Currículo e Interdisciplinaridade

Page 75

O SENTIDO DO CURRÍCULO, PÓS-REFLEXÕES ANTERIORES

currículo, procurando eleger, entre eles, os que, do nosso ponto de vista, representam as tendências orientadoras da produção da área.

O SURGIMENTO DO CAMPO DO CURRÍCULO E SEUS DESDOBRAMENTOS É no contexto americano que surge a perspectiva curricular tradicional. Nessa época, os Estados Unidos da América estavam imersos em preocupações decorrentes da crescente industrialização e urbanização; estendia-se a educação escolarizada em níveis cada vez mais altos a segmentos cada vez maiores da população; havia preocupações com a manutenção de uma identidade nacional, como resultado das sucessivas imigrações e outros fatores. Essa orientação curricular surge diretamente vinculada a preocupações estritamente técnicas de organização e de método. Em tempos anteriores à predominância dessa visão, vigorava, nas escolas americanas, o currículo clássico humanístico, herdeiro da Antiguidade Clássica, estabelecido pelo trivium (gramática, retórica e dialética) e quadrivium (astronomia, geometria, música e aritmética). O currículo clássico até então vigente tinha por objetivo introduzir os aprendizes no mundo das grandes obras literárias, artísticas e, ao mesmo tempo, levá-los a dominar a língua grega e o latim. Para justificar a necessidade de mudar a forma de organização curricular em vigor, os pensadores tecnocráticos destacavam a inutilidade das habilidades e conhecimentos desenvolvidos por esse modelo para o trabalho na vida moderna. A referência curricular tecnocrática, devedora da literatura educacional americana, tem seu marco em Bobbitt76. As indicações teóricas desse pensador estavam claramente articuladas e preocupadas com a economia e, para essa finalidade, o sistema educacional deveria se organizar. No modelo de organização escolar proposto por esse pensador77, há uma prioridade em definir, de forma precisa, os objetivos a serem perseguidos no processo educativo78.

76

Silva (2001. p. 22).

77

Bobbitt (1971, p. 42); Apple (2006).

78

Bobbitt (op. cit., p. 90-95).

75


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.