Composição, Partido e Programa

Page 60

60

Os quatro tipos de Composições em Le Corbusier: o resgate da Composição Clássico/Modernista

Le Corbusier, ao comentar o primeiro tipo, esclarece melhor o que entende por composição piramidal: O primeiro tipo mostra cada órgão surgindo ao lado do seu vizinho, de acordo com um motivo orgânico: o “interior alarga seu espaço e empurra o exterior, que forma diversas saliências”. Este princípio leva a uma composição “piramidal”, que pode tornar-se complicada se não tomarmos cuidado. (LE CORBUSIER, 2004, p.138).

Um olhar mais atento ao tipo 1 nos oferece elementos para fazer uma primeira objeção a Le Corbusier - A Maison La Roche não é tão irregular assim, como poderia parecer à primeira vista.

Figura 5: fachada Maison La Roche. Fonte: Imagem do autor.

A figura 5 mostra um corpo principal simétrico, ladeado de dois volumes - um à esquerda, sobre pilotis, e outro à direita, que se insinua em balanço. Na busca de uma melhor compreensão, tanto da composição tipo 1, como da composição piramidal, Alan Colquhoun (2002, p.96) diz que “contrastando, a casa de Mallet Stevens consiste numa agregação piramidal de cubos”. A noção de agregação piramidal, expedida por Colquhoun, apesar de mais próxima da de forma piramidal, é superada pela formulação mais abstrata de Lu-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.