Projeto e revolução: Do fetichismo à gestão, uma crítica à teoria do design

Page 237

projeto e revolução: do fetichismo À gestão, uma crítica à teoria do design

237

em sua “tendência geral”, o capitalismo é “inimigo da durabilidade”, portanto, “[...] no decorrer de seu desdobramento histórico, deve minar de toda maneira possível as práticas produtivas orientadas-paraa-durabilidade, inclusive solapando deliberadamente a qualidade”. Trata-se, para o autor, de um processo ligado diretamente ao desenvolvimento da produtividade capitalista, impondo “à humanidade o mais perverso tipo de existência que produz para o consumo imediato” (idem, p. 642). No mesmo caminho, Antunes (2001, p. 51) atribui à concorrência capitalista essa tendência à destruição do valor de uso, pois, “com a redução dos ciclos de vida útil dos produtos, os capitais não têm outra opção, para sua sobrevivência, senão inovar ou correr o risco de ser ultrapassados pelas empresas concorrentes [...]”. Enquanto para muitos designers a concorrência econômica é vista como o “motor” da criatividade projetual, o que se verifica é o seu oposto, onde o trabalho de concepção aparece limitado pela Lei do Valor. A chamada “qualidade total”, instrumento toyotista de controle de qualidade da produção é para Antunes (2001, p. 50) uma “falácia”, na medida em que se encontra determinada pela necessidade de obsolescência. Enquanto para a gestão do design, “a qualidade total é frequentemente descrita como um novo modo radical de pensar, uma revolução cultural” (Mozota, 2011, p. 101). Esta “revolução cultural” significa para Antunes (2001, p. 50) que, Quanto mais “qualidade total” os produtos devem ter, menor deve ser seu tempo de duração. A necessidade imperiosa de reduzir o tempo de vida útil dos produtos, visando aumentar a velocidade do circuito produtivo e desse modo ampliar a velocidade da produção de valores de troca, faz com que a “qualidade total” seja, na maior parte das vezes, o invólucro, a aparência ou o aprimoramento do supérfluo, uma vez que os produtos devem durar pouco e ter uma reposição ágil no mercado.

É importante lembrar que, do ponto de vista do capital, a produção em massa de artigos a baixos preços e de baixa qualidade


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.