1 minute read

Jundiaí

Jundiaí está a aproximadamente 40 minutos de viagem da capital paulista e conta com uma das maiores colônias italianas do Brasil. Palco da famosa, Festa da Uva, o evento ganhou tamanha repercussão que demandou a construção de um espaço adequado para sua realização: o Parque da Uva.

um dos atrativos da cidade é a Serra do Japi, local considerado reserva da biosfera que possui mata preservada e numerosas espécies de flora e fauna.

As visitas à área são coordenadas pelo Projeto Nossa Serra, ou podem ser feitas por uma das fazendas particulares que ocupam a região.

Para quem gosta de vinhos, a cidade conta com 20 adegas produtoras de vários tipos da bebida: tintos, brancos, roses, secos, suaves, frisantes. algumas possuem tradição de mais de cem anos. Vale a pena conhecer também o Museu do Vinho, que fica dentro do complexo turístico villa Brunholi.

Conhecida também como “Cidade das Crianças”, Jundiaí recebe os pequenos de braços abertos, com várias políticas públicas que valorizam essa faixa etária. Para esse público, foi construído em uma área de cerca de 670 mil m², o Mundo das Crianças, um parque que valoriza o brincar e a integração com a natureza.

Louveira

A cidade fica a apenas 74 km da capital paulista e tem como principal atrativo o agroturismo, com roteiros feitos em pequenas propriedades familiares que oferecem a oportunidade de conhecer diversas atividades do campo. O empório Cestaroli e o Sítio Registro seguem esse modelo: nesses lugares o visi- tante pode degustar e adquirir produtos artesanais como vinhos, geléias e licores, além de uma variedade de frutas da época.

Na vinícola micheletto é possível conhecer todo o processo de elaboração dos vinhos desde a produção da uva, além de realizar degustação das bebidas. Para atender um público variado, o espaço oferece roteiros convencionais, pedagógicos, técnicos e para melhor idade. Os passeios devem ser agendados com antecedência.

Para quem deseja fugir um pouco das áreas rurais e conhecer mais da história do município, vale a pena uma visita à Estação Ferroviária. Fundada em 1915, possui arquitetura inglesa e foi importante no transporte de café e uvas da região. além de ser um cenário perfeito para fotos, o espaço conta com loja de artesanato e realiza eventos e exposições culturais.