Currículo e Interdisciplinaridade

Page 57

C uidados para uma leitura interdisciplinar

DOIS OLHARES COM ÂNGULOS DIFERENTES

C

onforme explicitado anteriormente, a abordagem implementada nesta obra respalda-se nas proposições da interdisciplinaridade. Embora as demais partes do texto explicitem os pressupostos que orientam esta pesquisa, optamos por eleger uma unidade específica para abordar alguns antecedentes e o momento atual da interdisciplinaridade na vivência curricular. Nesse sentido, estamos puxando o fio da meada com base no que diz Fazenda (2008, p.21) no trecho a seguir: O conceito de interdisciplinaridade, como ensaiamos em todos os nossos escritos desde 1979 e agora aprofundamos, encontra-se diretamente ligado ao conceito de disciplina, onde a interpenetração ocorre sem a destruição básica às ciências conferidas. Não se pode de forma alguma negar a evolução do conhecimento ignorando sua história.

A abordagem interdisciplinar, representada pela autora no Brasil, está amplamente articulada ao conceito de disciplina. É por esse viés que tentamos compreender o quadro teórico sobre a interdisciplinaridade. Se a interdisciplinaridade não refuta a disciplinaridade, mas, ao contrário, se articula a ela, que antecedentes-chave podemos resgatar para clarificar e aprofundar nossa compreensão a esse respeito? E, assim, também compreender as formas de reorganização de currículos ao longo da história? Decidimos tomar como ponto de partida o sentido etimológico48 da palavra disciplina. O vocábulo tem origem no latim e comporta duas possibilidades de significado. A primeira centra-se no termo discipulus, sendo formada pelo prefixo dis e pelo verbo capere que significa apropriação. Nesse sentido, é o sujeito que toma para si algo que passa a integrar sua pessoa. O entendimento de discípulo recai, nesse caso, naquela pessoa que aprende. A segunda compreensão vem do verbo latino disco, que tem como significado “aprender” ou “tornar-se familiarizado”. Trata-se de um termo formado pelo prefixo dis, originário da raiz grega da, inserida na palavra “didática”, podendo ser compreendida como “seguir” ou “acompanhar”. Também o vocábulo 48

Ver o trabalho de Garcia (2000).

57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.