Revista Habitare - nº 14

Page 1

Ano III nº 14 Sorocaba | 2006 R$ 8,50

Light Design ARQUITETURA

reduz impacto ambiental

LOFT

um estilo de vida

o equilíbrio da luz

Boas idéias e soluções para o seu

Apartamento


Eles projetam . . . Maria Luiza Aceituno Carneiro • Arquiteta paisagista

a

“ Graç

“ A Foneplan acrescenta imagem e som aos meus projetos e torna realidade o sonho de meus clientes ”

Angelo Dutra • Arquiteto

“ Seu projeto sempre fica mais sofisticado quando tem o toque da Foneplan ”

“ Por noçõe comp

Márcio Pedrico • Arquiteto

“ A performance da imagem e som, é uma questão de qualidade de quem a faz... por isso sempre indico a Foneplan”

Rubens Carone Cardieri • Arquiteto

“ Arquitetura, gastronomia e imagens... compondo um ambiente muito especial, resultado da parceria entre o Restaurante Vila Florinda e a Foneplan ” Cida Portes e Marco Portes • Arquitetos

“ Alta tecnologia e inovação ”

Ricardo

“ Busc quand


.

a Foneplan executa! Musse Stefan • Arquiteto

“ Graças aos recursos do sistema double screen posso criar ambientes para entretenimento em casa com múltiplas possibilidades ”

es ”

o um entre plan ”

Delmino de Souza • Arquiteto

“ Por ter a Foneplan como parceira aprendi muito sobre noções básicas de áudio e vídeo, podendo completar meu aprendizado ”

Cassio Pinto • Arquiteto

“ Para mim como arquiteto o grande diferencial que encontro na Foneplan é o apoio técnico ao projeto e a certeza do produto correto para cada situação, não dimensionando nem além nem aquém do que o ambiente exige. Som e aparelhos corretos para cada situação e finalidade... ”

Ricardo Bandeira e Márcia Leitão • Arquitetos

“ Buscamos sempre a parceria da Foneplan, quando o assunto é som e imagem ” pat. req.

(15) 3224.2316 • Rua Tuiti, 175 • Sorocaba - SP • www.foneplan.com.br


Capa Arquiteto Denis Sandei Foto Elson Yabiku

08 FOTOS personalize seu ambiente 12 EDIFÍCIO ANTARES um presente para a arquitetura sorocabana 14 HABITARE ARQUITETURA taipa de pilão - arquitetura da terra 18 HABITARE MONDO França • Paris - uma arquitetura rica em detalhes 28 LOFT um novo conceito de vida 43 HABITARE ECOLOGIA a arquitetura pode reduzir o impacto ambiental 84 LIGHT DESIGN iluminação - um fator fundamental para garantir o bem estar 94 PRODUTOS E SERVIÇOS tudo para construir, reformar e decorar

habitare@editorasbc.com.br www.revistahabitare.com.br Diretora Editorial: Zi Cossermelli Direção de Arte Gráfica e Produção: Nando Verga Arte Final: André Luvizotto | Ileuza de Cássia Antonio Maya Fotos: Ana Coelho e clientes Jornalista Responsável: Fabiana Santa Joaquim Departamento Comercial: Ana Carolina Ribeiro | Ana Paula Aleixo Celda Sanches | Ediça Madureira | Júlio Strassacapa Colaboradores: Eliane Freitas | Mozart Araújo Correspondente Internacional: Fabrízio Mott

4

Diretor Executivo: Salvador Ribeiro Diretora Financeira: Tiana Ribeiro Departamento Administrativo: Maria Filomena Freitas de Almeida Departamento Jurídico: Lucien Domingues Ramos (OAB/SP 132.502) Habitare é uma publicação trimestral da Editora SBC Ltda - Administração, Redação e Publicidade: Rua Manoel José da Fonseca, 301 | Centro | Sorocaba 18035 070 Tel: (15) 3233 9312 | 3012 4307 editorasbc@editorasbc.com.br Distribuição: RBC Distribuidora Ltda


is Sandei on Yabiku

r

ação e


editorial HABITARE 3 ANOS Estamos completando 3 anos. Com muita dedicação chegamos até aqui. Um agradecimento especial a todos os que participaram e participam da revista; colaborando, lendo, anunciando e trabalhando. Queremos comemorar este aniversário com vocês e para isso trabalhamos muito para que esta revista fosse realmente um marco para todos nós. Assim como o edifício Antares (Pirâmide) é um marco para Sorocaba, que aponta para cima e para o futuro. Homenageamos o seu idealizador Wilhem Cossermelli (meu pai) e o arquiteto Ubertello Bulgarini, que com mentes ousadas e criativas, deixaram marcas na história sorocabana.

Nesta edição de aniversário, oferecemos um presente para seus olhos; a matéria de loft, que traz até você os ambientes cuidadosamente decorados por profissionais de grande competência. Veja como o conceito de loft favorece a integração dos espaços. Ambientes que podem ser visitados no Edifício HighWay – no Campolim, até o dia 22 de dezembro. Outros profissionais mostram soluções criativas em seus projetos de casa, apartamentos e lounge. Light Design, as mais novas tendências na iluminação, com muitas dicas e novidades, dando um toque especial em cada canto da sua casa, afinal buscamos o conforto ambiental, pois muitas vezes queremos luz e não queremos calor. Fazemos hoje um brinde aos profissionais, à equipe, aos colaboradores, aos parceiros e a você leitor! Tim-tim!

Diretora Editorial

6

Foto: Ana Coelho

Nós também estamos deixando nossas marcas, como a primeira revista de arquitetura, construção e decoração da cidade, compromissada com os profissionais da área e com vocês, leitores.


Foto: Ana Coelho


DE COR AÇ ÃO

Por Fabiana Santa Joaquim

FOTOS

personalize seu ambiente Depois de sofrer grande e longo preconceito desde seu nascimento, a fotografia já divide espaço em galerias com pinturas, gravuras e outras manifestações artísticas. Passou da considerada arte menor que só fazia reproduzir a realidade e para tanto não necessita codificação, ao singular status de arte onde imagens convidam o olhar, habituado ao senso comum, a uma reflexão.

Quadros: Tendência Molduras

A fotografia parte então para mais um fase de sua evolução e fica mais próxima do seu observador: a decoração e personalização de interiores. Neste contexto, ainda são tímidas, mas crescentes as investidas. Uma alternativa economicamente mais viável e com inúmeras possibilidades, a fotografia vem conquistando seu espaço dentro das salas, quartos, cozinhas e até banheiros. Também se tornou uma ótima opção para consultórios, restaurantes e bares por exemplo, pois utilizam fotos temáticas para criar um ambiente com características próprias, ou ainda fotos que identifiquem o proprietário.


aquim

e

Quadros: Tendência Molduras

As molduras ganham papel importante quando o assunto é fotografia, elas devem contribuir harmoniosamente com as fotos (disciplinadas ou não) e com o ambiente e depois das escolhas feitas é só curtir e “viajar” nas suas imagens preferidas. As imagens são terapêuticas e estão presentes no “inconsciente ótico”, portanto, estar rodeado de imagens que lhe agradam só aumentará seu bem estar.


H A B I TA R T

Por Fabiana Santa Joaquim | Fotos Ana Coelho

LÚCIA CASTANHO

C O N T E M P L A R é enxergar além do que se vê Lúcia Castanho é artista plástica formada pela Faculdade Santa Marcelina, especializada em aquarela e mestra em Educação Arte e História da Cultura. É professora de Design na Uniso e de História da Arte na Esamc. A realização da artista está na busca eremita de novas linguagens e novas superfícies. Muitas vezes essa busca é considerada um ato egoísta e individualista, mas esse pensamento é muito pequeno diante desta frase do filósofo Luigi Pareyson, em O problema da Estética: “A arte realiza o mais difícil conceito de sociabilidade, porque ela fala a todos, mas a cada um de seu modo, e assim assegura uma universalidade através da individualidade (...)”. Esta frase nos leva à reflexão do quão importante é a arte, o artista e o artista compromissado em levar esta busca até as últimas conseqüências. Neste curioso caminho ela reencontrou o corpo. O próprio corpo é uma tela em suas mãos, nele desenha e reflete idéias, conferindo dimensões inusitadas ao melhor e mais valioso instrumento do ser humano. Um mote constante em sua obra são os casulos, sendo este um dos motivos que a levou a fazer a escultura “A Casa”, prêmio oferecido pela revista Habitare aos arquitetos. A casa remonta um passado longínquo e pouco diferenciado enquanto conceito, é o mesmo conceito que está presente no útero materno, nossa primeira casa feita de água (simplificando, é claro). Os espaços naturais que o homem usou como refúgio em tempos antigos, as habitações construídas até as mais modernas e atuais têm um denominador comum: recolhimento. Usando a poética do tema e da forma, Lúcia estudou e testou linguagens e superfícies para a nova escultura que premiará alguns arquitetos da HighWay Expo Loft. Lúcia nos mostrou os desenhos e a peça ficou pronta. “A Casa” é confeccionada em cobre, material escolhido para este ano. Assim, deixemos que ela nos fale, artista e obra, a cada um de nós de uma maneira, e assim estaremos todos repensando nossa casa e nosso espaço. Contemplar é um verbo em desuso, mas necessário quando se quer enxergar além do que se vê. Esculturas “A CASA”. Mesma temática elaborada em diferentes materiais e em diferentes visões.

10


Coelho

ê

tra em

usca é filósofo e, poratravés artista

ela em das ao

os mopela regínquo to que


Edifício Antares apontando para cima e para o futuro Por Fabiana Santa Joaquim Colaborador: Arquiteto Paulo Freire

D

a paisagem do centro de Sorocaba, mais especificamente nos arredores da Praça Concha Acústica e do Mosteiro São Bento, emerge uma estrutura de 14 andares de concreto aparente e painéis de vidro temperado; esta descrição já faria deste edifício uma referência neste centro histórico, mas isso não bastou para o empreendedor Wilhem Cossermelli e o arquiteto parceiro desta empreitada com nuances de sonho, Ubertelo Bulgarini. Resultado de mentes ousadas e criativas, pois em função do terreno, localização e legislação urbana, soluções deveriam ser encontradas para a construção do edifício, a forma predominantemente piramidal (daí seu apelido “Pirâmide”) foi a que melhor respondeu aos anseios de seus realizadores e às exigências. Edifício Antares, uma arquitetura futurística e mística, dividida em 14 andares; metragem decrescente a partir do térreo, abriga escritórios, serviços e atividades periféricas empresariais.

Form um soro

O préd de em rio par às dem hidráu

“Intelig funcio velam diz o a experiê admira me su

Foto: André Luvizotto

Há ma res, “Pir históric cepção das for o urba

Atravé râmica tura so to e b pela o deslum


es

ma uro Joaquim

a, dividida érreo, abriesariais.

Formas universais e atemporais: um presente para a arquitetura sorocabana

Foto: Ana Coelho

erreno, lodas para a midal (daí nseios de

O prédo possui uma infra-estrutura completa para qualquer tipo de empresa: estacionamento para 40 veículos no subsolo, auditório para eventos no térreo, generosos “chafts” verticais para atender às demandas de sistemas de energia elétrica, telecomunicação e hidráulica e sistema horizontal de caneletas técnicas. “Inteligência e tecnologia aliadas de forma a oferecer conforto e funcionalidade operacional na parte interna; externamente, revelam riqueza plástica formal, inerente ao estilo arquitetônico”, diz o arquiteto Paulo Freire, que o compara às mais bem sucedidas experiências da arquitetura internacional contemporânea. “Fico admirado toda vez que me deparo com o prédio, cada ângulo me surpreende”. Há mais de vinte anos do início da sua construção, o Edifício Antares, “Pirâmide”, estabelece um diálogo harmonioso com os edifícios históricos do seu entorno. Sendo um edifício moderno na sua concepção, o projeto é inspirado nas fontes universais e atemporais das formas simples e exatas, respeitando e impondo respeito com o urbanismo local e de toda a cidade. Através de seus imensos panos de vidro, vislumbra-se, numa panorâmica de 360 graus, a cidade em seu cenário de futuro. A arquitetura sorocabana é contemplada com exemplar único de bom gosto e bom senso. Aos seus idealizadores, rendemo-nos admirados pela ousadia e eficácia e ao “Pirâmide”, rendemos nossos olhares deslumbrados.

Foto: André Luvizotto

arredores uma estrumperado; órico, mas arquiteto garini.

Foto: Paulo Freire

ulo Freire

13


,,

H A B I TA R E A R Q UI T E T UR A Colaborador: Mozart Araujo - Arquiteto/Professor

TAIPA DE PILÃO - arquitetura da terra

H

á mais de duzentos anos, o sistema construtivo denominado taipa de pilão era utilizado nas construções das primeiras igrejas em São Paulo. No processo de descobertas de novas terras, a técnica da taipa de pilão foi levada a vários povoados. Santana do Parnaíba e São Luiz do Paraitinga (a cidade tem o maior número de casas térreas e sobrados tombados pelo CONDEPHAAT no Estado de São Paulo, quase 90 prédios declarados de interesse paisagístico) são alguns exemplos de cidades com grande número de construções tombadas e restauradas desse período e que utilizavam a “taipa”. Residências que mediam 35 m x 10 m, por exemplo, ainda resistem ao tempo, provando que o processo da “taipa” não se trata de uma construção provisória. Na busca de escravos, índios e ouro, os bandeirantes levaram a técnica da “taipa” para outros estados. Minas Gerais foi um dos poucos estados em que a técnica não teve adaptação. Os terrenos muito inclinados criavam verdadeiras enxurradas na época das chuvas, com isso as paredes “lavadas” pelas águas eram desfeitas. Por ser naturalmente o homem criativo e adaptável, surgem então as paredes de pau-a-pique (falaremos a respeito em futura matéria), sistema construtivo que também utiliza o barro como elemento básico da construção e permite o afastamento da construção do chão. Tanto as construções de taipa de pilão como as construções de pau-a-pique perderam espaço para o tijolo queimado, idéia trazida por mestres de obras europeus, no inicio do ciclo do café no Brasil. A taipa de pilão consistia numa mistura de barro com fibras vegetais, sangue e estrume de gado, além de pêlos de animais. A terra devia ser peneirada para manter sua homogeneidade. Produzida a “massa”, ela era socada em tábuas que serviam de fôrma e posteriormente seriam retiradas para dar continuidade ao trabalho, dessa maneira, com poucas tábuas, construíam-se várias paredes.

Acima esquerda: Detalhe de um anjo - Igreja Nossa Senhora do Rosário, em São Luiz do Paraitinga. Esquerda meio e abaixo: paredes de “taipa de pilão” em fase de construção. Acima à direita: as ruas da cidade também são tombadas pelo CONDEPHAT. Lateral de uma residência do séc. XVIII, tombada e preservada, contruída em “taipa de pilão”. Abaixo à direita: Fachada da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

14

A preocu aumento culdade v

Os exper para a co veis. Os m proposta o substit capim, o socada d novos ma lão, latas

Na utiliza a preocup mos, mas rem fabri

As experi fabricar a A grande uma “arga os materi lização d sendo tes O processo de compactação da mistura dentro da fôrma era tão eficiente que um volume de 40cm de altura da mistura, resultava em apenas 20cm de parede depois de socado. A largura das paredes mede entre 40cm e 90cm em construções comuns e, muitas vezes, chegavam a 1.10m em construções maiores. Os beirais dos telhados eram largos para que pudessem proteger as paredes das chuvas e, ao contrario do que acontecia em Minas Gerais, os terrenos de implantação dessas construções deveriam ser planos. Esse processo tão antigo de extrair da terra o material básico para a construção de residências é tema de pesquisa para alunos de faculdades de arquitetura em Sorocaba.

A imperm diversos manter a externo d que a águ

O resulta dade plás simples a


rra

ôrma era a mistura, ocado. A construem cons-

sem proacontecia s constru-

ial básico uisa para

A preocupação social aliada à necessidade urgente no aumento do número de habitações populares faz da faculdade verdadeiro canteiro de obra e pesquisa. Os experimentos tentam, além de propor novas idéias para a construção civil, a utilização de materiais recicláveis. Os materiais recicláveis são hoje a matéria prima de propostas das novas paredes e divisórias pré-fabricadas, o substituto do barro das paredes de “taipa”. O barro, o capim, o bambu das paredes de pau-a-pique e a argila socada da taipa de pilão são referências para a busca dos novos materiais como: garrafas “pet”, caixas de leite, papelão, latas de refrigerante, restos de madeira e jornais.

Acima: Painel pré-fabricado com argamassa de areia e cimento com “recheio” de garrafas “pet” - proposta de Ferdinando Souza, Wilson Patat, Erielise Ramos e Douglas Ribeiro.

Na utilização de materiais recicláveis na construção civil, a preocupação não é somente com a utilização dos mesmos, mas sim na possibilidade de pessoas comuns poderem fabricá-las, não dependendo da sua industrialização. As experiências mostram que mulheres e crianças podem fabricar as paredes para a construção de suas residências. A grande dificuldade ainda das pesquisas é à busca de uma “argamassa” que tenha a capacidade de “colar” todos os materiais utilizados. São feitos testes diversos, até a utilização de massa de batata na mistura dessa “cola” vem sendo testada e alguns resultados são surpreendentes.

Acima: Painel pré-fabricado com restos de madeira de marcenaria - proposta de Walfredo Tassi, Silvia Oliveira, Rosimeire Barbosa, Eduardo Destefane e José Luiz Silveira. Abaixo: Parede de “pau-a-pique”, estruturada com trama de bambu amarrada com sisal e preenchida com barro misturado com palha seca.

A impermeabilização dos painéis pode ser feita com os diversos produtos à disposição no mercado, ou, para manter a característica da proposta, fazer o acabamento externo da parede com cal e sumo de cactos, impedindo que a água penetre nas paredes. O resultado final são painéis de vedação com uma qualidade plástica impressionante e baixo custo. Um produto simples acaba se tornando objeto de design sofisticado.

O projeto “Oficina Escola de Artes e Ofícios”, conduzido pelo Departamento Municipal de Assistência Social de São Luiz do Paraitinga, conseguiu aliar esses dois fatores: a existência de uma demanda local de trabalho para conservação do patrimônio histórico e a necessidade de criar um programa educativo para jovens originários de famílias mais pobres, que interromperam sua trajetória educacional ou que estão em conflito com a lei. Esquerda: interior da igreja Nossa Senhora do Rosário, construída no século XIX e edificada em estilo eclético, predominando o gótico decadente. Construção em taipa sobre alicerce de pedras da região. Abaixo: Relevo em barro com a Virgem Maria oferecendo o Rosário a São Domingos.

Acima: Residências tombadas e preservadas em São Luiz do Paraitinga, construídas em “taipa de pilão”. Abaixo: Medindo 2.10 m x 1 m, painel pré-fabricado com jornais velhos enrolados e colados em quatro camadas transversais - proposta de Fernanda Guedes, Marco Antonio, Núbia e Paula Casseb.


PA I SAGI S M O

Por Fabiana Santa Joaquim

Enriquecendo a paisagem

A

palavra jardim vem da junção do hebreu “gan” (proteger, defender) e “éden” (prazer, delícia). Mas, além de proteger e dar prazer, o jardim revela muito da personalidade do proprietário e de seu relacionamento com a natureza. Ao longo da história vários estilos de jardins foram criados e cada um deles refletia um tempo, uma civilização e seus conceitos. Projetar um jardim é expressar sua personalidade e estilo e/ou criar um ambiente que propicie relaxamento, lazer e sensações externas que colaborem para um bem-estar maior. São inúmeros os elementos que podem ser coadjuvantes nesta idealização de paisagem. A água é um desses elementos, não só por seu valor estético - o que já valeria a pena – mas também pela umidade que proporciona, principalmente em regiões quentes e secas. Muitas prefeituras para melhorar essa umidade constroem lagos, por exemplo. No paisagismo, este elemento tem sido cada vez mais incorporado nos jardins e sob diversas formas.

Há a poss re na natu to bem ja

Este elem mente em onde se e dade rela existente descarreg Bello, em

Aproveite


m

o hebreu den” (praeger e dar onalidade nto com a estilos de es refletia ceitos.

personalique proexternas maior. São er coadju-

o só ia a que ões para gos, eleora-

Há a possibilidade do naturalismo, que imita ou está mais próximo do que ocorre na natureza, e da formalidade, com esculturas e chafarizes que integram muito bem jardins urbanos e comerciais. Este elemento pode ainda ser incorporado dentro das residências, principalmente em salas, quartos e embaixo de escadas. Mas independente do local onde se encontra a água, certamente “agrega valor ao imóvel, aumenta a umidade relativa do ar e no micro clima do jardim traz benefícios para a fauna e flora existentes, proporciona lazer, beneficia a saúde e o bem estar do observador, descarregando tensões e promovendo o relaxamento físico”, explica Nilton Dal Bello, empresário do ramo. Aproveite dos benefícios deste elemento e insira mais água na sua vida. 17


H A B I TA R E M O N DO Correspondente internacional: Fabrízio Mott

O Museu mais imp desde os construíd ataques v o passar d

A capital Paris encanta aos visitantes com uma arquitetura rica em detalhes, naquele que é considerado um dos países mais românticos do mundo!

A

arquitetura medieval é predominante na França, um país que conserva desde pequenas igrejas românicas até grandes catedrais góticas. À medida que o país emergiu da idade média, no século XI, houve uma onda de construções baseada no modelo romano de paredes grossas, arcos arredondados e abóbadas.

Ao fundo: a famosa Torre Eiffel também conhecida como a Dama de Ferro. Em primeiro plano: os “Jardins du Trocadéro”, que se estendem por 10.000 m2, tendo como centro um lago ornamental em formato retangular, com bordas de pedra e estátuas de bronze dourado que criam uma bonita vista noturna ao serem iluminados. Acima direita: fachada do Museu Carnavalet.

Paris, a capital francesa, se destaca como centro do país, com seus cidadãos impacientes e seu ritmo intenso. Há séculos que sua magia encanta todos os seus visitantes. É rica em museus, galerias de arte e monumentos. O Louvre, a Torre Eiffel e o Centre Pompidou estão entre os pontos de interesse mais famosos. Em toda parte existe um detalhe, edifícios que numa simples fachada nos contam história de séculos. O modo mais agradável de conhecer e observar a cidade é caminhar.


Louvre O Museu do Louvre é um dos mais completos e contém uma das mais importantes coleções de arte do mundo. Sua história vem desde os tempos medievais. Seu edifício foi uma antiga fortaleza construída em 1190 por Philippe Auguste para proteger Paris dos ataques vikings. Um projeto que foi modificado e ampliado com o passar dos séculos.

Após várias modificações e usos, a última foi em 1988, com a criação de uma monumental entrada desenhada pelo arquiteto Ieoh Ming Pei. Objeto de muita polêmica, a famosa pirâmide foi construída toda de metal e vidro sobre o hall Napoleão. Ela permite que o visitante veja os edifícios ao redor do palácio e ilumina a área da recepção no subsolo. O Louvre surpreende não só pelas suas obras, mas também pela suntuosidade do edifício. Sendo um Museu de caráter enciclopédico, alberga um vasto depósito artístico organizado em sete temas: as Antiguidades Orientais e as Artes do Islam, as Antiguidades Egípcias, Gregas, Etruscas e Romanas, os objetos de arte em geral, as esculturas, as artes gráficas e por último, sua bela coleção de pinturas.

Notre-dame Esta catedral à beira do Sena é um dos marcos de Paris. Excepcional exemplo da arquitetura gótica sublime, cuja construção começou em 1163 e levou dois séculos para ser concluída. Foram 170 anos de trabalho de milhares de arquitetos e artesãos medievais. Foi erguida sobre um templo romano e concluída em 1330. Vários reis e rainhas foram ali coroados. Foi também palco de violência quando saqueada por revolucionários. Recuperada e restaurada na época de Napoleão.

Sena Nenhuma outra cidade européia é definida pelo rio como Paris. O rio Sena é o ponto de referência indiscutível da cidade, as distâncias e os números das ruas são medidas a partir dele. Além disso, o rio divide a capital em duas áreas bem nítidas – a Rive Droite (margem direita) no lado norte e a Rive Gauche (margem esquerda) no lado sul.


N AVA R A N D ACO M

Por Fabiana Santa Joaquim | Fotos: Ana Coelho

Geraldo Caiuby Suas conquistas e seus projetos uma vida construída sobre alicerces sólidos

G

eraldo Caiuby nasceu em Itapetininga. Filho de bancário, morou em algumas cidades do interior de São Paulo, instalando-se em Sorocaba aos 15 anos. Estudou no Estadão, ou Júlio Prestes, nos bons tempos das escolas estaduais, “havia uma prova de admissão nessa época”, relembra, saudoso, Caiuby. Aos 16 anos, integrou o primeiro grupo de intercâmbio de Sorocaba e passou um ano nos EUA. Após seu retorno, foi para São Paulo cursar Arquitetura. Por volta dos 12 anos, a construção de Brasília estava na ordem do dia. Oscar Niemeyer e sua moderna arquitetura já repercutiam pelo mundo e pelos ouvidos do menino Geraldo, “desde muito cedo sabia que essa seria a minha profissão, e, se hoje pudesse voltar, faria de novo”. Terminado o curso, foi convidado pelo Prefeito de Sorocaba para trabalhar como arquiteto na Prefeitura e assim iniciou uma carreira sólida e mista. Mista porque se dividia entre seu escritório particular e o cargo público. Fato que ocorre até hoje como arquiteto e vice-prefeito. Mas, segundo ele, não tem como separar, “o Geraldo Caiuby é o arquiteto, o vice-prefeito, o pai, o marido e o avô”, comenta, orgulhoso, mostrando a foto de sua neta. Definindo-se como uma pessoa muito ligada à família, diz que agora é hora de compartilhar e comemorar as conquistas dos filhos, que durante muito tempo fizeram o mesmo com suas conquistas e projetos. “Sou o arquiteto mais velho ou mais experiente, mas me sinto o mesmo”, o mesmo entusiasmo a cada projeto, a mesma apreensão ao iniciar os contatos com novos clientes e a mesma alegria de poder criar e vencer desafios. Trabalha no momento com um projeto de estande, uma obra relativamente menor, mas não menos desafiadora, “muitas vezes uma grande obra como a de uma indústria, por exemplo, é grande, mas é menos desafiadora, já que existem padrões a serem seguidos”. Muito feliz com o caminho percorrido até hoje, ressalta as matrizes formadoras de sua coluna de sustentabilidade: família e amigos, religiosidade, arquitetura e vida pública. Elas se entrelaçam e tecem o pano de fundo da vida e da história de Geraldo Caiuby. “No mundo existem dois tipos de pessoas: os arquitetos e os outros”, frase que ouvia na época da faculdade. No entanto, com a experiência, redefiniu esse conceito: “o arquiteto não é aquele que cria, mas, sim, aquele que disciplina o espaço.”


Você conhece a Index vidros temperados e esquadrias de alumínio

?

vidros e esquadrias

www.indexvidros.com.br Fone: 15 3222 8686 Alameda França, 40 | Jd.Europa | Sorocaba - SP Visite nosso site: www.indexvidros.com.br


Protege sem esconder Por Fabiana Santa Joaquim | Fotos Ana Coelho

O vidro é uma matéria inorgânica, homogênea e amorfa obtida pelo resfriamento de uma massa em fusão (feita de quartzo, carbonato de cálcio e carbonato de sódio). Com sua beleza, funcionalidade e múltiplas aplicações, o vidro faz parte do nosso cotidiano há muito tempo. A tecnologia faz com que ele se torne cada vez mais indispensável em qualquer projeto. Dentre as várias qualidades do vidro podemos destacar transparência (permeável à luz), dureza, ótimo isolador dielétrico, baixa condutividade térmica e durabilidade. A vedação do vento e da chuva, permitindo a passagem da luz solar, é sua principal característica, tornando-o insubstituível em vários projetos. E para deixá-lo ainda mais irresistível, o vidro é 100% reciclável.

Utilidades mil Antes o vidro era mais utilizado nas janelas e portas, mas popularizou-se há alguns anos, sendo aplicado de diversas maneiras. Qualidade aliada à criatividade podem resultar em um projeto único e inovador. Atualmente são muito variadas as suas aplicações: telha, piso, revestimentos, decoração, divisórias, eletrodomésticos, entre tantas outras.

Os elementos vazados de vidro permitem perfeita vedação contra chuva e não requerem manutenção conferindo beleza à sua obra.

A alta ilumi trans

Existe cessi cons plo, e resist

No c rior à enco expli As pr trans cia e pequ parci


r

portas, licado tividavador. ações: s, ele-

chuva e

A alta tecnologia permite formas incomuns, cores e iluminação e tudo isso pode ser combinado com a transparência, ou ainda a opacidade do vidro. Existem modelos, espessuras e tipos para cada necessidade, principalmente quando utilizados na construção civil. Para garantir segurança, por exemplo, existem os vidros laminados que possuem alta resistência mecânica. No caso das “telhas de vidro, a resistência é superior às de cerâmica, além da facilidade de serem encontradas nos mesmos modelos das nacionais”, explica Wilson de Souza Alves, empresário do ramo. As principais qualidades das telhas de vidro são a transparência e a difusão de luz, aliadas à resistência e à pureza do material. Podem ser utilizadas em pequenas ou grandes áreas, para cobertura total ou parcial do telhado. Linha de revestimento de vidro para paredes traduz as últimas tendências em design arquitetônico para acabamentos de alto padrão. Cores: azul, amarelo, verde água, cinza, preto e salmão.


D I C AS & N OV I DA DES

Segurança e Tecnologia Câmeras - novo design

Os sistemas de segurança eletrônica já fazem parte do cotidiano das pessoas e é cada vez maior o número de arquitetos e engenheiros que os incluem em seus projetos. Mas não tínhamos no mercado câmeras com design moderno e que não destoasse do projeto arquitetônico e da decoração. Pensando nisso, os fabricantes de câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV) investiram em novos desenhos e criaram equipamentos que se integrassem aos ambientes cuidadosamente planejados pelos profissionais. Câmeras tubulares e “bullets”, algumas com sistema infravermelho, são algumas dessas soluções. Além dos sistemas, a World Ware Tecnologia oferece toda a assessoria para o projeto, bem como instalação e configuração dos sistemas. Confira na Av. Antônio Carlos Comitre, 1350, cj.43 Pq. Campolim Sorocaba - SP (15) 3233.3066

Design inovador

Centros e Quadros de fácil instalação Combinação entre tecnologia e design. A Pial Legrand sempre prioneira no desenvolvimento de soluções inteligentes e de aplicação fácil e rápida , apresenta mais uma grande novidade ao mercado com a qualidade e a confiabilidade que você já conhece. São os novos Centros e Quadros UNIC, desenvolvidos para otimizar a instalação, reunindo recursos simples e inovadores em uma perfeita combinação de tecnologia e design. Conheça suas vantagens! Na na Ferrari&Ferrari - Materiais Elétricos você encontra toda a linha de Centro e Quadros Unic. Av. São Paulo, 679 (em frente a Stª Casa) • Sorocaba - SP (15) 3227.6943

Revestimento de interiores

Porcelanato com aparência de madeira O uso da madeira como revestimento na arquitetura de interiores é um clássico em projetos de diversos estilos. Além de trazer aconchego aos ambientes, a madeira soluciona esteticamente propostas contemporâneas e rústicas em espaços residenciais e comerciais. A linha Ecowood, porcelanato com tecnologia double press (dupla prensagem), lançamento exclusivo da Portobello no mercado nacional, realça as formas e relevos dos materiais. O produto proporciona que a estética e rústicidade da madeira possa ser usada em todos os ambientes, inclusive áreas sujeitas à água como cozinha e banheiro. O conceito ecologicamente responsável está por trás deste piso da PortobelloShop, conheça-o na Av. Barão de Tatuí, 264 • Sorocaba - SP (15) 3227.6943

24


ra pide os mn. os o,


A nova diretoria do IAB, representado pelo seu presidente Musse Stefan, promoveu mais um evento de sucesso e profissionalismo na cidade de Sorocaba, foi o Ciclo de Palestras-Biênio 2006/2007, que se realizou na Biblioteca Municipal de Sorocaba, em agosto passado. Renomados arquitetos estiveram presentes para explanar sobre diversos assuntos relacionados ao diaa-dia do arquiteto: Ergonomia, Padrão de Excelência em Projetos de Arquitetura Residencial, CADnorm, entre outros temas pertinentes. A presença do vice-prefeito e arquiteto de Sorocaba Geraldo Caiuby enriqueceu o evento fazendo a abertura do mesmo.

Foto: Ana Coelho

Foram montados no local do evento estandes de diversas lojas do ramo como a Madcentro, Marmoraria Mendes, Soal Alumínio, Master Pró Esquadrias- Claris e Tigre, Rafinata, Minercal, Napoli Móveis e Design e a revista Habitare. Parabenizamos Musse Stefan, presidente do IAB e toda sua equipe, por mais este evento!

HABITARE_14.indd 26

29/11/2006 10:34:09


Foto: Ana Coelho

to se

am,

a

ia gn te


LOFT

exteriorização de um estilo de vida

O

Fotos: Ana Coelho

s lofts surgem no final da segunda guerra mundial quando as indústrias, apostando no crescimento, abandonam os velhos galpões em busca de mais espaço. Nos anos quarenta, a expansão da indústria norte-americana, fez com que as fábricas, armazéns de chapéus, roupas e cereais deixassem o centro de Nova York, instalando-se em áreas maiores. Jovens artistas sem poder aquisitivo e necessitando de grandes espaços para suas esculturas e telas, ocupam e transformam esses prédios abandonados em grandes ateliês.

Ling

“Por se trat criamos um a praticidad

A idéia não é nova, como podemos constatar, mas ainda resiste. Este novo estilo de morar que reflete um estilo de vida reaparece em novas versões, mas com uma única essência: liberdade. Os espaços abertos e arejados, com amplas janelas, tubulações aparentes e o pé direito alto são os fatores que garantem esta sensação e expressa um modo de vida mais criativo, moderno e livre de seus proprietários. Essas características sinalizam mudanças de comportamento da nossa sociedade e a arquitetura vem contribuir para a exteriorização desses aspectos e incorpora-los no dia-a-dia das pessoas. Sorocaba ganha mais um empreendimento imbuído destas qualidades: o edifício HighWay. Alguns desses lofts foram decorados por arquitetos e profissionais da área e estão em exposição desde o dia 28 de outubro estendendo-se até o dia 22 de dezembro. Confira nas páginas seguintes a releitura “deste modo de vida” que os profissionais deram a cada ambiente.

O uso de u ambientes o projeto a com o mín


esiste. Este em novas s abertos e direito alto modo de ssas caracsociedade aspectos e

stas qualiorados por esde o dia Confira nas profissio-

Fotos: Ana Coelho

Linguagem urbana

Alexandre Chaguri • Verônica Gaburro • Fernando Poles

“Por se tratar de um espaço diferenciado e direcionado a um público específico, a proposta foi projetar um loft que encaixasse nessas premissas, e para isso criamos um ambiente moderno, descontraído e funcional, quebrando assim, alguns paradigmas dos projetos residenciais tradicionais e levando em conta a praticidade de um novo estilo de morar. O uso de uma linguagem urbana e despojada transfere ao espaço todo o conceito dos lofts nova-iorquinos, preservando sempre a integração total dos ambientes e sua atmosfera convidativa. Outra intenção foi “masculinizar” o ambiente, já que se trata de um proprietário solteiro, direcionando assim, todo o projeto ao seu real usuário. O desafio de mostrar um jeito novo de morar nos levou a criar neste espaço uma linguagem visualmente clara e harmoniosa com o mínimo conteúdo de informações, criando o máximo conteúdo de sensações.”


Foto: Ana Coelho

Fotos: André Luvizotto

Márcio Pedrico

“Pub” Inglês “Teve como caracteristica principal criar um ambiente com linhas sóbrias e formais, utilizando um mobiliário extremamente de bom gosto, com cores de tendências atuais, onde o marron é o ponto forte deste projeto. A criação do espaço do bar todo revestido em madeira tem a linguagem de um “pub” inglês, um ambiente aconchegante para o decanso e “bate-papo”. Um perfeito espaço para fazer negócios.”

Ted

“Procura preta. A santes p

Para req mentos seguir u


Foto: Ana Coelho

Fotos: André Luvizotto

Adriana Machado de Araújo • André Galan

Tedência “clean” e funcional “Procurando seguir o desejo dos proprietários, foram criados ambientes nas cores branca e preta. A idéia de propor ambientes diferenciados e ao mesmo tempo esteticamente interessantes predominou nesse projeto.

e ”.

Para requintar os ambientes, foram usados materiais mais nobres nos detalhes dos revestimentos e dos pisos. A laca branca brilhante também foi usada. São ambientes que procuram seguir uma tendência “clean” e funcional.”

Foto: Elson Yabiku

Foto: Ana Coelho

e s


Fotos: Ana Coelho

Fotos: Ana Coelho

Carin Maniezo • Gerson Reche • Lilian Sanches

Linhas retas e cores neutras “A total liberdade de circulação entre os ambientes, com o uso de mobiliário de linhas retas e cores neutras, traduz a idéia de um loft: simplicidade e modernidade.”


se as

ção entre mobiliário , traduz a e moder-

Fotos: Ana Coelho

Vânia Gutierrez • Camila Coelho (colaboradora)

Liberdade e modernidade “Loft é uma opção de vida. Quem opta por viver em um loft geralmente procura ampliar seu espaço, além de inserir um conceito de modernidade ao lar. Geralmente são pessoas que valorizam a liberdade, vivem em consonância com um estilo de vida cosmopolita. Para melhor distribuição do mobiliário e circulação, deslocamos portas fixas e utilizamos o sistema de portas de correr em todo o ambiente, para melhor aproveitamento a porta do banheiro recebeu espelho em toda sua extensão, agregando ao quarto também a função de closet, além de causar maior amplitude ao ambiente. O armário recebe portas de correr em vidro, dando transparência e leveza ao ambiente, estante para tv, cantoneiras para objetos decorativos, gavetas e nichos para melhor organização. Cama de estilo bicada (com cama auxiliar) No banheiro, foi criada uma penteadeira com gaveteiro organizador para bijouterias e pequenos acessórios. Procuramos neste projeto proporcionar liberdade, modernidade e todo conforto para que a menina possa viver, estudar e receber, aproveitando toda a área.”

33


Fotos: Ana Coelho Fotos: Ana Coelho

Marcelo Navarro • André Magalhães (colaborador)

Linhas retas e versáteis “Ambiente idealizado através das necessidades do cliente. Suíte em caráter moderno, com linhas retas, porém, versátil, podendo ele se tornar uma suíte com duas camas individuais, devido ao mecanismo projetado. Mesa deslizante para proporcionar área de refeição ou mesmo trabalho. Closet semi-aberto, facilitando o seu uso. Banheiro diferenciado, trabalho em sua paredes com mosaico retangular, salientado atráves do ressalto da parede. Cores suaves, vidro, inox e principalmente luz, característica forte nesse ambiente e na suíte, tornando-o mais sofisticado e atraente.”


Fotos: Ana Coelho Fotos: Ana Coelho

nar uma suíte para proporeu uso.

ntado atráves ica forte nes-

Angelo Dutra

Moderno e sofisticado “O projeto seguiu uma linha moderna, sofisticada e quase minimalista. Por ser um home theater, ele é escuro e aconchegante. O seu layout segue o que pede uma mostra e a sua funcionabilidade (como revestimento acústico nas paredes e iluminação direcionável) faz com que o espaço se torne habitat, com toda liberdade possível sem incomodar os cômodos vizinhos.”

35


Fotos: Ana Coelho

Fotos: Ana Coelho

Juliana Mendes • Maria Luiza Penteado

Elementos simples e detalhes sofisticados “O conceito adotado foi aliar praticidade ao bem estar, otimizando os espaços de maneira funcional e principalmente aconchegante. A elegância do ambiente é o resultado da combinação de elementos simples a detalhes sofisticados: cimento queimado e tapetes persas, modulados ‘clean’ e móveis clássicos, cerâmicas e cristais. Uma solução exclusiva e personalizada.”


o bem esncional e

Fotos: Ana Coelho

Fotos: Ana Coelho

les cados

Marta Mattos • Rafael de Aquino • Eliana Paes

Cores, espelhos e arte “Valorizando detalhes e simplicidade na decoração, ambientes metropolitanos como os lofts, dão prazer em morar. Buscamos nos anos 70 o estilo de vida sólido e transparente, levado através da iluminação, cores, espelhos e muita arte, garantindo a satisfação do proprietário que gosta de morar bem.”

combinacados: cidos ‘clean’ a solução

37


Fotos: Ana Coelho

Foto: Ana Coelho

Foto: Ana Coelho

Rubens Carone Cardieri • Teresa Debrassi

Aconchego sem exageros

O

“ z o c t t c

Foto: Ana Coelho

“O projeto de interiores de um loft já está (ou pelo menos deveria estar...) determinado pelo próprio conceito de morar num loft, ou seja, espaços abertos, despojamento. Não é um lugar para armazenar coisas ou entulhar de móveis! Nossa proposta se compõe de materiais básicos (madeira, granito, vidro, alumínio, paredes brancas) e “toques” para tornar o apenas necessário em algo especial. Uma luminária de piso... O painel da Lúcia Castanho, dominando toda a parede do estar, em contraponto com a parede de madeira, com a escada “brotando” dela... a cozinha escondida por portas deslizantes... poucos tapetes e telas...Modernidade e rusticidade criando aconchego e sensação de não ter nada sobrando nem podendo ser retirado, pois faria realmente falta.”

38


O antigo e o moderno “Um loft no estilo retrô, projetado para uma empresária que mora sozinha. Na decoração um efeito divertido é dado por móveis antigos e outros bem modernos. Luminosidade natural, uso do branco, placas de concreto polido revestem todo o loft, móveis laqueados em branco, preto e vermelho, cozinha embutida para refeições rápidas e espaços abertos. Assim, os ambientes estão juntos e separados ao mesmo tempo, conseguindo um perfeito entrosamento.”

Foto: Elson Yabiku

Foto: Ana Coelho

Fotos: Ana Coelho

Liamara Terra Bento


Fotos: Ana Coelho

Foto: Ana Coelho

Eliane Freitas

Ambiente rico em detalhes

Lofts e flats possuem lavanderias e cozinhas minúsculas e desfalcadas. Pensando nestas deficiências e que o estudante precisa economizar, a cozinha foi planejada aproveitando cada espaço, combinando criatividade e praticidade com os equipamentos embutidos em armários. A lavanderia seguiu a mesma idéia de embutir. Ambos contam com espaço suficiente para todos os eletrodomésticos indispensáveis. Na sacada foi colocado um deck que ampliou o living, pois ficou no mesmo nível. Ali, dando romantismo e aconchego, foi colocado um barco, de onde se pode curtir uma linda vista da cidade. As portas de correr do quarto propiciam maior amplitude. Até do box se pode assistir TV sentado, enquanto se faz um escalda-pés.” 40

Foto: Elson Yabiku

“O ambiente foi pensado para uma jovem estudante, apegada a detalhes, que gosta de receber os amigos.

Per

”Morar em Revela um Foi carac no visual todo.

A transpo balcão u acabame posição c numa su

O pé dire que func portando


Fotos: Ana Coelho

Foto: Ana Coelho

Ricardo Bandeira • Márcia Leitão

”Morar em um loft é uma maneira muito especial de ser! Revela uma personalidade muito dinâmica, prática, funcional! Foi característica fundamental do projeto a integração dos espaços em todos os sentidos: no visual, no funcional e no conceito da maneira de utilizar os espaços, sempre como um todo. A transposição entre a área social e de serviço, não encontra obstáculos físicos, sendo o balcão um elemento de integração dos espaços, tendo a cozinha o mesmo colorido e acabamento da sala social e vice-versa. Foram utilizados os laminados de madeira em composição com o laminado cinza-claro e a pintura em um tom pastel de cinza nas paredes, numa sutil semelhança entre o serviço e social. O pé direito duplo foi realçado pela valorização das linhas verticais, nas listas da cortina, que funciona como um elo de ligação com a área íntima do loft no andar superior, transportando para lá a estrutura de cores utilizada no conjunto.”

Foto: Elson Yabiku

Foto: Elson Yabiku

Perfeita integração dos espaços


Maria Ignez Deluno

O vermelho dá o tom “A primeira coisa que chama a atenção quando chegamos ao sky bar é a deslumbrante vista da cidade, principalmente à noite. Como é uma área de lazer dos moradores do edifício e por isso recebera muitas pessoas, o projeto procurou não comprometer a circulação, deixando a área livre de obstáculos.

Foto: Ana Coelho

As bancadas foram dispostas nas laterais e a churrasqueira já vem com forno de pizza acoplado, ocupando pouco espaço. O tom quente do vermelho e o aconchego da madeira tornam o ambiente despojado e sofisticado ao mesmo tempo. O paisagismo completa a cena e cria uma barreira para o olhar, emoldurando a paisagem.”

Ao som da cachoeira “A piscina, ou melhor, o SPA, possui banco e seis bicos de hidromassagem, com a borda mais alta, recebeu a aplicação de um painel de canjiquinha, a qual serviu também de acabamento para o deck. O sistema de filtragem, interligado a duas saídas altas, trouxe som e água de cachoeira. Arquitetura simples, direta e reta. O deck, este sim, tem várias funções. A primordial é poder deitar e tomar sol, mas serve também como banco para os usuários se deleitarem com a maravilhosa vista da cidade. “

42

Foto: Ana Coelho

Frederico Schendel


HABITAREE COLOGIA

tom

quando vista da ma área isso rerou não rea livre

Foto: Ana Coelho

e a churoplado, do verm o amtempo. barreira

Arquitetura pode reduzir impacto ambiental Por Fabiana Santa Joaquim

N

a última edição, falamos sobre o nosso ouro-azul, a água, e nesta falaremos sobre nosso ouro-verde, além da rima isso quer dizer quão valiosas são nossas florestas e que não podemos mais desmatá-las impunemente. Aliás, nada do que se faz contra a natureza é impune, todo mundo sai perdendo com o desmatamento: qualidade do ar, erosão e empobrecimento do solo, enchentes e assoreamento dos rios, biodiversidades aniquiladas, diminuição dos índices pluviométricos, elevação das temperaturas, desertificação, proliferação de pragas e doenças. As principais causas do desmatamento são pecuária, soja, grilagem, madeireiras predatórias, falta de incentivos, burocracia, corrupção, dentre tantos outros. Os desmatamentos são responsáveis por 77% da contribuição brasileira na emissão de gases de efeito estufa e responsáveis por 25% de toda a emissão planetária.

Impunidade é uma palavra que a natureza não conhece

De acordo com o World Watch Institute de Washington, 25% da madeira anualmente extraída das florestas são destinados à indústria da construção. É evidente, então, que a arquitetura ocupa um papel importante na demanda de madeira, tendo grande responsabilidade e pode contribuir de forma significativa para diminuição e prevenção do desflorestamento. Mas como?


Marketing verde Existem diversas maneiras de reduzir este impacto ambiental ao longo de todo o processo construtivo e decoração. O uso de madeira certificada, reaproveitamento de elementos de antigas construções (estruturas, pisos e janelas, por exemplo), substituir a madeira por materiais alternativos (bambu, mdf ) são algumas das contribuições.

www.ecologflorestal.com.br

H A B I TA R E E CO LO G IA

Ao adquirir a madeira certificada pelos órgãos competentes como FSC (Forest Stewartship Council ou Conselho de Manejo Florestal), você está consumindo um material que preservou a biodiversidade, respeitou as leis trabalhistas e garantiu o direito das comunidades tradicionais da região. Diferentemente do reflorestamento, o manejo florestal, que produz a madeira certificada, retira da mata nativa somente as árvores e espécies adequadas, conservando assim o ecossistema. A divisão da área que será explorada segue processos que mitiga o impacto e conserva a capacidade de regeneração.

Parte do incentivo para esta prática vem do exterior, pois muitos países exigem este certificado, principalmente os da União Européia. Com isso, podemos entender que, se esta for também uma exigência do consumidor interno, enquanto cliente, arquiteto, engenheiro e decorador, o mercado terá mais um incentivo para se adaptar às regras.

www.ecologflorestal.com.br

“O reflorestamento é uma monocultura que danifica o solo e não conserva a biodiversidade, não existe fauna em uma área reflorestada”, explica o engenheiro civil da Ecolog Florestal, Marcelo Farras Gimenez.


Designer ecológico

www.ecologflorestal.com.br

www.ecologflorestal.com.br

HABITAREE COLOGIA

Assim como o design costuma ser uma vitrine, uma passarela de tendências e conceitos que aos poucos são absorvidos pela sociedade como um todo, também na questão urgente da sustentabilidade não podia se calar. Cada vez mais o design ecológico vem ganhando espaço e o Brasil, valorizando produtos naturais, reciclados e reaproveitados, imprime uma personalidade ao design nacional e mostra que materiais “não nobres” podem ser transformados com muita criatividade em peças de muito bom gosto. Também neste aspecto o bambu e o mdf são largamente usados.

Móveis confeccionados com madeira certificada

www.ecologflorestal.com.br

www.ecologflorestal.com.br

Poltrona balanço ‘Astúrias’ de Carlos Motta: madeira reciclada de demolição


da

H A B I TA R E E CO LO G IA

Bambu

Arquiteta Maria Luiza Aceituno Carneiro

Algumas vantagens fazem do bambu um excelente parceiro da arquitetura, da decoração e do meio ambiente. A produtividade do bambu é uma delas, enquanto o eucalipto, por exemplo, demora doze anos em média para ser utilizado na construção civil, o bambu leva apenas 3 anos e rebrota naturalmente.

“Quando usado inteiro, com suas câmaras internas intactas, ele funciona como um excelente isolante térmico, principalmente em forros. Proporciona ao ambiente um clima fresco e agradável, além de ser naturalmente bonito”, acrescenta Mara Castro, empresária do ramo. Pesquisas garantem que a resistência do bambu pode ser comparada à do aço e à da madeira, afirmação que pode ser comprovada pelos bambus dos castelos chineses do séc. III AC, encontrados intactos.

Arquiteta Maria Luiza Aceituno Carneiro

O bambu é um recurso natural renovável e seu uso diminui a procura por madeiras nobres, especialmente aquelas em risco de extinção. Fabricação de papel, carvão, móveis, objetos de decoração e utensílios domésticos são algumas das utilidades dessa gramínea, mas seu uso na construção civil vem crescendo.


HABITAREE COLOGIA

MDF

o. o

Arquiteta Maria Luiza Aceituno Carneiro

Medium-Density Fibreboard, ou em português, placa de fibra de madeira de média intensidade, é um material derivado da madeira. Fabricado através do processamento de fibras de madeira e resinas é moldado em painéis lisos sob alta temperatura e pressão. É um produto que oferece boa resistência e trabalhabilidade e ótima aceitação em revestimentos e acabamentos, além da disponibilidade de matéria-prima, reciclabilidade e menor demanda energética. O produto consolidou-se mundialmente através do setor moveleiro, devido às suas características supracitadas e adaptabilidade aos mais variados projetos. Paulatinamente vem inserindo-se na construção civil. A tecnologia confere ao material outras características, como por exemplo, as placas resistentes à umidade.








PR O J E TO DOA R Q UI T E TO

Fotos Ana Coelho

LOUNGE espaço de

múltiplo uso

Arquiteto Fernando Carmona Poles

O

projeto do arquiteto Fernando Poles faz uma releitura dos antigos Salões de Festas. O que antes era um grande salão com mesas dispostas aleatoriamente se transformou hoje num Lounge aconchegante e agradável.

“ O que fizemos nesta proposta foi ambientar e dar conforto aos convidados “

Tela de Plasma de 50” e completo sistema de Home Theater, executado pela Foneplan, e o piso claro de porcelanato com juntas secas, da Portobello Shop, dão amplitude ao espaço.

Detalhe da bancada revestida na madeira freijó linheiro e executada pela Oficina da Madeira.

Seguindo uma orientação estética mais atual, foi criado um espaço de múltiplo uso, para todos os dias da semana, e capaz de atender as várias necessidades dos proprietários: reunião em família, encontro social e também como um Salão de Festas. O ambiente está definido com cores sóbrias e amenas, compondo com o mobiliário a marcenaria toda elaborada na madeira freijó linheiro. Está setorizado em estar, jantar, jogos e churrasqueira, todos integrados e dispostos, tornando-se um único ambiente. Para que essa integração fosse completa, optou-se pelo uso de um único piso em todo o espaço e com juntas secas. No ambiente de estar, encontra-se um grande sofá com capacidade para 8 pessoas, que foi projetado e executado sob medida para o ambiente, agregando ao espaço duas poltronas esfera e um completo sistema de Home Theater. É Importante notar que a tela de plasma de 50” está fixada a um painel em vidro temperado branco, e estes vidros estão sobrepostos a um painel fotográfico em preto e branco, conferindo originalidade ao espaço.

No ambi um espa separada pequeno

Em linha deixou d

Para comp


Ana Coelho

de uso

mona Poles

Poles faz de Festas. com memou hoje

ambien-

atual, foi todos os as necesmília, ene Festas.

óbrias e marcenaeiro. Está asqueira, e um únisse comem todo

nde sofá rojetado te, agreum comnte notar m painel os estão preto e ço.

As persianas na cor branca, de Angela Guimarães, criam uma homogeneidade visual do conjunto.

No ambiente de jantar, a composição das cores e a marcenaria se destacam, criando um espaço leve e versátil, com duas mesas quadradas que podem trabalhar juntas ou separadas e um buffet em vidro com 5 metros de comprimento, comportando assim, pequenos e grandes eventos, sugerindo e convidando à refeição. Em linhas gerais, o projeto viabilizou uma mudança de uso do Salão de Festas, que deixou de ser um espaço eventual e hoje faz parte do dia-a-dia dos proprietários.

Fornecedores Pisos e Revestimentos (15) 3233.9401

Av. Barão de Tatuí, 264 • Sorocaba - SP

Iluminação Para completar, o elemento essencial foi a iluminação, executada pela Ilumini, toda elaborada para criar um efeito cênico ao espaço

(15) 3222.8646 Rua Aclimação, 410 • Jd. Paulistano • Sorocaba -SP

Cortinas e Persianas (15) 3221.8278

Rua Stª. Catarina, 112 • Stª. Terezinha • Sorocaba - SP

Áudio e Vídeo (15) 3224.2316 Rua Tuiuti, 175 • Sorocaba - SP

Marcenaria (15) 3227.5528 Rua Maria Dolores Piaia Lorato, 2969 • Caputera • Sorocaba - SP


56





PR O J E TO DOA R Q UI T E TO

Por Fabiana Santa Joaquim

C O N F O R T O N A M E D I D A C E R TA

D

a a c jetos com que tem jeto e ob

Com esta sitos tem

“Muitos arquiteto convenie diminuin

Com mó ares de s cladas co riais, com luminária

Com o profissionalismo de sempre a JJ lustres, forneceu toda a iluminação da casa, tanto interna como externa.

A bela escada que dá acesso ao pavimento superior, bem como todos os armários dos dormitórios, cozinha e banheiros foram executados pela Nacional Indústria Madeireira


Arquiteto Danilo Felin

Joaquim

Fotos Ana Coelho

TA

da que dá acesso o todos os armábanheiros foram ústria Madeireira

D

anilo Felin, formado há 24 anos, trabalhou por dez anos em uma construtora em São Paulo, fato que lhe conferiu maestria tanto no desenvolvimento de projetos como na administração de obras. O arquiteto comenta que tem a felicidade de gostar e atuar nas duas frentes: projeto e obra.

Com esta visão amplificada da obra, o cliente ganha nos quesitos tempo, qualidade e preço. “Muitos pensam em economizar e não contratam um arquiteto, o que é um ledo engano, visto que muitos inconvenientes podem ser evitados com um bom projeto, diminuindo prejuízos futuros”

Com móveis feitos sob medida, a residência ostenta ares de sobriedade e leveza, qualidades que são mescladas com certa descontração nos detalhes e materiais, como as pastilhas de vidro, escada de madeira, luminárias e cascata, por exemplo.


Esta obra com 260 m� de área construída privilegia a privacidade e a praticidade. A área de lazer está concentrada nos fundos da casa criando uma privacidade flexível, já que portas e janelas grandes fazem a integração interna e externa, quando necessário. Danilo teve a preocupação de utilizar a tecnologia disponível no mercado para garantir economia e qualidade. Pinturas impermeabilizantes nas paredes bloqueiam qualquer umidade do solo e no teto a manta térmica garante proteção contra umidade e calor.

Importantes itens na construção: a impermeabilização, realizada pela Texan, e blocos estruturais, fornecidos pela Cerâmica 6 Prezando pela qualidade, o arquiteto adquiriu todo o material hidráulico na Hidráulica Santa Inês

Impe e Rev (15) 3

Rua M

Piscin e Ace

(15) 3

Rua Jo

Made

(15) 3

Av. Ipa

A entrada possui um pé direito duplo, conferindo amplitude à residência, e o uso de grandes janelas e aberturas mantêm a claridade em todos os ambientes da casa. Uma pequena e prática cozinha concentra e coloca tudo à mão, principalmente nas refeições rápidas. Com armários em mdf e pintura que imita fórmica branca, amplia o ambiente e facilita a limpeza.

Ilumi

(15) 3

Rua N

Made (15) 3

Av. Ipa

Bloco Estru

(15) 3

Estrad

Hidrá

(15) 3

Rua H


PROJE TODOARQU ITE TO

lezer ma ando

lononas oe tra

do as m-

oes miaa

Toda a madeira para a etapa inicial da obra, bem como e os batentes e o madeiramento do telhado - na segunda fase - foram fornecidos pela Madeiras de Lei

Fornecedores Impermeabilização e Revestimentos (15) 3221.5426

Rua Maranhão, 40 • Centro• Sorocaba -SP

Piscinas e Acessórios (15) 3221.4991

piscinas / reservatórios / aquecedores / saunas / acessórios

Rua João Wagner Wey, 2030 • Jd. América • Sorocaba -SP

Madeiras (15) 3223.1101

Av. Ipanema, 726 • Vila Angélica • Sorocaba - SP

Iluminação (15) 3231.4239 Rua Nogueira Padilha, 70 • Além Ponte • Sorocaba - SP

Madeiras (Mobiliário) (15) 3223.2626

Nacional Indústia Madeireira Ltda.

Av. Ipanema, 2455 • Nova Sorocaba • Sorocaba - SP

Blocos Estruturais

Cerâmica erâmica 66 Ltda. Ltda.

(15) 3251.7121

Estrada Tatuí - Alambari, s/nº - Km2 • Rio Tatuí • Tatuí - SP

Hidráulica (15) 3232.6700

Hidráulica Santa Inês

A LOJA ESPECIALIZADA EM HIDRÁULICA PRODUTOS TIGRE - DECA - ELUMA

Rua Hermelino Matarazzo, 148 • São Felipe • Sorocaba - SP

Aquabase, empresa que executou a piscina em vinil, oferece qualidade na execução e pontualidade na entrega


Decorando e transformando com Eliane Freitas

Us co St

Pa do tre ĂŠ

O de Fr


Fotos Patrícia Freire

o

N

esta edição você vai acompanhar passo a passo a preparação de uma mesa de natal, contando com o talento, a sensibilidade e a criatividade de Eliane Freitas. A idéia é decorar a sua casa com elementos que você possa usar o ano todo. Um ambiente charmoso! “Comece com ousadia. Ouse sempre!”

Usei um supla de fibra sob pratos ingleses antigos com buquês de flores lilás e bordas douradas. Copos St. Louis antigos. Para conseguir harmonia, coloquei talheres dourados em combinação com a borda do prato e as estrelinhas do guardanapo. O crochê do guardanapo é em dourado velho compondo com o supla. O porta-guardanapo foi confeccionado com cordão de seda branco, entremeado com um cordão “São Francisco” dourado.

Montagem de uma mesa básica A taça de vinho tinto alinhada com a ponta da faca. O copo de água à esquerda e a taça de vinho branco à direita. O garfo do lado esquerdo e a faca do lado direito, com o corte virado para o prato. O talher de sobremesa à frente. O guardanapo pode ser posto sobre o prato ou do lado esquerdo.

65


Em simples copos de vidro, coloquei um buquê de statices amarrado com palha da costa e, em outro copo, o alecrim. Nas pêras, recortei e colei pequenos papéis escritos com palavras desejando “amor”, “paz”, “prosperidade”, ‘harmonia”, “felicidade”.

Retirei o fundo de uma gaiola e pus um vaso de hera. Em volta, coloquei dois galhos com pêras em tons de verde. No teto, usei um lustre de ferro e algumas fadinhas.

As fadinhas trazem o encanto do Natal.


nto

Detalhe nas cadeiras Cestas de bambu amarradas com o cordão “São Francisco” dourado. As flores são statices nas cores rosa, branco e roxo, combinando com o tom das flores do prato. Dentro de cada cesta tem um buquê de alecrim, um buquê com as statices, duas pêras e canela em pau, tudo para dar um aroma especial.

Revesti o assento com ruscos.

Toda mesa tem uma finalidade, foi para celebrar o Natal com minha equipe. Fiz um cartão com a foto das integrantes com uma mensagem.

67


A rq u i te to s • E n ge n h e i ro s • Pai s a gi s ta s • D es i gners

68


Arqui teto s • Eng enhei ro s • Pa i s a gistas • D e signe rs

69


Proprietários da Líder Distribuidora José Roberto Mateus Nicola e Marcia Donisete Antunes Nicola

Por Fabiana Santa Joaquim | Fotos Renata Rocha

A primeira Feira da Construção e Reforma do interior paulista aconteceu em Sorocaba nos dias 25 e 26 de agosto – a Feicores. Promovida pela empresa Líder Distribuidora, o evento foi um sucesso e recebeu mais de 4 mil visitantes. A feira, realizada na Líder, foi direcionado para os profissionais da área da construção civil e apresentou novidades do mercado e ofereceu cursos e treinamentos.


a José Roberto Antunes Nicola

em Soa Líder A feira, ão civil


Fotos Ana Coelho

PR O J E TO DOA R Q UI T E TO

Arquiteto Paulo Foot

F

uncional, bela, prática, atípica e moderna, essas são algumas das características mais marcantes do projeto do arquiteto Paulo Foot para esta residência. A aparência estreita e longilínea da casa nos surpreende quando adentramos. Com um pé direito alto e poucas divisórias, a residência ganha na iluminação e ventilação, lembrando o conceito dos lofts. Segundo arquiteto, uma condição dos proprietários que permeou o trabalho foi a preocupação do casal em apoiar o crescimento de seus dois filhos e, portanto, ter uma área social integrada onde todos pudessem desfrutar da convivência. Para isso, duas suítes encontram-se na parte térrea da casa, evitando a interferência da escada no dia-a-dia familiar. “Para reforçar a integração e a amplitude da residência, nas salas o pé direito duplo é rasgado poeticamente por uma passarela totalmente leve” - observa Paulo Foot. Passarela esta que proporciona uma sensação inusitada, tanto para quem olha quanto para quem a usa. A Soal Alumínio forneceu toda a caixilharia sob medida para este projeto. A ferragem da garagem, lazer e guarda-corpo foram artesanalmente confeccionados pela Serralheria Nunes

Merece grande destaque no projeto a entrada; um pórtico com sua marquise convida para dentro da casa e dá a quem chega as boas-vindas.

Área total de edificação: 215 m2 Projeto interior: Arquiteta Ludmila Tana Moron

72


na Coelho

ulo Foot

moderna, ticas mais eto Paulo a estreita quando e poucas minação e lofts.

Todo o granito utilizado desde soleiras, pingadeiras e pisos são da Marmoraria Gramartec

s propriereocupao de seus ocial inter da conam-se na rência da

Fornecedores

mplitude to duplo assarela ot.

Materiais Elétricos (15) 3233 4558

R. Santa Rosália, 228 • Além Lima • Sorocaba - SP

uma senuem olha

Marmoraria

GM

(15) 3237 6581

projeto a marquise á a quem

Av. Cel Nogueira Padilha, 1928 • Vl. Hortência • Sorocaba - SP

Serralheria (15) 3222 0187

R. Assis Chateaubriand, 291 • Jd.Magnólia • Sorocaba - SP

Esquadrias de Alumínio Eletrosol foi responsável por todos os efeitos de iluminação

(15) 3227.4633 R. Epitácio Pessoa, 105 • V. Hingst • Sorocaba - SP


HALL PORTOBELLO SHOP

O novo franqueado da Portobello Shop Carlos Tinoco, convidou profissionais para a inauguração da nova loja e para apresentar os lançamentos da Portobello. Carlos Tinoco é franqueado da PortobelloShop Jundiaí e agora também em Sorocaba.

1

2

3

1- Carlos Tinoco e Maria Helena T. Soares; 2- Gaetano Panachiuli, Ricardo Bandeira e Marcos Panachiuli; 3- Renato Amary

1- Alessa

T

STEELCOM A Steelcom convidou arquitetos para um almoço no restaurante Vila Florinda para apresentação do Sistema Construtivo Steelframe, um novo conceito construtivo, mais rápido, sem desperdício, redução no prazo de entrega e outras vantagens. Sucesso na América do Norte, Europa e agora no Brasil.

1

2

1- Luciana Bianchi; 2- Beto Caiuby; 3- Sérgio Gonzalez

74

3

1- Wilson Maria I


PÓLO ARQDEC

Shop para a esentar

Os arquitetos que estão pontuando no Pólo estiveram presentes no jantar que aconteceu no Ristorante Chácara Santa Vitória e participaram do sorteio de uma viagem para Buenos Aires.

obelloocaba.

O sorteado foi o arquiteto Antônio Carlos Forioni.

1

3

ira e Marcos

2

3

4

1- Alessandro Police e Beatriz Maia; 2- Marcela G. Pigozzo Silva; 3- Nelson Francisco da Silva; 4- Antônio Carlos Forioni

TELHAS E ACESSÓRIOS Inaugurada na Av. Washington Luiz a mais nova loja de telhas e acessórios. Tem a proposta de atender ao público diferenciado de arquitetos e decoradores. Os produtos são de altíssima qualidade, atendimento personalizado e um ambiente muito agradável. O cliente pode encontrar além de telhas, luminárias, revestimentos de parede, pisos hidráulicos e de vidro e um novo conceito de energia solar com placas sob o telhado.

1

2 3

3

1- Wilson de Souza Alves; 2- Elisabeth da Silva Guedes, Guilherme Alves, Silvano Guedes, Maria Ines Alves ; 3- Ana Fernandes, Maria Ignez Tenca, Wilson Alves e Rubens Cardieri

75


HALL MOSTRA DE DECORAÇÃO SHOPPING M

O Shopping M lançou a 2ª etapa da Mostra M de Decoração de Interiores. O coquetel do lançamento contou com a presença de convidados que apreciaram a Mostra. Os ambientes que foram decorados por profissionais de Sorocaba podem ser apreciados pelo público em geral.

4

1

5

2

3 76

1- Shirley e Ari Silva, Wilsom e Ilda Arruda Rodrigues , Cláudia e Roberto Ayub Elias Wilson Arruda Rodrigues 2- Giusepe Rampini e Lúcia Castanho 3- Pedro Megali e Tânia Pavlovisky 4- Verônica Gaburro 5- Rodnei Pinto 6- Tânia Muraro e Marcos Tagliaferri 7- Fernando Poles e Ediça Madureira 8-Juliana Mendes e Rubens Carone Cardieri 9- Maria Luiza Penteado e Thayna Monteiro 10- Wellington e Adriana Giampietro 11- Jane e Ney Fogaça, Cássio Pinto e Iara Salles 12- José Roberto Mendes e Celso Pelosi


9 6

10

7

Wilsom e Cláudia e

s úcia Cas-

a Pavlov-

11

os Taglia-

ça MaduRubens

8

o e Thay-

iana Gi-

a, Cássio

es e Celso 12 77


HALL

F

HIGHWAY EXPO LOFT Coquetel abre a Mostra HighWay Expo Loft. Muita gente bonita, profissionais, autoridades e imprensa visitaram toda a Mostra de Lofts, um novo conceito de vida, mais prático e moderno em um ambiente totalmente integrado. Morar nesses espaços múltiplos deixa a vida mais natural. E foi nisso que os profissionas se basearam para decorar os ambientes. A boa arquitetura transformando o modo de vida das pessoas.

A Ferrari no mês d Grand H e constru de interr e decora

O evento

1

5

2

3

6

4 78

1- Luiz Carlos de Camargo e Evandro Luiz Soliani 2- Margot Salvestrini e Musse Stefan 3- Danilo e Sandra Felin 4- Will Baptista e Ediça Madureira 5- Silvia Andréa F. Ribeiro 6- Priscila Gusmão


stra de mente que os

FERRARI & FERRARI

A Ferrari & Ferrari materiais elétricos reuniu no mês de Novembro no salão principal do Grand Hotel Royal, arquitetos, engenheiros e construtores para o lançamento da linha de interruptores e tomadas Vela arquitetura e decoração da Pial Legrand. O evento agradou a todos os presentes. 4

5

1

6

2 7

andro

tefan

ra 3

1- Bruna Peres Ferrari e Agostinho Slompo Filho 2- Ricardo e Adiana Accioly 3- José Ferrari ,Antônio Eugênio, Tuco,Paulo Berengu 4- Jose ferrari e equipe de vendas Pial Legrand 5- Nilza Raszl Peres, Camila Peres Ferrari e Gustavo Miranda 6- Marcelo Navarro, Paulo Freire, Jalba de Freitas Nogueira 7- Neli Tibis Bertola e João Carlos


Arquiteto Denis Sandei

PR O J E TO DOA R Q UI T E TO

Fotos Elson Yabiku

U

ma atmosfera tranqüila e urbana, perfeitamente funcional, criou o arquiteto Denis Willian Sandei para esse apartamento nos arredores da cidade de Sorocaba.

“A proposta é clássica, mas moderna; elegante, porém informal” Sob o domínio das madeiras claras em forma de lambri e móveis do living, se destacam as banquetas, reforçando ares de modernidade ao espaço. O piso laminado dá continuidade e integração às salas.

A u a


e

e s -

As paredes de espelhos quadriculados foram estrategicamente projetadas para ampliar a circulação em volta da mesa de jantar, criando uma grande moldura para a caixa ebanizada que abriga garrafas e fotos de viagens. A s-ala de som e TV possui iluminação cenográfica através de dicróicas de foco fechado, conferindo aconchego e conforto nas horas de relax.


PR O J E TO DOA R Q UI T E TO

No lavabo, os espelhos horizontais ampliam e divertem os visitantes com sensações de infinito. O quarto multimídia é uma mistura de escritório, estúdio musical e sala de ginástica. O arquiteto priorizou nichos revestidos em feltro para guardar as guitarras do morador amante da música.

Co ret O vés ge lev ço. pa um

Cozinhas Planejada

(15) 3233.90

Av. Antonio C

Móveis Especiais

(15) 3227.34

Rua Miguel C


Com materiais neutros e preservando as linhas retas e simples, a cozinha é a estrela do imóvel. O grande retângulo original foi dividido através de distintos revestimentos e desenhos em gesso. Na região da mesa, o gesso listrado dá leveza transformando o local em sala de almoço. A área da bancada recebeu granito preto e pastilhas pretas foscas e brilhantes conferindo um interessante jogo de luz e sombra.

Fornecedores Cozinhas Planejadas (15) 3233.9000

Av. Antonio Carlos Cômitre, 1297 • Campolim Sorocaba-SP

Móveis Especiais (15) 3227.3410

Rua Miguel Clemente, 63 • Sorocaba -SP


Stock Xchng

Arquitetura é Luz Mies van der Rohe Por Fabiana Santa Joaquim

N

o equilíbrio entre luz, natural e artificial, e espaço, vazio e construído, reside o sucesso de um projeto arquitetônico. Qualidade de vida é um aspecto que cada vez mais permeia todo e qualquer projeto. A arquitetura que constantemente nos barra e cria atalhos não foge desta tendência e está preocupada em oferecer o mais agradável e eficiente ambiente para seus usuários.

Luz

Destaca bem-es sobre a soas. Ex mento h em que influi dir


Stock Xchng

z

vazio quitea vez consência iente

Luz influi sobre a motivação Destacaremos a questão da iluminação como fator fundamental para garantir este bem-estar, afinal, não se trata apenas de uma questão estética, a luz influi diretamente sobre a motivação da tarefa ou do trabalho e na capacidade de concentração das pessoas. Existem laboratórios de luminotecnia pesquisando sua influência no comportamento humano, alguns resultados apontam que mesmo nas atividades automáticas em que a visão ocupa função secundária ou até mesmo nas que não a requerem, a luz influi diretamente sobre a motivação, concentração e elevação das capacidades.

85


Conforto ambiental Segundo algumas definições, design é um conjunto de técnicas e de concepções estéticas aplicadas à representação visual de uma idéia ou mensagem, assim sendo, o Light Design é responsável por criar uma situação estética e funcional com a matéria-prima: luz. E isso envolve uma série de outros conhecimentos.

O projeto de iluminação deve contemplar estas e muitas outras questões antes mesmo de se começar a construir. Os maiores consumidores de light design são edifícios empresariais e comerciais, hotéis e SPAS, “são sistemas de grande porte e demandam cálculos de consumo de energia”, esclarece Fabiano.

Arquiteto Fabiano Puglia

Arquiteto Fabiano Puglia

“Quando falamos em iluminação, estamos falando em conforto ambiental e conforto está diretamente ligado ao clima”, explica Fabiano Puglia, arquiteto especializado em light design, “muitas vezes queremos luz, mas não queremos calor ou não queremos ruído.”


écnivisugn é om a nhe-

utras ores codeano.

Arquiteto Fabiano Puglia

conma”, sign, não


O design de aparelhos, objetos e móveis criam peças e acessórios que marcam épocas e “fazem a moda da arquitetura, tornando-se objetos que traduzem o espírito e o contexto social em que estão inseridos”, comenta Fabiano. Esta variedade de luminárias imprime estilo, beleza e praticidade aos ambientes, muitas delas se tornam peças decorativas e artísticas. Modernas, vintage, high-tech, antigas, psicodélicas, clássicas, explorando diferentes aspectos e oferecendo múltiplas escolhas. As peças e suas específicas incidências de luz, garantem as mais diversas sensações visuais, da penumbra à exposição máxima.

FASA - Fibra Ótica

Ilumini - vendas e projetos em iluminação

Fazendo moda

A fonte, c produz um


FASA - Fibra Ótica

Ilumini - vendas e projetos em iluminação

Muitas novidades Hoje o mercado de iluminação possui uma gama de lâmpadas, luminárias, sistemas automáticos e muita tecnologia e arte a seu serviço. Lâmpadas mais econômicas que consomem menos energia e iluminam mais, maior durabilidade, menores e mais adaptáveis. “As novidades do mercado são os leds e a fibra ótica”, comenta Paulo Miliano, empresário que esta no ramo há mais de 25 anos.

A fonte, com consumo de 150w, é capaz de iluminar uma piscina de 22m x 9m e os filtros que colocados na fonte produz um belíssimo efeito

A fibra ótica possui uma fonte de iluminação e através dos cabos, a luz é transportada da fonte até suas extremidades. Inaugurando uma série de aplicações decorativas e oferecendo uma maior durabilidade. “Há também a fluorescente tubular, T5 com 28w, por exemplo, são mais finas, da grossura de uma caneta e oferecem mais luminosidade e menos gasto energético e os leds, micro lâmpadas que vão de 1 a 6 watts, são usadas principalmente nas piscinas para efeitos cênicos, encontradas em várias cores e também no sistema RGB (red, green, blue)”, acrescenta Paulo.


Agora que sabemos a importância da luz para o nosso dia-a-dia, vamos caprichar na escolha das luminárias, lâmpadas, acessórios e não esquecer da luz natural que exerce uma função primordial no comportamento humano. Outros pontos considerados na hora da compra são: desempenho energético, durabilidade, rapidez e praticidade de montagem e manutenção.

FASA - Fibra Ótica

Fibra ótica aplicada juntamente com Swarovski - cristais lapidados, fixados nas extremidades, criam o efeito “crystal sky”

90

Desafios de um arquiteto nos dias de hoje...

O planejamento e projeto de iluminação é muito importante, já que vários fatores influenciam, como a cor do piso, textura, metais e altura do pé direito, por exemplo. Tudo deve ser analisado para não prejudicar a estética e a funcionalidade do ambiente.

FASA - Fibra Ótica

Qualquer projeto pode se beneficiar


Desafios de um arquiteto nos dias de hoje...

FASA - Fibra Ótica

Por Verônica Lima Gaburro (Arquiteta)

A

cidade produz com mais rapidez do que o processo criativo dos arquitetos, com isso nosso trabalho passa a ser mais curativo do que preventivo. Se levarmos em conta a produção e a função social da arquitetura no contexto atual, percebe-se a tensão estabelecida entre os modelos de desenvolvimento econômico e a forma de ocupação do território brasileiro. É urgente a preservação e a recuperação dos recursos naturais e da qualidade ambiental urbana e rural, hoje dominada por empreendedores imobiliários desprovidos de qualquer compromisso com a inovação e as cidades. Diante dessas discussões foi promovido pelo IAB Goiás (Instituto dos Arquitetos do Brasil), em parceria com o CREA-GO (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás) e CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), o XVIII Congresso Brasileiro de Arquitetos, no Centro de Convenções de Goiânia-GO, no período de 11 a 14 do mês passado. Fui conferir junto com os Arquitetos Fernando Poles e Alexandre Chaguri os debates e palestras que tiveram como tema: “Arquitetura e Urbanismo no contexto do desenvolvimento sustentável”, assunto de vital importância não só para o desenvolvimento da arquitetura, mas também pela manutenção da qualidade de vida da nossa sociedade. Além da cidade de Goiânia, que foi projetada pelo Arquiteto Atilo Correia e Lima, passamos também por Brasília e vimos todo o trabalho de Lúcio Costa e Oscar Niemayer. O Congresso também prestou uma homenagem ao Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, grande mestre da arquitetura mundial e que recentemente recebeu o Prêmio Pritzker 2006, uma das maiores pre-

miações internacionais da arquitetura. Paulo Mendes gentilmente cedeu seu nome ao evento. Os assuntos que foram abordados, afirmam que as cidades só não são mais belas porque faltam intervenções de arquitetos engajados com esse compromisso. O projeto deve ser pensado além do edifício individual para que ele tenha diálogos harmoniosos com o seu entorno. A atividade profissional exige clareza e valorização da arquitetura como arte, como trabalho, como prioridade. Precisamos recriar um novo momento arquitetônico, não mais vivenciar o passado com réplicas de um outro tempo, de uma outra cultura, de um outro povo. É necessário buscar um caminho novo, da nossa cultura brasileira, que possui uma individualidade simples, seja pelo seu lirismo e sua poesia. Esse é o grande desafio da Arquitetura Contemporânea Brasileira e somos o agente defensor da sociedade que busca resolver com os meios locais, as soluções para os espaços projetados que promovam a integração entre a natureza, arte, ciência, técnica. É compromisso do arquiteto convocar todas as formas de conhecimento para iniciar seus feitos. É o nosso desenho e compreensão da vida que fazem a cidade ser digna de respeito.


Viver dignamente, com muito carinho e conforto está mais perto do que você imagina

Médica Geriatra Nutricionista Fisioterapeuta Terapia Ocupacional Enfermagem 24 H

Diretor Administrativo Carlos Tadeu Ribeiro Médica Responsável Dra. Eliane A. Ruzzante CRM 53.485

Rua Três, nº 171 . Sorocaba . SP Fone (15) 3239 9503 9771 6376

A

clínica e reabilitação Bem Viver se apresenta como um novo conceito no âmbito de geriatria englobando excelência de atendimento com uma completa gama de serviços médicos e fisioterápicos propícios a recuperação do paciente hospedado.Ambiente familiar que recebe idosos ativos, acamados portadores ou não de doenças como Alzheimer, Parkinson, AVCs e outras.


novo conde atendie fisioterรกte familiar nรงas como

Parceiros da Construcao , ~


P O D U TO S E S E R V I ÇO S ATELIÊ

ASSOCIAÇÃO

ANDAIMES

Polo Arqdec R. Paula Bueno, 913 Taquaral - Campinas - SP (19) 3255 4992

Ateliê Armazém Brazil R. José Flório, 123 Central Parque - Sorocaba - SP (15) 3321 4784 (11) 9516 6830 BLOCOS ESTRUTURAIS

AUDIO E VÍDEO Foneplan R. Tuiuti, 175 Vergueiro - Sorocaba - SP (15) 3224 2316

Cerâmica 6 Estrada Tatui - Alambari, s/n° - km 2 Rio Tatui - Tatui - SP (15) 3251 7121

Sax High Fidelity Pça. 9 de Julho, 23 Centro - Sorocaba - SP (15) 3221 5896 / 3222 8960 ANTENAS Loja das Antenas Av. Itavuvu, 810 Vl. Carol - Sorocaba - SP (15) 3234 5590

ALARMES Altec Alarmes R. Cel. Cavalheiros, 303 - sl 1 Centro - Sorocaba - SP (15) 3234 5590

Denis Sandei Av. Moreira César, 159 - 82 Centro - Sorocaba - SP (15) 3231 1342 / (11) 9168 6437

Mônica Cirillo Av. Mario Campolim, 335 Campolim - Sorocaba - SP (15) 3234 3139 Paulo Foot R. Manoel Ferreira Leão, 85 Vl.Leão - Sorocaba - SP (15) 3234 3902

Fernanda Cardeal Santoro Cremasco Alam. Barão do Rio Branco, 72 Centro - Itú - SP (11) 4023 3581

Ricardo Inforzato & Edilson de Arruda R. Professor Toledo, 556 Centro - Sorocaba - SP (15) 3211 0723

Ana Andrézia R. Capitão Grandino, 77 Vergueiro - Sorocaba - SP (15) 3231 4721

Fernando Carmona Poles R. Newton Prado, 325 Além Linha - Sorocaba - SP (15) 3211 3424

Rodrigo Latorre Av. Jucelino Kubitschek Oliveira, 753 - sl 74 Centro - Sorocaba - SP (15) 3234 8367

Cícero Toledo e André Paes Av. Armando Sales de Oliveira, 301 Trujillo - Sorocaba - SP (15) 3233 1423

Forioni China R. Oswaldo Cruz, 66 Vl. Santana - Sorocaba - SP (15) 9772 7608

Claudia Gomes Av. Barão de Tatui, 540 - 8° a. Vergueiro - Sorocaba - SP (15) 3233 7468

Márcio Merguizo R. Antonio Dias Bastos, 882 Centro - São Roque - SP (11) 4784 3010 / 9617-9867

RM Aquecedores R. Castanho Taques, 129 Jd. Ana Maria - Sorocaba - SP (15) 3232 7070

ARQUITETOS

Texan R. Maranh Centro - S (15) 3221

DE

CHURRASQUEIRAS Fabiana Pierre Curi Alameda Sta.Clara, 61 Cond. Jd. Theodora - Itú - SP (11) 4022 8531

AQUECEDORES

94

Márcio Pedrico Av. Caribe, 119 Elton Ville - Sorocaba - SP (15) 3222 5728

SPA Com

R. Com.Vic C. Parqu (15) 3202

CALHAS

ARQUITETOS Danilo Fellin Av. Antonio Carlos Cômitre, 650 - 6°- cj 62 Campolim - Sorocaba - SP (15) 3211 4422

construir ou reformar planejar e decorar

Casa & Av. Elias M Wanel Vile (15) 3202

Ange R. Sta. Cat Sta.Terezin (15) 3221

Apliqu D R. Cel. No Vl. Hortên (15) 3211

COMUNICAÇÃO VISUAL Vinil Design R. Guanabara, 61 V.Santana - Sorocaba - SP (15) 3231 5891 CONSTRUÇÃO

CONSERTO DE FOGÃO Carlos (15) 3226 7959 (15) 9723 9500


PODUTOS E S ER VIÇOS CONSTRUÇÃO

IRRIGAÇÃO

DEDETIZADORA

Irrigardem R. Adolfo Grizzi dos S., 355 Jd. Piratininga - Sorocaba - SP (15) 3227 6986 / 3237 5999

m Brazil

ocaba - SP

JOGOS

UTURAIS

V B Snooker R. Cônego André Pieroni, 492 Jd. Guadalajara - Sorocaba - SP (15) 3221 4944

6 Alambari,

P

formar corar

FOGÃO

959 500

Casa & Acabamento Av. Elias Maluf, 43 Wanel Vile IV (15) 3202 7198 SPA Com. e Construção Civil R. Com.Vicente Amaral, 1544 C. Parque - Sorocaba - SP (15) 3202 7963 / 3202 7198 Texan Engenharia R. Maranhão, 40 Centro - Sorocaba - SP (15) 3221 5426

DECORAÇÃO Art Móbile Av. Antº Carlos Cômitre, 1155 Campolim - Sorocaba - SP (15) 3234 1353 Complast Av. Cel.Nogueira Padilha, 89 Além Ponte - Sorocaba - SP (15) 3231 4269

Shopping M Av. Ant° Carlos Cômitre, 295 Campolim - Sorocaba - SP (15) 2101 9200

DECORAÇÃO Angela Guimarães R. Sta. Catarina, 112 Sta.Terezinha - Sorocaba - SP (15) 3221 8278 / 9701 3301

Tecplast Av. São Paulo, 36 Além Ponte - Sorocaba - SP (15) 3233 4686

Apliquê Tapeçaria e Decoração R. Cel. Nogueira Padilha, 58 Vl. Hortência - Sorocaba - SP (15) 3211 6173

W Decor R. Salvador Milego, 92 Jd. Vera Cruz - Sorocaba - SP (15) 3233 4696

ENGENHEIROS

FERRAGENS

Humberto Merigi Neto R. Guaicurus, 260 Vl. Leão - Sorocaba - SP (15)3222 9530

Basseifer Av. Dr. Luiz Mendes de Almeida, 2466 Jd. S. Paulo - Sorocaba - SP (15) 3221-8486

ELETRODOMÉSTICOS

HIDRAÚLICA

Unikitchen R. Salvador Milego, 92 Jd.Vera Cruz - Sorocaba - SP (15) 3233 4696

Década Manutenção Hydra Rua Silva Barros, 207 Vl.Fiori - Sorocaba - SP (15) 3211 5455 / 9735 4436

ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

Hidraúlica Santa Inês R. Hermelino Matarazzo, 148 São Felipe - Sorocaba - SP (15) 3232 6700

Alucasa R. Luis Antonio de Carvalho, 187 Centro - Porto Feliz - SP (15) 3262 9637 Martins R. Belmira Loureiro de Almeida, 899 Jd. Redenção - Sorocaba - SP (15) 3227 4689

LUSTRES J J Lustres R. Nogueira Padilha, 70 Além Ponte - Sorocaba - SP (15) 3231 4239 MADEIREIRA Madeiras de Lei Av. Ipanema, 726 N. Sorocaba - Sorocaba - SP (15) 3223 1101 Nacional Ind. Madeireira Av. Ipanema, 2.455 N. Sorocaba - Sorocaba - SP (15) 3223 2626

INOX Divero R. L. Mendes de Almeida, 136 Jd. S. Paulo - Sorocaba - SP (15) 3217 1965

Madeireira San Diego Rod. João Leme dos S., 2110 Sta. Maria - Sorocaba - SP (15) 3222 6546

MADEIREIRA

Torres de Pedra R. Cap. Bento .Jequitinhonha, 2465 Jd. S. Carlos - Sorocaba - SP (15) 3217 4488 Soal Esquadrias R. Epitácio Pessoa, 105 V.Hingst - Sorocaba - SP (15) 3227 4633 ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

95


P O D U TO S E S E R V I ÇO S

MATERIAIS ELÉTRICOS

MARCENARIA

Artesanal R. Miguel Clemente, 63 Caputera - Sorocaba - SP (15) 3227 3410

Oficina da Madeira R. Miguel Clemente, 270 Caputera - Sorocaba - SP (15) 3227 5528 / 9707 2858

Scudeler Av. João Pilon, 1.540 Cerquilho - SP (15) 3284 5024

MATERIAIS ELÉTRICOS Eletrosol R. Santa Rosália, 228 Além Linha - Sorocaba - SP (15) 3233 4558 Ferrari & Ferrari Av.São Paulo, 679 / 685 Além Ponte - Sorocaba - SP (15) 3227 6943

MARMORARIA

MÓVEIS PLANEJADOS Florense Av. Antônio Carlos Cômitre, 1297 Campolim - Sorocaba - SP (15) 3233 9000

SCA Av. Barão de Tatui, 286 Jd.Vergueiro - Sorocaba - SP (15) 3211-7114

MÓVEIS EM ALUMÍNIO

MÓVEIS - ESCRITÓRIO

Rio Lazer Rod. do Açucar, km 30 Jd.Oliveira - Itú - SP (11) 4022 2996

Rivera R. Duque de Caxias, 101 Vl. Leão - Sorocaba - SP (15) 3232 3203

PAISAGISTA Agroflora Av. Independência, 4703 Eden - Sorocaba - SP (15) 3225 1001

PEDRAS DECORATIVAS

Rosangela Paisagismo R. Vivendas do Lago, 501 V. do Lago - Sorocaba - SP (15) 3222 5864

Nacional Rei das Pedras R. Jorge Vilho, 36 Pinheiros - Sorocaba - SP (15) 3233 4980

Port Av. Bar Jd.Vergue (15)) 3233

Master P PERFUMES

R. Custódio Jd. Coraz (11) 4022

Dacris R. José Maria Hannichel, 300 Portal da Colina - Sorocaba - SP (15) 3233 4500 PISCINA Aquabase R. João Wagner Wey, 2.030 Jd.América - Sorocaba - SP (15) 3221 4991 Gramartec Av. Cel Nogueira Padilha, 1928 Vl. Hortência - Sorocaba - SP (15) 3237 6581

Mendes R. Dorothi de Oliveira, 855 Jd.do Sol - Sorocaba - SP (15) 3227 4747

www.enlacenoivas.com.br PISOS E REVESTIMENTOS

www.revistahabitare.com.br 96


PODUTOS E S ER VIÇOS PISOS E REVESTIMENTOS

RESTAURADOR DE MÓVEISE DRY WALL

TELHAS Prismatic Av. John Boyd Dunlop, 1.230 Eden - Sorocaba - SP (15) 2101 8973 Telhão R. Humberto de Campos, 183 Cerrado - Sorocaba - SP (15) 3202 8975

SEGURANÇA

286 ocaba - SP

ITÓRIO

s, 101 a - SP

RATIVAS

s Pedras

ba - SP

com.br

br

Portobello Shop Av. Barão de Tatui, 264 Jd.Vergueiro - Sorocaba - SP (15)) 3233 9401 PVC Master Pró Esquadrias em PVC R. Custódio Pinto Sampaio N., 10 Jd. Corazza - Itú - SP (11) 4022 3561

guia de produtos e serviços, faça parte!

(15) 3233 9312

PRODUTOS DE LIMPEZA

World Ware Av. Antonio Carlos Cômitre, 1350 - cj.43 Campolim - Sorocaba - SP (15) 3233 3066

SERRALHERIA

SONDAGENS E FUNDAÇÕES

Serralheria Nunes R. Assis Chateaubriand, 291 Jd. Magnólia - Sorocaba - SP (15) 3222 0187

Soenvil Engenharia Av. Ipanema, 928 - cj.03 T. Vermelha - Sorocaba - SP (15) 3223 1675

SERVIÇOS Phenix Serviços e Segurança Patrimonial R. Eduardo de Campos, 33 Vila Haro - Sorocaba - SP (15) 3237 9500

VIDRAÇARIA Index Vidros Al. França, 40 Jd. Europa - Sorocaba - SP (15) 3222 8686


Colaboraram com as matérias Edifício Antares Paulo Freire (15) 3231 6424 Fotografia Decoração Tendência Molduras (15) 3222 2022 Habitare Ecologia Mara Castro (15) 3217 2173 Marcelo Farras Gimenez Eng. Civil da Ecolog Produtos Florestais Certificados (11) 4195 5121 Light Design Fabiano Puglia (15) 3011 9169 Ilumini Vendas e Projetos em Iluminação Paulo Miliano - (15) 3222 8629 Wilson Sallouti - Fasa Fibra Ótica (13) 3458 2878 Paisagismo Nilton Dal Bello Flora o Produtor (15) 3222 6103

Protege sem esconder Wilson de Souza Alves Telhas e Acessórios (15) 3234 8374

Projeto do Arquiteto: Oásis Urbano Denis Willian Sandei (15) 3231 1342 Conforto na medida certa Danilo Fellin (15) 3211 4422 Moderna – surpreende pela ousadia Paulo Foot (15) 3234 3902 Lounge – espaço de múltiplo uso Fernando Poles (15) 3211 3424

Errata: A capital da Suíça é Bern e não Zurique, citado na Habitare Mondo edição passada.




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.