Revista Habitare - nº 31

Page 1

EDITORA

Ano 8 nº 31 Sorocaba | 2011 R$ 10,00

Cobogós

Os elementos vazados voltaram com tudo!

Revestimentos

material inovador, tecnológico e sustentável

A MILENAR ARTE DE

SOPRAR CRISTAIS

Rústico Chíc

A arquitetura é marcada pelo desenho contemporâneo






Editorial Bem-estar e conforto Bem-estar e conforto ocupam o topo da lista dos desejos atuais, e isso é nossa prioridade, ajudar você a conquistar esses desejos. Veja a matéria “A versatilidade da madeira plástica”, um produto que atende as normas de sustentabilidade, mais resistente que a madeira, pode suportar as intempéries do tempo e a sua manutenção é feita apenas com água. Serve para a produção, principalmente de móveis, e na arquitetura vem ganhando espaço devido a sua grande versatilidade, durabilidade e beleza. A arquitetura marcada pelo desenho contemporâneo e materiais de demolição é o charme do projeto do arquiteto Vitor Penha. Um rústico chíc, onde não há limites entre os ambientes, resultando em espaços soltos e espontâneos. Transformar dois apartamentos em um foi o desafio do escritório Entrearquitetos, de Campinas, cujo projeto proporcionou muito conforto e integrou os ambientes, deixando os moradores muito satisfeitos para viver uma nova fase da vida.

Um revestimento com material inovador e único são as pastilhas de vidro 100% recicladas, onde pode-se estampar qualquer imagem em qualquer dimensão. Com alta tecnologia e sustentabilidade, as possibilidades de projetos são infinitas. Os Cobogós estão de volta! É isso mesmo, os elementos vazados, que eram moda nos anos 50´s. Alguns bons anos se passaram e os arquitetos trouxeram a tendência para os dias de hoje, ganhando novas padronagens. Tudo isso e muito mais... inspire-se e realize os seus desejos. Um abraço.

Diretora Editorial

Diretora Executiva Tiana Ribeiro

Jornalista Responsável

Departamento Jurídico

Silvia Helena Leandro (MTB 4874/DF)

Diretora Editorial

redacao@editorasbc.com.br

Lucien Domingues Ramos (OAB/SP 132.502) Nestor Ribeiro (OAB/SP 33774)

Zi Cossermelli

Administrativo | Financeiro

Críticas, dúvidas e sugestões

diretoria@editorasbc.com.br

habitare@editorasbc.com.br

Cristiane Lopes

Diretor de Arte

financeiro@editorasbc.com.br

Kauan Lacerda

Departamento Comercial

Diagramação

Ana Coelho | Décio Perez Martim

Vinni Del Poço

Ediça Madureira | Júlio Strassacapa | Zezo Faria

Arte Final

Colaboradores

Laila Pacheco Valentina Rampini

criacao@editorasbc.com.br

Fabrizio Mott | Francine Trevisan | Julia Cossermelli Guitte

habitare@editorasbc.com.br Habitare é uma publicação trimestral da Editora SBC Ltda. - Administração, Redação e Publicidade: Rua Ângelo Elias, 443 Sta. Rosália - Sorocaba - SP CEP 18090 100 | Tel: (15) 3233 9312

www.revistahabitare.com.br twitter: @habitare Tiragem: 10 mil exemplares Gráfica Ibep Todos os direitos autorais da HABITARE estão reservados. Nenhuma parte deste trabalho pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma, meio eletrônico ou mecânico, fotocópia, gravação ou sistema informatizado, sem prévia autorização dos autores. Toda informação nos anúncios é de inteira responsabilidade do anunciante.



Sumário

24 Material Inovador,

Tecnológico e Sustentável Revestimento com visual diferenciado 100% reciclável e com alta tecnologia, este material oferece inúmeras possibilidades de projetos, tornando possível o uso de qualquer imagem criada pelo projetista.

30 Chile

Arquitetura Moderna e Contemporânea O contraste entre a arquitetura dos edifícios neoclássicos de influência européia com a arquitetura moderna e contemporânea está em harmonia devido a um ordenado urbanismo.

34 Rústico Chíc

A arquitetura é marcada pelo desenho contemporâneo e materiais de demolição O estilo rústico chíc é a melhor definição para o projeto que tem o charme do imperfeito como meta absoluta. Nele não há limites entre os ambientes.

54 A Milenar Arte

de Soprar Cristais O produto final é resultado da delicadeza e agilidade do operário. A arte do sopro é antiga e a tradição foi mantida por Ricardo Gaminara, da cristaleria San Carlos. O segredo passado de pai para filho foi a herança dos antepassados italianos, que transformavam o vidro em peças únicas e especiais.


60 Cobogós

Os elementos vazados Eles voltaram com tudo. Depois de fazer sucesso nos anos 50´s, os elementos vazados aparecem em novas versões para serem utilizados tanto em áreas externas quanto internas. Coloridos ou rústicos, mantêm a privacidade sem perder a luminosidade e a ventilação necessárias aos ambientes.

66 A Versatilidade

Capa: Vitor Penha Foto: Elson Yabiku

da Madeira Plástica Um produto resistente às intempéries do tempo Composto de uma matéria-prima totalmente proveniente do lixo plástico reciclado, resultado de alta tecnologia industrial a favor do meio ambiente.

108 Com Jeito de

Casa de Campo Elementos aconchegantes e um belo jardim são os destaques desta residência Localizada nos arredores de Belo Horizonte, esta casa de 600m² foi idealizada para oferecer qualidade de vida aos moradores, priorizando o convívio familiar e a intensa integração com a natureza.




DICAS & NOVIDADES

Caixa de metal para fotos

Fotos: Divulgação

www.benedixt.com.br

Organização Total Com tantas opções de caixas, ficou fácil organizar fotos, papéis, CDs, jóias e tantos outros itens. Outra vantagem é o visual moderno e bonito que elas proporcionam. Caixa de metal

www.benedixt.com.br

Caixa organizadora em vinil

www.ultiplast.com.br

Caixa rattan

www.ceciliadale.com.br

Porta jóias Victoria

www.ceciliadale.com.br

Porta dvd duplo

www.ceciliadale.com.br

Organizador de Jóias Leather Box Jewelry

www.kitchens.com.br

12

Porta jóias Asia em couro sintético

www.cecilidadale.com.br

Porta cd com tampa croco com fivela

www.ceciliadale.com.br



HabitareArquitetura

Ecletismo

Compondo com estilos do passado Por Francine Trevisan | Fotos Divulgação

Q

uando se pensa na iluminada Paris, uma ideia de beleza salta à memória, e a fantasia nos leva a crer que a cidade eternamente foi passarela do glamour, já nascendo esplêndida. Nem o mais pessimista ousaria lançar que, há apenas 150 anos o cenário por lá era verdadeiramente desolador, onde o esgoto esparramava-se a céu aberto e ar impregnado de males tentava adentrar o labirinto de cortiços no centro da cidade. As ruas medievais, sinuosas e estreitas, foram tomadas pela enorme população que no século XVIII migrou do campo com fome, para trabalhar nas jornadas fabris de 16 horas durante a Revolução Industrial.

Arq. Francine Trevisan

Colaboradora (15) 9101 8606 francinetrevisan@yahoo.com www.francinetrevisan.com.br

Algum saldo financeiro das conquistas Napoleônicas proporcionou ao prefeito parisiense de 1853 a 1870, o Barão de Haussmann, uma inédita oportunidade de reestruturar a malha urbana, em um projeto que cortava a cidade em grandes eixos (a Champs-Élysées tem 71 metros de largura), ao mesmo tempo em que instalava redes de coleta de esgoto, e padronizava a arborização, o mobiliário urbano e as alturas das fachadas. São criados espaços panorâmicos, geralmente circundando monumentos como o Arco do Triunfo, surgem os boulevares e novos elementos de fluxo, como as rotatórias organizando um carrefour (que em português significa cruzamento). Dentre os concursos para construção de novos prédios, destacou-se um arquiteto até então desconhecido - Charles Garnier - que propôs para a Ópera de Paris uma nova linguagem, lançando as bases do Ecletismo. Garnier utilizou os estilos em voga na época - neoclássico grego e romano - porém acrescentou às fachadas ritmos e elementos arquitetônicos de tempos passados, fazendo uma espécie de colagem, com estátuas douradas de querubins, ninfas, mármores multicoloridos e vitrais góticos. A rigidez do neoclassicismo foi quebrada com fantasiosos elementos que deram ao prédio um aspecto teatral, sugerindo uma nova beleza que agradou em cheio a burguesia ascendente. A Belle Époque encontrou nesta arte de 1875 um de seus símbolos, após 15 anos de obras.

2 14

1

3


4

5

6

O desenvolvimento da engenharia em todos os campos e os materiais como ferro e concreto se modernizavam a cada dia, gerando um paradoxo, pois a sociedade não se acostumava a ver estes materiais em seu estado natural, sem revestimento. Interessantes exemplos são estações de trens, como a Estação da Luz (1910), onde a plataforma de embarque recebe cobertura metálica mais leve e funcional, e o prédio anexo geralmente é ornamentado com molduras, golas, arabescos, vitrais e o que mais a imaginação do arquiteto e o gosto popular aprovassem. O Brasil foi possivelmente o país das Américas mais influenciado pelos cânones franceses na arquitetura, onde a admiração beirava a veneração. Tanto que nas duas maiores cidades do país também ocorreram reformas sanitaristas, a de Pereira Passos no Rio (1906) e Silva Prado na paulicéia (1908). Claro que os principais teatros também foram inspirados no projeto de Garnier. O teatro Municipal de São Paulo foi projetado pelo escritório técnico de Ramos de Azevedo, arquiteto brasileiro mais importante no período áureo da economia cafeeira. Foi fundador e professor da Poli, e no seu portfólio encontram-se obras como o Liceu de Artes (hoje a Pinacoteca do Estado), a Escola Normal (hoje Secretaria da Educação), o Mercado da Cantareira e muitos casarões, como a casa das Rosas na Av. Paulista - construída para sua filha Lúcia.

7

Geralmente, identificar um edifício eclético nos causa confusão, pois muitas vezes ele aparenta ser mais antigo do que realmente é. Uma dica é a de que a afirmação do ecletismo coincidiu com a oferta de tijolos cerâmicos e novas técnicas de construção. Antes deste período, raros são os exemplares de espaços majestosos, pois a técnica disponível, a taipa de mão ou pilão, não possibilitava muitos andares ou grandes vãos. A confusão pode continuar, devido ao número de empreendimentos de alto padrão que buscam esta estética ornamentada ainda hoje. A busca por um neoeclético evidencia uma crise de valores, onde o antigo conforta e o novo é temido. Mediante a oferta de belos materiais hi-tech e a preocupação com temas sustentáveis, estas construções-fantasia impõe um anacronismo urbano, numa obsessão em resgatar o final do século XIX da Paris Belle Époque.

8

1 - A estação da luz, projeto de Henry Driver, restaurada em 2000 para abrigar o Museu da Língua Portuguesa 2 - A Ópera de Paris, projeto de Charles Garnier, com capacidade para 2.200 espectadores 3 - Panorâmica de Paris mostrando o plano Haussmann, com a Champs-Élysées e a rotatória do Arco do Triunfo 4 - O engenheiro-arquiteto Ramos de Azevedo, pormenor do quadro de 1929, pintura de Oscar Pereira da Silva 5 - O teatro Municipal do Rio restaurado em 2010, projeto de Oliveira Passos 6 - Casa das Rosas na década de 70 7 - Teatro Municipal de São Paulo 8 - Detalhamento de porta em madeira com vitrais 15


DICAS & NOVIDADES Fotos: Divulgação

Com a sua Cara Vestir, colar, costurar, colocar a sua imaginação e criatividade fazem a diferença na hora de customizar. O importante é imprimir em cada peça o seu estilo, o seu jeito de viver e ver as coisas.

Geladeira Icebox c/ pintura automotiva perolizada c/ estampa customizada

www.dbox.art.br

Poltrona The Egg Love em alumínio

www.classica.com.br

Caixinhas de som portáteis e dobráveis p/ players de audio - Card Boom Box - 100% personalizada

Barril CBGB

www.bigtimepromo.com

www.dbox.art.br

Banheira grande vintage - pintura automotiva c/ opção personalizada

www.dbox.art.br

Bolsas em lona BR 100 bordadas

www.jrj.com.br

16



HabitarePaisagismo

CASA DE

SONHO

O jardim com plantas adaptadas tem cores e contrastes vibrantes Por Wellington Giampietro | Fotos Elson Yabiku

18


C

om projeto paisagístico de Wellington Giampietro, arquitetura e interior de Ricardo Bandeira e Márcia Leitão, este projeto apresenta beleza, elegância e praticidade para os dias de hoje. O acabamento primoroso da residência de arquitetura contemporânea guiou o trabalho de Giampietro, que compôs um jardim fácil de manter e uma moldura perfeita para uma casa atual e equilibrada.

Wellington Giampietro (15) 3012 8786 | 9178 6020 wgiampietro@terra.com.br

As linhas retas e curvas combinam-se de maneira harmoniosa para criar ambientes acolhedores, e o jardim foi pensado para atender às necessidades da família, que queria privacidade e beleza.

19


HabitarePaisagismo

Os garden seats, vasos vietnamitas e lanternas criam uma atmosfera calma e elegante, ampliando a utilização da årea externa, e os canteiros delimitados por quadros em mosaicos portugueses pretos casam as formas do paisagismo e da arquitetura. 20


A madeira e o vidro emprestam nobreza e são muito úteis na separação de ambientes. A transparência do vidro com a treliça em madeira deixa à mostra as cores e formas do jardim, integrando interior e exterior numa proposta bem aconchegante. Na entrada, seguindo as técnicas do feng shui, foram utilizados: Buda, vasos vietnamitas brancos, nandinas, podocarpus e asplênios, para dar as boas-vindas aos visitantes com boas energias. O vaso vietnamita preto fosco com dracena tricolor traz leveza e beleza ao vão da escada e o vaso preto brilhante do mesmo material complementa a decoração no living. No terraço da sala de almoço, a palmeira laca, que tem o tronco vermelho, quebra a visão do muro branco. Já a área de circulação foi feita com pedriscos brancos para facilitar a drenagem e proporcionar uma composição harmônica. Esse jardim com plantas adaptadas tem cores e contrastes vibrantes por todo canto que se olha, oferecendo bem-estar aos moradores e uma visão encantadora para os visitantes.


DICAS & NOVIDADES

Jogo americano Bourbon - Fibras Naturais

www.copaecia.com.br

Fotos: Divulgação

Beleza se Põe à Mesa Detalhes delicados para um momento de requinte. Cores alegres para descontrair. Na hora de arrumar a mesa, invista em peças que irão surpreender.

Boneca cobre bolo

www.ceciliadale.com.br

Jogo com 6 descansos de faca inox

www.fullfit.com.br

Jogo americano com várias estampas

www.copaecia.com.br

Jogo com 4 anéis quadrados p/ guardanapo em inox

Argola e guardanapo Indian Native

www.fullfit.com.br

www.copaecia.com.br

Descanso Alessi - Try it trivet

www.benedixt.com.br 22

Jogo americano - cha-cha boqueira plástico

www.benedixt.com.br



Material inovador, tecnológico e sustentável Revestimento com visual diferenciado

Por Ana Carolina Villanova de Azevedo | Fotos Divulgação

24


A

Nueva Glassdecor Brazil traz com exclusividade da Europa para o Brasil um material inovador e único em pastilhas de vidro 100% recicladas, onde pode se estampar qualquer imagem em qualquer dimensão. Com alta tecnologia e sustentabilidade, as possibilidades de projetos são infinitas, tornando concreto qualquer possível uso de imagem criada pelo projetista. Através de um trabalho personalizado, a empresa realiza parcerias com arquitetos, designers, artistas plásticos e profissionais do ramo de decoração de interiores e exteriores de forma diferenciada. Cada projeto é tratado de forma exclusiva e com todo o cuidado que o cliente final procura, valorizando ao máximo o trabalho destes profissionais, agregando estilo e personalidade às suas criações.


As propostas variam desde reprodução de obras de arte com precisão de cada pincelada da artista, como no caso do projeto para o Sheraton, com a obra da artista plástica Sônia Menna Barreto, de imagens inusitadas com fotos pessoais e personalizadas, até estampas diferenciadas e inovadoras, assinadas por grandes personalidades. O material pode ser utilizado em qualquer tipo de ambiente, interno ou externo, com garantias de durabilidade. A flexibilidade permite acompanhar o movimento do ambiente, com curvas e inclinações, unindo pisos, paredes e tetos em uma única imagem. O realismo é impressionante, mantendo a qualidade da definição e transportando o usuário para outra atmosfera.

26


A missão é mudar os padrões atuais do visual desta nova arquitetura, causando impacto desde pequenos ambientes, banheiros e cozinhas personalizadas às piscinas surreais e fachadas de edifícios estampados em projetos de grande escala. Aliando alta tecnologia HD (High Definition) e vidro reciclado, a Nueva mostra como tudo isto é possível.

Nueva Glassdecor Brazil 11 2609 4882 | 9994 7665 www.pensenueva.com




HabitareMondo

Chile Arquitetura moderna e contemporânea em sintonia Por Fabrízio Mott

30


A

cidade de Santiago, principal núcleo urbano do Chile, é centro administrativo, político, comercial e cultural do país, e onde se concentra sua maior atividade. Fundada em 1541, a grande Santiago tem uma população de mais de cinco milhões de habitantes, o que representa 35% do total do país. Dividido em 32 Comunas ou Distritos, Santiago tem uma arquitetura que no início se desenvolveu apontando para uma influência européia, e com seu desenvolvimento atingiu sua própria linguagem: moderna e contemporânea. Arq. Fabrízio Mott

Colaborador Internacional fabriziomott@hotmail.com

Novas técnicas construtivas e de reconstrução são temas cada dia mais atuais e importantes, discutidos pelo Colegio de Arquitectos de Chile, assim como a XVII Bienal de Arquitetura de novembro de 2010, chamada “8.8 Re-Construccion”, que levantou a questão do impacto do último grave terremoto e maremoto que afetou grande parte do país. O contraste entre a arquitetura dos edifícios neoclássicos de influência européia com a arquitectura moderna e contemporânea dos novos edifícios está em especial harmonia devido a um ordenado urbanismo. O Centro Gabriela Mistral, projeto dos arquitetos Cristián Fernández, Sebastián Baraona e Christian Yutronic, foi inaugurado em 4 de setembro de 2010, em comemoração ao Bicentenário da República do Chile. Representa a soma dos esforços de todos os profissionais que desta obra participaram. Tem como elemento principal no seu revestimento o aço cortem perfurado, que possibilita maior ou menor transparência da fachada, de acordo com a incidência de luz e a necessidade de privacidade.

31


HabitareMondo

4

1

5 1 - Um dos edifícios que se destacam é a sede do Distrito de Las Condes, projeto do escritório Undurraga Devés Arquitectos. De caráter público em meio a um conjunto de edifícios autônomos. A estrutura da fachada surgiu com a idéia de construir uma trama com bastante rigidez e ao mesmo tempo com a maior transparência possível, que foi conseguido com as vigas diagonais, respondendo também, de forma eficiente, às oscilações sísmicas da região.

2

2 - De estilo neoclássico, o edifício do Palácio de Belas Artes de Santiago, data de 1910, foi construído em comemoração ao Centenário da República do Chile. É a cópia do Petit Palais de Paris e abriga os Museus de Belas Artes e de Arte Contemporânea. 3 - Outra artéria importante da capital chilena, com uma arquitetura bastante contemporânea, é a avenida Alonso de Cordova, onde se localizam as lojas mais caras da cidade. 4 - A avenida Apoquindo, eixo transversal que cruza o vale de Santiago dentro do Distrito de Las Condes, conectando a Cordillera com o mar, atualmente é uma importante artéria comercial, onde se localizam sedes de empresas e embaixadas.

3 32

5 - Vista da cidade de Santiago e Cordillera ao fundo.


Projeto do escritório Archiplan, o Club Balthus chama a atenção pela sua espetacular combinação de formas volumétricas que otimizam o desnível do terreno. Com seu desenho interior pensado até nos últimos detalhes, a linguagem da fachada é pura e simples, onde predomina o concreto aparente.


RústicoChíc A arquitetura é marcada pelo desenho contemporâneo e materiais de demolição Por Silvia Leandro | Fotos Elson Yabiku




U

sar o antigo de um jeito diferente e combinar com materiais de demolição proporcionou um ar especial a este projeto assinado pelo arquiteto Vitor Penha. A residência

de 600m² na região de Sorocaba vai se revelando à medida que vão surgindo os ambientes. Os proprietários tiveram participação ativa no processo de construção e também na busca incansável em antiquários por peças e objetos que tivessem uma história para contar. O estilo rústico chíc é a melhor definição para o projeto que tem o charme do imperfeito como meta absoluta. Nele não há limites Arq. Vitor Penha

entre os ambientes, um entra no outro, resultando em espaços

(11) 3289 2000 | 7894 6504 www.vitorpenha.com

soltos e espontâneos. A casa foi dividida em dois blocos, sendo o primeiro destinado às alas sociais, e o segundo, às íntimas.

> 37


A arquitetura é marcada pelo desenho contemporâneo e por materiais de demolição como ponto de partida. Outro aspecto estudado pelo profissional foi a iluminação. Nela foi preciso cuidado para não interferir no estilo de vida e no perfil dos moradores. O arquiteto, que é especialista neste assunto, não pensa na luz, mas na sombra, no contraste entre estes dois elementos para criar uma iluminação adequada, neste caso mais intimista. Já a imponente fachada desafia a curiosidade. A parede em tijolo de demolição foi resultado de um trabalho artesanal, onde cada peça foi empilhada para obter o encaixe perfeito, e colunas de ferro vindas de uma fábrica centenária arrematam o visual. O painel de peroba-rosa esconde misteriosamente a entrada principal, e o espelho d´àgua em pastilhas de vidro cria a sensação de ponte de acesso à residência. Essa preocupação no processo de criação fez com que o elemento de destaque fosse o conjunto e não o individual.


Ambientes Integrados A ampla sala de estar, com pé direito duplo (6,80), encontra-se com a varanda living através das grandes aberturas pivotantes de aço corten, feitas sob medida, e que permitem essa integração entre interior e exterior. Para clarear os ambientes, os sofás foram confeccionados com tecidos brancos. A lareira abre-se tanto para a sala quanto para o living externo e recebeu tampo de ferro oxidado para manter a discrição. A escada com degraus de cimento queimado foram fixadas numa viga da alvenaria e tem guardacorpo de vidro, por onde é possível visualizar o pátio que dá acesso às suítes. Este andar tem todos os ambientes abertos para uma varanda com pergolado em peroba-rosa que, futuramente, será coberto por plantas.


Próximo às salas de estar e jantar, o lavabo chama a atenção para a porta de madeira ao natural, pinho de Riga. Outro destaque é a farmácia de 100 anos, que organiza louças e demais utensílios na sala de jantar. A claridade se complementa com três luminárias pendentes em cobre, que ficam sobre a mesa. 40


Na varanda, um cantinho acolhedor que dispõe, acredite se quiser, de uma mesa feita com carroceria de caminhão, que ainda traz consigo os traços do desenho caprichado, sustentada por pés de troncos de árvores, forno e churrasqueira, confortáveis poltronas e um pergolado com cobertura transparente e vegetação para criar um teto verde. Este é o espaço preferido da família que passou a fazer algumas refeições ali e também onde recebem os amigos e familiares. Cortinas tipo lona ficam presas ao meio durante o verão e, por serem mais grossas, permitem que o local seja utilizado também no inverno, quando são fechadas para proteger do frio. Aqui o tijolo de demolição aparece no piso. O jardim da casa, projetado pela paisagista Maria Luiza Aceituno, vem de encontro à vontade dos moradores em viver cercados pelo verde e é quase uma extensão do campo de golf e do bosque local, deixando todo o entorno agradável.




HabitArt

A Contemporaneidade de Lúcia Castanho Os conflitos da Ofélia nos dias de hoje Fotos Valentina e Giuseppe Rampini

A

artista plástica Lúcia Castanho, depois de passar por todas as possibilidades e suportes e muita pesquisa, nos mostra o seu novo trabalho. Seu desafio atual é trazer à tona “Ofélia”, personagem da peça Hamlet, escrita por William Shakespeare. Hamlet, ressentido pelo assassinato de seu pai, faz de Ofélia a vítima de sua incapacidade de esquecer. Ela enlouquece ao ser desprezada e num ato de insanidade, ao caminhar colhendo flores na beira de um rio, perde o equilíbrio e é levada pelas águas, morrendo afogada.

44


Com fotos posadas e interpretadas pela própria Lúcia, representando a mulher atual, ela nos questiona. Roupas costuradas, amarradas, penduradas, semi-abertas, sobrepostas, arrastadas... a artista nos revela essa sua nova fase: as mulheres de hoje e o desejo de morrer por não alcançar seus objetivos e muitas vezes por se perder diante do caminho que escolheu.

“Olhar para si e não se reconhecer, falar de si próprio para falar do mundo, questionamentos contemporâneos, dúvidas, usar o próprio corpo, decalcálo em superfícies impensáveis, deformar o rosto, utilizar máscara, desenhar no corpo tatuagens, criar figurinos, produzir excesso e deixar o vazio, Criar Emoções.”

Criar um personagem e dar a ele a condição de ser ele próprio, olhar para si e ver o outro, permitir que ele se apresente, são questões das mais contemporâneas. A arte inspirada na arte. Pedaços, fragmentos, fantasias, personagens... www.LuciaCastanho.com.br luciacastanho@hotmail.com 45




48


Policarbonato Material com alta resistência mecânica e pouco peso Por Silvia Leandro | Fotos Divulgação

O

policarbonato é um termoplástico, ou seja, um plástico que amolece ao ser aquecido e endurece quando resfriado, permitindo que se façam curvas ou outros formatos, sem nenhuma emenda. Por ser fabricado a partir de resinas derivadas do carbono, o material tem alta resistência mecânica e pouco peso.

O produto tem uma vasta aplicação porque é um tipo de plástico com características estéticas ideais para a utilização em áreas que exijam transparência e claridade e, por outro lado, é um material rígido que previne rompimentos, estilhaços e outros riscos para quem utiliza. A chapa alveolar é mais resistente que o vidro, enquanto a chapa compacta é mais resistente em relação a impactos. O material pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta. O policarbonato é vendido em chapas de três tipos: as compactas, alveolares e refletivas e também na forma de telhas, servindo tanto para coberturas como para fechamentos laterais. A refletiva possui na sua composição um tratamento que reduz a transmissão de calor. Por ter uma excelente capacidade de refletir a energia solar responsável pelo aquecimento nos ambientes, acaba mantendo uma boa luminosidade, reduzindo o calor em até 50% quando comparado a chapa comum.

49


Em algumas empresas, o consumidor tem a possibilidade de sobrepor telhas de policarbonato com o alumínio, aproveitando a parte opaca das telhas de alumínio com a parte translúcida das telhas de policarbonato. Dessa forma, é possível aliar a alta capacidade de reflexão do alumínio com a alta capacidade de transmissão luminosa do policarbonato. Este produto pode ser encontrado nos perfis: ondulado, greca, Omega, ondulada industrial e trapézio industrial.

50


Dicas de limpeza Recomenda-se a limpeza periódica, levando-se em consideração as condições ambientais locais e a funcionalidade da cobertura de acordo com a necessidade. Para referência, em locais com trânsito intenso e sujeitos a poeira constante, a limpeza é mensal. Para locais abrigados e não sujeitos a poeira ou folhas de árvores, em até 1 ano. A manutenção garante maior tempo de vida às chapas. Se a temperatura ambiente estiver muito elevada, limpar as chapas no inicio da manhã ou final da tarde, quando a luz solar estiver menos intensa. As lavadoras de alta pressão podem ser utilizadas, desde que o jato não direcione para as borrachas dos perfis de fixação, nem diretamente para os rufos, pois a pressão pode fazer entrar água nestes locais dando a falsa impressão de que há vazamentos na cobertura. A vedação é preparada para suportar normalmente a água de chuva. www.belmetal.com.br www.metalpoli.com.br




A milenar arte de

cristais 54


e soprar

ais

O produto final é o resultado da delicadeza e agilidade do operário Por Silvia Leandro | Fotos Divulgação

A

pós a 2ª guerra mundial, o panorama europeu encontrava-se desordenado e inseguro, principalmente para

quem procurava uma transformação positiva para a vida. E o pequeno povoado de Altare, cidade italiana da região da Linguria e verdadeiro centro de produção do cristal, herança da antiga civilização fenícia nesta região, sentiu as influências deste contexto nebuloso. Motivo que levou muita gente a migrar para outros lugares. A província de Santa Fé recolheu, neste período, um importante número de estrangeiros entre os quais se destacavam 14 jovens, membros de um grupo chamado TOVA – (técnicos obreiros do vidro de Altare), que conheciam a produção artesanal do cristal, tradição milenar que foi enriquecida pelos seus antepassados italianos. Mais tarde, parte deste grupo restabeleu-se em San Carlos e fundou duas cristalerias: Liguria e a San Carlos. Anselmo Gaminara, o mais jovem e habilidoso projetor de objetos de cristal, fundou, em 1950, com outros artesãos que haviam chegado com ele, a Cristaleria San Carlos, na cidade homônima. A partir deste momento começa a criar uma tradição que transmite o espírito dos seus precursores, tornando a Argentina conhecida também pela produção de cristais. O artesanato e o fator étnico têm estreita relação com a Europa e com a corrente de Lombardos, Piamonteses e Friulianos, que possuíam uma tradição na cristaleria fina, com técnicas milenares e segredos transmitidos de pais para filhos.

55


A Arte do Sopro Ricardo Gaminara continua com esta tradição do cristal, soprado na boca, há 63 anos. O prédio da cristaleria, construído há mais de meio século, além de acolher os novos obreiros em formação no oficio cristaleiro, acolhe também sua história. Hoje este trabalho é uma das características mais representativas, impulsionando a economia da cidade. O cristal é obtido da extração de minerais das canteiras próprias do país. Na base de fórmulas químicas, os minerais são misturados (quartzo e carbono de cálcio) com os fundentes (soda solva e carbonato de potássio) e refinantes e corantes (nitrato de sódio, óxidos metálicos de cobalto e cromo). Estas misturas são fundidas a uma temperatura superior a 1450°C, atingindo cores por formulações centenárias e secretas. Os fornos especiais de tijolos à prova de fogo estão em operação durante 24hs do dia e somente são apagados nas reparações, a cada quatro anos.

56


Uma vez fundido o cristal, é extraída, a 1150°C, uma quantidade necessária para a elaboração da peça, fazendo a primeira “Soplada” suave, chamada “Colate” ou globo primitivo. Depois, a massa é modelada soprando as traves da canha, dentro do molde correspondente, obtendo a forma e o tamanho que deve ter o artigo. Os moldes são feitos em planta industrial em mais de 14.000 moldes diferentes, com infinidades de variantes sobre eles. No desenho das peças, trabalha-se em grupo entre o desenhador e mestre cristaleiro, assim como vêm à fábrica artistas, desenhadores, arquitetos de vários países para realizar suas peças e produções. Famoso pela sua pureza, transparência e luminosidade, este minério ganha forma nas mãos de uma geração inteira de artesãos para criar peças únicas. A empresa fabrica copos, taças, garrafas, candelabros, perfumeiros, vasos artísticos tipo murano, entre outros. O carinho que os obreiros destinam ao processo de produção não pode ser superado por nenhuma tecnologia. www.sancarlosdobrasil.com.br

57




Foto: Alexandre Macedo

Fachada Casa Cor BrasĂ­lia 2010 - Domo Arquitetos


Cobogós OS ELEMENTOS VAZADOS Por Julia Cossermelli Guitte | Fotos Divulgação

Como todos já perceberam, os elementos vazados, que eram moda nos anos 50´s, voltaram com tudo!

N

os anos 50´s, eles foram muito utilizados, tanto em áreas internas das casas e apartamentos, como nas áreas externas, em churrasqueiras e garagens. Alguns bons anos se passaram e os arquitetos trouxeram a tendência para os dias de hoje, contudo, o ícone da arquitetura brasileira, os elementos vazados, vêm ganhando novas padronagens, com a intenção de rearrumar, redimensionar ou rearranjar o mesmo elemento para formar essas novas padronagens.

Arq. Julia Cossermelli Guitte Colaboradora (15) 7834.8518 arquitetura.julia@gmail.com

O nome Cobogós se deu através do sobrenome dos três engenheiros que os desenvolveram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

61


Foto: Lucas Buitoni

Lanchonete da cidade - Carla Caffé e Carol Tonetti Loja DBox - Felipe Protti

Esses elementos vazados são desenvolvidos em diversas padronagens e têm a função de deixar passar iluminação e ventilação ao ambiente projetado, dando um toque de cor e estilo! Os cobogós, inicialmente feitos em cimento, hoje podem ser desenhados e executados em vários materiais, como vidro, metal ou mármore, como fez o arquiteto Márcio Kogan, do escritório mk27.


Foto: Haruko Mikami Foto: Haruko Mikami

Pavilh達o Rendado - Domo Arquitetos

Pavilh達o Rendado - Domo Arquitetos 63


Foto: Lucas Buitoni

Lanchonete da cidade - Carla Caffé e Carol Tonetti

Escritório mk27 (Márcio Kogan) 64


Para finalizar essa matéria, escolhi algumas releituras dos Cobogós, que, particularmente, me encantam. Além do arquiteto Márcio Kogan, cito também o escritório Domo Arquitetos, que é composto por Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco, que criaram a fachada da Casa Cor Brasília 2010, compondo 210m² destes elementos vazados em cimento, inspirados no arquiteto Lúcio Costa. A novidade deste cobogó fez tanto sucesso que já está sendo produzido em larga escala por uma fábrica de cimento em Brasília. Novamente, a Domo Arquitetos vem trabalhando com a criatividade, desta vez com um cobogó mais diferente dos outros, este está no Pavilhão Rendado, em Brasília - DF. Utilizando o mesmo material, o arquiteto Cícero Ferraz da Cruz, do escritório Brasil Arquitetura, transpôs o acento da cadeira de palha, utilizando peças de cimento, (39x39x7), que formam um painel de 5x6m na Marcenaria Baraúna, em São Paulo. Já o arquiteto Felipe Protti, nesta releitura, usa os cobogós cerâmicos na cor preta, instalados como uma divisória na loja DBox, em São Paulo, feitos pela Cerâmica Madri, sob encomenda. As arquitetas Carla Caffé e Carol Tonetti deram um ar retrô na Lanchonete da Cidade, em São Paulo, elas trabalharam com painéis de cobogós, também cerâmicos, na cor amarela.

Foto: Gabbo Torres

Marcenaria Baraúna - Cícero Ferraz da Cruz


HabitareEcologia

66


A Versatilidade da

Madeira Plástica Um produto resistente às intempéries do tempo Por Silvia Leandro | Fotos Victor Lima

D

urante a década de noventa, nos EUA, surgiram algumas tecnologias que visavam à utilização de plásticos reciclados em perfis substitutos à madeira natural, para a fabricação de deques e cercas. Esses materiais foram denominados madeira plástica reciclada (RPL), cuja sigla origina-se do inglês recycled plastic lumber. É um produto composto da matériaprima totalmente proveniente do lixo plástico reciclado, resultado de alta tecnologia industrial a favor do meio ambiente. No Brasil, a primeira a apostar nesta idéia foi a empresa Wisewood, pioneira na produção de madeira plástica, a qual foi planejada para ser utilizada em ambientes hostis à madeira natural. Um produto mais resistente para suportar as intempéries do tempo, como: incidência de luz solar, umidades, salinidade entre outros, por isso pode ser usado com segurança e tranquilidade em locais públicos que têm tráfego constante. A manutenção é feita apenas com água, quando muito, sabão.

67


HabitareEcologia

68


O produto atende às normas de sustentabilidade e pode ser utilizado em diferentes situações, desde assoalho de caminhão proporcionando um enorme custo benefício, até na construção civil, podendo substituir inúmeros equipamentos. A tábua plástica é o carro chefe neste setor e serve para a produção, principalmente de móveis. Na arquitetura, vem ganhando espaço devido a sua grande versatilidade e durabilidade, além de oferecer beleza, rusticidade e aconchego aos projetos. O benefício está em constituir produtos ecologicamente corretos, que durem e sejam imunes a pragas, não soltem farpas, não absorvam umidade, fáceis de limpar, resistentes à corrosão e com baixo custo de manutenção. Além disso, podem ser trabalhados com as mesmas ferramentas usadas na madeira natural: podem ser furadas, serradas, parafusadas e pregadas, ou fixadas com processos de colagem. www.WiseWood.com.br




HABITARE

GOURMET


Por Silvia Leandro | Fotos Elson Yabiku

A COZINHA COMO PONTO DE REFERÊNCIA

C

Outra função da bancada, que tem a companhia de banquetas em ratam, é servir como mesa para as pequenas refeições.

No projeto desta residência, que tem assinatura da arquiteta Zuremar Basso Maia, o objetivo foi priorizar as áreas sociais. Assim, para a cozinha de 14,40m², o espaço foi planejado para ser bonito e prático.

A cozinha foi toda equipada com eletrodomésticos dispostos de maneira a facilitar a cocção, sem perder espaço. Para destacar a beleza do ambiente, iluminação embutida em sanca de gesso com lâmpadas frias e, sobre a bancada de trabalho, iluminação pontual com lâmpada incandescente.

ada vez mais valorizadas, as cozinhas tornaramse um ponto de referência, tanto para quem gosta de cozinhar quanto para aqueles que preferem apenas apreciar um bom prato.

Granito preto e acabamentos prata deram ao ambiente um ar elegante. Pensando no bom funcionamento do local, a bancada de trabalho possui cuba dupla e uma terceira menor que facilitou o uso no dia a dia.

Para esta edição do Habitare Gourmet, a arquiteta Zuremar Basso Maia preparou uma receita típica para estes dias de muito calor, uma deliciosa salada.

73


SALADA MARIA HELENA Ingredientes • 180g de queijo prato • 3 colheres (sopa) de queijo cremoso • 300g de presunto fatiado bem fino • 1 pé de alface grande • 6 tomates médios fatiados • 6 ovos cozidos fatiados • 100g de azeitonas verdes picadas Forrar um pirex de 26 cm de diâmetro por 6cm de altura com papel filme. Separar. Modo de Fazer Misturar os 2 tipos de queijo, incorporando-os muito bem. Forrar o pirex com esta mistura (fundo e lateral). Secar bem as folhas de alface. Formar camadas com os ingredientes acima, na mesma ordem que se seguem, até atingir a beirada. Cobrir com papel filme, colocar um peso sobre a mesma e levar para a geladeira por, no mínimo, três horas. Desenformar, enfeitar com folhas de alface picadas e servir com o seguinte molho: Molho • 1 copo de iogurte • 2 colheres (sopa) de mostarda • ½ colher (chá) de açúcar • ½ colher (chá) de sal de alho • 1 ponta de colher (chá) de páprica picante Misturar e servir, à parte, sobre cada porção da salada. 74


Arq. Zuremar Basso Maia (15) 3233 7692 | 9708 4111 zuremarmaia@uol.com.br


ProjetoDoArquiteto

r e o b m a r S a O e o Ch o can

c i x Me

Bar e restaurante com cores alegres para os amantes da comida mexicana Por Silvia Leandro | Fotos Elson Yabiku

S

em sair de Sorocaba, é possível fazer uma deliciosa viagem pela culinária mexicana e conhecer detalhes da alegre e charmosa cultura do país. Trata-se do Bar e Restaurante Magdalena, nome escolhido para homenagear a avó paterna da proprietária e o município de Jalisco, no México. Responsável pela reforma que durou aproximadamente seis meses, a arquiteta Ana Andrézia contou com a parceria da proprietária e chef, que já domina a cozinha mexicana há mais de 15 anos, experiência que adquiriu quando morou e trabalhou nos Estados Unidos, onde esta comida é muito apreciada, além de fazer estágio no México, para aprender detalhes da culinária local.

76

Ana Andrézia (15) 3231 4721 anaandrezia@terra.com.br


O piso de cerâmica com detalhes em ladrilho hidráulico vieram da Bella Casa, para enriquecer o espaço.

Toda a cultura e o sabor marcante da culinária mexicana podem ser encontrados no Restaurante e Bar Magdalena, que oferece ainda um ambiente agradável e música ao vivo.

A casa de 450m² foi escolhida por trazer consigo traços da cultura do país, como os arcos que emolduram a varanda de 150m² e que lembram as famosas “haciendas mexicanas” (pequenas vilas). Paredes foram derrubadas e telhados trocados para ajustar as novas necessidades (apenas a estrutura foi mantida) e cada detalhe foi discutido entre proprietária e arquiteta. O resultado foi um local aconchegante, moderno e com um cardápio que não deixa nada a dever aos melhores restaurantes de São Paulo, apostando no número crescente de admiradores dessa especialidade. O piso de pedra arenito com aplicação do tapete hidráulico enriqueceu a entrada, sem perder a identidade rústica. E a fonte de cimento colocada no centro da varanda tem dupla função: relaxar e fazer a divisão dos ambientes, ficando, de um lado o bar e, do outro, o restaurante, ambos impregnados da cultura e costumes do país. O espaço do restaurante tem um salão maior com mesas de vários tamanhos e luminárias coloridas, assim como os alegres tecidos trazidos de viagens, que decoram a parede.

> 77


ProjetoDoArquiteto A combinação entre pendentes coloridos, arandelas e luz pontual, fornecidos pela Luminarea, resultou em uma iluminação ideal para os encontros, principalmente à noite.

O bar ficou organizado com os nichos e prateleiras feitos exclusivamente pela Marcenaria Julio&Vieira.

No bar, o grande balcão de cimento queimado, madeira canela na base e estrutura de tijolo de demolição, auxilia no atendimento e deixa o espaço mais despojado. Na parede, casulos em madeira servem para abrigar garrafas e peças de decoração e, como extensão do bar, mas, do lado externo, um charmoso pergolado abriga várias mesinhas numa proposta mais descontraída. 78


A fachada se destacou com o lindo gradil, assim como a estrutura que segura a marca do estabelecimento, executados em ferro pela Serralheria Lopes.

Na fachada, o muro foi aberto para abrigar um lindo gradil e deixar à mostra parte do espaço interno. O paisagismo foi composto por espécies típicas do México, como cactos e agave, sendo esta última a planta que dá origem à bebida tequila, obtida através da extração da pinha que nasce embaixo dela. Nos banheiros, bancadas em granito, acabamento reto e louças e metais com bom design. A preocupação com os deficientes é evidente, pois, além de um banheiro adaptado, há também uma rampa na entrada para facilitar o acesso ao estabelecimento.

FORNECEDORES

O acabamento diferenciado do balcão em granito da M2 Marmoraria deixou o banheiro com visual bonito e prático para o uso.

Marcenaria

Serralheria

(15) 3231.8775 | 9717.0102 | 9777.0595 R. Claudio Furquim, 64 Vila Hortência • Sorocaba – SP

(15) 3222.2466 R. Humberto de Campos, 540 Jd. Zulmira • Sorocaba – SP

Mármores e Granitos

Iluminação

Revestimentos

(15) 3237-3030 • 3227-5175 Mário Thame, 52 Jardim Além Ponte • Sorocaba - SP www.m2marmoraria.com.br

Bar e Restaurante Mexicano

(15) 3222.8646 • 3211.7142 • 3233.4103 R. Antônio Miguel Pereira, 244 Jardim Faculdade • Sorocaba - SP www.luminarea.com.br

(15) 3211.3031 Av. Antônio Carlos Cômitre, 396 Campolim • Sorocaba – SP www.bellacasasorocaba.com.br

(15) 3346.1250 Avenida Pereira da Silva, 1.250 Santa Rosália • Sorocaba – SP

79


ProjetoDoArquiteto

Os costumes orientais aparecem nesta suíte, onde a refeição é feita em mesa baixa acompanhada de bancos com confortáveis e despojados pufes vermelhos, produzidos pela Celsil.

Suíte Red Lips

80


Conceito

Inovador &

REQUINTADO

A idéia foi dar ar vip as Arq. Natália Cafisso Carneiro

18 suítes deste motel

(15) 7834 9577 Por Silvia Leandro | Fotos Rui Antunes

O

característico trinômio: luxo, requinte e bom gosto, se fez cumprir neste projeto que tem assinatura da arquiteta Natália Cafisso Carneiro na fachada e interior, e estrutural do engenheiro Paulo Sergio de Souza Nogueira. Este projeto, desenvolvido para um motel, para atender a sociedade da classe A, tem uma proposta mais requintada, inovadora e ousada. A construção durou três anos e ocupou uma área de 1.800m², numa área total de 25.000m², na qual foi possível elaborar uma planta que atendesse todas as exigências e necessidades para o bom funcionamento do empreendimento e dar um ar vip às 18 suítes. O desafio foi pensar na escolha dos materiais que fossem adequados ao uso, com objetos reforçados, resistentes e de fácil visualização e higienização.

> 81


A cozinha ganhou status de restaurante com equipamentos industriais para preparar o variado cardápio e um chef exclusivo para a colorida e saborosa culinária japonesa. Tudo é feito na hora e com produtos fresquinhos, nada é congelado. Um carrinho com o pedido é deixado em uma salinha reservada dentro da suíte, porém, mantendo a privacidade. O estilo de loft, onde tudo é aberto, não permitiu o uso de muito gesso no teto, o que definiu também a utilização de poucas lâmpadas embutidas. Arandelas na base da cama e pendentes ajudam a criar um clima de iluminação adequado ao espaço.


A Ezklo marcenaria boutique trouxe requinte às suítes com os móveis projetados e executados para deixar cada espaço com identidade própria.

Há três tipologias de suítes: A PantyHose tem 31m² e o nome quer dizer “meia calça”. Por ter o menor espaço, os acabamentos claros foram utilizados para dar a sensação de amplitude. É o caso da madeira em tom marfin, aplicada na parede e nos móveis, além do porcelanato no piso. Uma mesa aparador e um móvel que abriga o frigobar auxiliam durante as refeições. O controle do quarto é feito através do painel embutido no criado mudo e o do teto solar está no espaço da hidromassagem.

> 83


ProjetoDoArquiteto Responsável pelo projeto luminotécnico, a Ilumecenter utilizou iluminação fraca, embutida, arandelas e pendentes para destacar pontos da decoração e deixar os ambientes com estilo de loft, onde tudo é aberto.

Com 36m², a High Heels é a suíte intermediária e o nome significa “salto alto”. Nesta, entram tons mais escuros, como os que aparecem no painel em “L”, em madeira Wengue Quartier, que reveste a parede da cabeceira e toda a extensão da cama e também na mesa e no brise ripado, usado entre a cama e a banheira para brincar com a visibilidade.


Já a Red Lips é a top de linha e também a maior. Possui 42m² e seu nome significa “lábios vermelhos”. Aqui houve uma mistura de elementos, onde a base preta se destaca com a pintura gelo e com os móveis em laca branca. O revestimento na parede da área molhada é o OptoWhite, que muda de formato de acordo com o ângulo em que é visto, causando um efeito bonito ao ambiente. Outro detalhe desta suíte é a mesa japonesa, que se apóia no degrau. Para se sentar, em vez de cadeiras, futons vermelhos jogados no chão, bem despojados. A cor vermelha ainda aparece em alguns objetos de decoração para quebrar o clássico branco e preto. Fotos da musa pin up Marilyn Monroe não poderiam faltar e aparecem em todas as suítes. Janelas altas e com persianas blecautes conferem privacidade e ajudam a controlar a luminosidade natural.

FORNECEDORES

Colchões, camas box e futtons (15) 3262.6275 • 3262.2103 Av. Monsenhor Seckler, 756 Porto Feliz – SP www.celsil.com.br

Iluminação

Marcenaria

(15) 3233.1619 Av. Washington Luiz, 1114 Campolim • Sorocaba - SP www.ilumecenterlustres.com.br

(15) 3211.2929 Rua Pedro Molina, 123 Campolim • Sorocaba - SP www.ezklo.com.br

85


ProjetoDoArquiteto

bem-estar aliado a tecnologia

Diante desta decoração, até parece fácil dosar simplicidade e sofisticação Por Silvia Leandro | Fotos Elson Yabiku

86


A

arquiteta Vanessa Morais encontrou o ponto desta decoração ao investir numa base neutra, materiais adequados e na junção dos ambientes sociais. O arquiteto Cassio Pinto assina o projeto de 290m² de área construída, num terreno de 412m². Materiais nobres, lançamentos, tecnologia e produtos diferenciados foram escolhidos para compor a ambientação, que teve par ticipação ativa da proprietária, visando confor to e praticidade para o dia a dia.

Vanessa Morais (15) 9785 3940 | 9134 9710 www.vanessamorais.com.br

87


ProjetoDoArquiteto

Para criar uma sensação de amplitude e garantir beleza ao projeto, a profissional optou pelo piso branco em cristal glass da Bella Casa.

Iluminação e tecnologia foram itens importantes desta decoração. Durante o dia, a transparência dos vidros utilizados nas portas de correr e janelas permite que a luz natural invada a casa. À noite, o projeto luminotécnico cria vários jogos de luzes para oferecer o clima ideal a cada ambiente, inclusive ao home theater. A sala ficou mais aconchegante com o revestimento em pedra portuguesa, lembrando um mosaico. Na outra extremidade, a parede ganhou nichos iluminados para destacar objetos de decoração. O sofá na cor beterraba interage com as poltronas claras e almofadas neutras. Para compor com estes tons, o tapete escuro, em fita de seda. O clássico preto e branco aparece em várias situações da casa. Na sala de jantar, por exemplo, a mesa branca contracena com as cadeiras lisas e florais, e o buffet, em pintura automotiva na cor cinza, tem banquetas pretas na composição. Sofisticadas peças decorativas preenchem o espaço. Integrada à sala de estar, a cozinha ganha luminosidade e transparência e ambas estão abertas ao espaço gourmet, com o objetivo de ampliar a área destinada aos diferentes encontros. Suportes como forno a lenha, balcão com banquetas e pia, além de um lounge auxiliam na hora de receber.

88


Especialista em equipamentos de áudio e vídeo, a Foneplan garantiu tecnologia de ponta ao fornecer o telão em vidro com película deste Home Theater, além de ser responsável por toda a instalação.

O andar superior foi reservado para acolher o home theater. Ali estão empregados equipamentos de ponta para um verdadeiro cinema em casa, e, para isso, profissional e moradores não pouparam esforços. A estrutura deste ambiente teve que ser alterada para se adaptar ao home. Como o telhado era inclinado e não próprio a este uso devido a reverberação, a solução mais rápida e eficaz foi fazer um trabalho em gesso para nivelar teto e janelas e, assim, garantir a qualidade de som e imagem. Poltronas e sofás reclináveis foram dispostos em diferentes níveis do piso, revestido com carpete, e o telão de 103 polegadas aparece no centro da parede. Os vários equipamentos de áudio e vídeo tiveram que ser acomodados e organizados em uma estante. A iluminação cênica e as persianas blackout completam a ideia de conforto visual e aconchego. Com toda esta estrutura, a sensação é de realmente ter um cinema dentro de casa.

89


ProjetoDoArquiteto

O clássico preto e branco compõe este lavabo social, onde a charmosa cuba em resina da Acqua Design se destaca na bancada branca.

No lavado, uma charmosa cuba de resina leitosa se destaca com o papel de parede e a iluminação direcionada e um jardim interno que traz toda a beleza e o frescor da natureza para enriquecer a decoração. Como este espaço é aberto, é possível visualizar toda a área externa. Com projeto adequado, a garagem vira salão e se junta aos espaços sociais em dias de festa. No lugar do carro, mesas e cadeiras ocupam a área. E o jardim, que conta com deck em madeira, paisagismo e projeto de iluminação em leds, além de fazer a transição entre estes ambientes, também se integra a eles para acomodar mais convidados quando necessário. Outra idéia interessante foi instalar um projetor de frente para o muro do jardim e utilizá-lo como tela durante a noite.

FORNECEDORES

90

Acabamentos

Automação, Audio e Video

(15) 3233.3311 R. Conde Francisco Matarazzo,131 Jardim Vergueiro • Sorocaba – SP www.acquasorocaba.com.br

(15) 3224.2316 R. Profº Toledo,373 Centro • Sorocaba – SP www.foneplan.com.br

Revestimentos (15) 3211.3031 Av. Antônio Carlos Cômitre, 396 Campolim • Sorocaba – SP www.bellacasasorocaba.com.br






Conforto aliado Ă

Arte

Reforma deixa apartamento amplo e moderno Por Silvia Leandro | Fotos Marcelo JS


M Arq. Fabrício Linardi Arq. Bruno Rossi Arq. Ana Karina Mendonça (19) 3208 1721 www.entrearquitetos.com.br

elhorar o aproveitamento dos ambientes com a união de dois apartamentos em um só, foi o desafio do escritório Entrearquitetos. Situada na cidade de Valinhos, região de Campinas, a residência de 460m² de área útil teve paredes derrubadas, troca completa de todos os revestimentos, louças, mármores, granitos e também de todo o mobiliário. A proposta arquitetônica elaborada pelos arquitetos Fabrício Linardi, Bruno Rossi e Ana Karina Mendonça era que o local permanecesse o mais singelo possível para a impressão pessoal do casal.


Os proprietários, já com filhos adultos e casados, ao voltar a desfrutar da vida a dois, queriam mudanças ajustadas a esta nova fase. Ao entrar pela porta principal, tem-se noção da grandiosidade do espaço. A união das duas salas permitiu a construção de três ambientes: as salas de estar e jantar, e um terceiro espaço com móvel para bar, mesa e cadeiras para eventualmente receber uma visita para um café, e todos, inclusive a varanda, integrados para um maior conforto. Mais uma vez, os moradores imprimem sua personalidade através das peças, esculturas multicoloridas (obras da moradora) ou quadros recebidos como presente por artistas importantes, até relíquias coletadas nas diversas viagens ao longo do tempo. Para compor este espaço, os profissionais optaram por ambientes claros, refletivos e iluminados para contrapor com as peças decorativas, tendo como contraste o mármore vermelho na parede da sala de jantar. A cozinha foi integrada à copa, dispensa e área de serviço, para facilitar o uso no dia a dia.

97


98


As transformações ocorrem também desde o hall de entrada. Ao sair do elevador, já é possível perceber um espaço praticamente monocromático, construído com mármore branco e com algumas impressões em cinza, além de filetes de porcelanato em tons claros. Uma bela escultura, de pouco mais de um metro e meio, construída pela proprietária, é o primeiro ítem que denuncia a particularidade da moradora, deixando de ser simplesmente um objeto de decoração. Já o escritório é a junção de dois quartos, suficientes para abrigar duas mesas de trabalho e biblioteca com vários títulos, além de estar equipado com uma central de telefone, interfone e internet. Outros dois quartos se uniram às suítes e foram transformados em closets. A residência ainda possui um spa completo, com ofurô, maca para massagens e shower com sauna. Tudo foi pensado para um programa bem particular do casal.


EspaçoHabitare >

Ar Vintage

A recuperação de móveis antigos, desgastados ou simplesmente esquecidos num canto da casa é o foco de trabalho do Ateliê Armazém Brasil e executado pela artista plástica Simone Gonçalves. Misturando o antigo com o novo, esta mesa em design Scapindelli dos anos 50´s recebeu pintura em laca nas cores preto e amarelo, conferindo um ar vintage à peça.

15 3211.4784

>

Releitura em dupla face

Móveis rústicos e antigos, restaurados, ganham nova roupagem pelas mãos do artesão Telles, da loja Caminho da Roça. Esta cadeira modelo Luiz XV, por exemplo, foi restaurada e recebeu pátina provençal. O estofado revestido com tema floral deixou a peça suave e delicada.

15 3342.8718 | 15 8117.1162

>

15 3227.4494 | 15 9652.6382

História rejuvenescida

>

A artista plástica Iara Salles está numa nova fase de seu trabalho, que não se limita a restaurar e revitalizar peças com as quais costuma trabalhar, mas em transformá-las em obras de arte. Um exemplo é esta cadeira aramada dos anos 70´s, cujo design é marcado por linhas delicadas e curvas femininas. A peça se transforma com a pintura em uma das faces do estofamento em releitura à obra de Pablo Picasso: Buste de Femme/1953.

Toque macio e brilho intenso

Para quem sabe onde pisa, os tapetes da Arte Brilho Tapetes fazem a diferença na decoração. O modelo Mumbai do tapete shaggy tem fios de 40mm, confeccionado em poliéster, aquece qualquer espaço com qualidade. O toque macio e o brilho intenso de cores nobres permitem ambientes aconchegantes.

15 3012.5506


>

Conforto, aconchego e personalidade

Um dos trabalhos da artista plástica Cida Pacheco é confeccionar almofadas em diferentes tecidos, usando técnicas artesanais. Linho, seda, patchwork e algodão estão entre os materiais utilizados para dar vida às peças, sem esquecer o conforto, aconchego e personalidade. Os modelos variam de acordo com a cor, formato, aplicações e a exclusividade fica por conta do material que, na maioria das vezes, determinam peças únicas. Ateliê Cida Pacheco

15 3222.1586 | 15 9142.4974

Arte criada há séculos

>

Conhecida desde o antigo Egito, a técnica de execução de assentos de palhinha para cadeiras tornou-se extremamente popular no século XlX. Embora as cadeiras sejam móveis antigos, de estruturas sólidas e bem acabadas, é comum que a palha tecida se desgaste com o tempo. E é este o trabalho da Art Palha, que faz restauração em palha indiana, algodão e sintética, tecida manualmente para dar um resultado autêntico à peça.

15 3227.7540 | 15 9732.8138

>

Composição harmônica e charmosa

A Loja A Marquesa recupera móveis antigos, como esta cômoda-lavatório da década de 30. A peça de madeira imbuía recebeu acabamento em pátina provençal, base em mármore carrara cinza, que, junto com os espelhos bisotês originais, formam uma composição harmônica e charmosa para decorar qualquer espaço com estilo e personalidade.

15 3223.2891

101


Design, meio ambiente e sofisticação Telhas ECOLÓGICAS dão charme à construção Por Silvia Leandro | Fotos Divulgação

F

undada em 1944, a empresa francesa Onduline, maior produtora de telhas betuminosas onduladas (fibra vegetal) do mundo, nasceu com o objetivo de suprir a necessidade do mercado por uma cobertura mais leve, resistente, flexível e durável. A empresa atua na construção civil com produtos sustentáveis dentro do seu processo de produção, utilizando recursos reciclados e reaproveitados, aliando ecologia e tecnologia, além de priorizar design, meio ambiente, eficiência e versatilidade. O consumo total de energia na fábrica, por exemplo, é de 2,8 kwh por m² de telha (energia elétrica e gás natural) e a água é reaproveitada, pois o circuito é fechado, havendo reposição apenas do que é evaporado.

102


São mais de 40 filiais no exterior e 9 fábricas em vários países, entre eles o Brasil, que teve sua unidade inaugurada em maio de 2006. O objetivo da empresa foi trazer ao mercado brasileiro uma telha mais ecológica e sem agentes nocivos à saúde. Outra preocupação foi adequar o material ao nosso clima. As telhas são produzidas com fibra de celulose, extraída do papel, em um processo de reciclagem de alta tecnologia, evitando, assim, a derrubada de árvores para a obtenção de insumo para o produto. Para se ter uma ideia, uma tonelada de celulose evita o corte de 30 árvores. A impermeabilização é feita através de aplicação de cimento asfáltico que, por não ser queimado, não libera gás carbônico para a atmosfera.

103


O cliente tem a opção de escolher entre quatro cores diferentes para a telha tradicional: preto, vermelho, verde e marrom, cujas medidas são 2mx0,95m, e no modelo Design Duo, nas cores vermelha, verde e marrom e medidas e 2mx1,05m, sendo que este modelo apresenta pintura nos dois lados, ideal para ambientes que não utilizam forro, como varandas, casas de campo e beirais, atribuindo um charme rústico a estes espaços. Para o acabamento, os parafusos e as anilhas são nas mesmas cores das telhas, oferecidos no Kit de fixação, proporcionam um visual discreto e bonito ao projeto.

104


Caso o projeto exija um tamanho diferente do comercializado, basta cortar as telhas com serrote ou até mesmo estilete, adaptando-as às medidas necessárias. A empresa oferece treinamento para o profissional que não conheça o produto. Entre as vantagens das telhas ecológicas, está a baixa transmissão do calor e som, garantindo mais conforto e qualidade de vida. Outro destaque é o fato de não haver desperdício na obra, já que trata-se de material versátil e inquebrável. O resultado é de uma cobertura sofisticada. Uma escolha natural de quem está antenado com os princípios da moradia sustentável.

www.onduline.com.br

105


Com jeito de

asa C deCampo Por Silvia Leandro | Fotos Nello Aun



Elementos aconchegantes e um belo jardim são os destaques desta residência

Decoradora Christiana Gontijo (31) 3281 5952 | 3024 5952 www.christianagontijo.com

108

Localizada em um condomínio nos arredores de Belo Horizonte - MG, esta residência, de aproximadamente 600m², reformada e decorada por Christiana Gontijo. Foi construída em dois módulos, sendo o principal destinado às salas de estar e jantar, saleta íntima, quartos, cozinha e banheiros, e o segundo, para a área de lazer, composta por deck com hidro, sauna, home theater, churrasqueira e dois quartos para hóspedes. Os hábitos do jovem casal, com três filhos ainda pequenos, ele, empresário, e ela, estilista, viajados, antenados e amantes da arte, foram a principal inspiração para este projeto, que priorizou o convívio familiar e a recepção aos amigos.


O layout da sala, com pé direito alto e grandes vãos de vidro, cria uma sensação de amplitude ao ambiente, deixando à mostra o belo jardim, além de permitir a entrada da luz natural. O controle da intensidade dos raios solares é feito através de cortinas de seda que, quando necessário, também mantêm a privacidade. A madeira foi o elemento de destaque e aparece em várias situações, como na estrutura da casa, nos móveis que compõem grande parte da decoração, no deck e também no piso da área íntima. Para contrapor a rusticidade, a profissional optou por tons claros nas paredes, o piso em porcelanato da área social, cortinas e sofás em branco e outros itens que, juntos, geram harmonia. As velas colaboram para aumentar o clima mágico da decoração, principalmente à noite. A delicadeza das flores nos vasos espalhados pelos ambientes traz um colorido agradável e acolhedor, lembrando uma casa de campo.

109


A área de lazer tem piso em porcelanato rústico e é o local mais utilizado pela família. Além de todos os atrativos, está instalada em um elevado que permite uma bela vista de todo o entorno, sem perder a integração com a casa. O projeto de iluminação teve como objetivo destacar a arquitetura e os jardins, e nos ambientes internos foram utilizadas luzes indiretas, quentes e direcionadas para as obras de arte. 110


Jรก o paisagismo foi voltado para o total aproveitamento da queda do terreno e no estilo de vida prรกtico dos proprietรกrios, por isso, a profissional optou por gramados em taludes e plantas marcando a passagem.


Arquitetos | Engenheiros

112


113


HabitareNotas

9ª Expo Revestir

Feira Internacional de Revestimentos O maior evento do setor de revestimentos na América Latina, a 9ª Expo Revestir, será realizado entre os dias 22 e 25 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Considerada a Fashion Week da Arquitetura e da Construção, a feira reúne anualmente os diversos segmentos de soluções para revestimento e apresenta lançamentos e tendências aos profissionais de arquitetura, design de interiores, revendedores, construtores e compradores internacionais. Simultaneamente à Revestir, será realizado o 9º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção. O fórum promove cinco eventos temáticos durante quatro dias. São palestras, seminários e debates que reúnem mais de 3.500 profissionais da cadeira produtiva da construção, do Brasil e do exterior. Nos mesmos dias, o Transamérica Expo Center também sediará a 5ª edição da Kitchen and Bath Expo – Feira Internacional de Produtos e Acessórios para Cozinha e Banheiro. Data: 22 a 25 de março de 2011 Local: Transamérica Expo Center Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - São Paulo - SP Horário de Funcionamento: das 10h às 19h www.arqdecorbrasil.com.br

ArqDecor Brasil Mostra 2011 Vitrine de inovações e criatividades

Inovações, tendências e tecnologias no ramos da arquitetura, engenharia, paisagismo, interiores e construção estarão reunidos na “1ª ArqDecor Brasil Mostra 2011” em Boituva. O evento contará tanto com expositores profissionais experientes e renomados e também de recém-formados da cidade de Boituva e região, como Tatuí, Cerquilho, Tietê, Porto Feliz, Iperó, Sorocaba, Itú, São Paulo e Campinas. Serão 84 ambientes em uma área total de 4.600m², compostos por espaços internos, varandas, jardins, café, chopperia, restaurante, segurança e estacionamento. Umas das novidades é a praça de eventos, onde serão ministradas palestras de empresas e profissionais participantes da Mostra. Data: 13 de maio a 26 de junho de 2011 Local: Chácara Samambaia, km 18 da Rodovia SP 129, altura do cruzamento com o km 122 da Rodovia Castello Branco em Boituva Horário de Funcionamento: Quintas e Sextas, das 14h às 22h • Sábados, Domingos e Feriados, das 12h às 22h30m

Feicon Batmat

www.arqdecorbrasil.com.br

Salão Internacional da Construção Maior Salão latino-americano do setor de construção civil reúne principais marcas do mercado brasileiro, 750 marcas expositoras, de 21 países, ocupando os 85.000 m² do Pavilhão. Diante desses números positivos, o evento se firma como a grande aposta dos empresários para apresentar ao mercado, já no início do ano, os lançamentos, novidades, investimentos e tendências do setor. Direcionada a arquitetos, engenheiros, incorporadores, lojistas de materiais para construção, construtores, decoradores e consumidores interessados em construir e reformar, a FEICON BATIMAT, ao longo dos anos, se efetivou como um sólido canal para a realização de negócios. Data: 15 a 19 de março de 2011 Local: Pavilhão de Exposições - Parque Anhembi Rua Olavo Fontoura, 1209 • Santana - São Paulo Horário de Funcionamento: das 10h às 19h www.feicon.com.br

Itu Casa Decor 2011 Um exagero em decoração

A Itu Casa Decor 2011 será realizada num imóvel escolhido estrategicamente pelos ambientes amplos e por sua localização, praticamente no centro de Itu, facilitando a visitação do público. Dividida em 55 ambientes internos e externos, a casa possui 2.200 m² de terreno, cerca de 800 m² de área construída. A expectativa da organização é de ter grandes empresas de automação e tecnologia no evento desse ano, já que o tema será “Uma Casa Inteligente como Você”, e que pretende conciliar o conceito de automação aliado a sustentabilidade. Algumas novidades serão destaques, como o espaço Gourmet Sustentável, com realização de jantares a pequenos grupos empresariais; o espaço da grife Giovannetti, que será totalmente projetado e construído para o evento; e o ambiente Café e Quitute. Mas a grande aposta da Mostra 2011 está nos “Espaços Business”, projetados para atender à solicitação do empresariado local. A Mostra realizará ainda vários eventos oferecidos pelos patrocinadores, demonstrando novas tendências e tecnologias, além de uma vasta programação de workshops, desfiles, jantares e música ao vivo nos finais de semana. Para isso, a organização reservou um grande espaço de estacionamento com serviço de manobristas. Data: 8 de abril a 29 de maio de 2011

(11) 2715.0045 e 2715.0047



Casa própria e

cidadania

Programas habitacionais da Prefeitura de Sorocaba priorizam famílias em áreas de risco Por Vinicius Castanho

Estas famílias deixam áreas de risco e passam a ter condições dignas de moradia em uma casa própria, o maior patrimônio que podem receber.

Uma das principais ações realizadas pelo programa Vítima Zero de Enchente, os projetos habitacionais da Prefeitura de Sorocaba buscam atender prioritariamente às famílias moradoras das áreas da cidade com maiores riscos de inundações e deslizamentos. Os investimentos neste setor somam mais de R$ 20 milhões nos últimos seis anos, resultando na construção de mais de 2 mil moradias. 116

O secretário de Habitação e Urbanismo, José Carlos Cômitre, classifica esta área como uma das principais políticas sociais estabelecidas pela Prefeitura, tanto que é tida como prioritária pelo prefeito Vitor Lippi. “Estas famílias deixam áreas de risco e passam a ter condições dignas de moradia em uma casa própria, o maior patrimônio que podem receber”, destaca.


Um exemplo desta prioridade é que em 2010, 272 famílias deixaram para trás os transtornos causados pelas constantes inundações e riscos de deslizamentos provocados pelas chuvas no local onde moravam para habitar um apartamento próprio, no Conjunto Habitacional “Vereador Bellini”, o Sorocaba R – construído em parceria com a Companha de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). O empreendimento se localiza em um terreno de 22 mil metros quadrados, na Zona Oeste, entre os bairros Jd. Tulipas, Júlio de Mesquita Filho e Piazza di Roma, totalmente dotado de redes de água, esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação. Cada um dos 272 apartamentos possui 45m² de área construída, com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço, banheiro e chuveiro com aquecimento solar, sendo que oito apartamentos foram destinados a pessoas com deficiência. O empreendimento ainda oferece duas quadras poliesportivas, dois centros comunitários, playground, paisagismo, ruas internas asfaltadas e uma vaga no estacionamento por apartamento, em uma região atendida por linhas de ônibus, unidades de saúde, escolas e espaços de lazer.

Condições Dignas Anteriormente ao “Sorocaba R”, a Prefeitura já havia beneficiado 484 famílias originárias de áreas de risco com as casas do Conjunto Habitacional “Sorocaba H”, o Jardim Renascer, implantado entre 2008 e 2009, em parceria com a CDHU e a Caixa Econômica Federal (CEF). Essas 484 casas, do mesmo padrão dos apartamentos, ficam na Zona Norte, no final da Av. Itavuvu, em uma região com escolas Municipal e Estadual de Ensino Fundamental, creche, Escola em Tempo Integral - Oficina do Saber, Sabe Tudo, Centro de Referência em Assistência Social, uma nova Unidade Básica da Saúde em construção para substituir a atual, paisagismo e uma ciclovia entre as avenidas Chico Xavier e Itavuvu.

O secretário lembra, ainda, que nos últimos anos a Prefeitura também concluiu as reformas e construções de 771 casas no bairro Ana Paula Eleutério, na Zona Norte, em parceria com a CEF e sem custos para os moradores. Além disso, foram construídos 160 apartamentos do Conjunto Habitacional “Sorocaba K”, juntamente com a CDHU, e mais 392 moradias particulares com financiamento da CEF, por meio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR).

Outros benefícios Desde março do ano passado, as construtoras contam em Sorocaba com a isenção de algumas taxas e impostos municipais, como o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e o Imposto Sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI) e taxas para aprovação de projetos. A legislação já viabilizou a construção de aproximadamente 800 moradias na cidade, que devem ser entregues no segundo semestre deste ano, enquanto há cerca de três mil em tramitação na Prefeitura. Segundo Cômitre, a lei permitiu estimular a construção de moradias voltadas às famílias com renda de aproximadamente R$ 1.500,00, conforme as prioridades do programa Minha Casa, Minha Vida. “Entre as prioridades do prefeito Vitor Lippi, está a de garantir a propriedade de uma habitação para todas as famílias, com renda de até três salários mínimos, residentes em Sorocaba”, conta. “Estamos trabalhando para tirar famílias de áreas de risco e também para conceder a propriedade aos que integram o programa de Regularização Fundiária e, depois, implementamos as ações para garantir uma residência às famílias de até três salários mínimos que não estão cobertas pelos demais programas”, explica o secretário da Habitação e Urbanismo, que também destaca: a lei isenta as unidades populares do pagamento da taxa de instalação de hidrômetros, no valor de aproximadamente R$ 170,00.

Foto: Paulo Ochandio

Cômitre explica que a Prefeitura seleciona os beneficiados das novas moradias dentro do “Vítima Zero de Enchente”, que já empregou mais de R$ 30 milhões em uma série de ações, nos setores cidadania, fiscalização, desapropriação de imóveis, reurbanização de áreas, implantação de novos sistemas de drenagem e a construção de conjuntos habitacionais. O programa surgiu a partir de um mapeamento das regiões da cidade com maiores riscos de inundações e deslizamentos, envolvendo a Comissão Municipal de Defesa Civil e as secretarias de Habitação e Urbanismo (Sehab) e da Cidadania, seguido de um levantamento físico dos bairros e socioeconômico dos moradores. Em ambos os casos, a Prefeitura coordenou as mudanças dos moradores, operações que mobilizaram mais de 100 trabalhadores.

www.sorocaba.sp.gov.br

Secretário de Habitação - José Carlos Cômitre

117


HabitareHall Por Zi Cossermelli

La Pasta Gialla

Sérgio Arno prepara um delicioso jarntar O renomado chef de cozinha Sergio Arno esteve em Sorocaba em sua maior franquiada, o restaurante italiano La Pasta Gialla, para preparar um jantar para a imprensa e alguns convidados. O chef apreciou o envolvimento e interesse dos novos empresários, assim como a localização do restaurante, que fica no Shopping Villàggio. O ambiente moderno traz cores que lembram a Itália e móveis em madeira que seguem o padrão adotado para todos os restaurantes da marca. O restaurante conta com uma comida de qualidade, servida a preços acessíveis, com massas preparadas na fábrica de Sergio, além de temperos frescos e saudáveis para agradar a diferentes paladares. 1

3

4 2

6

5

7

10

8

1. Roberto Carlos de Lima e Erica Andréa Jonas - 2. Denise e Vitor Lippi - 3. Geraldo e Lélia Caiuby - 4. Sérgio Arno - 5. Eloá e Miltinho Muraro - 6. Tatiana e Zé Abrão - 7. Deda Benette - 8. Alê Scapol - 9. Juliana Moraes e Renata Moeckel - 10. Marcus Pinto - 11. Vanessa e Francisco Pagliato Neto.

118

11

Fotos: Elson Yabiku

9


Bar e resturante Magdalena

Para os amantes da comida Mexicana

1

2

3 4

Fotos: Fábio Aurélio

Foi inaugurado o Magdalena para os que são amantes dessa “comida caliente” e para os que ainda vão ficar. A inauguração totalmente no clima mexicano e ao som do conjunto “Os Mariachis”, fez com que os convidados se sentissem no México. O restaurante é o pioneiro na cidade, ambiente único e cardápio bem completo. A paixão da proprietária Ana Cristina está estampada em cada canto do restaurante.

1. Pedro, Flávio e Katia Lenti - 2. Ana Cristina, Caio Augusto, Glayde e Adilson Fernandes Dias - 3. Iara, Giovanna e Lais Julio - 4. Maria Teresa Laino, Adilson Fernandes Dias, Zezinho - 5. Ricardo Nobrega e Ana Cristina Fernandes Dias - 6. Os Mariachis

5

6

119


HabitareHall Por Zi Cossermelli

Núcleo Premium Premiação em dose tripla

O Expresso Sorocabano foi palco de mais uma realização do Núcleo Premium: o sorteio do Top Premium referente aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2010. Numa noite maravilhosa, que contou com a presença de todos os associados, a participação da imprensa e dos mais renomados profissionais da arquitetura, construção, decoração e paisagismo de Sorocaba e região. Os premiados foram: Musse Stefan, Francine Schwarz & Alan Nunes e Rafael de Aquino.

1

2

3 4

5

7 6

9

10

Fotos: Elson Yabiku

8

1. Patrícia e Márcio Merguizo - 2. Musse Stefan e Fabiana Freire - 3. Graziele Marie e Ana Andrézia - 4. Cássio Pinto e Patrick Nascimento - 5. Ricardo Bandeira e Márcia Leitão - 6. Leandro Silva e Camila Moraes - 7. Monteiro e José Vicente Rosa - 8. Fernando Perfeito, Rafael de Aquino e Almir Laurindo - 9. Henrique Segamarchi, Fernanda Carvalho, Paloma Whitacker e Wagner Marciano - 10. Bruna Schwarz, Alan Nunes, Adriana Machado e Francine Schwarz - 11. Mário Martins e Júlio Vetorazzo Elias.

11

120


JJ LuZ

Crescimento merecido A JJ luz está no ramo de iluminação há mais de 35 anos, atendendo ao mercado sorocabano e abriu as portas de mais um showroom. Esse crescimento é consequência de muito trabalho e dedicação. Lá você encontra uma variedade de peças de iluminação com design diferenciados. O evento contou com a presença e o apoio de muitos profissionais e clientes, que foram desejar boa sorte à querida Regina, que recebeu a todos com muito carinho.

3 2

6 4

Fotos: Edgar Gonçalves

1

5

1. Leandro Barros e Cláudia Ferreira - 2. Luciano Fonseca e Flávia Chagas - 3. Cláudia, Gustavo Simonetti e Ângelo Dutra - 4. Mônica Cirillo, Luciana Valsechi e Zuremar Basso Maia - 5. Edmar Melo, Regina Hingst, Cidinha e Fernanda Pintor - 6. Fabiana Freire, Oswaldo Guitti e Eliana Paes.

121



123


124

DECORAÇÃO

EMPALHAMENTO DE MÓVEIS

FILTROS

LIMPEZA

MÁRMORES E GRANITOS

SONDAGENS E FUNDAÇÕES


TAPETES

TECIDOS PARA DECORAÇÃO

TECIDOS PARA DECORAÇÃO

125


ALARMES

CHURRASQUEIRAS

DRY WALL

ANDAIMES

ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

AQUECEDORES

AR CONDICIONADO

126

FILTROS E PURIFICADORES


PEDRAS DECORATIVAS JARDINAGEM

RASPADORA

MADEIREIRAS

TINTAS

TOLDOS PAISAGISMO

VIDRAÇARIA

127



Ín dice Acabamentos Acqua (15) 3233-3311 R Conde F. Matarazzo, 131 Vergueiro • Sorocaba Academia Ápice (15) 3411-5937

Angélica Watermann

Walfredo Celso Tassi

(15) 3244-2587

(15) 9781-3396

R Prof.Carlos A. de Camargo, 230 Sorocaba Centro • Piedade-SP Zuremar Basso Maia Bruno Rubiano (15) 3233-7692 (15) 3411-3003 R Sta Terezinha, 255 Sta Terezinha • Sorocaba Erick Stefanelli (15) 9119-5440

Av Dr Eugênio Salerno, 387 Sorocaba Centro • Sorocaba Andaimes Alug Andaimes

Fernando Carmona Poles (15) 3217-9284 Av Afonso Vergueiro, 2800 sl. 11 Vl Casa Nova • Sorocaba

(15) 3228-3535

Ferraz Soares Arquitetura

Av Carlos R. Mendes, 1357

(15) 3327-9303

Vl. Rica • Sorocaba

R Otávio N. de Carvalho, 116 Jd Vera Cruz • Sorocaba

Aquecedores Net Aquecedores (15) 3321-4502 Av Afonso Vergueiro, 2222 Vl Augusta • Sorocaba

Climatec (15) 3233-3254

Centro • Sorocaba Associação Núcleo Premium (15) 3243-5100 Av Gisele Constantino, 1254

(15) 3232-5092 R Joaquim F. Barbosa,867 Vl Gabriel • Sorocaba Maria Lúcia Cássia dos Santos R José M.Hannickel, 150 sl 55 Portal da Colina • Sorocaba Martinhão Neves (11) 2597-3555

Filtros Europa

Jd Piratininga • Sorocaba

(15) 3233-6982

Estrela Radiante

R Nogueira Padilha, 840

(15) 3417-3617

Vl Hortência • Sorocaba

R Terêncio da Costa Dias, 927 Jd Bertanha • Sorocaba

Iluminação

Mad Mat

Ilumecenter

(15) 3221-4455

(15) 3233-1619

Perfecta Esquadrias

Luminarea

(15) 3327-5866

Av AfonsoVergueiro,2224

(15) 3222-8646 Av Antônio Carlos Cômitre, 510 R Ant. Miguel Pereira, 244 Campolim • Sorocaba Jd Faculdade • Sorocaba

Vl Soares • Sorocaba

São Paulo Esquadrias

Casa Grill (15) 3411-4417

(15) 3417-2577 Decoração Ernesto Ferro

R João Ferreira da Silva, 664 Além Ponte • Sorocaba

R Mj Zacharias Belloti, 149

Av Mario Covas, 975

Jd Capitão • Sorocaba

Vl Barão • Sorocaba

R Prof° Frontino Brasil, 48

Morarte (15) 3231-1624

Sta Terezinha • Sorocaba

Limpeza

Soal

APT Service

R José Maria Hannickel, 353 (15) 3227-4633 Portal da Colina • Sorocaba R Epitácio Pessoa, 105

Sorocaba

Jd Emília • Sorocaba

Vl Hingst • Sorocaba Ferro para Construção Açotrim (15) 3344-1728

Drywall

Rosário • Piedade SP

R Tamandaré, 33

Comstrukim

Basseifer

Vl Leão • Sorocaba

(15) 3237-5636

(15) 3229-8700

Largo Francisco Eufrásio, 55

Av Dr L. Mendes de Almeida, 2466

Vl Hortência • Sorocaba

Jd São Paulo • Sorocaba

(15) 3234-8367

(15) 3217-1965

(15) 3221-8730

R Manoel Correia, 334

Rodrigo Latorre

Divero

Serralheria Manchester

Pç Nabeck Shiroma, 341

(15) 3233-1924

Inox

(15) 3011-3155

(15) 3233-0977

Arquitetos

R Eulália MªJesus Américo, 41

Churrasqueiras

(15) 3031-1179

Jd Sta Rosa • Porto Feliz-SP

Sorocaba

Campolim • Sorocaba

(15) 3329-4814

R Indaiatuba, 21

(15) 3227-4689

Cerrado • Sorocaba

Musse Stefan

(15) 3262-2099

(15) 3227-6669

Av Washington Luiz, 1114

Summer Clima

Tararam

Esquadrias de Alumínio Martins

Av General Carneiro, 1503

R Prudente de Moraes, 114 R Bento Barbosa, 141 Vl Santana • Sorocaba Chac.Sto Antonio • São Paulo Terra Bento

Jd Mª do Carmo • Sorocaba Rafael de Aquino

Clean Water

Pq Bela Vista • Votorantim

Francine Trevisan

(15) 3232-3041 Ar Condicionado

R Nicolau P. C. Vergueiro, 153

Esquadrias

(15) 7811-8348 R Luiz Paes de Almeida, 93 Vl Hortência • Sorocaba Madeireiras Madeireira Progresso (15) 3231-4100 Av Arthur Bernardes, 700 Jd Mª do Carmo • Sorocaba Mil Madeiras (15) 3217-4795 Rod João Leme Santos, 841

Av Juscelino K Oliveira, 753 s74 Centro • Sorocaba

Empalhamento de Móveis Filtros e Purificadores

Vereda Band. • Sorocaba

Ana Bianca Depetris

Verônica Gaburro

Art Palha

Acquaviva

ML Madeiras de Lei

(15) 7835-4444

(15) 3017-2329

(15) 3227-7540

(15) 3326-5745

(15) 3223-1101

R Belarmino M. Arruda, 205

R Amador Bueno, 43

R Ataliba Borges, 87

Av Moreira César, 422

Av Ipanema, 726

Jd Colonial • Sorocaba

Vergueiro • Sorocaba

Além Ponte • Sorocaba

Centro • Sorocaba

Vl Tortelli • Sorocaba 129


Í n d i ce Marcenarias

Molduras

Pisos e Revestimentos

Serralheria

Ezklo

Tendência

Bella Casa

Serralheria Lopes

(15) 3211-2929

(15) 3222-2022

(15) 3211-3031

R Pedro Molina, 123 Campolim • Sorocaba

Av Eugênio Salerno, 211 Sta Terezinha • Sorocaba

Av Antônio Carlos Cômitre, 396 Campolim • Sorocaba

(15) 3222-2466 R Humberto Campos, 540 Jd Zulmira • Sorocaba Serralheria Manchester

Tecplast (15) 3233-4686 Av São Paulo, 36 Além Ponte • Sorocaba Telhas

Marcenaria Artesanal

Móveis Planejados

Portobello Shop

(15) 3221-8730

MF Telhas

(15) 3242-4194

Florense

(15) 3233-9401

R Prof° Frontino Brasil, 48

(15) 3211-2242

Rod Raimundo A. Soares, 2270

(15) 3233-9000

Av Barão de Tatui, 264

Sta Terezinha • Sorocaba

R Emygdia Campolim, 45

Capoavinha • Votorantim

Av Antônio Carlos Cômitre, 1297 Vergueiro • Sorocaba

Marcenaria Júlio&Vieira

Campolim • Sorocaba

Villa Attuale

Campolim • Sorocaba Sintético Vinílico Cipavinil

Terraplenagem

(15) 3231-8775

SCA

(15) 3232-0041

(15) 3284-9000

Rodeghel Pedra e Areia

R Claudio Furquim, 64

(15) 3329-8831

R Senador Vergueiro, 115

Cerquilho • SP

0800 771 6326

Além Ponte • Sorocaba

Av Barão de Tatuí, 793

Centro • Sorocaba

Vergueiro • Sorocaba Marcenaria MDM (15) 3325-1063 R Luiz Pereira Andrade, 225 Éden • Sorocaba

Todda Casa (15) 3237-3642 R Newton Prado, 418 Além Ponte • Sorocaba Paisagismo

R Benedito Ferreira Telles, 928 Ana Boso Vl Angélica • Sorocaba Marcenaria Mendes (15) 3342-6799 Av Santos Dumont, 786 Vl Angélica • Sorocaba Mármores e Granitos Granitos JR (15) 3321-2428

Suprematech

Tintas

Basseifer

R Amador Bueno, 126

Vototintas

(15) 3229-8700

Jd Vergueiro • Sorocaba

(15) 3243-3320

Jd São Paulo • Sorocaba

R Paula Ney, 1203 Site Para Buscas

Raspadora

(15) 3211-0371

R Francisco M. Fernandes, 401

Raspadora Müzzel

Sondagens e Fundações

(15) 3221-0401

Flora Espaço Verde

Soenvil Engenharia

R Prof. Frontino Brasil, 208

R Nelson Ribeiro Pinto, 93

(15) 3223-5555

Vl São João • Sorocaba

(15) 3202-7988

Wanel Ville II • Sorocaba

Av Ipanema, 4640 - Loja 03

Campolim • Sorocaba

Av Mário J.A.Almeida, 113 Jd Piazza di Roma • Sorocaba Flor de Lótus (15) 3218-2412 R José Aleixo Irmão, 197

Jd Novo Horizonte • Sorocaba Restaurante La Grupa (15) 3211-1596

Tapeçaria

(15) 3262-6275

Campolim • Sorocaba

Vl Alcalá • Porto Feliz-SP

Magdalena

Tapetes

Pedras Decorativas

(15) 3227-5175

Real Pedras

(15) 3346-1250

R Mario Thame, 52

(15) 3227-6023

Av Pereira da Silva, 1250

(15) 3012-5506

Sta Rosália • Sorocaba

R Aroldo Segamarchi, 291

Eletrosol

R Nogueira Padilha, 2056 Vl Hortência • Sorocaba Pinturas Residenciais Fonseca

Arte Brilho Tapetes

Sta Bárbara • Sorocaba Seguros Ativa Seguros

Tecidos para Decoração Complast

(15) 9703-3462

(15) 3334-3000

R Santa Rosália, 228

R 9 de Julho, 135

Av General Osório, 555

R Nogueira Padilha, 89

Além Linha • Sorocaba

Vl Barão • Sorocaba

Trujilo • Sorocaba

Vl Hortência • Sorocaba

(15) 3233-4558

130

Toldos Albuquerque (15) 3221-5001

Toldos Ideal (15) 3217-7457 R Paulo E. Almeida, 1119 Wanel Ville • Sorocaba

Celsil

Jd Zulmira • Sorocaba

Materiais Elétricos

Toldos

(15) 3233-3833

Rua Julio M. Guimarães, 201 Av Monsenhor Seckler, 756

Além Ponte • Sorocaba

Pq Bela Vista • Votorantim

Listasa

R Humberto de Campos, 600 Alto da Boa Vista • Sorocaba

M2 Marmoraria

Terra Vermelha • Sorocaba

(15) 3414-7535

Av Luiz M. de Almeida, 2466

Marcenaria Mantovani (15) 3221-9435

Pré-fabricados

Av Ipanema, 4533 Sistemas de Segurança

(15) 3231-4269

Vidraçaria Vidraçaria Carvalho (15) 3217-6869 Av Mário Covas, 461 Vl Barão • Sorocaba




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.