118 Cardiotocografia Prática: Anteparto e Intraparto
Introdução
Antes de iniciarmos a monitoração ante- ou intraparto, devemos tomar o cuidado de verificar se toda a aparelhagem encontra-se em bom funcionamento, se o material a ser usado está disponível e se já temos conhecimento dos manuais de funcionamentos dos equipamentos com que vamos operar. Além disso, devemos atentar para o cumprimento das normas e regras de segurança. Os eletrodos para eletrocardiograma (ECG) e seus condutores, o balão pneumático, o mandril e tubo de polietileno podem estar disponíveis em pacotes descartáveis. O sonar-Doppler, o fonocardiógrafo e o ECG, assim como seus cabos, devem ser guardados em ambiente seco e fresco, arrumados em embalagens correspondentes. Assim, o operador poderá realizar diversas cardiotocografias (CTG), conservar o equipamento e baratear os custos dos procedimentos.
Análise clínica da cardiotocografia intraparto
O método a ser adotado na cardiotocografia intraparto (CTG-IP) depende das condições clínicas em que se encontra o trabalho de parto, como por exemplo: Início ou metade do parto (dilatação cervical menor que 3cm), bolsa das águas íntegra: preferir o balão extraovular e o sonar-Doppler externamente. Início ou metade do parto (dilatação cervical menor que 3cm), bolsa das águas rota: preferir o balão intraovular e o sonar-Doppler externamente ou o eletrodo no escalpo fetal para o ECG fetal. Final do parto (dilatação cervical maior que 5cm), bolsa das águas íntegra: introduzir o balão intrauterino e o eletrodo no escalpo fetal. Pode ocorrer, acidentalmente, rotura das membranas ovulares. Final do parto (dilatação cervical maior que 5cm), bolsa das águas rota: introduzir o balão intrauterino e o eletrodo no escalpo fetal para o ECG fetal. Após toda a instalação da aparelhagem, a aferição é fator importante para o prosseguimento do processo. Consegue-se a focalização correta dos batimentos cardíacos fetais (BCF) por visualização do traçado no osciloscópio, permanência dos ruídos cardíacos no sinal de áudio e constância de seu registro gráfico.
Tocografia Para aferição da tocografia, coloca-se o balão pneumático acoplado ao cateter dentro da cavidade uterina, estando a outra ponta do cateter
06-Cardiotocografia.indd 118
25/5/2012 13:14:08