Estruturas: uma abordagem arquitetônica

Page 54

53

04

CARGAS QUE ATUAM NAS ESTRUTURAS FINALIDADE DAS ESTRUTURAS

As estruturas se constroem sempre para cumprir uma finalidade definida. A finalidade principal da estrutura é suportar cargas de elementos que delimitam espaços, ainda que, em certas ocasiões, sua finalidade seja unir dois pontos, como no caso de pontes e elevadores, ou para resistir à ação de forças naturais, como a ação do vento, empuxos de terras, a ação do próprio peso, etc. As estruturas arquitetônicas, em particular, delimitam o espaço, a fim de torná-lo útil para uma função determinada. Sua utilização é, em geral, a separação (total ou parcial) entre um espaço assim delimitado e os fatores atmosféricos e pode não requerer o seu fechamento completo; o teto em balanço de um estádio protege os espectadores das inclemências climáticas sem fechá-los em um espaço. Finalidades diferentes servidas por espaços diferentes exigem estruturas diferentes. Todas as estruturas, porém, pelo simples fato de sua existência, estão submetidas à ação de diversas cargas, e devem resistir a elas. Em geral, as cargas são um “mal necessário” e inevitável.

CARGAS Nem sempre será fácil legar a cada elemento de um sistema estrutural proposto uma simples e específica tarefa, como a uma laje, a transmissão da carga vertical às vigas por flexão; ou a uma viga, a transmissão da reação da laje à coluna; ou ainda a uma coluna, a transmissão das cargas das vigas às fundações. A tarefa tornar-se-á ainda mais difícil quando não se conhece a natureza dessas cargas, as quais, certamente, podem apresentar características que, por serem desconhecidas, podem também pôr em perigo a vida de uma estrutura. A determinação das cargas que atuam sobre uma estrutura é um problema complexo. A natureza das cargas varia fundamentalmente com o projeto, com os materiais e com a função da estrutura. As condições de carga de uma mesma estrutura podem se modificar


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.