Coordenador pedagógico caminhos, desafios e aprendizagens para a prática educativa

Page 39

38

COORDENADOR PEDAGÓGICO: Caminhos, desafios e aprendizagens para a prática educativa

As atividades de Urgência

As atividades de Urgência estão direcionadas para atender aos problemas/situações que não são previstos pelo processo de decisão-ação e que exigem permanente atenção. Comprometem-se com a ADEQUAÇÃO dos modos de trabalho às constantes

referem-se às

modificações na realidade.

ADEQUAÇÕES

As atividades de Pausa destinam-se ao atendimento das necessidades individuais

necessárias a um

do sujeito e incluem o descanso, as ações descomprometidas com resultados,

trabalho flexível

a atenção para fatos e circunstâncias não vinculados à função social da instituição e os elementos subjetivos das relações interpessoais. Vejamos o que a coordenadora pedagógica Cláudia Barreto, da Escola Municipal Roberto Correia acrescenta a esta definição:

Ações de pausa estão comprometidas

“(...) A união do grupo é necessária e devemos pautá-la no diálogo, sem o qual as relações entre os sujeitos incidem em conflitos diversos. A dignidade do professor jamais deve ser esquecida ou colocada em segundo plano. Necessitamos ter sempre um comportamento

com a HUMANIZAÇÃO

ético, nos preocupando com o bem-estar pessoal e coletivo de todos os envolvidos no

no trabalho

contexto educacional. Toda relação deve estar atrelada à conscientização dos atos e ações de cada um”.

Ao longo do processo de formação continuada realizado junto aos coordenadores pedagógicos da Rede, a gestão do tempo foi amplamente discutida. Foram assumidos os muitos desafios diante desta tarefa e reconhecida a necessidade da conquista progressiva de melhores condições de trabalho e da importância da formação continuada, no intuito de apoiar os coordenadores na realização de um trabalho cada vez mais próximo das suas reais funções. A seguir o relato de uma coordenadora que reflete sobre esta questão: “Através desta formação, adquiri embasamento necessário para mudar minha prática, deixando a multiplicidade dos afazeres importantes e emergências que não fazem parte das minhas atribuições para a gestão da escola, priorizando a formação dos professores e realizando minha rotina, incluindo as situações de urgência que não estão previstas pelo processo de decisão/ação. (Josete Reimão S. Caldas – coordenadora pedagógica da E.M. Amélia Rodrigues)

Assim, torna-se necessário combinar todos os tipos de atividades relacionadas à gestão do tempo no Plano de Ação do Coordenador para que este desafio seja compartilhado e assumido também por outros membros da instituição, como a gestão e os professores.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.