Revista Muarê

Page 30

Terceiro, porque os conteúdos dos textos ligados à história da tipografia são tratados apenas como mera curiosidade e não possuem impacto algum sobre o desdobramento do jogo. Nesse sentido, o próprio “Um aspecto brilhante, por exemplo, é a associação musical entre gêneros musicais e as fontes.” jogo não compele ao jogador (a) a ler os conteúdos, pois o conhecimento destes não será necessário para a conclusão do jogo. A falha aqui é a seguinte: o jogo permite que o jogador (a) seja leigo (a) no assunto e ao concluir o jogo continue leigo (a) (a exceção é um único teste no final do jogo). Todavia, para os iniciantes no assunto e para os curiosos, o jogo oferece uma integração conceitual muito interessante. Quem quiser parar para ler os conteúdos e refletir sobre a experiência de jogo vai perceber que há algumas amarras conceituais explícitas e outras mais sutis ao longo das fases. “os cenários também auxiliam na compreensão do contexto histórico, social e geográfico.”

Um aspecto brilhante, por exemplo, é a associação musical entre gêneros musicais e as fontes. Trata-se de uma experiência sinestésica que leva o jogador(a) a entrar no clima o período em questão. Na fase da Didot (séc. XIX), por exemplo, a trilha musical é clássica tocada por orquestra, já na fase da Futura (séc. XX), ouvimos um jazz. Esse artifício auxilia na compreensão do conceito histórico.

30

ricardoartur.com.br/1001/2013/ 10/16/resenha-jogo-type-rider/

RESENHA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.