Livro estrutura fisica panificacao confeitaria versão 3

Page 61

Material esmaltado Também conhecido como “ágata”. É decorrente da composição do revestimento esmalte empregado em utensílios. Esse esmalte é fundido a 800°C e, juntamente com o material ferro do utensílio, permite uma interação perfeita entre ambos, pois o ferro do utensílio é revestido pelo esmalte, não havendo contato do ferro com os alimentos, o que é extremamente salutar à saúde.

Aço inoxidável Também chamado de “inox”, custa um pouco mais caro do que outros metais, mas compensa pelas qualidades que apresenta. É um material inalterável, que resiste bem aos choques, não absorve odor e é fácil de limpar.

Alumínio Material que tem preço razoável, mas a qualidade varia de acordo com a espessura. Se for muito fino, se deformará facilmente. É usado, sobretudo, em panelas comuns, com alça e tampa. Quanto mais nova for a panela, mais alumínio libera para o alimento. As panelas novas devem ser fervidas com água de 3 a 4 vezes antes de usar. As manchas escuras protegem da liberação do alumínio. Portanto, é aconselhável não arear as panelas por dentro. É recomendado também, não cozinhar alimentos que contenham enxofre, como: couve, brócolis, espinafre e cebola neste tipo de panela, uma vez que facilitam a liberação deste metal. É contra indicado para frituras por atingir alta temperatura. Fatores como o teor de água, a concentração de sal e açúcar facilitam a transferência do metal para o alimento.

Cobre

É preferido pelos profissionais porque conduz o calor com perfeição e regularidade. O cobre é usado para panelas em geral, tachos e frigideiras. No entanto, tem um custo elevado e é difícil de manter, pois deve receber novos banhos de vez em quando.

Ferro De cor preta, é muito pesado, resistente, mas pode rachar ao cair. É ideal para cozimento lento. Reage com a acidez do alimento (tomate, legumes, geléias, feijões) liberando, assim, mais ferro para este tipo de alimento. O tempo de uso da panela (quanto mais tempo de uso mais libera ferro), assim como o tempo de cocção, a quantidade de líquido usado no preparo e a temperatura interferem na quantidade de ferro liberada pela panela. Por isso, não se deve guardar alimentos prontos em recipientes de ferro, pois oxidam. E, após a lavagem, os recipientes de ferro devem ser secos sob a chama do fogão.

Politetrafluoretileno (PTFE) É um revestimento antiaderente. Quando recobre uma base de alumínio é mais conhecido com o nome de teflon. De fácil conservação, é usado em frigideiras, caçarolas, panelas e formas de todos os tipos e tamanhos. É preciso tomar cuidado para não riscar a superfície com utensílios metálicos ou produtos abrasivos.

I N S T I T U T O F E D E R A L D E S A N TA C ATA R I N A

61


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.