QUANDO O 7 FICOU LOUCO (trecho do livro)

Page 1

BRAM STOKER

ILUSTRAÇÕES

MÁrio Alencar TRADUÇÃO

Eduardo Bueno e Paula Taitelbaum


A Terra Sob o Pôr do Sol é um lugar estranho e assombroso. Às margens do rio que corre através desse reino, encontra-se um lindo palácio. E junto à barranca do rio, erguem-se três árvores tão altas que seus galhos balançam na altura da torre do palácio. É uma região belíssima, onde a grama é fresca, baixa e envolvente como veludo e verde como esmeralda. E espalhadas pelo vasto pasto há margaridas que brilham como estrelas caídas do céu.

4


Muitas crianças viveram e cresceram no velho palácio até se tornarem homens e mulheres, e todas elas tiveram muitos animais de estimação, incluindo diversos pássaros ‒ porque aves de todas as espécies adoravam esse lugar. Prova disso é que, até hoje, há um recanto chamado "Solo Sagrado dos Pássaros". Quando os animais morrem, é nele que são enterrados; e a relva reluz verdejante, e muitas flores brotam entre as lápides.

5


Certa vez, um dos meninos que ali vivia tinha, como mascote, um corvo. Ele encontrou o påssaro com uma das patas machucada, levou-o para casa e cuidou do bichinho atÊ que ele crescesse e ficasse bem novamente – mesmo assim, o pobre corvo acabou manco.

6


Garotito era o nome do garoto, e o pássaro chamava-se Sr. Gralha. Como você pode imaginar, o corvo amava muito o menino e jamais se separava dele. Havia uma gaiola no quarto e o pássaro ia para seu poleiro todas as noites, logo após o pôr do sol. Os pássaros vão pra cama sempre na mesma hora e por conta própria; e se você quiser castigar uma ave basta impedi-la de se levantar quando amanhece. Aves não são como os meninos e as meninas. Para os meninos e as meninas, castigo é ter que ir dormir no pôr do sol e ser obrigado a sair da cama muito cedo. Pois bem, quando amanhecia, o pássaro levantava-se sozinho, espreguiçava-se, piscava os olhos, sacudia todo o corpo e então sentiase totalmente animado para começar o dia.

7


Um pássaro acorda e se arruma com muito mais facilidade do que um menino ou uma menina. Não corre o risco de o sabão escorrer no seu olho; o pente não vai ficar preso no emaranhado do seu cabelo; e o cadarço do sapato nunca terá um nó cego. Mas isso é só porque ele não usa sabão, nem pente, nem sapato, pois se usasse provavelmente essas coisas também aconteceriam com ele.

8


Assim que o Sr. Gralha terminava de se arrumar, ele pulava correndo na cama para despertar seu dono e fazer com que se levantasse, sendo que essa última tarefa era a mais difícil. Quando o menino ia caminhando para a escola, o pássaro voava ao seu lado durante todo o tempo e ficava pousado em uma árvore até que a aula terminasse para então, outra vez, acompanhá-lo de volta para casa pelo mesmo caminho. 9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.