Cidadão Benemérito

Page 1

4

Sexta-feira | Especial

25/09/2009

ESPECIAL O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ

CIDADÃO BENEMÉRITO DE MARINGÁ

Maria Iraclézia de Araújo, Silvana e Edmar Arruda, Patrícia Vieira da Silva e Frank Vieira da Silva

Rafael Silva

Cleuza Pissinin, Silvana e Edmar Arruda, Álvaro Pereira e Fernando Cardoso

Leandro, Edmar, Silvana, Fábio e Lorayne Arruda

Cláudio Ferdinandi, Silvana e Edmar Arruda e Edno Guimarães

João Pedroso, Luiz Carlos Borges, Edmar e Silvana Arruda, Wilson Mattos e Ulisses Maia

Edmar Arruda discursa no plenário da Câmara, após receber o título


2

Sexta-feira | Especial

25/09/2009

ESPECIAL O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ

CIDADÃO BENEMÉRITO DE MARINGÁ

O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ

ESPECIAL

Sexta-feira Especial | 25/09/2009

3

Edmar Arruda recebe merecida homenagem da Câmara de Maringá O título de Cidadão Benemérito de Maringá é concedido em reconhecimento ao trabalho realizado para o bem da comunidade e pela valorosa contribuição ao desenvolvimento do município; a proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores

Mudar é necessário e possível

O empresário Edmar Arruda recebe, hoje, o título de Cidadão Benemérito de Maringá, em sessão solene da Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelos vereadores Mário Hossokawa e Flávio Vicente.

Edmar Arruda é um empresário com ideias claras sobre a economia, além dos compromissos sociais que cada organização deve ter.

Não há dúvida de que esta é uma homenagem merecida, afinal, Edmar Arruda dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento da cidade, através da contribuição de suas empresas com capital social e participação na fundação de entidades voltadas a projetos, bem como atividades de responsabilidade social.

Ele defende a necessidade de redução da carga tributária. Recentemente manifestou-se, através dos seus espaços na Internet e na imprensa, contra a nova taxação de 22,5% de Imposto de Renda para os rendimentos das cadernetas de poupança acima de R$ 50 mil.

Ele nasceu em 26 de setembro de 1959, em Tuneiras do Oeste, no noroeste do Paraná. Chegou em Maringá em 1974, com 15 anos, sozinho, para estudar e buscar oportunidades para a sua vida.

Sobre a saúde do trabalhador, Edmar considera que é necessário mudar para muito melhor. Não é possível que o trabalhador continue em filas, esperando por um tratamento básico que é seu direito. Através do SecoviMed, que atende 20 mil trabalhadores, ficou provado que é possível fazer atendimento médico, odontológico e exames com hora marcada, sala de espera climatizada, com TV e café, além de prontuários informatizados.

Economista, formado no curso de Ciências Econômicas da UEM (1982), é pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Planejamento e Desenvolvimento Agrícola pela UEM. Técnico em Transações Imobiliárias e em Contabilidade, Edmar Arruda é empresário do setor da construção civil, mercado imobiliário, reflorestamento e avicultura industrial. Casado com Silvana, Arruda é pai de Fábio (26), Leandro (25) e Lorayne (14). Foi vereador de Maringá, eleito em 2000, tendo cumprido o mandato 2001-2004. Edmar Arruda ainda foi candidato a prefeito pela coligação PPS/PMDB/PL, na eleição de 2004, obtendo expressiva votação – 15% dos votos no primeiro turno. Hoje, está filiado ao Partido Social Cristão (PSC), sendo o seu coordenador, na região Noroeste do Paraná.

No SecoviMed, em 11 anos, foram realizados 1 milhão e 300 mil atendimentos, custeados pelos empregadores. Se as empresas podem realizar este atendimento de saúde com qualidade, porque o setor público não pode? Edmar também defende que as mudanças precisam acontecer, com o despertar de iniciativas por cada pessoa, por cada trabalhador e empresário. Somente através da cidadania e da politização dos eleitores será possível avançar. Sociedade e Estado precisam encontrar caminhos para o verdadeiro exercício do poder democrático estabelecido na Constituição.

Arruda fundou e preside a SecoviMed. Além disso, é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e empresário dos setores da construção civil, mercado imobiliário, entre outros

Presidente do SecoviPR:

Objetivos, persistência e sucesso Quem vê o Edmar hoje, bem sucedido, recebendo o título de cidadania da sua cidade, não imagina como foram os seus primeiros anos de vida na região e, depois, em Maringá, onde chegou em 1974, com 15 anos. Decidido, trabalhou e estudou. Formou-se em Economia na UEM (1982). Empreendedor, trocou o emprego por empresas. Cresceu, tornou-se referência e líder nos setores em que atua. Todo este destaque já revelava o seu caráter solidário e participativo, sempre buscando o melhor para todos.

Criança: Edmar nasceu num sítio em Tuneiras do Oeste. Filho mais velho de Seo Antônio e Dona Alice, desde cedo, ele teve que ajudar a cuidar dos quatro irmãos menores. Quando Edmar tinha oito anos, sua família mudou-se para Marabá, um patrimônio entre Tapejara e Cianorte. Foi ali que Edmar começou a estudar e calçou um par de sapatos pela primeira vez. Sapatos que ele mesmo comprou e pagou, a prazo, colhendo mamonas na beira da estrada e engraxando sapatos depois das aulas

A atuação setorial comeceu cedo, em 1985. Em 1989, ele assumiu a Delegacia Regional do Secovi-PR, o Sindicato da Habitação, entidade que viria a presidir entre 1995 e 1997. Antes, no entanto, ele começou as suas atividades de responsabilidade social. Através do Lions Clube Maringá Cidade Verde, então mantenedor da Associação Norte Paranaense de Reabilitaão (ANPR), assumiu cargos na diretoria e foi presidente da entidade, na gestão 1993/1994. A Fundação Isis Bruder, o SecoviMed -Serviço Social da Habitação e o Instituto Pai vieram

depois. Em cada uma destas instituições ele demonstrou o espírito de pioneirismo e o seu talento para organizar, planejar e administrar. O que fez a diferença na vida do Edmar? Em primeiro lugar, o foco nos objetivos. Depois, a persistência. Para ele, obstáculos são feitos para serem superados, vencidos. Nas empresas e nas instituições, Arruda não abre mão do compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e a responsabilidade social. Na prática, criou modelos de negócios sustentáveis, com respeito ao meio ambiente e compromissos sociais, assim como ajudou a fundar - e ainda colabora com - entidades que assistem crianças, adolescentes, jovens e famílias. Tão importante quanto à formação cristã, cidadã e do ser humano para a vida, Arruda e as instituições se empenham também na criação de reais oportunidades. Vivendo, assim, com valores e ações tão bem definidos, Edmar construiu um sucesso que não é só dele, é todos que estão à sua volta. Um sucesso socializado, através de atividades e ações, que melhoram a vida das pessoas.

Edmar Arruda dedicouse ao trabalho nas entidades representativas dos seus setores de atuação. O resultado veio na forma de participação nas diretorias, fortalecimento das entidades e criação de serviços sociais

Edmar e José Cláudio: O, então, presidente da Fundação Isis Bruder e vereador, acompanha o prefeito José Cláudio Pereira Neto (que faleceu em setembro de 2003), na inauguração de reforma da Creche Vó Tita


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.