalidade dessas últimas expressões com a informalidade de “Vá plantar batatas!”, salientando a presença de registros formais e informais no nosso cotidiano e comentando quais os contextos mais adequados para utilização de cada registro. Aproveitando o sentido literal, plante batatas em uma jardineira com ajuda da turma. Organize, junto com as crianças, um cartaz com explicações, por meio de palavras e de imagens (desenhos e/ou recortes de revista), do que precisarão para realizar a plantação (terra, vaso, pá, pedrinha, batata, palha) e do que a planta precisará (água, terra, luz, calor). E, é claro, depois de pronto o cartaz, é hora de plantar as batatas!
Organize um livrinho para as crianças registrarem o ciclo de vida de
uma batata do plantio à colheita. De acordo com as características da sua turma, o livrinho pode ser feito individualmente ou em duplas e por meio de escrita e/ou de desenho. É importante que o registro seja diário, com a escrita da data, para que possam saber o tempo exato desse processo.
N at u r e z
a
o
40
Finalmente, um distribuidor poderá levar essas batatas a dois destinos diferentes. Um deles poderá ser ainda uma última fase de sua preparação para o consumo: uma indústria, onde essa hortaliça, modificada em algumas de suas características, será transformada em diferentes produtos derivados, como batatas fritas, batatas palhas, etc. O destino final, porém, serão sempre as feiras, as mercearias e os supermercados, onde, naturais ou industrializadas, batatas de todas as variedades serão vendidas em grande quantidade para seus consumidores, mantendo a justa fama de principal hortaliça do Brasil, tanto com relação à área utilizada para seu cultivo como com relação à preferência por ela na alimentação dos brasileiros.
No livrinho, podem ser incluídos também os sentimentos das crianças enquanto acompanham o crescimento da batata – para perceber, por
Amig
da
– escolhida ou rejeitada – pesada e frequentemente lavada.
Educação Financeira nas Escolas - Ensino Fundamental